Para a alegria, surpresa ou decepção dos fãs o novo mangá de Dragon Ball chega em Dezembro!

Sim, sim meus amigos, no fim do mês passado, caiu na internet através do site de HQs Bleeding Cool, a notícia de que Akira Toriyama estaria desenvolvendo um novo mangá de Dragon Ball no intuito de promover a vinda de Dragon Ball Online para o ocidente, MMO que até então se encontrava de forma exclusiva na Coréia. O caso é que a informação não era lá muito precisa, muitos sites noticiaram a chegada de um novo mangá, outros já davam como certa uma continuação da história original e outros não publicaram a notícia esperando por novas informações, como nós aqui no Portallos gostamos de especular, discutir e dividir a opinião com vocês leitores, tratamos de noticiar aqui tratando tudo como um rumor.

O post repercutiu um pouco e até rolou uma sessão nostalgia nos comentários. E  já neste mês eis que para minha surpresa mais notícias a respeito desse rumor chegaram esta semana, para aqueles que realmente esperavam por uma volta de Goku e seus amigos, infelizmente para alguns e felizmente para outros, ela ocorrerá, mas não da forma como muitos queriam. A editora Shueisha atualizou seu site oficial onde nos apresenta a nova revista que deverá chegar as bancas no mês de Dezembro no Japão, trata-se da Saikyo Jump (ou Super Strong Jump), será uma revista com histórias derivadas das principais obras em andamento na Shonen Jump voltadas para o público infantil, esta é a mais nova jogada da editora para conquistar novos públicos para suas publicações, uma vez que o mercado de mangás no Japão já não é mais o mesmo a muito tempo, a idéia é fidelizar as crianças com as histórias da revista desde de cedo, criando um trampolim entre a Saikyo e a Shonen Jump. Obras como One Piece, Toriko, Naruto e Katekyo Hitman Reborn darão uma ajudinha cedendo alguns de seus célebres personagens para alavancar a audiência da revista junto aos novos autores e histórias inéditas que deverão nascer nela. Personagens de séries baseadas em games como Digimon Xros Wars, Monster Hunter e Dragon Quest também darão o ar da graça na revista.

Dai você me pergunta: e para onde foi o assunto Dragon Ball? O fato é que esta mesma revista vai abrigar a mais nova aventura de Goku, o novo mangá leva o nome de Dragon Ball SD, e talvez para a decepção de alguns, não será uma continuação, mas sim um spin-off da série totalmente em cores. Ao contrário dos rumores, Akira Toriyama não será o responsável pela obra, mas sim Goishi Naho, mangaká um tanto desconhecido que trabalhou em um one shot inspirado no OVA O Retorno de Goku e Seus Amigos, lançado em 2008. A Saikyo Jump será lançada no dia 3 de dezembro, não se sabe ainda se Dragon Ball SD será uma série regular na revista, tão pouco quando se dará seu lançamento, mas curiosamente (e propositalmente com certeza) a estréia da revista ocorre no mesmo dia em que o mangá de Akira Toriyama deu as caras na Shonen Jump pela primeira vez, lá em 1984, ai tem não?

Ainda falando em Dragon Ball, como já havia dito no post anterior, não gostaria de ver o Toriyama  abrindo a tumba e tentando reviver Dragon Ball nos tempos atuais, a fórmula que tanto deu certo nos anos 90 dificilmente daria certo hoje, Dragon Ball Kai faz o sucesso que faz hoje pela nostalgia e sentimento de alegria que a série representa aos fãs, não só lá, mas em todo o mundo, Dragon Ball está perfeito do jeito que está, marcou época e essa época já passou, deixemos aos novos shonens, (muitos inspirados na própria série Dragon Ball) se destacarem, se reinventarem, para quem sabe nos impressionar em vista de toda essa mesmice que vemos por aí.

