Lista | Os futuros mangás da JBC & Panini! (para 2016)

(Acima) alguns futuros títulos da Panini, (Abaixo) futuro títulos da JBC

JBC Mangas

E aí? Como andam as coisas para os colecionadores de mangás aqui no Brasil diante da atual crise econômica? Bem, pra mim tem sido bem complicado, alguns títulos estão parados por meses, enquanto outros venho fazendo das tripas coração para continuar tentando manter razoavelmente em dia.

O fato dos mangás terem aumentado de preço não ajudaram muito, é preciso admitir. Porém não foram apenas os mangás que subiram de preço. O mercado de quadrinhos como um todo teve aumentos, uns assustadores, outros dentro do esperado. Eu, que sempre admiti aqui ser um colecionador voraz de quadrinhos Disney e praticamente cortei quase tudo que colecionava da linha, parte pela crise, pelos novos preços, parte porque venho odiando as atuais direções da linha Disney por parte de seus editora, uma conversa para um outro dia talvez.

Entretanto, mesmo com a crise, é de se admirar que muitas editoras não estão entregando os pontos. Muitos dizem que é nos tempos de crise são que oportunidades surgem. Não está rolando cancelamentos, nem mudança (para pior) na qualidade dos materiais na qual os mangás estão sendo publicados, nem mesmo nos que já estão saindo por aqui há anos. Isso por si só já é uma vitória. E indo mais além, há coisas que estão sendo aprimoradas no atual mercado de mangá aqui no país.

Há muito mais formatos diferenciados, indo desde o tradicional mangá tankobon em papel jornal, aos mangás com papel off-set, páginas coloridas e um monte de regalias e mimos que os colecionadores adoram, como orelhas nas capas, edições com o dobro de páginas e marca páginas vindo junto com algumas primeiras edições.

Outra coisa que as editoras entenderam, em especial a JBC e a Panini, é que não adianta cada uma jogar uma enxurrada de mangás mensalmente nas bancas, pois até mesmo um título dentro da mesma editora acaba canibalizando o outro. Nesse sentido há uma preocupação grande com a periodicidade de muitos títulos. Há muitos mangás bimestrais então. O que pra mim é um alívio, ainda que isso ocasione a demora na conclusão de certos mangás que são excelentes. Mas até que é bom aquela espera, aquele gostinho da expectativa por algo que você gosta e sabe que é bom.

Isso não anda impedindo as editoras de continuarem anunciando novos títulos, mesmo que eles demorem meses para começarem a chegarem nas bancas. Resolvi hoje fazer um lista dos mais recentes anúncios da Panini e da JBC para os próximos meses. Não me surpreenderia se alguns destes só forem realmente lançados em 2017. No geral, tanto a Panini quanto a JBC não arriscam mais do que uma ou duas estreia por mês. E normalmente ambas esperam uma ocasião onde há outros mangás da linha se encerrando para começar um novo título.

— Vamos a lista! E se eu esqueci algum anúncio, por favor deixe uma mensagem nos comentários que faço o devido acréscimo!

Editora JBC

Update 31/05 – Adicionados Akira e Ghost in the Shell à lista. Foram anúncios do ano passado, porém que ainda não saíram, mas devem sair! A JBC não os cancelou.

  • Dragon’s Dogma Progress
  • UQ Holder! (já chegou as bancas)
  • Nijigahara Holograph
  • Knights of Sidonia (já chegou as bancas)
  • Nigeru Otoko
  • Anohana (lançamento para junho)
  • Samurai 7
  • Apocalypse no Toride
  • Sakura Taisen
  • Saintia Shô
  • Boku no Hero Academia
  • Fullmetal Alchemist (retorno)
  • Inuyasha (retorno)
  • Akira
  • Ghost in the Shell

Gosto da lista da JBC pela diversidade. Há mangás de muitos gêneros sendo lançados, e a editora está com uma janela boa de lançamento entre seus títulos. Há alguns mangás menores que chegaram ao fim, como Orange e Bullet Armors que estão dando lugares a outros mangás. Sem mencionar que a aposta de relançamentos de mangás mais antigos lançados pela editora é uma ótima ideia, já que alguns são realmente um sucesso entre o público nacional. Eu fiquei super contente de ter conseguido uma segunda chance com títulos como Yu Yu Hakusho e Sailor Moon, por exemplo.

Sem mencionar que a JBC tomou as rédeas das muitas críticas que ela tinha no passado, como terceiras e quarta capas dos mangás em branco ou free talks não publicados. Hoje em dia muitos de seus títulos tem isso, e até mesmo as tão deliciosas páginas coloridas. A editora pode não ter sido a pioneira nestes detalhes, mas viu que precisava se adaptar ao modelo de mercado e assim o fez. Ponto positivo então! Nisso a linha atual tem sido eclética e de ótima qualidade, com mangás para o público em geral, no tão mundano papel jornal, quando ao branquinho off-set, ainda que haja muita gente que não goste da gramatura dessa linha, dizendo que as páginas são transparentes demais. Digo que isso é bem pessoal, pois é algo que não anda me incomodando. Há que se falar também que as traduções da JBC já foram bem mais problemáticas e polêmicas, como o caso de Fairy Tail. Ao menos nos novos e recentes lançamentos que ando até escrevendo sobre aqui no site, não mais encontrei problemas quanto a qualidade.

