Um relato de conveniência antes e pós iPad

Análise e impressões do uso cotidiano de tablets/iPads

Tablets inovam tanto que o mundo está mudando com sua popularização?

(Todas as imagens desta matéria são print screens do meu iPad. Essa é a minha tela principal, com tudo que mais uso e acesso diariamente.)

É até meio engraçado e irônico me ver perguntando algo assim, pois ainda lembro da primeira vez que li sobre tablets, mais precisamente deveria ser o primeiro iPad, que não  foi o primeiro tablet literalmente criado, mas foi o primeiro a conseguir ser comercialmente viável e abriu as portas para outros aparelhos posteriores. Lembro que estranhei o conceito desse tipo de aparelho, que não tinha qualquer portabilidade prática como um celular ou a carência de ferramentas e execuções que um notebook permitia. Era um trambolho difícil de acreditar que daria certo, que não traria tanta praticidade e eficiência para ser um novo tipo de acessório eletrônico do cotidiano de qualquer pessoa. E tinha essa errônea impressão não faz tanto tempo assim, afinal o iPad foi lançado em 2010, há 2 anos atrás. Mas parece que foi há um século, não?

No começo desse ano tive a oportunidade de comprar um iPad2, as razões que me levaram a isso? Bem, ano passado meu irmão ganhou um num concurso que ele participou. Depois de ver um ao vivo e poder aprender mais sobre ele, aquele preconceito inicial acabou passando. Claro que o iPad2 também é muito mais atraente e bacana que seu primeiro modelo, mais limitadinho. Mas só por isso não era exatamente suficiente. Antes de ter um tablet é preciso se perguntar: qual a serventia um tablet terá para você?

(Olha a segunda rodada de Os Novos 52 da DC! Uso o app Comic Flow para ler e gerenciar tudo que mantenho para ler no iPad. Tenho nele atualmente cerca de 200 revista para leitura, e de tudo um pouco, Os Novos 52, Amazing Spider-Man, as primeiras HQs das Tartarugas Ninjas e também do Hellboy, as edições de Gears of War incluindo as não lançadas no Brasil, Scott Pilgrim,  Darkwing Duck e Tico e Teco Rescue Rangers da Boom Studios, a nova revista americana do Mega Man e parte da saga da DC O Dia Mais Claro que começo após terminar A Noite Mais Densa. Deu para notar que um tablet aguenta muita coisa. Por sinal, o Comic Flow é um app gratuito)

Centenas de quadrinhos na palma da minha mão!

Foi essa a pergunta que fiz a mim mesmo e a primeira coisa que me veio a cabeça: comics! O caso é que há uns 2 ou 3 anos atrás eu deixei de ler quadrinhos da Marvel e da DC através da Panini. Não porque ficaram ruins, ou porque eram caros demais, mas porque era um saco ficar guardando pilhas e mais pilhas de revistas que eu jamais iria ler novamente. Outra dor de cabeça constante que tinha na época era ficar caçando as revistas nas bancas (minha assinatura não englobava especiais e sempre gostei de ler especiais). Ou seja, as revistas ocupavam espaço demais em casa (2 anos de DC, em formatão ocupa o mesmo ou até mais espaço do que 5 anos de quadrinhos Disney em formatinho, é muito espaço pra algo que não tenho a mesma paixão de colecionar quanto a turma de Patópolis) e sempre ficava frustado por não conseguir algumas edições especiais e até mesmo do material que não chegava a ser lançado no Brasil. Então chegou num ponto que larguei mão, parei de comprar, e até hoje ainda tenho revistas dessa época, que continuo vendendo vagarosamente pelo Mercado Livre pra se ver o quão difíceis são de me livrar (sem ter que jogar fora).

Poderia continua lendo no PC, mas a verdade é que sempre odiei ler em frente a um monitor, sentado na minha mesa, que por mais confortável que minha cadeira em casa seja, não chega aos pés de uma leitura estirado num sofá, numa cama ou até mesmo na privada. Ler no PC é algo frio, sem sentimento, desconfortável e pouco cômodo. Ao menos pra mim. Houve um tempo que cheguei a ter um notebook (anos de faculdade de Direito), mas também nunca foi muito confortável usar um notebook no colo ou que não fosse numa mesa para deixá-lo fixo. Notebooks esquentam no colo, são pesados e desconfortáveis para ficar segurando por um longo tempo e se for para usá-lo numa mesa, ora é o mesmo sentimento que ler no monitor do PC. Pessoas que tem o hábito de ler revistas em quadrinhos em forma física realmente se sente extremamente desconfortáveis lendo no computador (não todas, mas há muitos relatos como o meu por aí). É nesse ponto que entra o iPad ou qualquer tablet na verdade.

Ler quadrinhos num tablet é a coisa mais gostosa que existe. Me faz até mesmo pensar que a gente poderia parar de derrubar milhares de árvores por ano para fazer papel para comics e ajudar um pouco o planeta, isso é claro num futuro bem longe, quando toda e qualquer pessoa puder ter um tablet, assim como todo mundo tem uma TV ou um celular ou uma geladeira. Quando for um acessório que qualquer um puder comprar (e ainda estamos longe disso acontecer). Ainda que isso signifique sacrificar aquela bela prateleira de quadrinhos em algum cômodo da casa de qualquer colecionar. A gente acaba encontrando outras coisas para colocar na prateleira.

Mas sem radicalismos. Hoje em dia há espaço para ambos os formatos, assim como filmes por stremings e filmes em mídias de DVD e blu-ray ou games por download digital e em mídias físicas. O caso é que o iPad trouxe de volta uma paixão que me vi obrigado a largar anos atrás por conta do formato arcaico de mercado. Ler num tablet é a coisa mais natural e intuitiva possível. Não tem o desconforto do PC, não é pesado para se ficar segurando como notebook e consegue armazenar tantas revistas dentro de si que dá para ficar um dia inteiro deitado numa rede ou num sofá sem precisar se levantar para sair para pegar outra revista. A leitura é infinita enquanto você quiser continuar lendo.

E os quadrinhos se encaixam com perfeição na tela, esteja ela horizontal ou vertical. Particularmente eu prefiro horizontal, onde posso ampliar e passar quadrinho a quadrinho pela tela, deixando os desenhos mais nítidos e os detalhes mais perceptíveis. O único pesar, no meu caso de ler quadrinhos da Marvel e da DC é que acabo lendo as revistas traduzidas na internet, pelos fãs. Lá nos EUA a Marvel e a DC vende suas edições digitais, de forma legalizada. Aqui não tem nada disso. Eu ficaria mais do que contente em pagar por uma assinatura digital para a Panini caso ela começasse a usar esse formato por aqui. Enquanto o mercado editorial nacional não se toca que há um filão que pode ser explorado e que precisa começar a ser lapidado, eu vou lendo pelos scans disponibilizados por fãs. Paciência, mas por sorte temos os fãs e nisso sou grato a eles.