Quanto a revista Saikyo Jump, parece que os japoneses já tem alguma estimativa de como a indústria de mangás estará daqui a alguns anos, e  o futuro não parece dos melhores, uns dizem que o problema é a pirataria, outros acusam a crise, a economia, e tem aqueles que simplesmente apontam a falta de criatividade como principal queda de vendas de antologias de respeito como a própria Jump. Conquistar o leitor desde cedo é uma ótima jogada, mas considerando a rigidez na educação dos japoneses, não sei dizer se isso é realmente efetivo, o Japão não é como o Brasil que não incentiva seus habitantes a lerem desde pequenos, muito pelo contrário, lá escola é coisa séria, com o total peso da palavra. Talvez a faixa etária da Jump não permita que muitas crianças a acompanhem, o que poderia desestimular o possível interesse delas pela mesma quando crescem, mas enfim, não sou japonês e não faço a menor idéia de como tudo isso funciona, se será sucesso, se vai reanimar as vendas por lá, só o tempo vai dizer, mas em tempos de crise acredito que estão corretos em arriscar, não que isso vá salvar a pátria, outros meios de vender mais e conquistar mais público devem ser encontrados, mas de algum lugar eles tinham que começar, afinal se tudo for para o brejo depois, não poderão ser acusados de não tentarem.

Isso também pode lhe interessar

52 Comentários

    1. Dragon Ball foi e ainda é o maior mangá e anime criado mas sem dúvida que fechar com chave de ouro não fechou. Poderia ser dito isso se ele terminasse ao fim da saga Freeza, até na de Cell talvez, mas Manjin Buu jamais. E nem estou considerando o GT como digno de avaliação hehehe.

      1. Dragon ball é no mundo todo , o maior mangá de todos os tempos, o que One Piece é hoje no japão. A obra de Oda já passou em muito, ao meu ver a de Toriyama, e bateu e bate recordes e mais recordes, sem previsão de final ainda e com muito fôlego. One Piece só não é ainda o maior mangá de todos os tempos por que não tem o reconhecimento de Dragon Ball no resto do mundo, no dia que isto acontercer… Já sabem né?

          1. Também acho One Piece melhor, apesar de seguir um gênero criado por Dragon Ball praticamente. De qualquer forma quando disse maior disse no sentido de ser o mangá/anime mais conhecido no mundo todo, coisa que One Piece não conseguiu, infelizmente.

          2. Sim, como falei acima, concordo nisso. Mas se pensarmos bem, quem é o ídolo do Oda? Sem DB duvido que OP existiria, ou pleo menos tão magnificamente… XD

          3. Sim, sim, pra mim DB lançou o gênero, provando seu potencial de sucesso, e OP elevou este potencial para algo ainda mais superior. DB=Pioneiro. OP=Obra-prima.

          4. Sim, sim, pra mim DB lançou o gênero, provando seu potencial de sucesso, e OP elevou este potencial para algo ainda mais superior. DB=Pioneiro. OP=Obra-prima.

          5. Sim, como falei acima, concordo nisso. Mas se pensarmos bem, quem é o ídolo do Oda? Sem DB duvido que OP existiria, ou pleo menos tão magnificamente… XD

          6. Também acho One Piece melhor, apesar de seguir um gênero criado por Dragon Ball praticamente. De qualquer forma quando disse maior disse no sentido de ser o mangá/anime mais conhecido no mundo todo, coisa que One Piece não conseguiu, infelizmente.

      2. Dragon ball é no mundo todo , o maior mangá de todos os tempos, o que One Piece é hoje no japão. A obra de Oda já passou em muito, ao meu ver a de Toriyama, e bateu e bate recordes e mais recordes, sem previsão de final ainda e com muito fôlego. One Piece só não é ainda o maior mangá de todos os tempos por que não tem o reconhecimento de Dragon Ball no resto do mundo, no dia que isto acontercer… Já sabem né?

    2. Dragon Ball foi e ainda é o maior mangá e anime criado mas sem dúvida que fechar com chave de ouro não fechou. Poderia ser dito isso se ele terminasse ao fim da saga Freeza, até na de Cell talvez, mas Manjin Buu jamais. E nem estou considerando o GT como digno de avaliação hehehe.

  1. O primeiro espisódio de Chopperman já tem lá na mangastream pra ler.
    E eu também estou com você K o n S a m a, prefiro que não mexam no que foi DragonBall pra nós na época. Em time bom não se mexe!

  2. O primeiro espisódio de Chopperman já tem lá na mangastream pra ler.
    E eu também estou com você K o n S a m a, prefiro que não mexam no que foi DragonBall pra nós na época. Em time bom não se mexe!

