Editorial | Um super tour pelo novo layout do blog!

O blog mudou este mês. Ficou mais bonito, ficou mais compromissado em trazer e criar conteúdos novos com mais frequência, trouxe novos recursos, reformou algumas linhas editorias e até ganhou um novo logo para carimbar uma nova fase.

E se você é um leitor que já está navegando por aqui há alguns dias, já deve ter entendido boa parte do novo layout. Porém será que não ficou nenhum detalhe que posso lhe mostrar e que você ainda não havia percebido? Porque o novo visual tem disso, há surpresas e pequenas coisas pensadas com carinho para ter aqui, ali e lá. Há até mesmo pequenos detalhes e extras que até mudam diariamente e que nem são posts! Sabe do que estou falando? Não? Deixa que lhe mostro pelo super guia criado para destrinchar tudo ou quase tudo que essa nova fase pode lhe oferecer!

Super Tour

Um guia pelos bastidores do novo layout do Portallos!

01. Página Inicial - Home Padrão e Home Simplificada!

Página Inicial

Ativando uma versão simplificada!

Eu sei que a atual Homepage do blog ficou cheia de informação. Há posts para tudo quanto é lado e eles não estão todos alinhados cronologicamente. Talvez não seja fácil encontrar as postagens e matérias mais recentes. Claro que com o tempo você se habitua ao novo formato da Home, mas se não quiser, também não precisa!

Já notou que existe uma Home Simplificada? Há até mesmo três formas de chegar nela! Pelo botão “Últimos Artigos” lá no topo da página, passando o mouse no menu principal do blog (este que lhe segue quando rola a página para baixo) na opção Home e aí é só selecionar “Home Simplificada“, ou naquele grande botão amarelo próximo ao rodapé da página inicial que diz “Mais, Mais e Mais Postagens!“.

Assim fica mole mole não perder nenhuma novidade no blog! Isso porque a atual Home principal foi criada pensando em apresentar ao leitor tudo que o Portallos pode oferecer, de forma setorizada e organizacional, mas não necessariamente cronológica. Para o leitor veterano, que entra aqui todos os dias e que conhece bem o blog, criei essa Home simplificada justamente para que você possa acompanhar de forma ágil e rápida, o que há de novo desde a última vez em que visitou a página.

Este slideshow necessita de JavaScript.

02. Onde localizar os Posts Mais Recentes?

Postagens Recentes

Tem nas duas versões da Home!

No item anterior mostrei como acessar a Home Simplificada. Aqui quero apenas frisar que tanto a Home normal quanto a simplificada exibem as postagens mais recentes do blog. Na Home completa essa parte fica abaixo dos setores fixos e antes do setor Galeria, e na Home Simplificada é só Postagens Recentes, com a vantagem que ela é paginada para ir de forma decrescente até o primeiro post do blog!

Este slideshow necessita de JavaScript.

03. Acessando e navegando no blog por tablets e celulares!

Mobile

Se adapta a qualquer tamanho de tela!

O antigo layout já tinha um pouco desse conceito de funcionar de forma mais responsiva em celulares e tablets. Porém a antiga versão tinha lá seus bugs e as vezes não conseguia se enquadrar da forma como deveria em alguns aparelhos. Essa nova versão está muito mais aprimorada! Mais responsiva e sem tantas quebras em telas menores! Repare que até mesmo os menus se adaptam, indo parar no topo a esquerda, sendo acessível com um clique! E não importa o aparelho está em pé ou de ladinho, conforme as imagens abaixo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

04. Na onda das Redes Sociais

Facebook e Twitter

Reformulados e mais amigáveis aos seguidores!

Aproveitando a reforma do logo, os pontos sociais do Portallos também ganharam um reforma visual em seus banners e estão bem mais apresentáveis aos seguidores e leitores. Especialmente o Twitter que por anos era apenas um agregador de feed automático e sem vida.

Foi aprimorado a forma como as chamadas para matérias são feitas nestas redes sociais, agora com imagens contextualizadas pensando no formato, as vezes com comentários extras ao próprio post em si, links diretos e visualmente mais atraentes até mesmo para que qualquer um possa até mesmo compartilhar. Está tudo sendo atualizado manualmente e com o carinho que cada rede possui.