(E olha também a página do Portallos na telinha do iPad! Nada mal se for usado na horizontal. O Safari é um navegador bem simplório, mas é o suficiente. Não precisa mais do que ele é realmente, tem os favoritos, tem abas que podem ser salvas para leitura posterior. Não sinto falta de algo mais complexo pra ser sincero)

A internet na palma da minha mão!

A segunda vantagem de um tablet pra mim é a praticidade com o uso da internet. Chegou até mesmo a mudar a minha rotina diária. A navegação pela internet num iPad é prática, ágil e confortável, até mais do que num notebook. Eu já trabalho o dia todo online, é verdade, e em casa meu PC fica ligado praticamente do minuto que eu acordo, até o momento em que vou dormir, e não é muito raro ele ficar dois ou três dias ligados quando estou de seed em algum torrent ou codando filmes para ver na TV. Mas coisas práticas como acordar de manhã, verificar as notícias gerais do mundo dos games, comics e afins, passar na TeeFury para ver a estampa do dia, e até mesmo correr em alguns foruns na internet para ver se tem alguma promoção relâmpago acontecendo já dispensa ficar no PC sentando esperando esse monte de sites abrirem ou o bendito firefox carregar (meu PC é lento e velho). No tablet tudo ocorre com um simples toque, enquanto estou me arrumando para ir sair para trabalhar, ou ficando 5 minutinhos cochilando no sofá ou até mesmo enquanto tomo café pela manhã na cozinha (tirando a necessidade de ir para a mesa do PC). É como acordar e pegar o jornal na entrada da sua casa e ir folheando enquanto se prepara para começar o dia. Só que o meu jornal é meu iPad, que permite tudo isso que descrevi acima.

Outra coisa que redescobri com meu tablet é o prazer pelo YouTube. Nunca gostei de ficar no PC assistindo vídeos no YouTube, assinando canais e acompanhando feed dos mesmos. Claro que o uso no PC, mas geralmente assisto diretamente pelos sites que acompanho. Dificilmente fico no próprio YouTube procurando novidades e canais que me interessam para passar o tempo, a menos é claro que seja algo que eu esteja procurando para postar aqui no blog. Pelo tablet é tudo mais fácil, tranquilo e prático. Sem mencionar a portabilidade. Esse ano eu acompanhei a E3 deitado no sofá de casa. Nada de ficar no PC, criando calo na bunda, olhando vídeo por vídeo nos canais da IGN, Gamespot e Gametrailers. No iPad o app de vídeo é realmente prático. Hoje de manhã estava tomando café e me peguei pensando no curta metragem Aprendiz de Feiticeiro com o Mickey e o tablet estava ali, a um toque de distância. Em menos de 1 minuto estava no YouTube assistindo a esse clássico de 1940.

(App vídeo que nada mais é do que o YouTube. Na imagem acima é o canal de assinaturas. Tudo que eu sigo é mostrado aí, a começar pelas novidades e vídeos recentes adicionados. Super prático!)

A grande vantagem do iPad é que eu nunca preciso desligá-lo. Num PC convencional, ou até mesmo um notebook, sempre vai existir aquele momento em que você pensou em algo e que precisa correr para a internet. E computadores não ficam ligados permamentemente, o que tira um pouco a praticidade da coisa, você estar com alguns minutos antes de sair de casa, e pensa em algo para consultar a internet e perde ali seus poucos minutos ligando o PC para entrar no navegador e ver aquilo que deseja. E as vezes é algo rápido, que o PC nem será usado depois, e aí tem que desligá-lo novamente (ou deixá-lo ali, comendo energia elétrica). Com o iPad eu passei a economizar energia em casa, pois agora não chego a precisar do PC em casa no período matinal, então só o ligo na hora do almoço (quando, mais uma vez, checo por torrentes de filmes e séries para ver nos próximos dias).

O iPad supre as necessidades de ficar no computador ou num notebook, e é fácil parar o que estiver fazendo nele e retornar a qualquer momento posterior, basta fechar a smart cover. A bateria dura praticamente uma semana inteira comigo, mas isso porque eu realmente deixo ela chegar a pontos críticos de quase acabar por completa, para aí sim recarregar. E o carregamento é feito no período noturno, de madrugada, enquanto estou dormindo. Mais fácil impossível. Com seis meses de uso, até agora nunca fiquei na mão com o iPad por falta de energia. O visor da carga é nítido e visível, então é impossível não perceber quando mesmo está prestes a acabar.

 Há celulares que fazem esse serviço de navegação e consulta que os tablets podem fazer? Com certeza, mas eu nunca fui muito fã de celular, o meu é tão velho que nem acesso a web tem. Mas mesmo que tivesse, não acho tão pratico como é numa tela de tablet, sem falar que muitos sites possuem versões mobiles, que são limitados em relação a versão tradicional. Celulares atuais tem sim suas vantagens, mas não acho que suprimem o conceito de um tablet.

Para não dizer que tudo é perfeito, a digitação num iPad apesar de fácil, não é tão prática e rápida como num teclado convencional. E aí digitar com o tablet no colo não é a melhor coisa do mundo. Se você posicioná-lo como um notebook, numa superfície rígida, usando um apoio (ou a smartcover) aí sim a tarefa de escrever nele fica mais fácil, mas ainda não é tão intuitiva assim, mesmo com um corretor ortográfico ou sistema inteligente de palavras. Dá, por exemplo, para escrever um post inteiro para o blog (e de fato já fiz alguns assim por aqui), mas faço mais rápido se estiver no PC. Mas ficar de prosa em fóruns é mais tranquilo, pois não é preciso textos enormes.

(O teclado touch do iPad. Ele ocupa boa parte da tela e apesar de potencialmente eficiente, tem lá suas imperfeições, como segurar certas letras para abrir a opção de acentuação, ou ter que mudar toda hora os botões para usar numerais e outros caracteres especiais quando necessário. E só consigo usar ele assim na horizontal, pois na vertical ele dá uma encolhida para caber na largura da tela e meus dedões se atrapalham todos nos botões que ficam menores.)

Outra coisa que ainda não é muito prático é edição de imagens. Está escrevendo um post e precisa baixar uma imagem, recortá-la e fazer o upload dela no blog? Vá para um PC. No iPad não rola. Por sinal estou devendo aprender um pouco mais sobre programas de imagens nele, já que os melhores apps são pagos nesse departamento. Então se for usar um tablet para escrever, que sejam rascunhos para blogs ou textos para trabalhos, que depois possam ser enviados para o PC para o trabalho final de edição.

