[XBLA] Primeiras Impressões de Aces of the Galaxy!

Star Fox de 10 dólares

Esse título resume muito bem o que é Aces of the Galaxy, AG a partir de agora para economizar meus dedos. E não entenda isso como um aspecto negativo.

Não tem como dizer que AG é um shooter comum de naves, pois em geral quando falamos isso, estamos tratando dos games em linha vertical ou horizontal como R-Type ou Ikaruga sabe? Entretanto este não é o caso aqui, a visão de jogo é em 3D como o clássico Star Fox.

E as semelhanças não param por aí. Mas vamos esquecer isso por um momento e explicar o sistema de gameplay/jogabilidade do jogo. O sistema de tiros é bem legal.

Existe o tiro comum, botão A. Basta aperta o botão para sair atirando em tudo que vê. Útil para destruir inimigos mais fracos que costumam vir aos montes.

O segundo comando de ataque é o botão X. Ele carrega a mira em vários inimigos enquanto você estiver pressionando o botão. Solte-o e um laser teleguiado irá atrás do inimigos selecionados. Mas não vai achando que só esse ataque basta, pois enquanto o laser não alcançar os inimigos, você não pode utilizar a arma e ir carregando em outros diferentes. Então ele é um segundo poder de ataque, sendo extremamente necessário nas fases, mas dificilmente o jogador vence usando apenas ele. Ele mata os inimigos mais resistentes, mas nem sempre, por várias vezes são necessários mais alguns tiros com o tiro normal.

O terceiro comando de ataque são mísseis-bombas. Com o botão B, assim como o laser, você só pode soltar novos mísseis somente após os que estão em tela acertarem o alvo. Recomendando para naves grandes e poderosas.

E, por último, o comando de scanner. Botão Y. Algumas naves estão invisíveis na tela!! Só ficam visíveis após a utilização do scanner.

Ainda há mais 2 comandos. L e R servem para dar um “spining”, a nave gira em seu próprio eixo, ficando fácil deslocar rapidamente para as laterais e evitar os tiros inimigos. O outro comando é o RB, e esse aqui é bem especial. Ao utilizar, o jogador ativa um slowdown no game, uma câmera lenta, como utilizado em Viewtiful Joe. Tal façanha permite se acertar durante momentos de confusão do game, quando se tem inimigos demais em tela, tiros demais e você fica perdido sem conseguir reduzir significativamente o número de inimigos. Você usa o recurso, tudo fica lento, arma a sua estratégia, destruí tudo que é possível e volta ao jogo. Como todo game que se preze, tal recuso é especial, ou seja, há uma barra que gasta para usar, depois que ela esvazia, leva séculos para encher. Geralmente dá para usar 1 vez por fase.

A jogabilidade apesar de ter muitos comandos, é intuitiva e torna o game bem mais complexo. Dando mais opções de ataques e formando estratégias para cada tipo de inimigo que aparece no game.

Aproveitando e falando em inimigos, espero por muitos diferente. Primeiramente eles surgem de todos os lugares: dos lados, do fundo, da frente, de onde você menos espera. Eles também vão embora por onde menos se espera, incluindo de frente, onde há o risco de se chocar com a nave do jogador.

Eles são diversos, tem os fraquinhos, que surgem em grupos de 3 a 9 atirando e indo para todos os ângulos da tela. Outros maiores, e mais resistentes que atiram e um que é bem esperto, ele lança lasers direto no jogador e foge com muita facilidade. Ainda tem os kamikazes, que surgem no fundo e avançam com tudo em cima da nave. Até um que deixa bombas de espinhos no meio do caminho. E eles se misturam tudo. A sexta fase na qual gastei 6 vidas e não passei é absurdo a quantidade de inimigos que vão chegando, atirando e ainda estes kamizazes que se chocam na tela do jogador.

Segundo olhei as conquistas são 25 fases, podendo o jogador escolher o caminho por quais irá percorrer (Deja Vu de Star Fox é claro).

Ainda há power-ups, que melhoram cada tipo de tiro, um outro que muda a rota da fase (se eu entendi direito, é um roxo), e é claro, os que restauram a barra de energia da nave.

Por falta de não haver reclamações, eu diria que faltaram chefes. Eu passei por 6 fases no espaço e não dei de cara com nenhum chefe, o que certamente era um dos charmes de jogos como Star Fox. Muito esquisito mesmo não haver bosses. E já aproveitando a comparação com Star Fox, não espere por personagens falando no game, pois não há, outro charme que apenas pertencem a Star Fox.

Quanto à história eu vou deixar passar porque sinceramente eu pulei todas as telas de história para poder jogar as fases. O jogo tem um apelo bem arcade mesmo, então não faz falta pular tais partes.

Vaje a pena falar da trilha sonora bem feita do game e dos efeitos sonoros convincentes. Não tem do que reclamar desse quesito.

Enfim, vale lembrar que é possível ainda jogar o game em modo cooperativo offline e online! O que deve deixar o gameplay e a diversão melhor ainda!!

Recomendo por fim, Aces og The Galaxy, baixem o trial e joguem e tirem suas próprias conclusões. É um gênero de nave não comum, que copia mesmo um sistema de games como Star Fox. Sem esquecer que é um game de U$ 10 apenas, ou seja, custo benefício que vale a pena, afinal não é um game de caixinha e manual, mas um arcade muito bem feito para seus propósitos.

Depois de ler o que expliquei, fica bem fácil entender o vídeo e apreciar o game:

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. ótimo review thiago…

    de verdade, esse foi o primeiro jogo que me deixou com vontade de ter um 360… AMO StarFox 64, comprei no meu wii e é raro um dia que passo sem jogar esse jogo incrivel… sempre rola umas 3 ou 4 fases antes de dormir… XD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.