Sobre o que você gostaria de ler aqui no blog?

The Question

 

Perguntinha ao leitor!

 

“Há algum assunto ou tema que você gostaria que fosse abordado no blog num texto opinativo?”


Editorial Extra

Indo direto ao ponto, o Portallos aborda muitos assuntos, e é humanamente impossível abordar de tudo a toda hora. Muitas vezes acabo fazendo uma seleção editorial entre aquilo que tem relevância no momento da publicação, para aquilo que a internet fez o favor de envelhecer 10 segundos depois e também para aquilo que tenho maior afinidade e vontade de escrever.  Não acerto sempre, mas a margem de erro felizmente não é alta em contrapartida.

Num mundo ideal, o blog teria novamente seus 10 colaboradores, escrevendo sobre 10 assuntos diferentes. Apesar de que na época em que haviam tantos colaboradores era muito comum 8 entre 10 quererem abordar os mesmos assuntos uns dos outros. Porém no momento o blog continua sem intenção e condições de ter mais alguém além da minha pessoa. E novamente digo, essa não é uma decisão irrevogável, mas só o futuro me dirá quando será possível mudar novamente essa estrutura.

Há outro ponto que ainda vou explicar por aqui, mas não será hoje, mas trocando em miúdos, você que é um leitor habitual do blog já percebeu que a frequência de postagens diárias diminuiu novamente correto? Não é descaso ou falta de assunto, mas desde as mudanças do blog no final de junho dessa ano, venho fazendo incontáveis testes de frequência, conteúdo, assuntos e formatos, e aos poucos estou acertando aquilo que sinto encaixar na minha rotina e também mantém o blog com suas estatísticas em boa forma. Em resumo, o que as análises indicam é que quantidade não significa crescimento, ainda que se mantenha um certo nível de qualidade.

Ponto-de-ChecagemE é nesse ponto em você já percebeu que existe algo novo acontecendo em paralelo ao Portallos, mas que está muito mais conectado a ele do que parece. Me refiro ao Ponto de Checagem. Mais a frente estarei explicando melhor sobre isso, mas pra esse momento basta entender que o Ponto de Checagem anda me permitindo cortar um pouco da gordura do Portallos, além de me ajudar a dar foco para aquilo que merece um texto ou opinião por aqui. Mesmo não aparentando diretamente um está ajudando o outro. E se o leitor curte o que é feito por aqui, provavelmente vai curtir o que vem sendo feito por lá. Siga, favorite e recomende o Ponto de Checagem se puder. Ah, e aguenta que em breve estarei pronto para falar mais abertamente sobre esse projeto. Por ora, entenda que ele existe, mas não se preocupe que ele não foi criado para exterminar o Portallos.

Chegando ao momento que me motivou a escrever esse editorial, quero a sua opinião, na verdade a sua indicação e recomendação. Quero saber qual ou quais assuntos você está afim de ler aqui no Portallos. É a sua oportunidade de sugerir temas, seja de games, quadrinhos, séries, filmes, animês, mangás e a lista segue por suas ramificações.

Esse tipo de situação já andou surgindo em comentários espaçados nestes últimos meses e na medida do possível andei atendendo aos pedidos que estavam ao meu alcance (até mesmo aqueles além, mas próximos de conseguir). Essa é uma boa hora para deixar sua opinião a respeito do que gostaria de ver mais aqui no Portallos, seja de um assunto que já tenha sido abordado lá no passado e não retornou mais ou algum assunto que nunca tenha passado pela cartilha de opções daqui.

É isso!


obs (1): a ilustração que abre a postagem é de autoria do SebastianvonBuchwald lá do DeviantArt!
obs (2): Facebook do Ponto de Checagem (no momento, servindo de feed para as publicações), em breve terá um Twitter também.

obs (3): se houver uma boa participação dos leitores por aqui, pretendo jogar a bola mais vezes para vocês em outras situações que gere discussões legais.
obs (4): É possível que o blog mude novamente de layout até dezembro, se adaptando ao modelo em constante metamorfose, porém não será uma mudança tão gritante quanto foi quando a V3 começou.
obs (5): talvez não seja necessário dizer… mas seja legal e educado nos comentários, principalmente se for criticar alguma coisa. Dê embasamento ao seu argumento se necessário. A opinião de todos importam, contanto que ela não agrida ninguém gratuitamente.


