Opinião | Dragon Ball x One Piece da Panini

Qual mangá é melhor nesses volumes iniciais?

O ano de 2012 marcou o relançamento de diversos mangás no mercado nacional, mas claramente os dois relançamentos que mais chamaram a atenção dos leitores foram One Piece, em primeiro lugar, já que o mesmo não havia sido concluído quando lançado pela Conrad (até por que não foi concluído nem mesmo no Japão) e Dragon Ball, que apesar de ter sido concluído em sua primeira passagem pelo Brasil, tem um fandom absurdo e a felicidade tomou conta da nação ao saber que o mangá seria relançado no Brasil pela Panini.

Eu como grande fã das duas séries que sou, estou colecionando os dois mangás, mesmo tendo completado a coleção de Dragon Ball no passado.

Sem dúvidas o trabalho feito pela Panini nos dois mangás é digno de elogios, afinal, nós brasileiros temos a mania de reclamar de tudo, portanto nada mais justo do que elogiar quando temos um trabalho com grande qualidade.

O fato é que já falamos aqui no Portallos sobre as primeiras edições dos dois mangás e você pode conferir nesses dois links abaixo:

Isso é Dragon Ball na Panini!

Isso é One Piece na Panini!

Neste post criaremos uma pequena discussão. Os dois mangás estão sendo lançados quase que simultaneamente, One Piece no volume 11 (considerando apenas as primeiras edições e não a sequência da Conrad) e Dragon Ball está no volume 8.

A pergunta que eu faço é: “Qual dos dois mangás é melhor nessa fase inicial, One Piece ou Dragon Ball?” 

One Piece

Nos primeiros volumes de One Piece tivemos a saga do East Blue praticamente concluída, passando pela apresentação de Luffy, Zoro, Nami, Usopp e Sanji.

Os Mugiwara enfrentaram Morgan Mão de Machado, Buggy o Palhaço,  Capitão Kuro, Don Krieg e Arlong.

Acredito que essa primeira parte da história de One Piece é muito boa, mas por ser mais arrastada, principalmente no anime, é a saga que mais afasta novo leitores e telespectadores, pois a aposta é toda no carisma dos personagens. Eu particularmente gosto muito dessa grande saga do East Blue, principalmente o início contra o Morgan, quando conhecemos o Zoro e o também gosto muito do passado e história do Sanji.

O vilão maior dessa saga East Blue sem dúvidas é o Arlong, mas eu particularmente não curto muito esse personagem, prefiro o Kuro e o Buggy, apesar de admitir que os arcos desses são mais fracos que o do Arlong, que realmente passa a sensação de ser um “cara” muito perigoso.

O passado da Nami funciona melhor no anime, por conter ost e aumentar a dramaticidade, no mangá não me comoveu tanto. Os traços do Oda estão muito bons, mas os cenários ainda vão melhorar muto, como sabem as pessoas que acompanham os capítulos atuais.

Nos comentários ao longo dos volumes, Eiichiro Oda demonstra ter um grande senso de humor e tenho dó do pessoal que manda cartas para ele, e o mesmo responde sempre de forma debochada. É hilário! O cara é super troll!

De qualquer jeito One Piece está muito bom e logicamente continuarei comprando.

Dragon Ball

Nos primeiros volumes de Dragon Ball realmente existe uma grande corrida atrás das esferas do dragão, algo que não existe mais após a saga de Freeza em Dragon Ball Z e certamente o clima de aventuras dessa primeira parte de Dragon Ball é algo mágico.

Nesses primeiros 8 volumes conhecemos Goku, Bulma, Oolong, Pual, Kulilin, Meste Kame, Chi Chi e Yamcha, o eterno saco de pancadas.

Goku e seus amigos enfrentam o Grande Rei Pilaf, participa do torneio de artes marciais, cujo o boss é o Jackie Chun Mestre Kame, em seguida Goku enfrenta a Força Red Ribbon, o maior exército do mundo, com destaques para o afeminado General Blue, que ralmente é o único que dá algum trabalho para o Goku e no fim antes de destruir o exército Goku enfrenta seu inimigo mais forte até então, o melhor matador do mundo Taopaipai (muito f0d4, sua forma de se locomover, voando em troncos de árvores e pilastras).

Essas sagas iniciais de Dragon Ball mostram o quanto Akira Toriyama é um gênio, em seus comentários ele demonstra ser totalmente relapso com o trabalho (palavras do próprio), mas ao mesmo tempo tem uma arte, humor e fluência de narrativa incríveis. Dragon Ball se mostra uma história cada vez mais simples e em outras mãos talvez não seria o que é. Essa simplicidade conquista o leitor rapidamente.

Dragon Ball x One Piece

Chegou a hora, segundo a minha experiência lendo os dois mangás, decidirei o melhor através da análise de alguns requisitos que tornam um mangá bom e divertido. Nos comentários cada um poderá deixar sua opinião para decidirmos juntos qual dos dois mangás é melhor nessas primeiras sagas, lembrando que não estaremos analisando os dois mangás como um todo, ou seja não vale analisar Vegeta, Chopper e personagens que ainda não apareceram, assim como não analisaremos situações futuras. Então vamos lá:

Melhor arte – Dragon Ball

Melhor história – One Piece

Melhor protagonista – Empate – Luffy e Goku

Melhores coadjuvantes – One Piece

Melhor fluidez na história – Dragon Ball

Melhor luta – Goku x Tao paipai – Dragon Ball

Melhor Humor – Dragon Ball

Melhor autor Troll – Eiichiro Oda – One Piece xD

Melhor vilão – Empate – Tao paipai, General Blue, Arlong e Kuro

Melhor mangaká – Akira Toriyama – Dragon Ball

Resultado final – Dragon Ball 5 x3 One Piece

Vencedor – Dragon Ball

Ressaltando que essa é apenas a minha opinião polêmica, mas realmente acredito que os diferenciais que fazem Dragon Ball melhor que One Piece nesses primeiros arcos são a fluidez da história, a arte inigualável de Akira Toriyama e o sendo de humor mais “pesado” do Akira que me atinge muito mais do que o senso de humor mais “leve” do Oda.

No fim o que conta é a experiência que você teve com o mangá, portanto deixem suas opiniões nos comentários.

Qual relançamento da Panini é melhor: Dragon Ball ou One Piece? 

Até a próxima!

Créditos da imagem que abre o post para o usuário elord87 do deviantart, as outras são dos sites ANMTV e PorraDragonBall.

Isso também pode lhe interessar

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.