LiveBR: Rede on-line chegou, mas cadê o conteúdo?! A dura realidade da República das Bananas? [X360]

Ser brasileiro e gostar de games é uma infelicidade. Até mesmo quando algo de bom acontece nesse mercado por aqui, algo de ruim chega logo atrás para dar aquela rasteira nas suas pernas. Parece inacreditável mesmo. Já vou explicar, mas antes quero disser que esta é uma impressão do lançamento. Se as coisas vão mudar daqui uma semana, duas semanas ou amanhã é um outro tipo de conversa, ok? Ter esperança é algo lindo, mas hoje, agora, estou encarando a realidade do momento.

No dia 10 de Novembro, quarta-feira, a Microsoft estreou simultaneamente em 8 países espalhados pelo globo a seu rede on-line, a Xbox Live. O Brasil estava nesta lista. A Live serve para jogar online pelos consoles Xbox 360, conversar com amigos via rede, para comprar expansões de games, comprar games completos, além de outras tranqueiras como temas e itens de avatar para customizações da dashboard do console.

Desde que vi a entrevista do Guilherme Carmago, da Microsoft Brasil, na GamerBR, fiquei com a pulga atrás da orelha. Muita gente de foruns e comunidades pela internet sempre reclamou e suspeitou que se um dia o Brasil viesse a ter a Live, que a mesma seria capada de conteúdo. Quando nessa entrevista o Guilherme mencionou que todos os games do sistema precisariam passar pelo Ministério da Justiça para poderem entrar na rede, e que a Microsoft estava entrando em contato com publishers e third parties para que estas estivessem levando seus games ao órgão brasileiro, já tinha minhas suspeitas que seriamos, mais uma vez, sacaneados pela burocracia brasileira. Quando o mesmo citou Limbo como um game de estréia da LiveBR, pra mim já era certo que iriamos ser sacaneados, pois Limbo é um game de Julho da LiveUSA, e haviamos outros games mais recentes para que ele citasse, como Super Meat Boy ou Sonic 4. Alias comentei sobre isso no post da coletiva imprensa, então vou seguir em frente.

Dia 10 chegou! A LiveBR entrou no ar mais ou menos lá pela meia-noite. Show! Mas e o conteúdo? Pra mim, um dos fatores mais importantes da Live no Brasil não é o fato de poder jogar online, pois isso já é/era possível tendo uma conta americana no console. O mais interessante da LiveBR é o conteúdo pra mim. Poder adquirir MSPoints num preço competitivo e comprar os games e expansões dos mesmo com uma facilidade maior e sem sofrer do bloqueio de região do aparelho e ser torturado com sistemas de VPN para burlá-lo.

E o que aconteceu no lançamento da Live? Limbo, que o Guilherme Camargo havia prometido não estava lá. Para a Live Arcade apenas Dead Space Ignition fora disponibilizado. Apenas 01 jogo! Para a Games-On Demand, apenas Halo Waypoint estava disponível. E Halo Waypoint nem é um game! Sim, os DLCs e outras tranqueiras como temas, vídeos e itens de avantares chegaram em maior quantidade, mas ainda assim, eram poucos e muitas coisas famosas e importantes para os gamers no Brasil ainda não estavam disponíveis como os conteúdos de Gears of War 2, que são bloqueados em nossa região para quem tem uma conta internacional.

Página de "Games Completos" na LiveBR... Sim, só dois games. Veja mais abaixo a mesma página na Live do Chile que estrou junta com a nossa.

“Ah, mas calma, tenha paciência, os games chegarão!” – Ando vendo muita gente dizendo isso nestes três dias de lançamento. Não vou discordar. Talvez realmente o conteúdo chegue daqui alguns dias. Mas que garantia temos? A Microsoft não disse nada desde o lançamento, se justificando pela falta de conteúdo, o que é o mínimo que qualquer empresa que se preocupa com sua comunidade deveria já ter feito no dia mesmo do lançamento de um produto como este. Enquanto isso, que tal darmos uma olhada como anda o conteúdo nos outros 8 países onde a Live foi lançada no dia 10? Vejam:

Brasil (link):

  • Jogos Completos: 02 games (Dead Space Ignation e Halo Waypoint)
  • DLC – Complemento de Jogos:  82 itens

Rússia (link):