O Facebook tem um pouquinho mais de atenção, inclusive recebendo compartilhamentos e outras bobagens que a ferramenta permite, e só porque é a rede que mais utilizo, mas estou olhando para o Twitter com maior cuidado e espero poder interagir com parceiros e leitores via Twitter, caso haja contato por parte desse público (antigamente isso não rolava porque não entrava no Twitter, agora como está tudo sendo feito manualmente, estou a torto e reto olhando notificações  e mensagens).

Este slideshow necessita de JavaScript.

05a. Os setores da Home Completa: Destaques Especiais

Destacando Posts!

Porque alguns merecem mais do que outros!

Voltando a falar um pouquinho da Home, quero apenas destrinchar alguns dos setores que estão ali e o porque de estarem assim. A começar pelo todo da Home, tem uma área de grande destaque, para postagens maiores e especiais. Aquela atração que é feita planejada e pensada com um maior carinho. É exatamente esse grande quadrado enorme da Home que fica mudando automaticamente mudando o que está visível nele.

Sabe estes dois quadrados menores a direita? Não são destaques especiais. Eles vão sempre, e sem exceção, exibir os dois posts mais recentes do blog. Um destaque ao ser publicado não vira destaque automaticamente justamente porque ele obrigatoriamente vai para um destas quadrados a direita. Depois que ele cai dali (ou seja, mais dois posts são publicados) é que eu o direciono para o quadrado maior.

Há um outro detalhe. As categoriais principais do blog, também possuem esse grande quadradão de destaques! Entre direto em uma das opções do menu principal do blog (Jogando, Assistindo, Lendo, Japão e Miscelânea) e você vai perceber que cada um tem seu próprio Menu de destaque. E outras sub-categorias como Conversa de Mangá, Reflexões, Dando Nota! e etc também estão com essa opção ativa. Um detalhe pequeno que você pode bem notar, mas que foi planejado para se ter!

Vale dizer que estas destaques dentro das categorias não mostram os mesmos artigos que estão na Home, né! Eles exibem os últimos destaques feitos dentro da própria categoria (e que passaram ou até podem estar na Home), mas sempre serão sobre a categoria em si!

Este slideshow necessita de JavaScript.

05b. Os setores da Home Completa: o Menu Central!

Menu Principal

Não parece, mas a estrutura central do blog está ali!

Esse é outro mimo do novo layout. O menu central não é algo estético e sem vida. Ao passar o mouse por cada uma das cinco opções principais (Assistindo, Jogando, Lendo, Japão e Miscelânea) é possível ver as últimas postagens de cada categoria, além de ver outras sub-categorias pertencentes as categorias principais.

O Miscelânea era um menu que não existia no antigo layout. Resolvi criá-lo justamente para não ter que criar outras categorias que fugissem das 4 principais, e porque também as vezes o blog fala mesmo de coisas que não se encaixam em lugar algum. Depois da concepção do Miscelânea é que me veio em mente que ali seria um lugar caótico e perfeito para não existir separações. É por isso que sub-categorias como as resenhas e análises e ofertas e promoções ficam ali ao invés de se repetirem 4 vezes nas outras categorias, porém, por exemplo, se a análise é de um game, essa análise também está na categoria Jogando, ou seja, nada fica realmente descategorizado , enquanto o Miscelânea impera na diversidade e no caos de tudo um pouco e mais além!

Este slideshow necessita de JavaScript.

05c. Os setores da Home Completa: O retângulo amarelo dos Vídeos

Trailers e Vídeos

As vezes, basta o vídeo e poucas palavras!

Inicialmente a Home desse layout era apenas um grande bloco branco. Isso me incomodava um pouco, até porque não queria poluir mais ainda o site com um fundo cheio de referências como era no antigo layout. Foi aí que veio a ideia de usar dois setores (Vídeos e Galerias) com um grande bloco diferente de cor.