Mas tirando esses detalhes (que realmente não faço questão de fazer sentado no sofá), o tablet é perfeito para passeios e consultas ágeis na internet. Lembram daquela minha matéria sobre games que induzem jogadores a consultarem a internet? (link) O iPad é perfeito pra isso. Basicamente eu já nem ligo qualquer game se não estiver com ele do meu lado. Para trapacear? Não, mas tem um app para iPad (e semana passada também liberaram para Android) chamado “My Xbox” que serve para gerenciar contatos, mensagens e conquistas, então enquanto estou jogando, fica mais fácil enviar mensagens por ele, ver conquistas que posso fazer durante o gameplay ou até assistir aos vídeos da dashboard do Xbox 360 via tablet. Esse app não tem nada a ver com o SmartGlass anunciado na E3, mas com certeza é uma das bases para entender o quanto um tablet pode ser prático como um suporte para gamers. Casos em que ou você fica na tela do monitor consultando as penas secretas de Assassin’s Creed II ou imprime aquela pilhas de folhas com mapas e itens e combinações de acessários e equipamentos de games de RPG para não ter que ficar indo e vindo para o PC, com um tablet ao seu lado a consulta fica a um palmo de distância, sem que a sua bunda saia do sofá e você perca o ritmo do game. É tudo feito ali, na hora exata e não previamente, na ideia de que “pode precisar”.

(Uma das telas do App My Xbox, não disponível na App Store nacional, mas basta criar uma conta na App Store americana via iTunes no PC, baixar e depois transferir para o iPad. Não tem complicação nenhuma. E é um app realmente sensacional para donos de Xbox 360. Semana passada o mesmo chegou a ser lançado para o sistema Android)

 Ah isso sem mencionar redes sociais. Twitter e Facebook, apesar de que admito que não uso tanto quanto deveria, ao menos não de forma tão pessoal e particular quanto as pessoas usam. Mas elas estão ali nos tablets também, a um toque de distância, e com o iOS 6.0 que sai no segundo semestre melhorias na ferramenta do Facebook será ainda melhor.

(Calendários que informam todos os compromissos agendados ao longo do ano e quando os alertas precisam ser enviados. Show de bola para desmemoriados como eu! Basta ter paciência no começo para colocar tudo que precisa ser colocado e o bacana é que se você tem um evento que se repete todo ano – como um aniversário – basta colocar uma única vez e pedir para todo ano lhe lembrar. Funciona também para compromissos que você tenha mensalmente e até semanalmente de forma perpétua ou por longos períodos. Médicos, trabalhos, aniversários, programas na TV, está tudo aí…)

Até a minha memória agora está na palma da mão!

Eu nunca fui bom em guardar datas, telefones entre outras notas mentais que se esfarelam poucos dias após meu cérebro armazenar. Isso não significa que seja um desmemoriado por completo (apenas um pouco), mas realmente sempre tive problemas em me organizar em certas coisas e o iPad tem um app de calendário que funciona como agenda que me permite diariamente ser mais eficiente tanto no trabalho quanto na hora de não esquecer de gravar meus programas prediletos na TV por assinatura ou do aniversário de toda a parentada.

Claro que uma agenda normal cumpriria tal função. Não preciso de um tablet pra essas coisas, mas a ideia é agregar praticidade, não? Ter tudo num só acessório. Eu poderia anotar datas, tarefas e telefones numa agenca e ficar carregando ela pra baixo e pra cima, mas um tablet acaba sendo mais portábil e mais inteligente que uma agenda de papel. Ele me avisa conforme o programo para lembrar de aniversários, em tempo suficiente para comprar presentes. Lembra de tarefas no trabalho antes que o cliente ligue cobrando. Avisando na hora certa em que ele sabe que estou em casa para poder programar a Sky para gravar aquele programa que sempre assisto. Não que eu não consiga lembrar de tudo isso, mas era bem comum esquecer de uma coisa ou em períodos regulares ou turbulentos da vida cotidiana. Todo mundo esquece de algo de vez em quando.

(Mapas de quase todo o planeta na palma da sua mão. Não dá para se perder assim! Olha aí a pequena Jacareí, aqui no interior de São Paulo. Vai para algum lugar desconhecido? Antes de sair de casa deixe o app de mapas no local desejado e dificilmente você se perderá)

As coisas ficaram mais organizadas e funcionais. Então até nisso ele é prático. E mesmo que o meu iPad não seja 3G, o programa de mapas é uma mão na roda, pois basta consultar localidades em casa, ou qualquer lugar que tenha wi-fi e deixar o app de mapa aberto (ou tirar um print screen e guardar no app de fotos) e usar para não ficar perdido por aí.

(Need for Speed: Hot Pursuit para iPad chegou a ser distribuido gratuitamente na semana passado aos usuários da App Store nacional. Não tem a solidez da versão dos consoles do título, mas é tremendamente divertido usar o tablet como um volante e controlar a direção do carro, e na tela de toque você freia e usa o nitro. Dá também para controlar de forma mais convencional, mas na minha opinião tira parte do diferencial da versão.)

E um pouquinho de games na palma da mão? Pode ser…

A única coisa que admito que não tenho o menor interesse nos tablets são os games. Quer dizer, tem algumas raras exceções aqui e ali (Mega Man X de iPad parece bonitão), mas no geral não comprei um iPad pensando em ficar jogando nele. Até porque a memória do meu é pequena (16GB, o que é perfeito para comics, mas para ficar colecionando games nem tanto).

Mas nem por isso minha curiosidade não despertou. Na semana passada, por exemplo, a Apple Store ofereceu gratuitamente por 24 horas o título Need For Speed: Hot Pursuit e não tardei a cofrar para comparar com a versão que tenho no Xbox 360. Foi uma agradável surpresa descobrir que a versão de Hot Pursuit no iPad é totalmente diferente da versão dos consoles de mesa. É algo simples para se divertir, virando o iPad como se fosse um volante. Tem o charme e a robustez da franquia Need for Speed, mas está longe de ser complexo ou hardcore quanto a versão para consoles. O que achei apropriado (até pelo preço, mais convidativo). Ainda assim me impressionou e arrancou diversos sorrisos do meu rosto e a mesma coisa ocorreu quando dei o game pra minha irmã e minha mãe testarem. Dá para brincar e passar o tempo, mas nunca vai superar os videogames de verdade. Mas essa é só a minha opinião, baseada no que testei (joguei também o tal Epoch que também liberaram de graça) e no que pesquisei por aí.

(Sonic & Sega All-Stars Racing é o app da semana na App Store nacional e está podendo ser baixado de graça!)

Não é um acessório que me faria ficar colecionando games dentro de sua plataforma. Mas não me importaria de pagar por um ou outro joguinho eventualmente (pois eles são realmente baratos). O problema é escavar a montanha de titulos disponíveis para achar os que valem a pena. Mas é difícil de acreditar que estes games atualmente conseguem competir com portáteis como 3DS e Vita. Eu ainda acho mais vantagens os portáteis exclusivos para esse tipo de entretenimento. O games para tablets são apenas quebra-galhos, mais uma vez lembrando que certamente existem muitos títulos que são exceções a essa minha opinião, que ainda é um pouco radical.

