Justiça Jovem, juventude heróica!

Um desenho animado que honra o legado da Liga da Justiça.

Os desenhos animados serializados com heróis da DC nunca foram minha preferência, embora na infância sempre assisti os icônicos Superamigos e gostava muito. Depois de um tempo, chegou a dupla Paul Dini & Bruce Timm e surgiram desenhos espetaculares como os do Batman, Superman e Liga da Justiça. Mas esses nunca me empolgaram, em especial pelo traço, mas eventualmente fui acompanhando todos.

Mas se tem um desenho animado da DC que conquistou um espaço no meu coração marvete, esse foi Justiça Jovem, um desenho animado inteligente, provocador, divertido, e porque não, até romântico? Afinal, é uma série sobre jovens, então esses e outros adjetivos se encaixam bem em Justiça Jovem, que nasceu com a missão de superar o desenho dos Novos Titãs que não rendeu o esperado. Será que conseguiu?

O desenho começou a ser exibido meio que na surdina, sem muita divulgação, e após o 9º episódio, sumiu devido a um hiato. Deixando de lado o que causou essa interrupção de seis meses, foi uma tremenda burrada da Warner, e isso se repetiu depois do 18º episódio. Voltou dessa segunda pausa agora em março, dessa vez dentro do bloco DC Nation, fazendo duplinha com o péssimo desenho do Lanterna Verde. Já desisti de acompanhar Hal Jordan e seus amigos.

Em Justiça Jovem nós acompanhamos as aventuras e desventuras de um grupo de super-heróis formados por sidekicks dos grandes heróis, além de outros personagens de características similares. É uma realidade alternativa do Universo DC, mas que presta inúmeras homenagens ao conceito original conforme a primeira temporada prossegue em seus 26 episódios.

É uma espécie de Liga da Justiça Júnior, e a grande sacada é podermos acompanhar a evolução não só do grupo em si, mas dos próprios integrantes e da maneira como eles se relacionam. As inquietudes da adolescência, as necessidades, medos e desejos, tudo está devidamente representado em nossos jovens heróis, tornando-os muito mais próximos do público. É até engraçado como pra mim a Liga da Justiça ficou chatíssima frente a recém-formada equipe. Aparece o Batman e vem aquele pensamento “saí daí morcego velho, quero ver o que o Robin vai fazer”.

Nesse sentido, sinto que Justiça Jovem é muito mais parecida como uma equipe qualquer da Marvel, pois eu consigo ver muito mais dos personagens nela. Não é sobre pessoas cujo poder é sua personalidade, e sim o contrário. Os personagens agem como indivíduos únicos e passam por situações que os atingem de fato. O Capitão Marvel por exemplo, ficou sensacional e essa versão dele é a minha favorita dentre todas que já foram exploradas. Já a minha personagem favorita do desenho é a Miss Marte, com seu apaixonante “HELOOOOO MEGAN”.

Cada episódio meio que é fechado em si mesmo, mas tudo que acontece faz parte de um trama principal. É quase como Fringe, onde aquele detalhe do primeiro episódio repercute só bem pra frente. É um modelo que eu aprecio muito, e me instiga a acompanhar a produção. O sentido de progressão é notável e faz valer cada minuto que eu fico prestando atenção aos diálogos e sub-tramas. E só tem um episódio que considero um filler, o que é algo raro hoje em dia.

Outro aspecto bastante positivo é o design dos personagens, que nos brinda com um traço simples porém elegante, e graças a animação dinâmica e caprichada, faz Justiça Jovem ser um deleite visual. A coreografia das lutas sem dúvidas empolga, sem cair naquele esquema exagerado de anime que alguns desenhos americanos tentam imitar. Você sempre sabe quem está lutando e como está lutando, sem recursos visuais hiperbólicos.

Se você não conhece muito o universo da DC, aproveite que em Justiça Jovem diversos heróis e vilões aparecem. Para os veteranos, essas participações são a cereja do bolo. O especial de Halloween foi campeão em momentos de “olha lá o [insira aqui o nome do personagem]!!!”, e no final da temporada então… você vê tudo aquilo que foi construído em toda a temporada se justificar e se transformar em um plot twist sensacional, e com um gancho para a segunda temporada que faz até um peixe (!) roer as unhas de expectativa.

Fica aí a minha dica para os leitores, dêem uma chance para Justiça Jovem!

Isso também pode lhe interessar

18 Comentários

  1. Era uma resenha dessas que faltava pra eu assistir essa serie, sempre fui marvete, mas nao posso negar a qualidade da Liga da Justiça. Com o que tu falou, fiquei animado pela Young Justice, vou dar uma chanche =]

  2. Na minha opinião é o melhor desenho de super-heróis atual realmente muito bom! o que mata é o atraso do cartoon network para lançar os episódios, mas tirando isso é meu favorito

  3. Noossa! EU amoo muitoo!!Mais o cartoon ta demorando demais pra passar o 3 episodio
    eu acho que vai lançar no sabado ou no domigo tomaraaaaaa 

  4. A Justiça Jovem pra mim e o melhor desenho de super herói atualmente, eu acompanho junto com os EUA, por isso não falarei muito pra não dar spoilers , o curioso que no começo não levava muita fé nessa série, pois a cada episódio ficava naquela mesmice de focar em um personagem mas depois vi que teve todo um desenrolar na historia e é curioso observar que Young Justice lida com questões como preconceito e família de uma forma nada convencional para um desenho americano.

  5. A Justiça Jovem pra mim e o melhor desenho de super herói atualmente, eu acompanho junto com os EUA, por isso não falarei muito pra não dar spoilers , no começo não levava muita fé nessa série, pois a cada episódio ficava naquela mesmice de focar em um personagem mas depois vi que teve todo um desenrolar na historia e é curioso observar que Young Justice lida com questões como preconceito e família de uma forma nada convencional para um desenho americano.

  6. Mauri, vc poderia indicar um site para baixar com qualidade otima e legendado? Pq aonde procuro, até encontro com a imagem boa, mas o link do episodio ou legenda quebrado.
     

      1.  @Mauri Link   Valeu cara, não conhecia esse ” The Pirate Bay”. Valeu a atenção, e parabens, pq o Portallos é otimo.

  7. Eu tava achando bacana acompanhar esse cartoon quando o CN passava no horário das 17:30. Mas infelizmente o excesso de repetição e a péssima organização da grade de horários do CN Br(nem sei se foi retirado do ar ou não) me fizeram meio que desistir do desenho. 

    1.  @CaioRibeiro No começo da série também achava a mesma coisa  mas esse “estilo” de resenha, dá uma originalidade ao texto. na segunda temporada quebra um pouco da ideia de sidekicks da primeira temporada, Young Justice tem muito potencial.

    1.  @JoaoLMMGon http://www.seriesfree.biz/2010/11/young-justice/Tem que esperar começar a segunda temporada agora, acho que começa no final desse mes

  8. Eu curti demais esse desenho, pena que trocaram a equipe de heróis na segunda temporada, o que eu achei mancada, pois achava os personagens da primeira equipe muito bons.

  9. Young Justice é muito bom, apesar de sentir falta da Ravena, Cyborg e Estelar…
    Tão bom quanto Teen Titans, mas com uma historia mais adulta que o outro..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.