Isso também pode lhe interessar

15 Comentários

  1. Gostaria que falassem mais sobre games (sei que são muitos e o redator não tem todos os consoles) mas sinto falta de uma opinião mais realista e sincera (de um gamer como você Thiago) não de pseudo críticos que falam asneiras repetidas mecanicamente ou assuntos técnicos. Gostaria de uma opinião mais sincera sobre lançamentos. Poderia ser mesmo dos medalhões.
    Gostaria também do mesmo para mangás, mas com uma abordagem mais abrangente de como a quantas anda nosso mercado, lançamentos e relançamentos importantes (não vi nada de YU YU e Berserk aqui). Também sei que são muitos lançamentos. Mas gostaria de uns reviews, opiniões e até alguns Preview também. Valeu

    1. Opa, posso adiantar que pra 2015 já está sendo acertado compra de um Wii U, ou seja, o repertório vai aumentar um pouco mais! Alias seria ótimo se o pessoal citassem exemplos, como no caso de games e lançamentos. Porque se for pensar, eu andei sim falando sobre alguns (Destiny, Forza Horizon, Smash Bros, One Piece, Gunvolt…) e em breve devo abordar Halo Master Chief, Sunset Overdrive, Call of Duty AW e Assassin’s Creed Unity. 🙂

      – O que talvez falte no blog seja uma melhor organização das resenhas e opinões de games…

      Em relação a mangás, eu estava abordando um pouco deles no Direto da Banca (http://www.portallos.com.br/tag/direto-banca/), que precisou momentaneamente entrar em hiato, mas eu pretendo voltar a ele muito em breve e quem sabe até mesmo num formato inesperado em 2015! o/

      E valeu! Foram opiniões e sugestões valiosas!

    1. Puxa Jonas, aí eu vou dar uma chorada pra ti, porque se você for pegar retrospectivamente desde que o Conversa de Mangá retornou, ele anda bem frequente, pulando uma semaninha ou outra apenas para não ficar repetindo os mesmos assuntos e textos e pra dar uma refrescada no pensamento (ou quando algo mais urgente se faz necessário roubar o tempo do CDM), mas no geral a periodicidade dele tá bacana. Não perfeita, mas justa.

  2. Olha vejo falta de conversa de games T_Thiago mas uma das coisas que mais sinto falta no blog são assuntos voltados para tecnologia e gadgets, um de seus melhores textos aqui no blog, não sei se voce se lembra agora, mas foi um post seu comentando sobre o IPAD 2 e como ele estava ”mudando” sua vida, foi bem legal. foi uma análise bem humana, do uso cotidiano do aparelho… Sinto falta de algo assim de volta aqui, e mais colaboradores claro, pois sinto falta de outros pontos de vista de determinados assuntos

    1. Pois é, mas textos assim são meio complicados porque eu não pego estes gadgets constantemente. O meu iPad ainda é o mesmo do texto que fiz, hahaha, então meio que não há muito mais sobre o que falar dele. Mas por exemplo, alguns dias atrás eu fiz um bacana sobre um aparelho de repetidor de wi-fi que adquiri recentemente, tu viu? http://www.portallos.com.br/2014/11/04/repetidor-wi-fi/

      Ele segue essa vibe sugerida. Só é uma pena que não tenho contato ou experiências assim com uma frequência muito grande. São coisas eventuais mesmo. 🙂

  3. Como leitor há um bom tempo, devo dizer que meus posts favoritos são os de reflexões, mas tenho noção de que não são textos fáceis de se produzir. Eu já fico feliz com o rumo que o blog tomou neste ano, pois as postagens foram mais frequentes, colunas que eu gostava como o conversa de mangá voltaram, enfim sem muito o que criticar. Porém tenho uma sugestão que talvez funcione: Um post para combinar com os leitores sobre algo a ser lido, ou visto e ou jogado, com periodicidade mensal talvez. Assim após todos consumirem tal mídia, um post seria aberto a discussão a respeito daquilo.