(Não deu tempo de falar muito sobre o app do Netflix na matéria, mas ele é bacana no iPad. O sistema de busca e pesquisa é rápido e prático na tela de toque. Para ver algo no Xbox 360 pela TV acabo sempre abrindo o aplicativo no tablet para escolher alguma coisa de maneira mais rápida, e aí depois só digito o nome do programa no console.)

 Considerações finais

 É isso. Eu poderia continuar falando sobre esse assunto por muito mais tempo, mas acho que consegui dar uma geral básica por tudo que mais me chamou a atenção no iPad. Minha intenção no futuro é falar mais sobre apps específicos e dar outros dicas sobre iPad aqui no blog, tudo depende da recepção que essa matéria terá. Eu realmente me impressionei com o tanto que um tablet pode beneficiar dentro da minha rotina diária. O quanto que ele pode agregar de entretenimento de forma prática, funcional e confortável.

É o tipo de aparelho que você só vai entender o quão genial ele pode ser no dia que tiver condições de ter um. É verdade que ainda é muito caro, o meu mesmo está parcelado em 1 ano, sendo que só em 2013 é que termino de pagar o danadinho. Mas valeu a pena se comprometer com uma dívida de um ano inteiro.

Também é um aparelho que tem muito potencial para crescer e ampliar ainda mais seus horizontes. Ontem a Microsoft anunciou nos Estados Unidos que no final do ano, juntamente com o Windows 8 ela estará entrando no mundo dos tablets com um aparelho chamado Surface, que chega a impressonar pelos pequenos detalhes, como uma smart cover teclado! Mas ainda é cedo para tirar conclusões, o próprio Windows 8 também está cheio de promessas, sem mencionar no Microsoft SmartGlass que integrará qualquer tablet com o Xbox 360, permitindo que o mesmo vire uma central de comando de entretenimento da casa.

A era dos tablets está só começando, mas é um futuro que está me surpreendendo a cada dia. Hoje em dia mesmo eu não vejo mais vantagem num netbook (dependendo da intenção de uso) frente a um tablet como iPad ou até o Surface se a Microsoft cumprir tudo aquilo que mostrou nesta segunda-feira. Não é difícil de imaginar um dia que os tablets possam tornar até mesmo notebooks obsoletos. É uma revolução tecnológica que vale a pena ficar de olho! Não acha?

(Não gosto de deixar uma imagem muito detalhada na tela inicial do iPad onde ficam os apps, pois polui e atrapalha, mas não tenho problema em mudar a telinha que é usada para desbloquear o iPad quando ele fica muito tempo sem uso. Aí One Piece dá a identidade necessária) 😉

Isso também pode lhe interessar

60 Comentários

        1.  @T_thiago  @Dakini Uma coisa que faltou, foi dizer quanto tempo que dura a carga da bateria, usando um ipad o dia todo. (São dados importantes esses!)

        2.  @Brunoman  @Dakini  Bem, eu nunca usei ele ininterruptamente o dia todo pra saber o quanto ele aguenta. Como disse na matéria, tenho o hábito de recarregá-lo apenas uma vez por semana, então a carga da bateria é excelente.
           
          Isso vai de cada um e da quantidade de vezes que se usa diariamente. Eu devo passar umas 4 horas por dia fuçando no mesmo, ouvindo podcasts, acessando itnernet, fuçando em apps, escrevendo… não duvido que seja mais do que isso.
           
          Tb nunca o desligo… ele está sempre em modo descanso, abro a smart cover e ele volta a funcionar. E mesmo assim, só tenho a necessidade de recarregá-lo uma vez por semana.

  1. shut up and take my money!!!
    Bom tenho vontade de ter um tablet mas não agora, por enquanto não vejo utilidade pra mim, a não ser ler livros, mas os formatos digitais sei la acho muito difícil de achar e quando acha geralmente é o livro redigitado no word ficando longe da qualidade dos livros originais, já li muito no pc e no note, mas é como vc falou é algo frio e não te da uma sensação de imersão enquanto lê que hoje larguei mão.
    assistir filmes e series sou mais minha tv tb

  2. Praticamente tudo que você citou, também se aplica ao android, portanto, tomem este post como “universal”, se você não curte a apple, não tem problema, um tablet é sempre um tablet, independente do sistema operacional que use.
     
    Comprei este da asus (http://br.asus.com/Eee/Eee_Pad/Eee_Pad_Transformer_TF101/) que tem um dock (teclado próprio). O tablet se encaixa no teclado virando praticamente um netbook, muito prático, bonito, e eficiente quando se precisa digitar. Em casa meu note virou apenas um “baixador” de coisas na net, até modifiquei a organização dos móveis deixando-o escondido lá no cantinho da sala, raramente é usado agora.
     
    Não me adaptei bem ao android. Nunca usei o IOS. Sinto falta do windows a todo momento, porém, há uma luz no fim do túnel, e espero que a microsoft faça direitinho o trabalho de casa.
     
    Obs. Como demoraram tanto tempo pra criar um “pc” que não usa mouse? Usar as mãos pra navegar é prático d+. 
     

    1.  @SHiN™  Eu não falei muito sobre o sistema Andronid porque realmente nunca o vi, mas achei mesmo que tudo ou boa parte das coisas mencionadas na matéria poderiam servir sem problemas para o mesmo. 🙂
       
      E não sei no caso do Android, mas no iOS do iPad eu não sinto falta nenhuma de usar um Windows, pelo contrário, já acho o sistema da Apple quase perfeito, claro, um Office faz realmente falta, mas eu ainda vou comprar o sistema similar deles da Apple (é que custam U$ 10, então ainda estou postegando isso), mas em termos de sistema operacional, eu ainda acho o iOS até melhor que o burocrático e defasado Windows, e é até por isso que espero a versão 8, que parece mais similar ao que é feito no iOS e também na Dashboard do Xbox 360.
       
      Quanto ao tecladinho que vc mencionou, é um bom acessório. Na Apple tem disso tambem não? De toda forma acho que ele não tem portabilidade, de levar junto, é algo mais útil para usar em casa, o bom da smart cover é que tu vira como uma página de livro, é molenga e não atrapalha, um teclado assim, mais durinho, mesmo que fininho, não ficaria bem para se andar com o tablet por aí. Diferente da proposta do Surface que a Microsoft mostrou segundo, que é um smart cover teclado, isso eu achei bem fodinha e genial!

      1.  @T_thiago Sim sim, o teclado do asus o transforma literalmente em um netbook (vai ver é por isso ele se chama transformer, kk) então pra quem está em dúvida entre netbook e tablet, é uma ótima opção. Não é tão pesado e grande quanto um note, mas também não é tão limitado como um net.
         
