HQ: Você sabia que Disney Big existe na Itália?

Pois é, eu estava pesquisando algumas histórias da Disney hoje pela manhã no Inducks quando tropecei nas HQs italianas de Disney Big. Para quem não sabe, a Editora Abril lançou aqui no Brasil no final de 2008 uma nova revista chamada Disney Big. A revista foi recebida por aqui com muita festa pelos fãs. Ela recebeu todo um tratamento especial, com direito à capa cartonada, 300 páginas e uma bela seleção de histórias de vários personagens do Universo Disney, incluindo algumas excelentes de Don Rosa, desenhista da Disney que os fãs aqui do Brasil tem um carinho especial por ser um discípulo de Carl Barks. Em Julho de 2009, chegou às bancas brasileiras o segundo volume de Disney Big. Nós, aqui do Portallos, já fizemos um preview dela. (Clique aqui para ver).

Mas se eu já achava a nossa Disney Big fenomenal, imagina quando olhei as capas da Disney Big italiana. Putz, que capas!! Todas são fantásticas, com um colorido especial de cair o queixo. Uma pena que a Editora Abril não tenha usado as capas italianas. O fundo usado na Disney Big 2 daqui, por exemplo, é bem fraquinho. Um outro detalhe que me chamou a atenção é que a Disney Big Italiana tem 500 páginas!!! OMG! Perdemos 200 páginas na versão brasileira. Até entendo esse corte, afinal, as vendas aqui no Brasil, infelizmente, são fraquíssimas, comparadas com a Itália, fábrica suprema de produções de quadrinhos da Disney. Os italianos adoram as HQs dos personagens.

Um outro detalhe é que lá a revista é mensal e custa 6 Euros [Aproximadamente 16 reais], enquanto aqui no Brasil a Editora Abril promete lançar um volume a cada 6 meses. O preço brasileiro ficou em R$ 12. Não está ruim para o número de páginas. A JBC lança mangás com 200 páginas por R$ 11, para comparação. Disney Big custa 1 real à mais, vem com 100 páginas à mais e é colorido ainda [Quadrinhos coloridos custam mais para serem impressos].

Uma outra coisa que me chamou a atenção foi a capa da Disney Big nº 09:

Não é todo dia que vemos o Mickey na capa portando uma arma de fogo. Existem muita censura nesse tipo de situação onde um personagem que as crianças adoram aparece segurando uma arma. Talvez isso aconteça lá porque lá o público seja um pouco mais adulto, enquanto aqui no Brasil a Editora Abril precisa, e muito, do público mais novinho para continuar lançando as revistas. Não que o Mickey não aparece em histórias aqui no Brasil atirando em bandidos, pois acontece, não com frequencia, mas acontece. Mas na capa com uma pintura assim? Acho que nunca vi isso por aqui.

Para fechar o post, fiquem com a galeria de capas de Disney Big. Só há 16 edições da revista até o momento, pois ela estreou em Maio de 2008 lá na Itália. A edição 16 é de Agosto de 2009:

Ah mais dois detalhes que acabei não mencionando. Assim como a edição brasileira, a Disney Big Italiana também é feita só com republicações, uma seleção das melhores histórias Disney das últimas décadas. A edição 16 de Agosto é ainda mais curiosa porque traz uma história, que até hoje só foi publicada na Itália em 1986 que tem impressionantes 109 páginas!!! Para quem não sabe, as histórias Disney em geral tem no máximo 35 páginas. A históra em particular se chama “Buone vacanze, paperi!” e conta com a participação de toda a família Pato.

Enquanto isso aqui no Brasil, a Disney Big 3 já está prometida para o final do ano! 😉

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. Caramba, 500 páginas de quadrinhos por mês eu acho coisa demais, mesmo sendo republicações. Acho que eu não daria conta pra acompanhar tudo isso junto com os lançamentos normais. Mas a Disney Big brasileira tá com um bom preço pelas suas 300 páginas e gostei que vão continuar lançando, só poderia ter uma frequência melhor. Mensal é fodis, mas semestral também é muito tempo.

  2. Poxa..muito bom seu blog..pena que encontrei ele pesquisando imagens da Revista “aventuras disney” que foi cancelada..
    Mesmo assim vou continuar acompanhando sempre ^^

    sobre o post..realmente as capas dessa disney big italiana (500 páginas O.O) deixa no chinela a daqui.. que ainda tem capinhas tão bobas..

    enfim..parabéns pelo blog e já vai para os favoritos do meu

    1. @macgaren Valeu pelos elogios. Bacana ver que a cada dia aparecem mais e mais pessoas que curtem HQs Disney por aqui.

      Só um detalhe… Aventuras Disney não foi cancelada. A menos que você esteja se referindo a alguma série antiga, pois atualmente a editora abril está lançando mensalmente uma revista chamada Aventuras Disney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.