    1. Opa, é realmente uma excelente sugestão Atos, talvez um texto pré-programado, porém notificando no blog que será publicado daqui 30 dias (só um exemplo), assim fica uma chamada para aqueles que querem se preparar correrem atrás do assunto. Vou estudar a viabilidade disso e também quais temas dariam certo, porque eu acho que não dá pra fazer com qualquer coisa. 🙂

  4. De quadrinhos Disney você não tem falado tanto. Eu comecei a acompanhar o seu blog por causa dos HQ’s Disney desde o finado Fórum Calisota.
    Imagino que não seja tão compensador escrever sobre isso, porque o público é realmente mais magro e talvez não tenha tantos comentários, mas eu sinto falta. Não são tantos os bons blogs de opinião sobre quadrinhos Disney.

    1. Bem nesse caso há até uma justificativa, ou várias. Pode até notar que alguns sites também andaram parando de falar um pouco sobre quadrinhos Disney.

      1. Eu acho que a qualidade em geral das revistas caiu um pouco, sem contar que as novidades inéditas ficaram mais escassas. Coleções e coisas especiais não saem na mesma frequência que a concorrência, e o que é especial andou sendo meio questionável.

      2. A Editora Abril é péssima, mas péssima mesma, na parte de saber lidar com blogs e fãs que querem divulgar as revistas. Capas em má resolução, divulgação delas em atraso, informações incompletas. Isso desanima qualquer um mesmo. Chega uma hora que a gente fica cansado de implorar por uma novidade ou capa no momento correto, sem ter que ficar lambendo a editora.

      3. Também estou chateadíssimo com o serviço de assinatura. minhas revistas chegam todo mês depois do dia 15, muito depois delas chegarem nas bancas. O serviço até hoje não se atualizou no sentido de dar mais opções de pacotes, incluindo Minnie e Pateta num pacote barato. Fora a promessa de quadrinhos digitais que está indo para dois anos e nada.

      E eu vejo o trabalho que vem sendo feito em outras editoras, como a Panini, e até mesmo na Disney internacional (a Itália está a mil após a Panini ter assumido por lá) e aí realmente bate a vontade de deixar a Abril se queimar por aqui, nem que seja para trocar os profissionais envolvidos lá atualmente (pra pior ou melhor), ou se algo acontece com o contrato de publicação. Mas esse sou apenas eu sendo pessimista.

  5. Es
    EEDireto da Banca
    eDireto da Banca
    Direto da Banca
    Direto da Banca
    Direto da Banca
    Direto da Banca
    Direto da Bancatou com saudade do “Direto da Banca”. O último publicado foi do dia 27 de setembro. Gosto de saber das novidades dos quadrinhos também.

    1. Foi mal. O texto ficou sem formatação. E Não consigo mais editar…
      O que eu queria escrever vai agora:

      “Estou com saudade do “Direto da Banca”. O último publicado foi do dia 27
      de setembro. Gosto de saber das novidades dos quadrinhos também.”

  6. uma dica na minha opiniao,seria vc criar post mais aberto a discurssoes tipo o cdm, independente do assunto seria uma maneria legal de interagir tanto com vc como os outros leitores. acompanho seu blog a bastante tempo, apesar de comentar raramente eu nao tenho nada a reclamar! na verdade gosto da forma como vc administra seus post, sempre abordando assuntos variados tanto que quase toda hora acesso o site pra saber se ja saiu algum post.

  7. Que tal um CDM sobre JoJo? Mais especificamente JoJolion, que está em publicação agora. É mensal, não acredito que daria tanto trabalho (acho que daria menos que uma semanal, mas ainda quero ver Boku no Hero Academia por aqui mais vezes), e é um ótimo título do grande Araki Hirohiko. O anime começou a ser lançado ano retrasado, e com isso o boom de popularidade veio, acredito que seria muito legal ter um espaço pra essa obra aqui no blog. Ainda nessa nota de mangás, podiam fazer de dois em dois meses, ou três em três, um tópico de recomendação sobre algum mangá já finalizado, ou em publicação fora do eixo shounen-shoujo normal. Tem vários mangás subestimados por aí, eu adoraria ler, descobrir, ou até recomendar alguns para matérias aqui no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.