        A “saudade” que tenho do windows é apenas comparada ao Android, nunca tive oportunidade de ver, e usar o IOS, por isso não o uso como comparação. De qualquer forma, o que mais se sente falta no tablet, sem dúvida, é o office.

        1.  @SHiN™  Cara, mas existe o office pra tablet. Eu também uso office oficial no meu mac. Dá uma procurada, meu amigo usa office no ipad dele.  

        2.  @TiagodaRocha  @SHiN™ Mas toda a ideia de ter um sistema operacional diverso é fugir das mazelas do windows. Eu tenho curiosidade de usar os oficiais que a Apple criou para isso (que são pagos) ao inves de ver a adaptação da Microsoft para isso. 😛
           
           

        3.  @EltonGradash  @TiagodaRocha  @SHiN™  o iPad tb tem vários gratuitos… até aí nenhuma novidade. E acredito que o ponto da conversa não era exatamente ter ou não recursos que simulem o que os oficiais fazem, pois existem, a questão era mesmo sobre os oficiais.

      2.  @T_thiago pode apostar que você vai se amarrar! eu comprei o Pages (equivalente do Word) para o iOS, e comprei todo o iWork para o meu MacMini. Até acredito que eles oferecem um numero menor de funções comparando ao Office… mas é absurdo como tudo que oferecem é infinitamente mais fácil de fazer! Exemplo idiota, nunca consegui criar  um gráfico no excel, e nenhum amigo meu sabia… no Numbers é ridículo de mole… Isso para não falar do preço… o iWorks completo para Mac sai a 60 dólares…. vai procurar o preço do Office original…
         
        Já estou planejando usar o MacMini só para trabalho… e o PC vou deixar só para jogos mesmo, inclusive ligando na minha televisão.

  3. Eu também me rendi aos Tablets, porém comprei um “Xing Ling” (na verdade não pois é de um marca Coreana que trabalha com produtos de baixo custo), e ele mudou minha vida ONLINE!
     
    Primeiramente o motivo de eu escolher um Tablet de baixo custo não xing ling (foi MUITA pesquisa) é que atualmente um Tablet NÃO substitui um PC / Notebook (ainda), por isso não pagarei o preço de um em um Tablet.
     
    Agora sobre o uso, havia parado de ler quadrinhos (mangás no meu caso) pelo o mesmo motivo. NUNCA achava os volumes corretos, sempre perdia a sequencia… era um inferno! Ler no PC… NEVER! É horrível!
     
    Foi quando abri a mão e troquei meu Dumpphone por um Android (Xperia x10 Mini), e vi o OUTRO MUNDO pela primeira vez, meu smart era realmente uma bela porcaria, porém o Android é maravilhoso e foi uma paixão, então resolvi comprar a Tablet (que já usa o ICS de fábrica), ler mangás e livros virou outra experiencia (muito melhor), passei a usar Twitter e Facebook! Coisa que mais odiava de usa no PC no MUNDO!
     
    E sobre a digitação, realmente o Ipad é bem ruim para isso, mas na minha Tablet o teclado físico não faz falta alguma (queria até comprar um dock com teclado e já mudei de ideia), o Android tem uma vasta gama de Teclados, uso o Go Keyboard (gratuíto), que me permite até digitar na horizontal (meu Tablet é de 8″, é impossível digitar com o Teclado padrão no horizontal) de forma espetacular.
     
    Este é apenas o relato de mais uma pessoa que começou a achar que a Era pós-PC (pra ser mais exato, a era pós tudo) pode estar para chegar finalmente, depois da Tablet, não me importo mais tanto com o PC (que fica só pra fazer downloads e jogar) e nem mesmo com consoles ou portáteis.

  4. A grande verdade é que existem muitas pessoas PRESAS no sisteminha da Janela, que só ficará atual mesmo com a oitava versão, quem usa MAC OS X olha pro windows e dá risada, parece coisa de 20 anos atrás. Até Ubuntu é 2 vezes mais bonito e prático de usar.
     
    Já os tablets, existem a pelo menos 10 anos, O grande feito da Apple que DEVE ser citado (e louvado) é a descomplicação do uso dos mesmos. Nada de logins, processos complicados para ligar e usar. O primeiro iPad, poderia parecer um iPod gigante, mas comparado com outros tablets, era uma janela para o futuro.
     
    Com certeza viveremos num futuro onde os dispositivos serão cada vez mais práticos e cada vez mais para todos.

  5. Belo post, estou considerando seriamente adquirir um Ipad, um dos meus melhores amigos da faculdade tem um e vejo as vantagens, é impressionante….
     
    Eu faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas e esse meu amigo escreve todos os códigos e exercícios de programação dados em aula no Ipad, claro que isso também é possível com um note, mas a praticidade do tablet é muito maior, além disso, quando temos uma daquelas aulas inúteis que todo curso tem, é possível ler mangás em um formato muito mais confortável e discreto do que em um notebook, onde todos da sala sentados atrás de você podem ver… hehehe…
     
    Acredito que em pouco tempo será o formato dominante em termos de hardware…
     
    Sobre o sistema Android que muitos mencionaram, realmente faz basicamente as mesmas coisas que o IOS, inclusive fiz um trabalho para a faculdade que fazia um comparativo entre os dois sistemas e a conclusão que chegamos é que cada um tem suas qualidades e particularidades, algo no estilo PS3 e Xbox 360, mas no geral eles TEM MAIS DETALHES EM COMUM do que diferenças, acredito que ai vai do gosto de cada um, eu particulamente tenho um smartphone com Android e ele me atende super bem…
     
    Por ser um sistema operacional proprietário o IOS tem a tendência de ser mais seguro e com um suporte mais qualificado, já o Android tem a vantagem de ser um sistema operacional livre fazendo com que vários desenvolvedores pelo mundo inteiro trabalhem em melhorias e novidades para ele…
     
     

    1.  @Rafael Gaara Se é um programador, sugiro que compre um Android então, infelizmente o Ipad tem milhares de bloqueios feitos pela Apple (não querem deixar de vender o MacBook heheheh), no Android até copilar programas é possível facilmente, além de o Android ser Linux, o que ajuda ainda mais.

      1.  @EltonGradash Realmente eu tenho uma certa preferência por Android, pela liberdade que oferece ao programador, mas em termos de tablet prefiro o Ipad, até porque não pretendo programar em um tablet, pelo menos não atualmente, apenas mexer com os códigos por escrito em sala de aula, além disso quero ter um contato com um aparelho da Apple mais de perto, coisa que não pude fazer até hoje, apenas mexi em aparelhos de amigos…
         
        Minha idéia é continuar com meu Smartphone Android, e ter um Tablet IOS, estar em contato com os dois sistemas ao mesmo tempo, pois conhecer várias tecnologias é muito importante para alguém que pretende se formar em T.I…
         
        E só por curiosidade, meu foco é em desenvolvimento web e conferir o funcionamento de blogs, sites e softwares nos mais diversos hardwares, navegadores e sistemas operacionais é de suma importância para se dar bem…

      2.  @EltonGradash sou programador e prefiro mil vezes um iPad do que um Android. Os bloqueios da Apple garantem boa parte da qualidade dos apps, coisa que não acontece na loja de aplicativos do Google. Não que todos os apps da App Store tenham qualidade, não é isso, mas relação de coisa boa com coisa ruim ainda é bem diferente nas duas lojas…

        1.  @Squiter Bem, então você não compila no Ipad certo? Por que se compila é por que esta usando Jailbreak que vai contras as regras da Apple, pois na AAP Store são proibidos aplicativos de compilação.
           
          É apenas disso que me refiro, estas amarras são irritantes, não estou dizendo qual é o melhor, pois o Ipad é infinitas vezes melhor que qualquer Tablet com android indiferente a que seja.
           
          Porém em questão de Smartphone, ai me desculpe porém o Iphone já é história.

        2.  @EltonGradash não tenho tablet! hehehe 🙂
          Mas mesmo se tivesse não ia programar com ele (se bem o Diet Coda foi lançado para isso).
           
          E não concordo que o iPhone já é historia, eu tenho um iPhone 4 (nem é o 4S) e não tenho do que reclamar, ele atende a todas minhas espectativas, tem todos os apps que preciso no meu dia a dia, e roda muito, mas MUITO mais liso do que o Galaxy SII de alguns amigos…

    2.  @Rafael Gaara acredito que o sistema IOS seja ainda superior em termo de aplicativos que o Android, mas devido a popularização do android (ja que Iphone ainda é um celular caro e tem smarts com sistema android d diversos preços) mude um pouco essa realidade.Nunca me interessei muito em tablets, mas agora com o anuncio do tablet da microsoft com windows 8 fiquei realmente interessado

  6. Eu acho que vc acabou de quebrar o record repetir mais vezes as palavras “NA PALMA DA MÃO” em um único texto. Parabéns! =)

  7. Vc me convenceu a comprar um tablet soh com a sessão dos comics, que apesar de ser familiarizado com os personagens, nunca li nenhuma saga =P
     
    Mas sou anti-Apple, vou ver se compro um Android quando sobrar uma grana =P

      1.  @Squiter Nao sei cara, a maioria dos produtos da Apple são mais caros e superestimados do que deveriam, notes que são o dobro do preço de um lenovo ou hp soh por ser Apple.
         
        Alem de muitas pessoas comprarem produtos Apple soh pra se mostrar, acho disperdicio de dinheiro =/

        1.  @MagoDoMetal  @Squiter  Que os produtos da Apple são caros isso é verdade, mas questionar a qualidade deles dizendo que são superestimados? Eu não sei não.
           
          Os sistemas da Apple são fodas sim, e dificilmente dão problemas como as dores que só o Widonws pode lhe proporcionar. E não digo isso apenas pelo iPad que tenho, mas o meu irmão já teve um mini-mac e hoje em dia tem um macbook. São aparelhos sólidos, confiáveis e que nunca te deixam na mão. Sem bugs, sem erros, sem dores de cabeça… é um outro universo de qualidade sim.
           
          Não justifica o preço lá nas alturas, mas não dá para negar a qualidade surpreendente.

        2.  @MagoDoMetal então man… não é só pq é Apple não, a diferença de qualidade da máquina é enorme! Tive um Dell que me custou 2.500 na epoca que comprei, que se eu tivesse juntado mais 500 comprava um macbook! E nunca teria me arrependido!
           
          Eu paguei 3.200 no macbook pro de 2010, até hj ele é muito melhor que muita máquina de hj! Quando a gente fala de Apple, a gente fala de sistema operacional que conversa de modo perfeito com o hardware, essa é a grande vantagem da apple para os concorrentes, ela não precisa de um processador foda para ter mais performance que outra máquina…Depois que comecei a usar o OSX eu não volto a usar Windows por nada na minha vida!

  8. Bom relato. Se eu comprasse um tablet também seria para internet e especialmente para minha coleção de quadrinhos e livros. Tenho em torno de 10gb de quadrinhos e também não acho muito legal ler no note.
    Mas como no momento não rende pra mim, financeiramente falando, vou esperar ou ver se ganho em alguma promoção também. hehe Abs

  9. Isso iria me dar uma ajuda grande quando estou no PS3 ou no 360 jogando e quero saber quais conquistas ou trofeus estou perto de pegar, ja me cancei de levanmtar ir no pc e voltar pra continuar jogando….

  10. Thiago, eu acabei de comprar o meu, e cara, revolucionou minha rotina. Tantas coisas que eu deixei de fazer, e que agora estão aqui na palma da minha mão. Quadrinhos, filmes, games, feeds e a minha mais nova descoberta Magic: The Gathering.
    Estou de acordo com você e dou a maior força para continuar os posts sobre tablets, e principalmente indicações de aplicativos.
     

  11. Muito bacana o post Thiago, parabéns! Eu adorei o conceito dos tablets desde o início, tanto é que tenho também o iPad 1 😀 Além das várias funcionalidades que você mencionou, eu ia te “recomendar” também dar uma chance aos livros “tradicionais”! Comprar livros pela Amazon / Kindle ou pela Bookstore é também incrível! E permite que a gente tenha acesso imediato a obras que, ou não chegam por aqui (ex: livros baseados em universos de jogos) ou que demoram séculos para chegar (ex: Game of Thrones). E pensar que antigamente tinhamos que importar para poder ler…
     
    Outra coisa que eu curti muito, é a integração do iPad / iPhone com a AppleTV… criando uma rede na sua casa, e baixando um aplicativo no seu aparelho (AirVideo), voce consegue jogar tudo para a AppleTV… episodios de seriados em qualquer formato, youtube, etc, sem necessidade de pendrive, mudar formato, nada!
     
    Ah, também concordo plenamente que Netbook hoje em dia não faz mais sentido… na E3 por exemplo, geral leva tablet… na primeira vez eu levei um netbook, e nossa, tipo 5 minutos para o Windows inicializar 😛 bateria era comida em 2 horas sei la…. já o iPad tu liga instantânea, a bateria impressiona, dura MUITO… 
     
    Por último, me lembro quando postei um comentário no Portallos falando para voces comentarem mangás em formato digital (a VizMedia tem um BEM maneiro), e vocês responderam que preferiam o cheirinho do papel, o item para colecionar e talz 😀 Eu também vejo valor em coisas “físicas” (tanto que assino o OP da Panini), mas é legal também ver que vocês também passaram a curtir a inovação trazida pelos tablets 🙂

    1.  @andregnreis   Ah sobre livros, eu pensei em abordar eles também, mas é algo que ainda não corri atrás para ver no iPad, sei que é bacana, mas ainda quer ver pra crer. O fato é que tenho anos de cronologia marvel e DC para colocar em dia e estou com pilhas de comics para ler. Livros ficam para um segundo momento. XD
       
      Mas o fato é que ainda o mercado literário digital está em fase de expansão no Brasil. Eu espero com grande ansiedade a chagada do Amazon por aqui, até mesmo porque livros em inglÊs é algo que não tenho a menor vontade de ler. Eu sei inglês, mas não o suficiente para ler livros assim, de forma rápida, e sem empacar… não dá. Livros pra mim tem que ser em portugues. Quadrinhos até dá para ler tanto em ingles, italiano ou espanhol, mas livros não rola.
       
      Quanto a mangás eu ainda acompanho os semanais pelo PC mesmo, lendo de sites estrangeiros, mas não teria problema em ler volumes antigos num tablet, tanto que o volume “wanted” do Oda está no comic flow na fila de leitura. Mas ainda acho que ler em sites como manga reader ou manga stream dá pra ficar no pc, pois são capitulos que mal duram 5 minutos… é rapido. Mas para algo mais demorado, com certeza jogaria para o iPad. Mas ainda acho que os volumes lançados por aqui, tanto da Panini como JBC ainda são muito superiores fisicamente do que os traduzidos por aí, para download, nesse ponto preciso colecionar e comprar, do que ficar com a versão “pirata” na web. E ainda não vi um app oficial para essas séries japonesas, deve existir em ingles, mas novamente, eu pagaria por algo assim em PT-BR, mas jamais em outro idioma, de outro país.
       
      Por fim… Apple TV, como meu Xbox 360 é o centro de entretenimento em casa, não vejo necessidade de ter um. Se ainda tivessem outros serviços como lá nos eua, mas apenas para Netflix não vejo porque ter um aparelho assim… certamente nos EUA é algo bem vantajoso ter…

      1.  @T_thiago mas o Xbox acessa conteúdo do seu PC em rede? E em qualquer formato (ex: mkv)? É fato que a AppleTV perde funcionalidades aqui no Brasil comparado aos EUA, mas ainda acho que através dos Apps serve muito mais e melhor como centro de entretenimento que o Xbox. Só com o SmartGlass que talvez o X360 fará aquilo que a AppleTV já faz.

        1.  @andregnreis sim, o xbox acessa via rede vídeos pelo PC… tanto por cabo quanto por wi-fi. não qualquer formato, mas eu realmente não tenho problemas com isso.
           
          nesse momento, entre ter um apple tv e esperar o smartglass em alguns meses fico com a segunda opção. 😛
           
          é como disse, a Apple TV não é ruim, o que é ruim é a excesses de serviços que são oferecidos no BRasil, tanto na apple tv, quanto na dashboard do xbox  quanto nas smart tvs…
           

        2.  @T_thiago legal isso do Xbox, nem sabia 😛 se soubesse, ja teria configurado o meu há algum tempo atrás 😀
           
          o smart glass vai ser bacana mesmo! mas ainda assim acho que não vai oferecer o tipo de integração entre ipad – appletv… pode ser besteira, mas eu acho útil a função de espelhamento e a possibilidade de mandar qualquer tipo de conteúdo para a telona….
           
          a apple já restringe bastante coisa nos seus produtos, mas graças aos aplicativos muita coisa acaba sendo liberada indiretamente… agora, a M$ é muito mais fechada em relação ao Xbox e Live, ao ponto de eu duvidar que vão liberar aplicativos, e envio de conteúdo para o x360… resta torcer.

        3.  @andregnreis e isso de acesso por rede entre x360 e pc não é algo novo viu? faz mais de 3 anos que tudo que eu assisto no xisboca é assim…  com rede no x360 pra ver na telona, até acho que o x360 faz upscale na imagem, deixando ainda melhor na TV.
           
          vc baixa filmes e séries e vê na TV andre? pelo apple TV? como funciona isso? ele se conecta com o PC?

        4.  @T_thiago nem fala que isso é “velho” pq da ainda mais raiva de não ter conhecimento disso antes 😛 realmente dei bobeira nisso, podia ter me livrado de comprar um dvd na época pelo visto…
           
          pois é, aqui em casa gostamos de muitos seriados… ai compramos um Time Capsule de 3TB para servir como uma espécie de “prateleira digital”… aí todas as series e todas as temporadas organizamos dentro dele…. assim como os capítulos dos mangás que eu leio… quadrinhos (kick-ass e walking dead)… e músicas também…
           
          com os dados em rede no próprio time capsule, conseguimos acessar todo o conteúdo em qualquer dispositivo iOS aqui de casa (eu e minha irma temos um iphone, e no total são 3 ipads (1, 2 e 3), sendo um dos meus pais em conjunto)…. acesso pelo wifi mesmo, e simultâneo (varios acessos ao mesmo tempo de diferentes aparelhos).
           
          antigamente a gente tinha que pegar um pendrive, colocar o episodio do seriado, e plugar no dvd… isso começou a ficar dificil, tanto pela mudança no formato dos releases (avi para mp4), mas também pq passamos a querer assistir em HD (geralmente mkv)…
           
          aí me apresentaram a idéia da Apple TV + AirVideo (um app de 2 dolares acho)… com ele você acessa todo e qualquer conteúdo no seu PC (ou no meu caso, no time Capsule) e ele faz a conversão em real time! com a AppleTV na sua rede, aparece um botão no iOS para você enviar a imagem e o som para a AppleTV (que ta ligado na TV pelo HDMI)… ai pronto 🙂
           
          a idéia principal era justamente se livrar do pendrive… agora meus pais (que nao manjam muito de tecnologia) conseguem escolher qual seriado assistir, navegando pelo ipad. ficou algo bem funcional.
           
          particularmente eu já descobri outras funcionalidades que me “conquistaram”… por exemplo, já não assisto mais nenhum review da GameTrailers na TV 😛 eu abro no iPhone / iPad e mando para assistir na tvzona através da apple tv… idem Bonus Round, AVGN, e qualquer outro conteúdo online… o “espelhamento” também acho legal, por exemplo, ao voltar de viagem ativei a função e fui mostrando as fotos para todos eles na tv, enquanto eu controlava e mudava através do ipad….
           
          assim, eu estou bem satisfeito mesmo… foi uma das compras que mais curti nos ultimos tempos… fora que eu achei super barato para o que oferece (99 dolares la fora).

        5.  @andregnreis  Hum… o que você faz no Time Capsule (isso é um HD externo, certo? ou algo similar imagino). eu faço num HD da samsung de 500GB. Tenho tudo lá (não guardo, conforme vou assistindo eu deleto… mas guardo algumas coisas favoritas), só que o HD fica ligado no X360…  é quase o mesmo que vc faz acredito, mas um pouco mais burocrático talvez… se bem que vc precisa baixar no PC e tb passar para o time capsule, não?