  • Jogos Completos: 142 games
  • DLC – Complemento de Jogos:  176 itens

Polônia (link):

  • Jogos Completos: 162 games
  • DLC – Complemento de Jogos:  200 itens

Africa do Sul (link):

  • Jogos Completos: 03 games
  • DLC – Complemento de Jogos:  78 itens

Grécia (link):

  • Jogos Completos: 163 games
  • DLC – Complemento de Jogos:  215 itens

República Tcheca (link):

  • Jogos Completos: 161 games
  • DLC – Complemento de Jogos:  196 itens

Hungria (link):

  • Jogos Completos: 162 games
  • DLC – Complemento de Jogos:  195 itens

Colômbia (link):

  • Jogos Completos: 162 games
  • DLC – Complemento de Jogos:  184 itens

Chile (link):

  • Jogos Completos: 163 games
  • DLC – Complemento de Jogos:  172 itens

E a título de curiosidade, a Live nos Estados Unidos está assim na data de hoje:

Estados Unidos (link):

  • Jogos Completos: 1.942 games
  • DLC – Complemento de Jogos:  342 itens
Um pedaço da 1ª página de "Games Completos" da Live Chile, que também estreou no dia 10. São 05 páginas de games que totalizam neste momento 163 jogos!

Conclusão: O Brasil em termos de infraestrutura para a Live está no mesmo patamar da África do Sul, que também foi lançada com praticamente nada de conteúdo. Enquanto isso nossos vizinhos aqui, Chile e Colômbia, estraram com muitos games para serem comprados no sistema. Olhei com maiores detalhes a do Chile e lá já está disponível games recentes como Earthworm Jim HD, Sonic 4: Episode I, Super Meat Boy, Monday Night Combat e Comic Jumper. É uma vergonha que o Brasil não tenha conseguido nem ao menos os próprios games distribuidos pela Microsoft no lançamento, como Splosion Man, Trials HD ou até mesmo as versões completas de Banjo-Kazooie e Banjo-Tooie.

A quem devemos atribuir a culpa por uma Live tão vazia? A Microsoft que não agilizou ainda mais o processo de aprovação dos games no Ministério da Justiça? Ou o Ministério da Justiça e a própria burocrácia do sistema de classificação etária brasileiro, que todos sabemos, realmente não é um dos mais ágeis (até tenho minhas dúvidas se eles sabem mesmo classificar games, qual a infraestrutura que possuem para esse tipo de produto)?

Neste link do Ministério da Justiça é possível consultar como anda o processo de classificação. Consulte alguns joguinhos da Xbox Live Arcade ali e você verá que muitos receberam aprovação e classificação do governo brasileiro agora no dia 08 de novembro. Dois dias antes do lançamento da rede. Quantos dias são necessários até que tais jogos acabem sendo lançado? Ainda não sabemos. Jogos como Shadow Complex, Castle Crashers, Limbo e Braid aparecem lá no sistema. Entretanto games mais importantes como os que já citei (Meat Bou, Comic Jumper, Earthworm jim e Sonic 4) nem aparecem lá, o que me deixa com a suspeita que pelo visto nossa Live Arcade vai ser bem capada, já que depende de outras distribuidoras além da Microsoft, levar tais games para aprovação no governo.

É isso pessoal. A Live chegou e me decepcionou muito. Pra mim, 90% de sua importância em ser nacional era o conteúdo. Jogar on-line eu jogo na minha conta americana. Espero moder minha língua e que daqui um mês ela esteja recheada de games, mas o que eu vejo hoje, é uma decepção. Ser lançada desta forma chega a ser uma vergonha frente a outros países do mundo, mostrando realmente que o Brasil não está nem aí para o mercado de games.