Fora isso havia algo nos primórdios do Portallos, lá em meados de 2008, que eu gostava de fazer e com o tempo meio que foi se tornando tão complexo e cansativo que eventualmente acabou sendo feito com menor frequência. Estou me referindo a simples posts de vídeos e trailers, sem a necessidade de uma análise profunda ou um comentário refinado, dissecando todos os dados técnicos do vídeo. Aí surgiu esse setor “Aperte Play”.

Posts curtos, com ênfase no vídeo em si. Tanto que toda postagem dessa parte abre com o vídeo numa área maior da página. Jogando o menu lateral do blog abaixo do vídeo. Ainda escrevo algumas palavras, mas o compromisso é bem menor. O projeto inicial desse setor seria que o player do vídeo até rodasse direto na Home, mas o layout ainda (ênfase no “ainda”) não permite isso. Mas é um setor dinâmico, sem requerer muita energia de um post mais planejado.

É para o leitor passar por ele e sacar que ali é pra ver um vídeo bacana e pontual do que estiver rolando na internet no momento. Sem grandes análises ou reflexões sobre um simples trailer.

Este slideshow necessita de JavaScript.

05d. Os setores da Home Completa: O retângulo preto das Galerias!

Imagens e suas Galerias!

Perfeito para destacar ilustrações, fazer checklists e por aí vai!

Tal com a área dos Vídeos, explicados no item acima, essa é uma área para colocar imagens e galerias de momentos onde o visual se faz necessário! O Portallos há anos tem essa Tag “Postando um Imagem”, na qual são feitos posts simples com fanarts, ilustrações e desenhos fodas que se encontram pela internet e o que você quer é simplesmente mostrar para mais pessoas isso.

Claro que a Galeria acaba ganhando um peso um pouco maior que o setor dos vídeos, pois ali é possível escrever matérias maiores, onde é preciso mostrar uma quantidade bacana de imagens. Ou até mesmo criar checklist com capas de revistas de algumas editoras que facilitam a vida dos blogueiros e soltam imagens decentes destas capas mensais.

A própria galeria em si, dentro do post também ganhou uma reformulação, agora ocupando uma área maior no início da postagem e também jogando o banner lateral mais para baixo dela. E ele tem esse efeito slide, onde as imagens podem correr lateralmente a esquerda ou direito e que dão um efeito muito maneiro, e funcionam bem no modo mobile.

Este slideshow necessita de JavaScript.

06. A possibilidade de dar notas!

Resenhas e Análises!

Se rendendo aos números ao final de um texto

Fazer análises com notas por muito tempo foi um dos grandes tabus do Portallos em tempos em que havia uma grande equipe de pessoas. E até hoje há muito discussão na internet em torno de como notas diminuem a validades dos textos de resenhas e análises, pois as pessoas só sabem ver as notas. Fora o quão injustas elas podem ser. E assim, tirando um breve período no começo do blog onde havia notas por aqui, elas eventualmente sumiram. E agora estão de volta!

A minha ideia de dar notas as coisas e trazer esse recurso novamente é justamente ter mais um meio de interagir com leitores e criar algo diferente. Hoje estou no comando solo do Portallos e posso me permitir ser maluco o suficiente para dar notas do jeito que quiser, sem parecer injusto ou ilógico com outros autores que utilizassem o sistema.

Meu critério para as notas entretanto não são para serem levadas as sério. Não estou avaliando games ou séries por categorias rígidas e imutáveis, como gráficos ou trilha sonora. As avaliações estão sendo feitas como uma resenha enxuta do texto. Quais os pontos que abortei no texto? Positivos e negativos. Eles são a base para compor a nota. Nem sempre dá tempo de falar ou pesar todos os altos e baixos, então não é algo para seguir um modelo, apenas para ponderar coisas que deram ou não deram certo na análise ali discutida.

Simples e descompromissado, entende? E tenho gostado desse resultado. Fora que é muito maluco ter uma área na Home onde você pode encontrar uma resenha de uma fase de uma HQ, uma série ou um game de celular, não? Essa é a diversidade que quis criar dando um espaço próprio ao setor na Home completa! E pra mim é uma das partes mais bacanas dessa nova fase!

Este slideshow necessita de JavaScript.