        6.  @T_thiago exatamente thiago! o time capsule é em um aparelho só, um roteador com um hd “externo”! eu só optei por ele para ficar combinando mesmo, e pela facilidade na configuração de redes pelos roteadores da apple… mas é o mesmo conceito seu sim!
           
          e tambem acertou no final! mesmo sendo algo um pouco mais fácil, ainda tenho a necessidade de um PC para conseguir baixar os torrents e jogar os arquivos no time capsule… basicamente o que ele facilita é que uma vez no time capsule, tudo é transmitido por wifi, não preciso mais plugar nada em lugar nenhum….
           
          obvio que nao e nada revolucionario, mas e algo que simplifica as coisas… para mim nao tem tanta diferença, mas para os meus pais por exemplo parece um milagre o que acontece 😀

        7.  @andregnreis igual ao que faço aqui no PS3, é só escolher o que quero dentro das pastas do PC e dar play. Cogitei comprar um aparelho pra fazer isso mas não vejo mais necessidade. HQ eu vejo na TV também, fico de boa no sofá. Se eu pudesse voltar no tempo e contar isso pro meu eu criança, eu teria ficado doidão xD

        8. @andregnreis @Mauri Link mas se vc pensar as vezes até no PC os vídeos não funcionam, codecs meio que acabo tenho que atualizar a cada 6 meses senão chega uma hora que vai ter vídeo que vai bugar.

        9.  @andregnreis ele lê a maioria dos arquivos usando o compartilhamento de rede nativo http://us.playstation.com/support/answer/index.htm?a_id=361 os não-compatíveis como mkv é só usar o ps3 media server ou similares, até hoje não tive nehuma vez que deixei de ver vídeo por causa de formato. Até porque a maioria do que assisto é em avi ou xvid/divx.

        10.  @Mauri Link Até o PSP faz isso. Tem aplicativos pra se ler HQs direto da tela do PSP. A tela é menor, mas da pra se usar a barra de rolagem e ler na boa, até dando zoom in e zoom out. E um PSP, até por ser mais leve do que um ipad, se torna até mais prático pra transporte, e cabe também muitas edições em um único cartão de memória. Enfím, hoje em dia o que não faltam são opções. O único diferencial do ipad é a tela maior, pois até em conectividade wifi, o PSP já é uma baita mão na roda. (E olha que o PSP não é nenhuma novidade no mercado).

  12. Todo esse texto para dizer que o iPad é mais prático que um PC no dia-a-dia me faz ter que lhe perguntar uma coisa: você escreveu esse texto aonde: no iPad ou no PC?

    1.  @danielpereira15  O texto não foi feito para dizer que um tablet é melhor que um PC, ele foi feito para falar de conveniencias e praticidade em certas situações, inclusive há um momento no mesmo que menciona postar e blogar e acho que fica bem claro a posição sobre o assunto.
       
      É óbvio que o PC ainda tem saltos positivos em alguns aspectos, o que não invalida que os tablets estão evoluindo para um ponto ainda desconhecido no futuro. Poderão eles superar o PC algum dia? Se for pensar num comparativo com notebooks, nem mesmos estes superaram o PC…

      1.  @T_thiago  @danielpereira15 Nada mais prático do que deitar na cama e tentar digitar uma mensagem, um endereço da internet, etc, no iPad.
         
        Até poderia entrar em outros detalhes do texto, como o fato de ele querer comparar o iPad novo com o PC velho dele ou o fato de todas as funções do youtube que eu quiser estarem a dois cliques, mas acredito que a discussão não vai mudar a opinião do pessoal.
         
        A minha é simples: não vale a pena pagar por um dispositivo que faz metade do que um dispositivo do mesmo preço também pode fazer.
         
        Enquanto isso fico por aqui, escrevendo essa mensagem utilizando um notebook, deitado na cama e sem nenhum problema de praticidade pra isso.

        1.  @danielpereira15  “Nada mais prático do que deitar na cama e tentar digitar uma mensagem, um endereço da internet, etc, no iPad.”
           
          – eu acho super prático no iPad, não tenho problema nenhum com isso.
           
          “Enquanto isso fico por aqui, escrevendo essa mensagem utilizando um notebook, deitado na cama e sem nenhum problema de praticidade pra isso.”
           
          – Credo, pra mim isso é totalmente desconfortável. Mas gosto não se discute.
           
          “A minha é simples: não vale a pena pagar por um dispositivo que faz metade do que um dispositivo do mesmo preço também pode fazer.”
           
          – sinceramente eu acho que você não entendeu o objetivo do texto, mas tudo bem, claro que você não é obrigado a acatar qualquer coisa que lê na internet. Sua opinião é tão válida quanto a minha…

  13. Incrível como algumas empresas como a Panini deixam de ganhar dinheiro por falta de faro pra negócio.Imagina se você pudesse pagar uma assinatura e ter todas as hqs a sua disposição de forma legal,sem precisar recorrer a versões “piratas”,mas fazer o que né,quem sabe um dias eles acordam.Bom texto,um tablet não substitui um PC,mas tem lá suas utilidades.

  14. Já pensei muito em comprar um tablet para ler comics, também acho um saco ter que ler no pc.
    Esse aplicativo Comic Flow é compatível com .cbr/cbz ou precisa de mais trabalho para ler hqs?
     
    Quanto ao iPad, ainda estou pensando, mas acho que para navegar na internet e ler comics, um tablet de menor custo vai suprir essas necessidades…, mas não há como negar a qualidade superior de produto da Apple, a tela de toque de um iPhone iPod, responde muito melhor que a maioria das outras marcas.

    1.  @kassiusvargasprestes “Esse aplicativo Comic Flow é compatível com .cbr/cbz ou precisa de mais trabalho para ler hqs?”
       
      – Sim, ainda não baixei nada que o app não conseguisse ler… seja cbr, cbz, rar, zip, pdf…

  15. Não tenho um ipad, mas meu iphone faz exatamente o mesmo, só que com uma tela menor. Mas mesmo assim, pouco uso esses recursos mais sofisticados. No máximo, uso pra ler ebooks e também alguns quadrinhos (e sim, mesmo em um iphone, dá pra se ler na boa, ainda mais com os recursos de zoom in e zoom out), mas pra maioria das minhas atividades, não tenho como substituir o meu PC por um tablet. Até porque o tipo de trabalho que eu faço, seria inviável em uma tablet. – Mas para quem usa ocasionalmente um PC, para aqueles que não tem um uso hardcore, ter um ipad ou um iphone é a maior mão na roda, apesar do limite de espaço (dos cartões de memória).

    1.  @Brunoman  existem tablets menores, os de 7 polegadas, mas eu queria um tablet justamente pelo tamanhode uma revista de comics mais tradicional. Não curto ler em telinhas pequenas, como iphones. Eu testei já assim e não foi nada agradável quanto é no ipad. é uma opção e tem quem não liga, claro, só que eu não curti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.