Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. | 3×01 – Laws of Nature (Opinião & Spoilers)

Agents of S.H.I.E.L.D. retornou em sua terceira temporada na semana passada, dia 29 de setembro, lá nos Estados Unidos, com o episódio Laws of Nature, trabalhando a história três meses após os eventos da segunda temporada da série. Eu procurei, mas aparentemente ainda não há data de estreia da nova temporada aqui no Brasil. Se eu estiver errado, e houver uma data, por favor me informe nos comentários da postagem.

Sei que ontem foi a exibição do segundo episódio, “Purpose in the Machine“, entretanto não devo comentar sobre o episódio ainda esta semana no site, tendo em vista que geralmente acompanhar as séries no meu tempo livre no final de semana, ok? Isso também explica porque só agora estou falando do episódio da semana anterior desta série.

Uma outra ressalva que talvez seja importante é que assisto a Agents of S.H.I.E.L.D. meio como um telespectador comum, sem ter grandes lances ou sacadas a respeito dos easter eggs e referências que sei que a série faz nos episódios. Significa que muitas referências e dicas de eventos futuros sobre a história me escapam quando assisto. Eu realmente não me preocupo se tal personagem ou tal evento existem nos quadrinhos do Universo Marvel, até porque mesmo com as referências, a Marvel está criando seu próprio universo na TV, então que vem dos quadrinhos, muitas vezes é só uma dica e vislumbre do que pode vir a seguir e nada mais. Fora quando as referências são feitas simplesmente pela pura diversão dos leitores e profundos conhecedores dos quadrinhos Marvel.

Isso não quer dizer que desgosto mais ou menos de Agents of S.H.I.E.L.D., de fato ela se tornou uma das minhas séries prediletas, mesmo com todos seus defeitos e limitações. E a série melhora a cada temporada.

Eu não gosto muito do primeiro ano do seriado. Acho tudo meio complicado, forçado, sem graça. O elenco principal demora a enturmar e criar carisma. Os eventos são bem sem graça. Pra mim AoS só melhora mesmo quando ocorre os eventos de Capitão América 2 e a S.H.I.E.L.D. cai. Aí a série fica bacana, param as histórias procedurais de casos da semana e tudo começa a trabalhar em torno de um único e uníssona trama.

E agora com essa coisa dos Inumanos, de Hidra e muito mais personagens famosos, finalmente a coisa parece que deslanchou. Fora que eu gosto muito do Joss Whedon, que é produtor executivo do show. De uma certa forma a série lembra muito aquele clima divertido que existia em Buffy – A Caça vampiros, que reunia um grupo de personagens, vivendo em um universo meio maluco e incomum. Sem com personalidades carismáticas e um bom tom de humor nos diálogos.

Bem, quanto ao começo do terceiro ano de Agents of S.H.I.E.L.D. admito que tive que me esforça um pouco para lembrar onde mesmo que tudo havia terminado na temporada anterior. Uma boa dica é ver o recap que o canal da Marvel soltou há 2 meses atrás e meio que só descobri quando estava escrevendo esta resenha.

Eu só me lembrei na hora do episódio que a Simmons havia sido engolida pelo monolito Kree quando o Fitz apareceu tentando resolver o sumiço da personagem. O Coulson nem me lembrava de ter perdido a mão! Ah essa memória de 90 anos de idade… felizmente são elementos que ou a gente lembra na hora do episódio ou não tem tanta importância lembrar aqui.

E que gostoso está esse clima de X-Men agora na série, não? A Marvel foi bem inteligente em trazer os Inumanos a esse universo, ainda que muitos desconheçam completamente os quadrinhos desses personagens, enquanto os X-Men são muito mais famosos em tudo quanto é mídia.

Admito que tentei ler um pouco de Inumanos uma vez, no meio de uma saga do Quarteto Fantástico quando eles estavam na fase da Fundação Futuro há alguns anos atrás e não me pegou. Porém tenho quase certeza que não era ali o momento correto para tentar entender os Inumanos. Quem souber indicar um bom quadrinho ou arco para aprender mais sobre os Inumanos, me indique aí nos comentários.

No mais, gostei da Skye… ops, agora é Daisy, finalmente segura de seus poderes e controlando-os. Ufa, porque teve um momento da temporada passada que a Skye estava meio chata com essa coisa de “não posso usar meus poderes”. Que bom que agora liberou geral e a personagem está confiante de tudo.

