YES! É isso que o Kinect precisa fazer! o/

Era isso que eu imaginava que o Kinect faria no Xbox 360 e não fez…

Quando o Kinect surgiu no Xbox 360 há alguns anos, a Microsoft veio com o slogan “You Are The Controller” (Você é o Controle). Eu sempre achei essa forma de descrever o Kinect como algo limitado e imperfeita. Eu não quero ser o controle, mesmo admitindo que há coisas divertidas a se fazer sem um joystick na mão. O que imaginava que o Kinect deveria ter feito desde o seu lançamento? A resposta está no vídeo abaixo. Ele tem sete minutos, mas não precisa ir até o fim, veja os 4 minutos iniciais, com a demonstração do uso do Kinect no game de FSP:

YES! É isso que quero ver no Xbox One com Kinect, a fusão do poder de um controle tradicional de videogame com a expansão física da movimentação real adicionando comandos e funções ao ritmo do jogo. Para quem não puder ver o vídeo ou manja de inglês e ficou confuso, a demonstração acima mostra uma FPS criado para server como demonstração do que o Kinect pode fazer num game tradicional e hardcore. O jogador com o controle em mãos, pode levantar os braços (enquanto joga – movimentando e atirando com botões) enquanto o movimento faz ativar um escudo de proteção. O jogador também pode ter reflexos que são capturados pela câmera e exportados ao game, como movimentar a cabeça para esquerda e direita desviando de objetos e tiros. Um simples toque na cabeça ativa um visor. E, por último, apontar com o dedo na tela e dizer alguns comandos por voz acionam mísseis. Coisas simples assim que são feitas enquanto você joga de forma tradicional! É isso que quero ver o Kinect fazendo na próxima geração!

Claro, tudo isso no momento está em nível de tech-demos e games em desenvolvimentos. Não é algo que veremos, por exemplo, em Titanfall. Mas fico empolgado em saber que a política para com o Kinect no Xbox One foi uma das únicas coisas que a Microsoft não voltou atrás desde a E3. Apesar de muitos não se interessarem pela expansão de realidade que o sensor permite, é importante que todos os Xones sejam vendidos com o mesmo. E parece que a Microsoft não vai mudar essa decisão. Assim todos os desenvolvedores podem e devem trabalhar com funções extras com o Kinect, sabendo que todo dono mesmo torcendo a cara pro aparelho, dispõem do mesmo caso algum dia queira brincar com o mesmo.

E no caso do exemplo do vídeo, são funções que você poderia usar e ativar com o controle, mas convenhamos que parece são muito mais divertidos usando o Kinect para apertar seu capacete imaginário para ativar um sensor de tela ou erguer os braços para se proteger de tiros da tela da TV… é um outro nível de realidade que não fica limitado a games em trilhos ou com mecânicas simplistas. Qualquer game pode ter coisas assim.

Obs: agradecimentos ao Mauri Link, que mesmo sendo “Sonytendista” (Sony + Nintendo), me indicou esse vídeo! Ainda deve ter alguma fagulha Caixista no coraçãozinho dele, mas sabemos que ele não vai admitir isso nunca! XD

Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

  1. Acho que esses pequenos comandos usando movimentos ficariam excelentes em jogos mais estratégicos, principalmente na comunicação entre os jogadores suprindo a falta que faz a variedade de atalhos que um teclado proporciona, funções como essas num multiplayer de jogos como ghost reecon iam cair como uma luva. Tomara que nessa nova geração eles finalmente acertem a mão no uso kinect.

  2. isso nunca vai vingar, qualquer movimento desses é menos prático que o apertar de um botão, que gordinho vai querer ficar se balançando pra desviar quando pode simplesmente mover o joystick??? querendo ou nao, tirar o a mao do controle nem que seja por um segundo já da margem para alguem lhe matar, ainda mais em jogos fps, nenhum viciado em cod ou bf gostaria de se dar esse luxo, por essas razoes tenho ctz que como o kinect 1 esse ai tbm nao vai servir pra nada!

    1. eu penso bem diferente de você amigão. Acho que não trata de ser algo mais rápido ou mais eficiente e sim de proporcionar uma experiência mais real e divertida. o wii trouxe uma proposta similar, e não era um caso de wiimote ser mais rápido do que o controle normal, mas sim da diversão que foi jogar num sistema assim. O que estragou o wii foi o excesso de jobabilidade única, sem mesclar com o formato tradicional, somado por jogos fracos. é outro problema bem diferente do kinect.

      1. " Acho que não trata de ser algo mais rápido ou mais eficiente e sim de proporcionar uma experiência mais real e divertida. " Cara exatamente isso! Até quando a gente vai ficar jogando os mesmos jogos do mesmo jeito!? Parece que hoje até que hoje a única preocupação é a qualidade gráfica.
        Sinceramente acho que COD e similares estão formando uma geração de consumidores que querem sempre o mais do mesmo.

  3. Tá ai um uso extremamente criativo do kinect que é ao mesmo tempo útil, prático e sem muita firula. Começo a repensar na estratégia da Microsoft com relação a lançar o kinect junto ao aparelho. Talvez essa fosse a intenção dela: integrar o kinect de forma a mudar a experiência de jogar videogame sem que você tivesse que abandonar os antigos controles. Uma integração sutil e eficaz.

  4. Não vi o vídeo, mas pelo o que você disse parece ser bem legal. Eu joguei Kinect na casa do meu amigo, era um jogo de dança, eu não gostei, os movimentos eram muito "Faça do jeito que os dançarinos mostram" e eu não consegui acompanhar, não me diverti muito, mas creio que era só falta prática; diferente do Wii, onde o sensor é falho na captação dos movimentos mas no qual me diverto muito na casa da minha amiga. Mas depois jogamos um jogo que vem junto com o XBox, que é um Adventure, aquele eu gostei XD Capta bem os movimentos, foi legal. Mas eu prefiro sentar no sofá e jogar, mas nada impede de as vezes dar uma mudada e jogar um pouco fisicamente, né?

  5. Acabei de ver o vídeo e, bom, achei a ideia boa mas a execução nem tanto.
    Acho q o maior problema a meu ver é o controle, ele não "combina" com essa experiência nova.
    Tipo, acho q a M$ podia fazer um "controle-teste" diferente do atual pra q essa nova jogabilidade fique mais confortável*. [em forma de pistola talvez? :p ]

    *acho desconfortável pelo fato de as duas mãos ficarem "juntas" nesse esquema. Uma das coisas q eu mais gosto no controle do Wii é justamente q vc tem mais liberdade com as mãos e tal. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.