Sendo assim, gosto mesmo desta nova e aprimorada JBC! Da atual lista de anúncios, espero com ansiedade por Anohana, achei incrível a primeira edição de Knights of Sidonia (o review da edição sai daqui alguns dias aqui no site) e claro que não posso deixar de fora Boku no Hero Academia e o tão aguardado retorno de Fullmetal Alchemist, que não pude colecionar na primeira vez que veio ao Brasil!

Editora Panini

  • 21st Century Boys (lançamento para julho)
  • Slam Dunk (lançamento para junho)
  • Noragami
  • Lobo Solitário
  • AJIN
  • Pokémon Red
  • Ninja Slayer (lançamento em junho)
  • Arakawa Under The Bridge (lançamento em junho)
  • Rust Blaste
  • Ore Monogatari (lançamento em junho)
  • Naruto Gaiden
  • The Testament of Sister New Devil  (lançamento em julho)
  • Black Rock Shooter: The Game
  • The Wedding Eve (lançamento em julho)
  • Ginga Patrol Jaco

Acho que não deixei nenhum título atual da Panini passar. Fui meio complicado levantar todos os nomes. Isso para não esquecer que recentemente a editora também lançou One-Punch Man e Pandora Hearts (review em alguns dias), e também há alguns meses atrás a editora lançou Love Complex, Vagabond e Black Rock Shooter Innocent Soul. Alias pode esperar que em breve haverá resenha de todos estes mangás aqui no site.

Também gosto bastante da atual linha da Panini, ainda que seja um pouco mais difícil dar chance para novos títulos da editora quando há muitos mangás de longo prazo saindo também. Coleciono Bleach, One Piece, Ataque dos Titãs, 20th Century Boys e Assassination Classroom. É um número considerável se for pesar na balança. Mas admito que gostaria muito de ter condições para colecionar Ore Monogatari e Arakawa Under the Bridge. Se tiver condições o farei, em especial o segundo, que é um gênero de humor que sempre que chega por aqui acho que merece uma força para que outros semelhantes possam vir, como Gintama e Nichijou. Jaco, que descobri ano passado, também devo pegar, além de que farei o possível e o impossível para continuar colecionando One-Punch Man!

O que eu gostaria de ver da Panini é uma atenção maior com relançamentos ou até mesmo reimpressões de seus títulos. Ando achando perigoso colecionar seus mangás por conta de buracos na coleção por causa de edições e números que muitas vezes somem de lojas online. Claymore foi meu primeiro título abandonado na Panini, até hoje estacionado na edição 5. A Saraiva no geral mantém um acerto tão bom de títulos da JBC. Gostaria que a Panini também apostasse mais no varejo online, incluindo coisas bem mais antiga da linha dos mangás. Nisso ando com a impressão que a JBC andou de um ano para cá aprendendo a lidar melhor, especialmente por conta da crise, já que os colecionadores atrasam a compra de títulos de suas coleções. Mesmo assim vejo que muitos colecionadores ainda preferem a Panini por causa de seu padrão gráfico de qualidade, ainda que, como disse, hoje em dia acho ambas as editoras bem equilibradas nesse ponto.

Por último, na imagem que abre a postagem não estão todas as artes dos futuros lançamentos da Panini. Ali foram reunidos apenas alguns. Resolvi encerrar este listão com mais três artes, com dois títulos da Panini que chegam as bancas em breve e a do Jaco que foi anunciado alguns dias atrás.

Jaco Panini Arakawa Under the Bridge Panini Panini Ninja Slayer

— Interessado em alguns dos mangás anúnciados pela JBC e pela Panini? Quais? Diga nos comentários!

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Anohana, Boku no Hero Academia e Fullmetal Alchemist já são motivos mais que suficientes para eu correr atrás de dinheiro para assinar… hahahah

    Aí a dona Panini me vem com Pokémon Red, Lobo Solitário.

    Vou ter que ralar muito nesse segundo semestre de 2016

  2. Boku no Hero, Fullmetal e Inuyasha é certeza que vou vender um rim para pegar, tem também o Akame ga Kill da panini que eu quero também, fora isso já tem os 10 títulos que já coleciono é que não consigo manter em dia.

  3. Eu espero de verdade que alguns desses títulos cheguem em 2017.

    Não vai ter como colecionar todos esse ano e eu não gostaria de ter que abrir mão de alguns que eu realmente estou esperando.

  4. Nijigahara Holograph é compra certa. Depois de ler o excelente Solanin pela L&PM do mesmo autor, Inio Asano, esperei muito por um próximo lançamento dele aqui no Brasil. Gostaria de colecionar Lobo Solitário q nunca li, mas devido ao financeiro e principalmente espaço para guardar uma coleção dessas, deverei passar mais uma vez!

  5. Eu realmente espero que muitas dessas coisas fiquem pro ano que vem… A crise está foda viu!

    Desses, à princípio, eu vou pegar o Boku no Hero Academia, Full Metal Alchemist, 21th Century Boys e o Slam Dunk.

    Thiago, acho que faltou o Akira aí na lista da JBC. O título era pra ter sido lançado na CCXP do ano passado, mas adiaram. Estão prometendo ele para esse ano, mas eu tenho lá minhas dúvidas se ele vai sair mesmo em 2016!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.