Roguevania | Dead Cells em 2018 no PS4, Xbox One e Switch

Dead Cells é um indie game lançado em acesso antecipado em maio de 2017 na Steam e que despertou muita atenção da comunidade na ocasião. O game está sendo desenvolvido pelo estúdio francês Motion Twin e parte do destaque e sucesso que o game recebeu pela imprensa e pela comunidade que abraçou o título se dá por sua proposta, de ser um game que segue um estilo metroidvania, porém que também é um roguelite, o que tem feito os desenvolvedores o apelidarem de roguevania.

Ficou confuso? Melhor destrinchar um pouco os conceitos. Metroidvania é aquele tipo de jogo em que o jogador explora um ambiente interconectado, descobrindo salas secretas e conquistando habilidades que o permitem retornar a áreas previamente visitas e de lá chegar em novas áreas. Clássicos como Castlevania e Metroid criaram tal nomenclatura. Roguelite já é um termo que ficou mais famoso na última década, pelo advento da explosão dos indie games. Jogos como Rogue Legacy, Binding of Isaac, Enter the Gungeon, Spelunky são grandes exemplos do gênero que consiste em labirintos construidos de forma procedural. Não só o ambiente, mas inimigos, áreas, forma de como o jogo recomeça diferente cada vez que o jogador morre e precisa recomeçar a aventura. Ah e tem esse detalhe, normalmente a morte é permanente, ou seja, o jogador recomeça tudo de novo, muita vezes só carregando consigo habilidades destravadas ou algum tipo limitado de progressão.

Sendo assim Dead Cells mistura um pouco destes dois mundos, criando uma aventura de ambiente interconectado, porém em que a morte é permanente e a cada vez que o jogado precisa recomeçar, parte de sua estrutura muda. Novos ambientes explorados em jogadas anteriores passam a integrar o começo do jogo por exemplo. Habilidades também continuam, mas o jogador parte sua jornada do ponto de partida. Isso faz com que sua progressão não seja linear. Tudo depende do que o jogador descobrir a cada novo recomeço.

Acrescente mais elementos bacanas, como um pelo visual em pixelart, um combate que lembra o estilo de Dark Souls, com defesa, esquiva e ataque e diversos segredos escondidos por todo o game. E lembrando que tudo isso ainda se encontra em acesso antecipado no Steam, o que significa que o jogo ainda está em desenvolvimento e balanceamento, elementos e mudanças ainda estão sendo acertadas no game.

A notícia aqui fica por conta da confirmação de que Dead Cells não será um título exclusivo para PC. A Motion Twin confirmou essa semana que o indie game irá chegar em 2018 ao Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch, possivelmente quando o mesmo estiver pronto para sair do status de acesso antecipado. A espera é que uma data oficial apareça nos próximos meses iniciais do ano. Resta aguardar.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.