Minipost | Typoman Revised

— Miniposts são pequenos aperitivos em forma de imagens ou vídeos com pequenos textos compartilhados pelas redes sociais do Portallos. O feed (origem e ordem cronológica) destas publicações é nosso Instagram.

Gameplay

Trechinho bem inicial de Typoman Revised, um simpático indie game na qual o jogador controla esse pequeno carinha formado por algumas letras, em um mundo onde boa parte dele é formato de letras e as palavras possuem o poder de materializar seus significados.

Escrever “DOWN” por exemplo pode fazer descer uma escada em uma posição superior descer. Ou escrever “ON” pode ligar um maquinário. Mas isso é só o começo e os comandos bem básicos. Ao longo do game o desafio das palavras vai se complicando…

Quote

O indie game, desenvolvido pelo estúdio Brainseed Factory, foi originalmente lançado apenas para Nintendo Wii U (em 2015), porém atualmente atualmente ele já se encontra disponível na Steam, PS4 e Xbox One.

Nesse segundo trechinho, mostro as aspas, ou o que também pode ser chamado de “Quote”, uma citação que narra um pouquinho da história ou o sentimento presente no momento específico do game.

São uma espécie de colecionáveis. Nem sempre muito bem escondidas, mas é fácil acabar deixando escapar uma ou dois ao longo da aventura se você se esquecer de procurar.

E logo em seguida, mais uma forma engenhosa de como as palavras são usadas em função do gameplay. Aqui é meio que um puzzle, porque é preciso entender que a fase só avança se o jogador formar “DRAIN” para que a chuva (“RAIN”) pare momentaneamente.

Inglês

Como dá para perceber, Typoman funciona no idioma inglês. Não há uma versão localizada na qual seja possível formar as palavras em português.

As palavras normalmente utilizadas são bem básicas, mas não se engane, pensar e construir ordens em inglês com letras desarranjadas e que estejam sobrando (nem sempre os puzzles se apresentam com a quantidade exata de letras) não é sempre moleza.

Para jogar Typoman é preciso ter um básico (ainda que mínimo) de inglês e um dicionário para lembrar certos sinônimos e antônimos para algumas palavras. E claro, sempre há a turma do You Tube…

Quanto ao trechinho do vídeo, aqui é um segmento bem tenso. As seringas que espetam o carinha deixam as letras turvas, sendo que nesse segmento o jogo demonstra que existem palavras que curam e o protegem, da mesma forma que o jogador também verá que existem palavras malignas que… bem… conto em um outro momento.

Vai ter impressões de Typoman ainda esta semana no site. Aguardem!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.