07. Populares - Tudo que é bom volta!

Clássicos de todos os tempos do Portallos

Baú de recordações, que é trocado dia sim, dia não na Home!

Essa parte da Home é pura nostalgia. Também foi pensado desde o começo quando descobri as possibilidades do layout que usaria nessa nova fase. Essa área sempre irá trazer 3 sugestões de publicações antigas do blog, que foram sucesso em seu tempo ou que são acessadas até hoje graças aos buscadores do Google. São os clássicos do blog escritos não só por mim, mas por todos que passaram por aqui desde a criação do blog. Eventualmente até mesmo aqueles posts dos recrutas da fase do recrutamento podem aparecer!

Quem é das antigas vai relembrar destes posts com nostalgia e quem está chegando agora vai perceber que há muito conteúdo escondido em pilhas e anos de publicações que o Portallos possui. Além disso, como eu não consigo produzir toneladas de conteúdo diário para o blog, ao menos esse setor da Home está em constante mudança!

A troca de sugestões dos Populares é feito dia sim, dia não! Podendo variar um pouco, por exemplo, mudo as sugestões na sexta de madrugada e só as altero na segunda de manhã. E não se preocupe se perder alguma recomendação, eventualmente vou repetir alguns clássicos já sugeridos!

Porém não deixa de ser um incentivo para que ao menos dia sim, dia não, os leitores voltem aqui para ver o que foi sugerido na parte dos Populares! Bacana, não?

Este slideshow necessita de JavaScript.

08. Dicas de ofertas e promoções na Home!

Shut up and take my money

O leitor encontra uma dica legal, e o blog ganha alguns centavos, que mal há nisso?

Esta é uma área que tive um certo receio de criar. Isso porque não queria parecer oportunista, indicando produtos e descontos pela internet apenas na intenção de querer ganhar os míseros centavos que estes programas de afiliados das lojas online dão a seus cadastrados. Alias isso é papo para uma matéria solo sobre o assunto.

Porém, alguns meses antes de estrear o novo layout e fazendo testes pela página do Portallos no Facebook notei que muitos leitores gostavam e curtiam quando eu ficava dando dicas de promoções e produtos que muitos bem faziam ideia de que existam no Brasil ou que dava para comprar online. E no blog antigo sempre fica estranho quando eu fazia tais indicações.

Isso porque se eu criava muitas, dentro daquele ritmo onde o blog não recebia muitas matérias, ficava parecendo que o blog era apenas sobre dicas e ofertas. E você que me acompanha por aqui sabe que não é! Foi aí que me veio em mente criar essa área própria na Home e apenas sub-categorizar lá no Miscelânea as ofertas anteriores que não estão na Home.

Isso porque quem me conhece sabe que sou um notório consumista. Compro games aos montes além de colecionar HQs e Blu-rays. Adoro uma boa oferta e vivo mesmo caçando elas por aí. Apenas juntei o útil ao agradável, que é comprar e recomendar estas ofertas para outros conhecidos e colegas, dentre eles, os leitores do Portallos.

E não há vergonha algum em admitir que quando algum leitor clica numa dica que viu aqui e compra o item na loja online, o Portallos recebe sim uma mísera comissão destes programas de afiliados. Não é segredo que rola esforços da minha parte desde um ou dois anos atrás para monetizar o blog de forma que ele se torna um pequeno investimento que dê um retorno atrelado ao prazer de escrever e compartilhar experiências. Não é pra menos que há Ad Sense em alguns locais do site.

Infelizmente não sou um milionário (ah sonhar… sonhar…) e parte do que é compartilhado aqui, seja de game, HQs, ou filmes, vem da compra destes produtos. E é porque isso que muitas vezes eu só posso falar aqui de coisas que eu curto, porque se fosse falar de outras coisas além do meu gosto, isso iria envolver mais custos de outras coisas que não estão na minha rotina de gastos e consumo. E lá vai dinheiro.

