A Última Colônia, 3º livro da saga Guerra do Velho sai esta semana

John Perry e Jane Sagan estão juntos para mais uma missão

A Editora Aleph está para lançar esta semana, em 10 de julho, o terceiro livro da série Guerra do Velho, do escritor John Scalzi. Pré-vendas estão abertas, seja na Amazon, seja na loja oficial da Aleph. E sim, esse é um grande lançamento para amantes da boa literatura da ficção científica moderna.

A série Guerra do Velho trabalha um universo fascinante, em quê a humanidade finalmente consegue explorar o espaço sideral, colonizando planetas e lutando grandes guerras. No primeiro livro somos apresentados um conceito bem original onde homens e mulheres da terceira idade são convocados para viver no espaço, uma segunda vida, como soldados da colônia espacial. E como vovôs e vovós podem se tornar soldados espaciais? Bem é isso que o primeiro livro trabalha de forma tão genial. Vale sua leitura.

O grande diferencial desse universo criado por Scalzi não estão nas batalhas especiais e suas guerras. Ficção desse nível Star Wars existe aos montes no mundo literário. O que Scalzi faz de tão genial é a forma como ele trabalha seus personagens em face a uma incrível ciência sobre a sobrevida dos seres humanos (o namoro com o tema da imortalidade) e a nossa mente e consciência. Somos quem somos, ainda que não sejam estes os nossos corpos? Quem estes personagens foram e o que eles se tornaram? É uma narrativa fascinante. Fora isso Scalzi tem uma ótima escrita e um incrível senso de humor. A leitura é agradável e prazerosa.

Leia nossa resenha de Guerra do Velho

No segundo livro, As Brigadas Fantasma, Scalzi continua explorando o universo criado no livro anterior, porém com novos personagens, sem o uso do mesmo protagonista, John Perry. Quem retorna ao segundo livro é Jane Sagan, que tem uma participação importante na aventura original.

Ambos os livros funcionam de forma separadas. Possuam histórias próprias e até podem ser lidos sem depender um ou do outro, ainda que funcione muito melhor se o leitor tiver lido o que dá origem a tudo isso. Quem gosta de John Perry, pode inclusive voltar somente agora, em A Última Colônia, já que ele não tem qualquer participação no segundo livro (ainda que haja menções sobre ele algumas vezes, contextuando o que ele está fazendo).

As Brigadas Fantasma explora o segredo do super esquadrão de super humanos que não conhecem seu próprio passado. Um gancho deixado pelo primeiro livro. Enquanto em paralelo, traz Jane Sagan de volta aos holofotes em uma missão muito importante envolvendo tal esquadrão. E prova de que a personagem funciona muito bem, ainda que não envolta do carisma que John Perry esbanja no livro anterior.

Leia nossa resenha de As Brigadas Fantasma

Agora, após um breve período de um ano aguardando, os fãs poderão continuar acompanhando essa série – composta de seis livros – com A Última Colônia. O livro, originalmente lançado nos Estados Unidos em 2007, chega pela primeira vez ao Brasil com o sempre excelentíssimo tratamento gráfico que a Aleph dá a todos seus livros. Mantendo o mesmo estilo de arte na capa, inclusive.

A sinopse oficial deste terceiro livro já foi divulgado:

“Do premiado escritor John Scalzi, o terceiro volume da série Guerra do Velho, A Última Colônia te convoca a explorar uma trama galáctica sem precedentes. Pois como você já sabe, sempre existe mais uma missão para John Perry e Jane Sagan. Porém, o que parecia ser apenas um novo passo na expansão terráquea rumo às quase extintas colônias espaciais desabitadas, se revela uma disputa que colocará toda a humanidade em risco.

A raça humana tenta expandir seus territórios, mas se depara com um problema: os planetas habitáveis são poucos e a competição por eles é enorme.

Após anos sem expandir suas fronteiras, a União Colonial toma a controversa decisão de iniciar uma nova colônia, e a tarefa de administrá-la é entregue a dois condecorados heróis de guerra: John Perry e Jane Sagan. Inicialmente, o maior desafio é conciliar os interesses de grupos com origens diversas.

Entretanto, logo os heróis se veem isolados em um planeta que não é o que parece e descobrem que são apenas peças no tabuleiro de uma disputa que envolve o destino de toda a humanidade.

Na série Guerra do Velho, best-seller do New York Times, o premiado autor John Scalzi traz ao leitor uma história épica de conquista galáctica e exploração interplanetária, com personagens cativantes, intrigas políticas bem construídas e sem nunca perder o bom humor.”

Fica bem claro que para quem leu um dos livros lançados anteriormente, A Última Colônia é mais uma leitura obrigatória. E para quem ainda não conhecia, este é um novo ótimo momento para correr atrás de Guerra do Velho. Até porque ele e As Brigadas Fantasma podem ser encontrados com um ótimo preço em lojas como a Amazon.

E vou dar mais uma dica. Quem gostou da escrita de John Scalzi, precisa dar uma olhada em outro título que a Aleph lançou ano passado, chamado Encarcerados. Não é no mesmo universo de Guerra do Velho, mas é outra obra do Scalzi que tem uma narrativa incrível, também envolvendo a consciência humana e corpos robóticos. É um thriller policial de suspense incrível.

Leia nossa resenha de Encarcerados (também do Scalzi)

E é isso. Esta é uma ótima semana para embargar em uma aventura espacial sem precedentes. Ou voltar para lá, caso você já tenha embarcado.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.