No dia 10 o lançamento ainda foi cheio de problemas, com gamers não conseguindo migrar, cartões de crédito não sendo aceito na hora de assinar a Live Ouro e bugs. Ontem, a Microsoft Brasil se pronunciou e disse que os problemas foram consertados e que todos que tiverem problemas, ela arrumaria as contas manualmente. Eu não migrei e nem vou migrar. Vou continuar com a minha conta americana para comprar conteúdo no lançamento lá fora (se não for bloqueado) e resolvi crar uma nova conta para a LiveBR “ThiagoPortallos”, ainda não estou com um Xbox 360 para poder jogar, fiz direto no site oficial, mas pelo menos ela já fica registrada. Vou acabar utilizando ela para jogar online, mas acredito que conteúdo mesmo, vou acabar continuar comprando na americana, até que a nacional crie vergonha na cara e bote conteúdo pra gente ter o que gastar em Microsoft Points. Quero ver também se teremos por aqui Deal of Week e promoções como existem na Live Americana e se os lançamentos, irão chegar aqui em tempo hábil ou se ficaremos recebendo tudo com semanas ou meses de atraso. Tem muito ainda que não sabemos como funcionará e odeio essa incerteza. Não vou destruir minha conta americana migrando para a nacional, prefiro recomeçar de novo na LiveBR e manter a minha antiga bonitinha e perfeitinha como está.

E agora é esperar, ter paciência e torcer para o que vimos nestes primeiros dias de LiveBR tenha sido o pior cenário possível. Que daqui para frente, as coisas melhores. E rápido!

Isso também pode lhe interessar

36 Comentários

  1. Falou tudo. O que mais vejo é o pessoal “reclamando” de quem “reclama”, por isso acho que a atitude de criticar do Portallos é bem corajosa mesmo. Sempre acho que criticar é o primeiro passo de quem se importa.

    Não estamos avaliando se daqui a meses vai ser bom, a questão é que do jeito que está, é uma porcaria! Quem migrou só PERDEU até o momento. De que adianta comprar Microsoft Points mais facil se não tem em que gastar? Se não tem um catálogo de jogos bons para deixar disponível, que não lançassem o serviço ainda ora bolas!

    Fala-se muito que com a Live teremos acesso a todo o conteudo de games… como se quase tudo fosse bloqueado na Live Americana para nós.. e isso é uma grande mentira, claro que tem conteúdo bloqueado, mas no geral eu acho que é bom pouco… além disso fazer VPN é simples (basta ter boa vontade). Pior é na LiveBR que nem VPN vai liberar os conteúdos não disponíveis.

    Eu pelo menos não vejo o MENOR motivo para migrar. Jogar online já jogo na LiveUS, e migrar não muda nada em lag, etc. Comprar Microsoft Points para mim é simples e barato, compro direto no Ebay pelo PayPal, pago só conversão do dólar. Tenho acesso a todo o conteúdo da Live (diretamente ou por VPN). Minha conta me permite baixar novamente todo o conteúdo comprado (o que é importante com meus HD de 20GB apenas). Se por acaso tiver algum problema técnico, ligo pelo Skype ou entro em contato por e-mail ou Twitter do XboxSupport. Sério, me deem UM motivo para eu migrar?

    Esse papo de “apoiar o mercado nacional” que muita gente anda usando como justificativa para a LiveBr para mim não cola. Claro que eu apoio o “mercado nacional” (parece até que é uma pessoa :D), porém apenas quando ele me apoia de volta! Escolher a melhor opção é um direito básico como consumidor. Esse papo todo eu acho uma grande falácia e uma enorme hipocrisia… ou todo mundo compra os consoles pelas importadoras (mais caros)? E os jogos também?

    Reconheço que sou um pouco radical nesse assunto. Não julgo quem quis migrar, isso é opção pessoal. Agora acho um absurdo quando criticam a minha posição de não migrar, justamente porque se eu fizer isto só vai me prejudicar… muito embora digam que eu estarei “ajudando o mercado nacional”.

    Eu ainda não publiquei nada criticando, estou dando um handicap de 1 semana para eles corrigirem essas falhas ABSURDAS… quero só ver se o lançamento da XBLA semana que vem já vai estar disponível no mesmo dia na LiveBR… outra coisa que me preocupa é o DLC do Reach, já pensou se “atrasa”???

    OBS: Uma coisa que me preocupa mais ainda nessa história toda, é a afirmação de que caba a cada publisher / produtora solicitar a classificação no Brasil. Eu achava que isso seria feito pela Microsoft! Se unificado em uma empresa só já seria difícil, imagina com outras que sequer possuem representação no Brasil? É para chorar infelizmente.

    1. Isso porque eu nem mencionei o fato do Kinect estar chegando no próximo dia 18 e não ter uma maldita loja fazendo pré-venda do mesmo. E nem dos novos consoles. Os cartões da Live só hoje a Saraiva on-line começou a vender.

      Está tudo muito embaçado e enrolado.