Enfim, essa conversa de monetizar é um papo que realmente quero ter com os leitores eventualmente. Porém nesse momento, quero apenas dizer que a área das dicas de ofertas e produtos legais, não é com a intenção de lucrar e enganar ninguém. Eu realmente só recomendo ali coisas bacanas e que estão dentro do que eu gosto. Além de muitas vezes são promoções e descontos na qual eu mesmo adquiri alguma coisa. É feito na boa intenção, e eu fico muito grato quando alguém compra por um link do Portallos e dá essa ajudinha nos custos, mesmo sem se atentar que ajudou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

09. Um blogroll mais encorpado!

Amigos & Parceiros

Criando uma corrente de links e lugares legais para os leitores visitarem!

Bem, no caso do Blogroll, acabei escrevendo sobre o assunto semana passada aqui no blog, na animação de ter acertado algo que vinha querendo reformar há muito mais tempo do que um novo layout, sendo assim não irei me estender.

Apenas reforço que é uma iniciativa bacana, ainda que meio antiga, onde sites e blogs pequenos podem recomendar e indicar uns aos outros. É uma camaradagem sempre bem vinda. Há muita gente que ainda pensa que blogs e sites são rivais uns dos outros, disputando leitores e visitas, mas é exatamente o contrário.

É muito bom quando a gente pode citar uma matéria de um amigo que tem blog ao invés de escrever a respeito no blog em si, especialmente se não há muito a acrescentar. Para quem tem blog pequeno e sabe que o tempo é escasso, podem mencionar ou indicar algo que foi feito de forma incrível em um parceiro ou amigo é bom porque te dá tempo para pegar um outro assunto para escrever. Bom, ao menos esse sempre foi meu pensamento.

Enfim, Blogroll do Portallos ficou bonitão! E acho ótimo ele estar visível em duas vias, numa página própria e no rodapé do site!

Este slideshow necessita de JavaScript.

10. Um rodapé cheio de atrativos!

Super Rodapé!

Deixando os extras para o fim da página!

Logo que estava quase concluindo o novo layout percebi que não queria seguir com alguns aspectos dos antigos modelos de layout que todas as versões anteriores do blog possuia: uma barra lateral lotada e entupida de coisas mal distribuídas!

Repare que atualmente a barra lateral do Portallos está enxuta e direto ao ponto. Na lateral o leitor encontra indicações de posts especiais e de destaques, natural caso ele tenha vindo aqui por algum link do Google. Isso desperta a atenção dela para ver tais conteúdos. Há também os comentários recentes, as últimas resenhas, os posts mais comentados do ano e uma barra de pesquisa. E só! E tudo muito bem casado e orgânico.

A barra lateral da Home completa é ainda mais enxuta! Comentários recentes, últimas resenhas e os posts mais comentados do ano! E acabou! Curta, simples e sem poluir o campo de leitura do visitando do site. E aí sobrou para o rodapé todos os extras e atrações menores do blog, e isso não é nenhum ponto negativo!

Ter um rodapé cheio de coisas é muito legal pra mim. Mostrar que o blog tem tanta coisa maneira que não cabe tudo no espaço convencional! Fora que é quase como uma cena pós-crédito de um blockbuster nos cinemas. Você terminou de ver a página e chegando ali no fim percebeu que tem um “tcham” a mais, quase como um bônus por ter ido até o fim.

Por exemplo, todo dia (todo MESMO) eu troco o vídeo do rodapé! Pode ser um trailer, um game antigo, uma montagem musical, uma abertura de animê, um trailer que vai virar post assim que eu tiver tempo, pode ser qualquer coisa! E todo dia eu troco o vídeo! E você assiste ali, na página mesmo! O horário da troca não tem hora fixa, rola a qualquer momento do dia!

Do outro lado do rodapé também está uma ilustração que vem automaticamente do Tumblr do Ponto de Checagem! Muito melhor do que era no antigo layout, onde tinha apenas um selinho do logo do Ponto de Checagem no menu lateral. E o Tumblr também é atualizado praticamente todos os dias (as vezes falha, por falta de achar algo legal pra colocar lá). Mas cuidado! O rodapé só mostra a última arte postada no Tumblr! Se em algum momento do dia eu joguei três ou duas artes lá (o que é bem comum), o rodapé só vai exibir uma! E se você curte essa coisa de fanarts e ilustrações, deveria passar a visitar o Ponto de Checagem também! A ideia é alias eventualmente integra-lo ainda mais ao Portallos!

