Tiraram Community do túmulo (de novo)!

Community

Será que já não passou da hora de continuarmos acreditando em Community?

Mas antes de entrar nessa discussão, acho que vale repassar a notícia: O Yahoo resgatou Community, que havia sido cancelado pela NBC (e desta vez pra valer). Já era de conhecimento dos fãs que os produtores estavam correndo atrás de alguém para salvar a série, mas sem sucesso até então. Eis que surge o Yahoo e resolve apostar em mais uma temporada de 13 episódios para uma série que parece que sempre possui mais expectativas do que talvez deveria. Bem, veja a notícia completa lá no Blog Temporada (clique aqui).

Não me entenda errado, eu adoro Community! Acompanho a série desde a sua estreia lá em 2009, naquela primeira temporada estranha, onde os personagens ainda não se entrosavam direito e a série ainda não rodava nos eixos que fizeram a sua fama. Não é segredo que Community só estourou em seu segundo ano e desde então vem sendo um pesadelo para os fãs essa trajetória de morte que o seriado possui desde então, sempre com o risco de cancelamento por baixa audiência.

Foram cinco temporadas e 97 episódios. E nem todos foram brilhantes admita. Community é um série fora da curva, com pequenos lampejos de genialidade e originalidade para os padrões e clichês dos seriados americanos. O humor negro, nerd, cult, bizarro e nonsense é uma das marcas do show, mas nem sempre é pontual ou certeiro. O melhor do Community acontece quando episódios temáticos e especiais ocorrem. A série enfraquece, na minha opinião, quando ela simplesmente tenta criar uma história de rotina para seus personagens, utilizando os tais clichês dos seriados americanos e esse formato muitas vezes já batido.

Há um outro detalhes nessa ressurreição por uma sexta temporada de Community. Personagens que já abandonaram a produção não devem retornar. Estou me referindo ao Troy (Donald Glover) e Pierce (Chevy Chase). Por sinal, como senti falta de Pierce nessa quinta temporada. Pra mim Chevy Chase fez um papel brilhante e é uma pena que ela tenha tido seus problemas com o criador da série e tenha pulado fora do barco. Pierce é um personagem fantástico. Talvez não sinta tanta falta assim do Troy, mas a verdade é que depois que o personagem deixou a série, fiquei com a impressão de que o Abed ficou meio perdido, sem a graça de que talvez o personagem merecia e conseguia fazendo o contraponto com o Troy. Ok, a quinta temporada teve novos personagens entrando no elenco, mas não acho que estes sejam tão bons quanto o elenco original completo. Ate mesmo Chang parece que teve seu auge na série e depois disso não foi a mesma coisa.

O final da quinta temporada terminou da mesma forma que Futurama acabou algum tempo atrás. Podendo ou não ser um final. Ficou aquela mensagem de despedida, de que talvez um dia a Community voltaria para seus fãs, ou que talvez a gente deixasse as boas memórias que a série deixou nestes últimos anos. E eu me despedi da série. Será que preciso mesmo de mais alguns episódios, mais uma despedida, e mais chances para outros personagens deixarem o elenco e mais esse distanciamento do show original.

A verdade é que aos trancos e barrancos, Community nunca foi tão brilhante e divertida quanto foi em sua segunda temporada. Após isso, apenas nos apegamos ao universo da série, as suas tiradas engraçadas, as referências pop que muitas outras séries não entendem, mas os fãs entendem.

Fiquei sim dividido com essa notícia. Porque acho que já passou o momento de Community. Porque acho que todos estes apertos e sufocos na qual a série passou para ser renovada para mais uma temporada prejudicou a qualidade da mesma. Porque alguns personagens já foram embora. Porque alguns temas e especiais já foram feitos e algumas tentativas de fazer mais uma versão não foram assim tão bem sucedidas (alguém achou que o episódio de Dungeon & Dragons 2 foi melhor que o primeiro? Eu achei tão fraquinho). Enfim, tenho a impressão de que Community já nos ofereceu tudo que tinha a oferecer.

Não que eu não queira mais episódios, mais Community. Mas eu sou o fã. E fã é insaciável. Nem sempre somos razoáveis. E não adianta ter a esperança que de Community vá explodir num sucesso inimaginável agora, da mesma forma como aconteceu com Breaking Bad. Não vai acontecer.

Então, e agora? Comemoramos o retorno para mais uma última temporada?

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Olha, de todos os sites, acho que você fez o melhor texto-opinião sobre o retorno de Community.

    Como você, eu sou fã e eu concordo bastante que o ápice da série foi a segunda temporada e depois disso ela apenas manteve bons episódios ao lado de episódios medianos. Mas eu como já vi várias comédias, Community era das poucas que ainda conseguia entregar algo diferenciado, alguma coisa realmente inteligente. Eles experimentavam e, às vezes não dava certo, mas quando dava, era só alegria.

    Eu sou daqueles que ficou contente e decepcionado com a quinta temporada. Contente porque era visível que a série voltou a ser aquela série metalinguística, com episódios verdadeiramente bons (Tipo a sequência do 5×03 ao 5×05 ou o episódio do MeowMeowBenz). Porém, a série se perdeu com a saída de Troy (E nem acho que perderam tanto com o Pierce que pra mim sempre serviu melhor como escada pros outros fazerem piadas) e acabou entregando uns episódios bem mixurucos junto dos bons. E isso me lembrou muito da terceira temporada que possui 22 episódios, mas apenas uns 11, 12 são bons, enquanto o resto é mediano pra ruim.

    Bom, eu fiquei feliz com a notícia. Claro que eu teria ficado muito mais feliz se a quinta temporada tivesse seguido uma qualidade parecida com a segunda. Mas mesmo assim eu acho que a série ainda pode entregar coisa boa. Ainda mais quando eu comparo com outras comédias atualmente em exibição (Tipo as sitcons povão do Chuck Lorre).

    Talvez seja muito otimismo da minha parte, mas né? Não vou fingir que eu não gostei do Yahoo! salvando a série =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.