  2. Eu fiquei extremamente desapontado com a LiveBR,mas não surpreso com a falta de conteudo.
    Não migrei e não vou migrar.Gastei muito na LiveUS pra perder tudo.

    Eu so fico chateado com os brasileiros que estão criando intrigas e brigas com quem não esta migrando, dividindo assim a (já pequena) comunidade gamer brasileira na Live.

  3. Haha, fui criar minha conta BR agora, e aconteceu uma coisa que me fez rir.
    Tenho 17 anos e quando tava quase acabando meu registro, de repente pede a conta da Live dos meus responsaveis, ou seja a Live da minha MÃE! ehoaiuheoaiuhea.

    Aiai, só de imaginar minha mãe jogando MW2 na Live ja me fez chorar de rir.
    Desse jeito fui obrigado a mentir e colocar que tenho 18. aiai..

    1. Playstation Network ainda não veio para o Brasil amigo. Nenhum console é lixo… lixo são como eles são gerenciados em países como Brasil. Fala de PS3 mas não temos PNS oficial e o Move que foi lançado meses antes do X360 ainda não veio pra cá, o Kinect chega agora dia 18. Fala de PS3 mas os games oficias da plataforma aqui no Brasil são mais caros que os oficiais vendidos pela Microsoft.

      Falar que a grama do vizinho é mais verde é muito inteligente mesmo. Ninguém aqui está dizendo que o X360 é melhor que o PS3. cada console tem suas caracteristicas e qualidades. Ambos se completam. Não é porque vc tem um ps3, que não pode vir a ter um x360 ou vice-versa. Não existe consoles ruins, o que existe são gamers ruins, que idolatram uma única plataforma e acham que todas as outras são perda de tempo.

      1. Se tivesse como clicar mais vezes no “Gostei” eu ja teria o feito.
        Esses haters são f*da. Eu mesmo se tivesse condição não pensaria duas vezes e teria todos os consoles com 4 controles e todos os jogos que eu quisesse aqui, pena que isso só é possível na imaginação.

      2. Doeu muito a realidade nesses caras! kkkk rindo pra caramba!

        Compraram um video game ultrapassado com preço de nova geração, só lamento…

        Merecem pagar a live e ver que ela não presta, não migrem nada para o PS3 nada vai, esquece o que escrevi! kkkk

    2. Vai querer trollar por aqui? Se você acha o ps3 melhor que o Xbox, deixa quieto e resolve isso outra hora, porque isso aqui é tópico sobre Xbox, falou?

    3. fala mal de xbox e M$ aki nao que eles se mordem com a realidadel apostar em aparelho ultrapassado da nisso, e ainda vem falar de kinect nem jogo tem, mas tbm nao funciona pra compensar. hehe

  4. tenho uma dúvida, eu só tenho a live pc ( que é uma bosta) e não sei como funciona no 360, mas na psn se vocÊ tiver 3 contas (americana, japonesa e européia por exemplo) , tudo que tu baixar em uma serve pra a outra. Sig que se eu comprar um jogo na live BR eu não vou poder joga-lo na Live americana?

    1. Pode sim, todo o conteudo comprado no MESMO console, funcionam em todas as contas de live que estiverem nele. Independente se é livebr, chile, eua…. claro que vc pagar o valor que é cobrado de cada live… e os Microsoft Points são por regiaõ, então os MSP daqui não podem ser usados na live EUA.

      Mas usar o conteudo comprado, vale para todas as contas do mesmo console.

    2. Pois é, esse sistema de migração também ficou confuso pra mim…

      EDIT: Uepa, parece que enquanto eu digitava minhas dúvidas eram resolvidas. Valeu Thiago.

      1. Não é tão complicado não. A migração serve para vc transformar a sua conta americana numa nacional, sem perder os saves e gamerscore da sua antiga conta. Mas o conteudo é transferido tb e sua conta americana deletada. E o conteudo comprado não pode ser baixado novamente (ao menos por hora). então tem uma baita desvantagem já, na live eua vc compra e baixa quantas vezes quiser. a migração seria util para assinar a live ouro por aqui que é mais barata, compra pontos sem precisa pagar em dolar como é na live eua… tem uma comodidade maior… mas não adianta nada se não tiver conteudo, o que é o ponto do post em questão.

        eu simplesmente não migrei… criei uma conta nova para usar na live nacional e vou ficar com a minha americana. não me importo com saves ou gamescore. se prefiro eu começo de novo os games que achar que deve ter na live br XD

  5. Decepção geral ._. Brasil veio com um jogo a menos que a África do Sul completo…Os caras fizeram a maior tensão, com os preços da LiveBR e tal…Mas o barato sai caro, não?