Ah e esse pop-up lindinho que aparece quando você está lendo um post do blog e vai rolando até o fim da página, e chega ao rodapé? A Postagem Sortida! É incrível como essa ferramenta consegue cavar verdadeiras relíquias da memória do blog. Eu as vezes me perco ali recordando essas fases malucas que diferentes que o blog já teve!

Fora isso o rodapé é um paraíso para quem quer pesquisar a fundo o blog. O arquivo de posts mensais está ali, mostrando os números de publicações mensais desde fevereiro de 2008! Há também as tags mais usadas, um pequeno botão do mapa do site, um outro que mostra o número de leitores na página em tempo real! Nossos canais no Facebook e Twitter, e os camaradas do blogroll. Além é claro de uma curtíssima sinopse sobre esse pequeno pedacinho da minha alma que é o Portallos!

E há quem ache o rodapé de um site um treco inútil… bem, aqui não!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Extra: Coisas para um futuro iminente (ou não)

O que precisa melhorar?

Porque nada é perfeito, claro!

O layout estreou, coisas novas vieram, a rotina de criação de conteúdo melhorou imensamente, mas ainda faltam coisas? Que tal dar a sua opinião nos comentários? É realmente importante que eu saiba o que os leitores tem a dizer desse novo layout, dessa nova fase e desse novo ritmo de publicação que o blog está recebendo nestas últimas semanas!

Posso adiantar de antemão que algumas coisas já estou trabalhando nos bastidores, como:

  • Um sistema de Newsletter, possivelmente semanal, para avisar sobre novos conteúdos de destaque!
  • A Home não mostra o número de comentários de cada post publicado. O tema que estou usando não tem isso em sua codificação, porém existe um meio de colocar isso manualmente na programação. Estou estudando como fazer isso, sem danificar alguma coisa interna do sistema.
  • Estou planejando abrir um grupo fechado e exclusivo no Facebook para leitores, porém isso vai ser conversa para uma outra ocasião que deve rolar agora em agosto (provavelmente). Claro que espero que haja interessados.
  • Também sei que é chato um blog tão bacana como o Portallos ter tanto adsense, e eu gostaria que ele tivesse menos. Porém, por enquanto, é a única maneira de monetizar o blog e injetar ânimo (e investimentos) para que ele continue crescendo e até mesmo existindo.
  • Outro ponto que acredito que alguns leitores sofram é com lentidão de carregamento do site. Infelizmente isso também requer um maior investimento em servidores e no momento isso não tem chance de acontecer. Porém estou ao poucos amenizando isso com plugins que ajudam no processo de não dar sobrecarga no servidor.
  • Novos colaboradores. Pois é, ainda não dá para formar uma nova equipe, porém quero trabalhar em algumas ideias para os próximos meses para conseguir participações e textos especiais de amigos, leitores e quem sabe antigos colaboradores!
  • Infelizmente posso adiantar que no momento não há chances de acontecer um podcast para o blog. Agora algo em vídeo… não descarto totalmente a ideia, porém ainda vai demorar alguns meses se isso for acontecer ainda em 2015. É mais um projeto para 2016.

Gostou? O que está faltando?

Resta a grande pergunta do final: Você teve a curiosidade (e coragem) de ler tudo? Porque hoje em dia está difícil encontrar quem consiga! Ao menos agora você entende porque esse especial está saindo dois semanas após o lançamento do layout novo, né? Tomou um senhor tempo, mas eu sempre fico feliz de dar um pouco dos bastidores da construção de cada fase e mudança que o blog passa!

E bem, é isso! Uma nova fase, novas metas, novos desafios!

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Li tudo hahahahahha , realmente gostei bastante dessa nova fase do Portallos (Apesar que eu amava o papel de fundo do Portallos Exp) , está tudo ótimo e espero que continue assim 🙂 , espero que esse grupo do facebook aconteça :D. Adoro o Blog , Bom trabalho Thiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.