Editorial | Repaginando o visual para 2019!

Pequenas reformas também celebram os 10 anos do site

Após um pouco mais de três anos e meio usando o último layout, que surgiu em julho de 2015, tendo recebido várias reformas ao longo dos anos, chegou a hora de mudar tudo novamente. O Portallos abre 2019 com um novo visual (ainda em construção no momento da publicação deste post).

A bem verdade é que eu já queria ter feito essa mudança em fevereiro do ano passado, quando o site completou 10 anos de atividade (estreamos em 21 de fevereiro de 2018), mas a vida é assim mesmo: nada sai como se planeja. Contratempos financeiros e também de tempo livre na vida adulta atrapalharam tudo, e para tal os planos do novo visual foram prorrogados para essa virada de ano.

Quanto ao novo visual – em relação a escolha do mesmo mais precisamente – o que posso dizer é que já estava há um bom tempo sentido a necessidade de mudar para um novo layout que me permitisse voltar às raízes do Portallos. Sem, é claro, que o mesmo perdesse funções importantes, como ser responsivo e funcional em qualquer tipo de device, especialmente os smartphones.

A página inicial segue um pouco a tendência do antigo layout, de se parecer mais com uma revista eletrônica, com chamadas para todos os lados, seja de conteúdos novos ou aleatórios de todas as épocas do site. Neste momento ela ainda está meio caótica e bagunçada, mas espero organizar melhor tudo com o passar das próximas semanas. De qualquer forma ainda há a opção de ver todos os posts publicados em sequência, para quem curte ordem cronológica.

Esse novo visual também vai me permitir ficar um pouco mais solto das amarras dos padrões que eu mesmo fixei no antigo layout, algo que na época foi certo, mas que hoje em dia me desanima um pouco quando quero escrever algo fora da caixa.

Fora que é um layout bem flexível. Então não se assuste se o site ficar mudando sua moldura, o layout entre posts ou até mesmo suas cores ao longo dos próximos meses. A ideia é realmente mudá-lo de acordo com o humor, a tendência ou apenas porque sim. Agora é possível!

E talvez para alguns esse novo visual possa ser meio desconfortável, até mesmo meio desordenado, porém peço uma chance. Ainda estou acertando, ainda estou mexendo. Tem certas áreas que ainda não estão totalmente funcionais (esse plugins de redes sociais na lateral não está todo configurado) ou construidos (o site está sem algumas funções de rodapé). O ponto é que eu precisava do novo layout online para aprender e acertar todos estes pequenos detalhes. Fiz testes gerais em um servidor local, mas há coisas que só mesmo jogando online para ver funcionando.

Opiniões também são bem vindas. Não gostou da barra lateral à esquerda? Era mais legal o cabeçalho dos posts com imagens gigantes que cobriam toda a área inicial do site? A página inicial está ruim? Fique à vontade para criticar. Felizmente essa é a graça desse novo layout que o site passa a usar, ele é bem flexível e quase tudo pode mudar de posição com um clique na parte administrativa do site.

E meio que é isso (por enquanto). Desejo aqui um feliz 2019 para todos que seguem o site, além dos agradecimentos por nos acompanhar, seja você um leitor recente ou das antigas, lá dos tempos da NGM. Agradecimentos especiais e calorosos para a trupe atual de sete samurais que nos dá um pequeno suporte financeiro lá no Apoia.se e que são responsáveis diretos pela possibilidade de ter feito esse pequeno investimento no novo layout. Obrigado de coração Alex Amaro, George Menezes, Hennan Carvalho, Jonathan Oliveira, Paulo Silva, Rafael Lossehëlin e Wendel Sousa!

Observação — Tenho reparado em um pequeno problema técnico no site que ele parece não estar carregando vez ou outra suas páginas (se insistir no F5 a página abre). Isso não estava acontecendo ontem durante o dia (enquanto fazia a manutenção em seu layout). Talvez seja um problema de servidor. Ainda estou analisando, mas estou ciente que possa ser algum problema que preciso resolver. Estarei de olho nisso.

Atualização em 3.jan.2019 — Parece que o problema a qual relatei acima foi resolvido. Sendo assim a reforma visual continua pelos próximos dias, mas de forma mais lenta e cautelosa, afim de evitar que o problema retorne. Mas podem esperar por mais melhorias visuais ao longo de todo este mês de janeiro. Nem tudo está pronto e funcional ainda (mas vai estar até o fim do mês). É isso!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.