    O que eu poderia gastar muito para falar, o André Reis já falou por mim (eu não jogava na LiveUS, mas com as coisas que não necessita da experiência eu concordo!)

    Aproveitando ainda em um ponto, “apoiar o mercado nacional”…O mercado nacional já praticamente se anunciou inferior nisso. Deve ter gente achando que isso é apenas conteúdo de videogame, nada importante, mas a situação toda mostra Rússia, Colômbia, Chile e outros entrando em um tipo de mercado com conteúdo nivelado, enquanto o Brasil entra nesse mercado de maneira extremamente precária.

    Microsoft Brasil, vocês fizeram feio nesse lançamento, se não for remediado logo, só vai ter prejuízo pra vocês…

  6. É foda, mas honestamente, se “eu” tiver que atribuir culpa a alguém? Mais uma vez vou ter que cair no velho clichê: “É culpa do governo”! ;D Só que dessa vez com a pregorrativa de que a maior parcela, possivelmente seja mesmo. É notória a falta de vontade das grandes empresas de games de entrar no mercado brasileiro, e isso acontece porque o mercado brasileiro, assim como o Latino-americano é ruim? Não! Se fosse assim, nossos vizinhos de tão perto também teriam este número pífio de jogos na Live Br. Isso se dá, a mais uma vez as diretrizes da política brasileira em relação aos jogos e a todo e qualquer contéudo de entretenimento que vem de fora. Tanto na questão taxativa ($$$) quanto na burocrática (ZzZ). Com tantos revezes assim para conseguir entrar com seu produto ou serviço no mercado, não é de se estranhar que a LiveBr seja uma palhaçada. É uma postura maldita, mas fazer o quê? Parar de consumir? Isso só diminuirá ainda mais a distribuição. Já que, se o interesse é única e exclusivamente nosso de consumir esse serviço como potenciais clientes que somos, a postura do governo em relação à essa necessidade é: “Que você pague, o preço que ESCOLHEMOS ser, pelo serviço que TEM.” Pior é ter que engolir isso com a desculpa e a falsa justificativa de que tudo isso é uma forma de proteger o mercado interno. Mas eis que pergunto. Que po#$% de mercado interno? Nada é investido na área…

    Abraços Galera.

    1. Realmente o governo não ajuda, mas isso não devia ser justificativa para o fraco conteúdo de estréia. A Microsoft planeja a LiveBR faz tempo, e sabia com quem e(ZzZ) estava se metendo, logo deveriam ter planejado isso e iniciado todo este procedimento (que parece que só está sendo feito AGORA) BEM ANTES.

      1. exatamente. mania feia que temos aqui no Brasil de que tudo deve ser resolvido no último minuto. aí dá estas merdas, da coisa não ficar pronta no dia.Brasileiro recebe o salário dia 05.. a conta de luz vence dia 12… ele paga no dia do vencimento, sendo que já tem o dinheiro desde o dia 05. Isso quando não é o caso de chegar o dia 12 e ao inves dele pagar a conta do mês, ele está pagando a do mês passado, pra não atrasar duas e cortarem a eletrecidade. Essa é a mentalidade do brasileiro, do consumidor, das empresas e até mesmo do governo.Tudo é feito/resolvido no ultimo minuto ou atrasado.

  7. Não tenho um x360, mas fico revoltado com notícias assim, e realmente laméntavel ver os gamers brasileiros serem tratados desse jeito, espero que dentro de alguns dias isso melhore, pois e muito triste que um négocio tão esperado pelo público brasileiro seja nos dado de uma forma tão desleixada.

    Concordo com o reis, apoiar o mercado nacional é sempre legal, mas como vou apoiar alguma coisa que não me da vantagem nenhuma? Tanto nos preços quanto na qualidade, ae o bom senso prevalece. Desde do início já estava bem desconfiado de como seria a live no Brasil, que não seria tratada da mesma forma do que em outros países, só quero ver quanto tempo os caras vão precisar para melhorar isso.

  8. Lá nos EUA os americanos as vezes costumam descobrir sobre games não anunciados olhando os orgãos de classificação… as avaliações as vezes vão antes mesmo da empresa anunciar o titulo ao publico. pra vc ver como é a serenidade do processo por lá. Quantos vezes já não noticiamos games aqui que surgiram nestes orgãos e só depois é que veio o anuncio oficial… quando a coisa já havia vazado.

  9. migrei a minha completo arrependimento…

    queria saber se quando jogar online jogarei apenas contra os br ou contra os americanos como antes ???

    1. as contas da live não fazem esse tipo de separação… vc joga da mesma forma como jogava antes, com todo mundo do mundo todo. uia, essa ultima frase saiu legal… “com todo mundo do mundo todo” XD

  10. Nao tenho Xbox mas essa live eh uma piada de mal gosto para os gamers, a Microsoft podia ter se preparado melhor para o lançamento dela, de que adianta ela investir aki se nao for bem feito com coisas que compensem ao gamer, eh soh dizer q tem a live aki e se contentem afinal vcs saum terceiro mundo. axo nao eh bem assim, os gamers mereciam mais respeito, se eh para lançar algo q nao vale a pena naum lança simples. Alem disso outra grande parcela de culpa eh do nosso querido governo que acaba com qualquer chance de termos um mercado nacional de games, como pode ser tanta burrocracia, eh tao dificil enxergar o potencial q o brasil tem com games e ver que games hoje é uma das industrias mais rentaveis do mundo, quem sabe o jogo justo ajuda a melhorar essa situaçao

  11. Eu não tinha conta no exterior pois meu X360 é novo (trouxe do exterior), fiz minha conta na Live brasil e…… perdi meu tempo. Eu queria comprar Fable II e Gears of War I e II, mas nada, não tem nada lá. Ridícula essa Live BR, eu é que não vou gastar dinheiro com conta Gold… para quê?

    1. Rainor, mas a conta Gold é pra jogar online e não para baixar conteúdos. Uma coisa não está relacionada com a outra. Eu fiz uma conta BR e vou assinar a gold pra jogar, mas pra comprar conteudo eu usarei a minha conta americana silver que é de graça.

  12. então tiago, se tu tiver uma gold e o resto silver vocÊ pode comprar jogos na live americana (silver) e jogar com teus aimgos na brasuca (gold) ?

    1. sim, alias é exatamente isso que farei. a conta BR vai ser pra jogar, então assinarei a ouro, e a conta americana pra comprar conteudo, ficando silver de graça… claro que sempre que puder eu comprarei conteudo pela BR, mas se tiver promoções e eu já não tiver comprado na conta americana.

      1. É uma excelente “estratégia” mesmo. Agora é bom lembrar a galera que jogos da XBLA por exemplo são restritos durante a primeira semana para Gold (ou pelo menos eram), assim como as promoções da LiveUS. Fora isso, quem não for ansioso e quiser mesmo contribuir, é a melhor opção sem dúvida.

        1. Andre jogos da XBLA exclusivos por uma semana eu realmente nunca ouvi falar não. tem certeza? que eu saiba alguns demos, videos e temas funcionam nesse sistema de exclusivo para gold.. mas jogos mesmo nunca ouvi falar. ah e vale lembrar que nem todo conteúdo da live americana pode ser baixado por aqui, há conteudo bloqueados por região como os mapas de gears 2 e dead rising 2 case zero. é bom pesquisar pela internet ou sempre baixar o trial primeiro, pois se estiver baixando e concluindo o trial, com certeza o game não está bloqueado… ou ao menos era assim antigamente (estou 1 ano sem live), mas por via das duvidas é bom perguntar por aí ou saber fazer vpn caso compre e não consiga baixar. (o que pode acontecer se não tomar esse cuidado)

          1. Pois é Thiago, agora fiquei em dúvida também. Eu lembro que tinha algo de “1 semana antes para Gold”, mas realmente não tenho certeza que tipo de conteúdo se encaixa nisso. Pensando melhor agora, em tese acho que não deve se aplicar a XBLA não, afinal mesmo SILVER o cara ta PAGANDO pelo conteúdo né, a Microsoft não deve querer arriscar perder um download para a PSN por exemplo só por conta dessa regra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.