  3. Eu acho que a fórmula de Dragon Ball, que você diz ter dado certo, mas que não daria mais, é a msma utilizada em todos os animes do gênero.

    E se houvesse continuação, com certeza teria audiência sim. Naruto é a mesma coisa: menino abestalhado que se supera, e supera e quer ficar mais forte, e treina, e atinge poderes ocultos… O mesmo acontece com todos os outros do gênero.

    DB é um marco e tanto, não gostaria de uma continuação, isso eu concordo.
    Mas, que daria certo, acho que daria sim. O pessoal adora essas coisas: aqui, no Japão, em qualquer lugar!

    1. Pois eu já discordo, quantos personagens bacanas como Kuririn em Dragon Ball ficaram de lado na trama enquanto os personagens principais (leia-se 2 ou 3) se desenvolviam? Chegou uma hora em que não havia mais espaço para eles, tudo girava em torno de Goku e Vegeta. O próprio Akira queira encerrar Dragon Ball na saga de Cell, mas por pressão da Shonene Jump continou a obra, pra dar mais lucro pra revista. Na minha opinião os autores hoje se preocupam muito mais com os personagens que vão criando ao longo da obra, One Piece é o melhor exemplo que temos, onde o autor de forma brilhante põe alguns personagens de molho enquanto reaproveita outros na saga seguinte!
      Pra mim, Dragon Ball era mais porrada do que história propriamente dita e criar mais um alien do espaço pra vir a Terra afim de destruir tudo e Goku e mais um punhado lutarem com ele… não sei não, o enredo da série do jeito que terminou não permitiria reviravoltas ou algo do gênero, como vemos em Naruto, Bleach enfim… para mim usar a mesma fórmula não daria certo em DB.

      1. Só um aadendo ao que o Kon já falou, foi por limitação da própria obra mesmo que os personagens limaram, porque toriyama chegou a um ponto em que aumentava brutalmente a força dos inimigos e não havia como ( ou não criou) um mecanismo para adecuar seu cast a história, aí deu no que deu Vegita e Goku, lembrando que no final ele teve que juntar os dois porque nem eles sozinhos davam conta do recado XD

      2. Só um aadendo ao que o Kon já falou, foi por limitação da própria obra mesmo que os personagens limaram, porque toriyama chegou a um ponto em que aumentava brutalmente a força dos inimigos e não havia como ( ou não criou) um mecanismo para adecuar seu cast a história, aí deu no que deu Vegita e Goku, lembrando que no final ele teve que juntar os dois porque nem eles sozinhos davam conta do recado XD

      3. E o que você diz de Saint Seiya?
        Sempre Ahena está em perigo, com o tempo correndo para salvá-la…

        Acho que fórmulas como essa sempre funcionam e funcionaram sempre.
        Dragon Ball tinha participação de kuririn.
        Dragon Ball Z não teve muito Kuririn, nem quase nenhum outro humano…

        Foi mudando, mas, não quer dizer que piorando. Afinal, não cabia mais colocar Chaos contra Freeza, por exemplo..

        A saga de Cell foi horrível – como pode um cara inventar robôs mais fortes que Goku etc?
        Um cara terraqueo…

        Não achei uma boa ideia e tinha que terminado em freeza, quando tudo, até mesmo a o SUper Sayajin, ainda tinha coerência…

        Mas, é inegável que teve sucesso, não?
        A gurisada adora super, super, supeeer poderes que explodem mundos com um dedo só! ehheeh

        1. Pois acho bem mais viável CDZ voltar (e vontará com certeza, pois já se fala em animação para next dimension) do que Dragon Ball, CDZ ainda tem a desculpa de que não vimos todos os Deuses que ainda faltam aparecer, sem falar que durante o processo Kurumada pode inserir novos elementos, brincar e até mesmo criar algumas reviravoltas, o Prólogo do Céu mesmo provou isso, mostrando uma história bem mais adulta do que as anteriores, CDZ já foi muito clichê no passado, mas tem tudo pra arrebntar a boca do balão com uma trama bem mais adulta daqui em diante, só resta saber se os produtores enxergam essa possibilidade!

      4. E o que você diz de Saint Seiya?
        Sempre Ahena está em perigo, com o tempo correndo para salvá-la…

        Acho que fórmulas como essa sempre funcionam e funcionaram sempre.
        Dragon Ball tinha participação de kuririn.
        Dragon Ball Z não teve muito Kuririn, nem quase nenhum outro humano…

        Foi mudando, mas, não quer dizer que piorando. Afinal, não cabia mais colocar Chaos contra Freeza, por exemplo..

        A saga de Cell foi horrível – como pode um cara inventar robôs mais fortes que Goku etc?
        Um cara terraqueo…

        Não achei uma boa ideia e tinha que terminado em freeza, quando tudo, até mesmo a o SUper Sayajin, ainda tinha coerência…

        Mas, é inegável que teve sucesso, não?
        A gurisada adora super, super, supeeer poderes que explodem mundos com um dedo só! ehheeh

    2. Pois eu já discordo, quantos personagens bacanas como Kuririn em Dragon Ball ficaram de lado na trama enquanto os personagens principais (leia-se 2 ou 3) se desenvolviam? Chegou uma hora em que não havia mais espaço para eles, tudo girava em torno de Goku e Vegeta. O próprio Akira queira encerrar Dragon Ball na saga de Cell, mas por pressão da Shonene Jump continou a obra, pra dar mais lucro pra revista. Na minha opinião os autores hoje se preocupam muito mais com os personagens que vão criando ao longo da obra, One Piece é o melhor exemplo que temos, onde o autor de forma brilhante põe alguns personagens de molho enquanto reaproveita outros na saga seguinte!
      Pra mim, Dragon Ball era mais porrada do que história propriamente dita e criar mais um alien do espaço pra vir a Terra afim de destruir tudo e Goku e mais um punhado lutarem com ele… não sei não, o enredo da série do jeito que terminou não permitiria reviravoltas ou algo do gênero, como vemos em Naruto, Bleach enfim… para mim usar a mesma fórmula não daria certo em DB.

  4. Eu acho que a fórmula de Dragon Ball, que você diz ter dado certo, mas que não daria mais, é a msma utilizada em todos os animes do gênero.

    E se houvesse continuação, com certeza teria audiência sim. Naruto é a mesma coisa: menino abestalhado que se supera, e supera e quer ficar mais forte, e treina, e atinge poderes ocultos… O mesmo acontece com todos os outros do gênero.

    DB é um marco e tanto, não gostaria de uma continuação, isso eu concordo.
    Mas, que daria certo, acho que daria sim. O pessoal adora essas coisas: aqui, no Japão, em qualquer lugar!

  5. Se for do clássico, fica legal. Pelo menos cxomo spin-off, na verdade. Embora, ainda assim, eu não desejasse um final mais digno…como o Simiano falou, o final poderia ter sido melhor (Pra vocês verem, na minha opinião até o final do GT, que eu também nem considero, mais emocionante)…mais épico, sabem?

    Mas não vou reclamar disso, do Toriyama nunca me darei ao luxo de criticar, porque foi com ele que eu comecei a assistir anime, e posteriormente, a ler mangá. Revitalização de DB win.

  6. Se for do clássico, fica legal. Pelo menos cxomo spin-off, na verdade. Embora, ainda assim, eu não desejasse um final mais digno…como o Simiano falou, o final poderia ter sido melhor (Pra vocês verem, na minha opinião até o final do GT, que eu também nem considero, mais emocionante)…mais épico, sabem?

    Mas não vou reclamar disso, do Toriyama nunca me darei ao luxo de criticar, porque foi com ele que eu comecei a assistir anime, e posteriormente, a ler mangá. Revitalização de DB win.

  7. eu gostaria duma nova série a partir do momente que Toriyama de repente pensasse em algo muito bom, e como falaram, sem o enredo de aliens vindo pra matar goku etc.. se tivesse uma história bem desenvolvida e trabalhada seria bom sim uma nova série de DB.. quanto a saga do Boo, eu discordo de ter sido ruim.. talvez pelo fato da nostalgia, de ter sido a saga que eu mais vi e lembro (pois tenho 14)..

  8. eu gostaria duma nova série a partir do momente que Toriyama de repente pensasse em algo muito bom, e como falaram, sem o enredo de aliens vindo pra matar goku etc.. se tivesse uma história bem desenvolvida e trabalhada seria bom sim uma nova série de DB.. quanto a saga do Boo, eu discordo de ter sido ruim.. talvez pelo fato da nostalgia, de ter sido a saga que eu mais vi e lembro (pois tenho 14)..

  9. Eu fico feliz de não mexerem no enredo original, o personagem Goku é mesmo muito carismático e acredito que aguenta essa responsabilidade.

    Sobre o mercado de mangás no Japão não fazia ideia que estava tão mal das pernas, realmente as editoras brasileiras tem lançado muitos títulos e eu mesmo sendo fã, acabo me interessando por poucos, mas acredito é apenas uma má fase dos mangás.

  10. Eu fico feliz de não mexerem no enredo original, o personagem Goku é mesmo muito carismático e acredito que aguenta essa responsabilidade.

    Sobre o mercado de mangás no Japão não fazia ideia que estava tão mal das pernas, realmente as editoras brasileiras tem lançado muitos títulos e eu mesmo sendo fã, acabo me interessando por poucos, mas acredito é apenas uma má fase dos mangás.

  11. Sou fãnzasso de DB e torcia por uma continuação e um final melhor, criado pelo Toriyama… fazer o que né? Pra mim as melhores sagas são o DB com o Goku pequeno toodo, aqueeles torneios e a força red ribbon era muito legais, fase do Piccolo Daimao é adrenalina pura… Já DBZ gosto na seguinte oredem, Freeza, Cell, Vegeta e Buu… a saga de Buu é muito engraçada com o Mr Satan, Gotenks, Vegeto, Buu gordão, mas a verdade é que em termos de história ficou forçado demais… A própria explicação pra tantos Sr Kaioh pareceu forçada, já que antes era um sr kaioh supremo, o gordinho das piadas e do nada ele virou o kaioh do norte, simplesmente pra estender a história…

    O Cell e o Freeza mostravam ambições mais claras e pareciam estar perfeitamente encaixados na sequencia da história, apesar de eu achar o Cell poderoso demais pra um humano criar… De qualquer jeito até mesmo na saga Buu, DBZ é superior a maioria dos mangás… excelente… pra mim DB só perde de OP, Yu Yu Hakusho, Berserk (mangá) e Code Geass…

  12. Sou fãnzasso de DB e torcia por uma continuação e um final melhor, criado pelo Toriyama… fazer o que né? Pra mim as melhores sagas são o DB com o Goku pequeno toodo, aqueeles torneios e a força red ribbon era muito legais, fase do Piccolo Daimao é adrenalina pura… Já DBZ gosto na seguinte oredem, Freeza, Cell, Vegeta e Buu… a saga de Buu é muito engraçada com o Mr Satan, Gotenks, Vegeto, Buu gordão, mas a verdade é que em termos de história ficou forçado demais… A própria explicação pra tantos Sr Kaioh pareceu forçada, já que antes era um sr kaioh supremo, o gordinho das piadas e do nada ele virou o kaioh do norte, simplesmente pra estender a história…

    O Cell e o Freeza mostravam ambições mais claras e pareciam estar perfeitamente encaixados na sequencia da história, apesar de eu achar o Cell poderoso demais pra um humano criar… De qualquer jeito até mesmo na saga Buu, DBZ é superior a maioria dos mangás… excelente… pra mim DB só perde de OP, Yu Yu Hakusho, Berserk (mangá) e Code Geass…

  13. Não entendo porque o pessoal não gosta do GT la sim encerrou com a serie quando goku monta no Shen Long e vai embora para uma vida eterna , a melhor saga e a de Dragon Ball e começo da DB Z . O resto e bom mais sem muita novidade.

    1. O final foi de fato memorável, mas a essa altura Dragon Ball já tinha estagnado, não tinha mais nada pra encher linguíça, não tinha mais como tirar leite da cabra, culpa da TOEI que queria arrancar mais uns caramiguás do povo e se deu mal, pois a série não foi bem recebida por lá! O próprio Toiyama sabia a hora certa de parar e não muito tempo depois, descobrimos que o mestre mais uma vez estava certo!

  14. Não sei não mas vai dar muita polêmica esse mangá. Quando um mangá é criado por outra pessoa sem ser o verdadeira autor as pessoas não admitem que está boa mesmo gostando. Vai dar muita polemica isso ai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.