E3 2019JogandoRapidinhas

Collection of Mana e The Last Remnant estreiam no Switch

Títulos foram lançados de surpresa na semana da E3

Talvez você tenha percebido, talvez não, mas a E3 deste ano apresentou muitos JRPGs. Um sub-gênero que se for olhar alguns anos atrás parecia um pouco esquecido no tempo. Mas eles voltaram, e nos mais diversos formatos, dentre ports, remakes e remasters. E até JRPGs foram lançados durante o evento: Collection of Mana e The Last Remnant Remastered, ambos títulos da Square Enix, que chegaram ao Nintendo Switch durante a E3.

A Square Enix mostrou muitas outras novidades semana passada, dentro esperados detalhes sobre Final Fantasy VII Remake, assim como o tão esperado port de Final Fantasy VIII. Assim como também revelou a aguardada data de Oninaki, assim como a vinda para o ocidente de clássicos da série SaGa – Romancing SaGa 3 e SaGa Scarlet Grace:Ambitions. Porém para este post, quero falar de The Last Remnant e Collection of Mana, já que ambos foram lançados repentinamente e já estão disponíveis.

The Last Remnant Remastered

A começa por The Last Remnant Remastered, título lançado originalmente na geração passada, lá em 2008. Uma época em que a Square Enix estava testando outras séries de JRPG, umas mais bem sucedidas do que outras. A versão remasterizada de The Last Remnant surgiu ano passado, quando chegou ao PlayStation 4. E agora está disponível no Nintendo Switch. Vale aqui apenas um alerta: o game ocupa o espaço de 12GB na memória do console. É um espaço considerável para o console.

Sem entrar em muitos detalhes sobre a trama, The Last Remnant é mais um daqueles JRPGs de mundos fantásticos, com artefatos mágicos que auxiliam a vida da sociedade e a divisão social causada pelos mesmos. Há verdades escondidas e conflitos históricos que ficaram no passado e precisam ser esclarecidos. O que torna o game único é um sistema de batalhas meio diferente, baseado em moralidade, que brinca com o clássicos sistema de turnos, mas de uma forma mais dinâmica, com botões que precisam ser acionados na hora certa. É bem diferente, porém interessante. A Square Enix até liberou um ótimo documentário de 10 minutos (em inglês) com os produtores e responsáveis pela criação do game falando sobre o mesmo. É bem interessante.

Um jogo que pode ser chamado de cult? Acho que sim. Uma das pérolas perdidas da geração passada, a qual seu resgate aqui é muito precioso. São mais de 100 horas de gameplay, com a interface do jogo aprimorada e um melhor trabalho gráfico em relação a versão original. Vale dar uma chance. E chegando ao Switch por 19 dólares. Preço bem justo a meu ver.

Collection of Mana

Já outro título que também ficou disponível na semana passada foi Collection of Mana, uma importantíssima coletânea de clássicos do portfólio da Square Enix, assim como também para o gênero do JRPG como um todo. Os três jogos baseados no mundo de World of Mana, que são Final Fantasy Adventure,Secret of Mana e Trials of Mana.

São três clássicos da era de ouro dos JRPGs, datados lá da década de 90. O primeiro, Final Fantasy Adventure, recebeu esse nome no mercado norte americano porque na época era mais chamativo, mas na Europa é conhecido como Mystic Quest, enquanto no Japão se chama Seiken Densetsu: Final Fantasy Gaiden. E originalmente saiu para Game Boy, o que total explica seu envelhecimento gráfico.

A Square Enix inclusive chegou a reimaginar esse clássico em 2003, quando lançou para Game Boy Advanced um jogo chamado Sword of Mana. Entretanto há muitas diferenças entre o clássico a qual se originou. Elementos de Final Fantasy foram eliminados, mecânicas novas substituíram as antigas e a história também foi repaginada. É um título que poderia ter sido interessante estar aqui na coletânea, mas também é compreensível porque a Square optou pelo original ao invés dessa outra versão. Além disso, em 2016, o clássico ganhou um novo remake, desta vez para Mobile e PlayStation Vita, renomeado de Adventures of Mana. Este sim mais fiel ao jogo original e até mesmo muito bem avaliado. Outro que talvez pudesse estar aqui, nesta coleção. Mas não acho que seja um substituto absoluto para o clássico original.

Final Fantasy Adventure / Mystic Quest – Galeria

O segundo jogo da coleção é Secret of Mana, lançado originalmente em 1993, para o inesquecível e sempre amado Super Nintendo. Talvez o videogame mais legal de todos os tempos. E vale lembrar que este título recebeu um remake total ano passado, com novos gráficos 3D. Saiu apenas para PlayStation 4, PlayStation Vita e PC. Essa versão de 2018, por sinal, está precisando sair em novas plataformas.

Secret of Mana é um destes clássicos de todos os tempos quando se pensa nos tempos de outro dos RPGs. E aqui o título segue aqueles belíssimos gráficos do Super Nintendo, com uma pixel art que sobrevive muito bem ao tempo. Ainda é um visual que agrada aos olhos até os dias de hoje. A galeria abaixo não me deixa mentir.

Secret of Mana – Galeria

Por fim, o último game dessa coleção é Trials of Mana, talvez a joia mais preciosa desse pacote. Trata-se de Seiken Densetsu 3, que saiu para Super Famicom (nome do SNES no Japão) e, tal como isso sugere, nunca chegou a ser lançado no ocidente oficialmente. Um clássico japonês de 1995. E neste pacote chega totalmente localizado ao mercado do ocidente, nos idiomas inglês, espanhol, francês e alemão.

Alias, já que mencionei localização, nenhum dos três jogos possuem opção de idioma para nosso português. E somente Trials tem tradução em espanhol, sendo que os outros dois jogos estão em inglês, francês e alemão. Outra informação legal de passar é que Trials e Secret possuem suporte a multiplayter local. Secrets pode ser jogado com até três pessoas, enquanto Trials até dois jogadores.

Trials of Mana – Galeria

E não para por aí. A Square Enix parece empolgada com a série Mana, e lascou o anúncio de que Trials of Mana está para ganhar um remake 3D completo a ser lançado no início de 2020. Um trailer mostra a restauração gráfica que o título está recebendo. Chegará ao Nintendo Switch, PlayStation 4 e PC. Isso pode ser uma indicação de que Secret of Mana pode ganhar uma versão do Switch em breve? Faria sentido… eis o teaser trailer desse anúncio:

E meio que é isso. Ufa. Um post bem recheado de coisas para se mencionar e comentar. São bastante horas que dá para se gastar com estes dois títulos lançados na semana passada. Seja para conhece-los agora, seja para matar a saudade de alguns deles. Collection of Mana, talvez pelo seu valor histórico, está um pouco mais caro que The Last Remnant, chegando a custar 39 dólares na eshop norte americana do Switch. Para nós, sai um pouco salgado esse valor. Mas é uma preciosidade histórica. Quem pode bancar tal valor certamente não deve se arrepender. E ao demais, esperar uma promoção é sempre uma opção válida!

 

Curte do nosso conteúdo? Saiba que é possível ajudar o Portallos!
Siga-nos em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
(Novidade) Estamos começando, dê uma força: YouTube | Mixer
— Entre e participe do nosso Grupo de Leitores no Facebook!
Seja um apoiador no Apoia.se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e do Ponto de Checagem (2014). 32 anos, formato em Direito, vivendo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Em busca de novos apoiadores que curtam estes projetos e a viabilidade deles crescerem!
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios