JogandoRapidinhas

Gingado de ToeJam & Earl: Back in the Groove está chegando

Dupla hip hop dos anos 90 retorna em 1º de março

Tudo começou em 1991, quando ToeJam & Earl foi lançado para o Mega Drive. Desde então a série ganhou mais duas sequências, uma bacana (ToeJam & Earl in Panic on Funkotron), e outra um tanto quanto esquecível (ToeJam & Earl III: Mission to Earth). Quase três décadas depois, ToeJam & Earl: Back in the Groove está chegando para provar que a série ainda tem fãs e público em um disputado mercado de jogos eletrônicos.

Back in the Groove surgiu graças a uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo no Kickstarter lá para meados de 2015. Foram necessários mais alguns anos até que o jogo estivessem redondinho para ser lançado, mas eis que isso finalmente acontecerá nesta sexta-feira, dia 1º de março. E chega com os dois pés na porta, saindo para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e Steam. Opções para toda a comunidade de jogadores. O título terá legendas em português.

Explicar o que é ToeJam & Earl não é muito simples. É um destes jogos singulares do passado, com um design e estilo que não chegou a ser seguido por outros jogos em busca de algum espaço em minha memória. É estranho inicialmente, mas a experiência é tão singular que o fez ter toda essa fama. É peculiar, estranho, porém, divertido.

É também um dos precursores do gênero roguelike. Não é o primeiro, pois tal título é de Rogue, de 1980. Porém é do tempo em que o gênero não tinha qualquer fama. Bem diferente dos dias atuais. O cenário de ToeJam & Earl e os itens do game eram gerados aleatoriamente no original de 1991.

Explorar o ambiente era um dos objetivos do jogo, pois os jogadores deveriam encontrar 10 peças de uma espaçonave para chegar ao fim da aventura. Havia muitas coisas estranhas, pessoas para se conversar, puzzles, itens, super poderes e afins. Era tudo muito estranho. E dizer isso muitas vezes não explica exatamente a real sensação de jogar o título.

ToeJam & Earl: Back in the Groove tem como missão trazer todo esse sentimento clássico da franquia e introduzi-la a uma nova geração de jogadores, enquanto saciam os fãs pela experiência de uma nova aventura nesse universo, com estes personagens. O título tem o que existia de melhor nos jogos antigos, mas com muitos elementos melhorados e aperfeiçoados. A experiência multiplayer cooperativa inclusive também retorna neste novo jogo.

Quer mais coisas estranhas? Que tal ter Macaulay Culkin como produtor executivo do jogo? Pois é, isso acaba de ser anunciado. Macaulay Culkin ganhou fama quando criança, no clássico de natal Esqueceram de Mim. Hoje em dia, fora dos holofotes de Hollywood, Culkin tem uma forte presença na internet (aos norte americanos) graças a sua companhia de comedy chamada Bunny Ears. Sua companhia ajudou no humor deste novo título.

Não posso deixar de mencionar também que o game está sendo desenvolvido por Greg Johnson, co-criador do game original dos anos 90. O mesmo abriu um estúdio em 2006, chamado HumaNature Studios, e é responsável pelo game Doki Doki Universe (indie exclusivo das plataformas do PlayStation).

Enfim, não posso dizer se ToeJam & Earl: Back in the Groove será um sucesso. Descobriremos em alguns dias. O ponto é que sempre fico animado de ver clássicos da minha infância sendo resgatados e apresentados novamente ao uma nova geração. Isso abre as portas para outras franquias esquecidas, e que certamente merecem a mesma chance. Só posso desejar sucesso ao novo jogo. Se tiver a chance de jogá-lo, prometo que abro um novo espaço aqui no site para falar mais a respeito.

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios