Gold & Plus: os games gratuitos de outubro/2014!

chariot

Acabou setembro! Passou rápido, num piscar de olhos e já estamos em outubro! Mês com grandes lançamentos, tipo Super Smash Bros. for 3DS, Fifa 15, Forza Horizon 2, Driveclub, Project Spark, Bayonetta 2, Sunset Overdrive etc. Apenas citando talvez os maiores destaques do mês. Mas se você está no vermelho, ao menos tem os games gratuitos do mês para lhe alegrar um pouco. Claro que estes pequenos games na faixa não substituem os grandes blockbusters da rodada, porém quebram o galho e é sempre bacana jogar algo diferente.

Xbox

A Microsoft vem polemizando com seu programa Games With Gold, pois novamente, contrariando sua promessa feita lá pelas voltas da E3 desse ano, somente um game gratuito será disponibilizado para o Xbox One. E já é o terceiro mês desse benefício do serviço pago em que acontece isso, onde originalmente se esperaria dois games grátis por mês.

Claro que cabe aqui um debate a respeito dos títulos que estão sendo disponibilizados, já que também é o segundo mês onde um game indie lançamento fica gratuito em seu próprio lançamento oficial na plataforma. Aconteceu com Guacamelee e agora está acontecendo com Chariot. Será que um lançamento, ainda que dentro dos padrões indie games, vale mais do que dois games que já foram lançados há algum tempo? Penso naquele jogador prefere que a Xbox Live dê um game novo no conceito de ser lançado já gratuitamente, do que correr o risco de dois games gratuitos já lançados e que essa pessoa já possa ter. Comigo mesmo aconteceu com Crimson Dragon, que já havia comprando antes mesmo dele ficar gratuito pelo programa.

Particularmente não sei. Eu gosto muito da ideia de um game ficar gratuito já no seu lançamento, assim não corro o risco de ganhar um game que já tenho. Mas também não sei se isso prejudica o pequeno desenvolvedor do game (será que a Microsoft paga para estes estúdios um valor razoável para deixar o mesmo gratuito no mês do lançamentos?), além de que ao fazer isso não fica aquela história dos jogadores não comprarem certos joguinhos porque ficam na ideia de que logo eles vão ficar gratuitos pelo programa. É muito complicado a logística disso. Só acho que deveria sim, rolar um esforço para continuar com a oferta de dois títulos gratuitos dentro do mês para o sistema do One. Se a Sony pode com o PlayStation 4, é falta de vergonha da Microsoft não fazer o mesmo no Xbox One.

No mais, achei interessante Chariot, mas no momento ele ainda está sendo baixado no meu console:

Quanto ao dois games gratuitos do Xbox 360 são Battlefield Bad Company 2 e Darksiders II. Vi bastante comentários em fóruns e comunidades do Xbox animados com a chance de jogar Darksiders II gratuitamente e parece mesmo uma excelente escolhe de um título para ser dado aos assinantes do serviço, pois não é tão velho e também não é tão novo assim. É diferente de Bad Company 2 que já me parece bem mais defasado em relação ao fato de já existirem uma porrada de outros Battlefield e cada game posterior a esse já foi aperfeiçoando a experiência do jogador na franquia.

chariot1badcompany2darksidersII

E outubro é isso nas plataformas Xbox. Se for pensar como um conjunto da obra, os títulos são bacanas, mas é impossível não ficar um pouco chateado com a situação do One, com apenas um único título gratuito mensalmente. Ainda mais quando se olha para o que a Sony vem oferecendo no PlayStation 4.

PlayStation

Uma das grandes vantagens do sistema de games gratuitos no PlayStation atualmente é que a Sony realmente conseguiu criar um universo integrado entre alguns títulos de algumas plataformas. Então é jogo de Vita que funciona nos consoles de mesa e vice-versa. E isso é uma mão na roda na hora de expandir sua biblioteca e também em oferecer mais games gratuitamente. O sistema de cross-play e cross-buy é um puta diferencial e acerto da plataforma PlayStation a meu ver.

No PlayStation 4, excepcionalmente nesse mês de outubro, serão três games gratuitos: Dust: An Elysian Tail, Spelunky e DriveClub PlayStation Plus Edition. Essa edição de Driveclub não é bem o jogo completo que está sendo lançado em outubro, mas tem muito mais conteúdo do que um demo teria, sem falar que funciona totalmente com o game completo. A edição gratuita vem com 11 pistas e 10 carros, funcionando tanto offline como online. Quanto ao Dust e Spelunky posso afirmar que são excelentes games, tenho ambos na minha biblioteca digital no Xbox 360 (olha o argumento que dei mais acima, de ter o game gratuito já). Pra quem não jogou, vale a pena. Spelunky entretanto chega um momento em que fica irritantemente difícil, na que seja algo ruim.

Os títulos do PlayStation 3 já achei meio caído, são: Batman: Arkham Asylum e Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara. O primeiro Batman da trilogia Arkham é um daqueles títulos que meio mundo jogou, então é até meio sacana dar ele como o gratuito do mês. Se você não jogou ele, especificamente ou é porque jogou os games posteriores da franquia ou porque está chegando agora na geração PS3. Já D&D não me chamou muito a atenção, sendo graficamente um tanto quanto ultrapassado, ainda mais como um título ofertado ao PS3. Entenderia a escolha dele se fosse no Vita. E falando em PlayStation Vita, os títulos dele são: Pix the Cat e Rainbow Moon. E o portátil da Sony continua sendo aquele aparelho que quero e não quero ter. Eu ainda fico sonhando com uma atenção maior e melhor da Sony com o portátil e isso nunca acontece e o Vita sobrevive de títulos assim, de pequenas desenvolvedoras e games em grande maioria acabam funcionando em outras plataformas também. Mas eu achei Pix the Cat interessante, com um visual próprio e me pareceu, pelo trailer abaixo, divertido.

É isso! 😉

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.