Bom também ver que a série vai explorar com os dois pés no chão o universo dos Inumanos e novos personagens com poderes vão continuar aparecendo ao show. Caça aos Mutant… Inumanos! Parece que esse momento da temporada terá isso como foco! Excelente!

Planet Agents of Shield 3x01

Gostei também das possibilidades que irão se abrir com o caso da Simmons perdida em (ao que tudo indica) um outro planeta. Não faço ideia de que planeta seja, ou como ela respira de boa, mas senti um climinha bom de Guardiões da Galáxia nisso tudo. Não acho que a série vá explorar o espaço e alienígenas espalhafatosos como o filme dos Guardiões, mas é bom ver que uma porta para isso parece ter sido aberta. E eu gosto desse Fitz temperamental! A cena dele gritando com o monolito é de arrepiar. Apesar de que o personagem estava muito bom na temporada passada naquele estado de trauma, sem conseguir falar ou se expressar. Só acho uma pena que o que motiva o personagem a essas mudanças de personalidades seja apenas a Simmons. Parece meio juvenil ser assim. Bola pra frente Fritz!

Também há Coulson e uma nova rival, em uma nova agência que irá caçar Inumanos. Tudo bem. Nada muito a acrescentar. Resta apenas torcer que seja um embate interessante. A cena no metro em todo caso ficou muito boa. Não sei nem dizer se ficou melhor que cena do hospital, com o Inumano que agora sei que se chama Lash. Bom ver que com seres com poderes apelões, a série também se virou para criar vilões impressionantes e que aguentem o tranco dessas novas habilidades que a série abriu.

Cast Agents of Shield Season 3

Me parece um episódio que amarrou bem o que a série quer trabalhar nos próximos episódios. E quem estranhou um pouco a participação do Hunter e da Bobbi na história, isso talvez se dê pelo fato de que a ABC está preparando um novo spin-off chamado Marvel’s Most Wanted e caso a mesma tenha sucesso, ela seria protagonizada pela Bobbi e pelo Hunter, o que indicaria que eles teriam que sair de Agents of S.H.I.E.L.D., não que eu ache que eles vão fazer falta, pois a série já conta com um grande número de personagens. É aguardar pra ver!

Lembrando apenas que a terceira temporada deve pegar ou preparar o terreno para Capitão América 3: Guerra Civil nos cinemas, em maio de 2016 e isso impactará novamente a história da série.

Foi um bom começo, bem dirigido, com boas cenas de ação e muitos personagens. O cara que derrete metal, chamado Joey Gutierrez, meio que acabou nem tendo muito tempo em cena, mas me agrada pensar em um novo agente com tal poder. Vai ser útil em alguns casos, com certeza. E ele parece que será o orelha na temporada, aprendendo a ser tornar um agente e também como controlar seus poderes. Boa!


Finalmente Agents of S.H.I.E.L.D. liberou a marcha dos superpoderes!
Skye era legal, mas Daisy como Inumana é mais!
Simmons foi parar em outro planeta! Wow!
Fitz a cada temporada assume uma personalidade nova, e tudo bem, isso é legal!
O ano 3 começa bem, definindo as bases da temporada

Humanos com super poderes liberados! E nada de mutantes, são Inumanos!

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Eu concordo com vc. O começo da série é bem chatinha com aquele esquema procedural e etc. Não conseguia me importar com nenhum personagem, mas após o filme do Cap a série mudou da água pro vinho, apesar que alguns elementos já estavam sendo trabalhados antes da treta na Shield.

    Eu recomendaria ler o Quarteto na edição que introduzem os personagens, mas também pode ler os Inumanos do Paul Jenkins. Eu só li por causa da arte do Jae Lee, porém a história não é muito boa. Também tem a Guerra dos Reis que é um arco excelente, apesar que vc iria precisar ler o arco Aniquilação que também é muito bom. O material mais recente e acessível que pode ler é os Inumanos do Charle Soule, New Avengers/Secret Wars do Hickman (Que tem uma grande participação do Raio Negro) e a Ms. Marvel. E após Secret Wars, vc deve ler Uncanny Inhumans e Karnak que prometem serem fodas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.