Um Clique, Um Disparo – A Guerra dos Browsers

Você conhece Marc Andressen? E Jim Clark? Bem, provavelmente não.Mas foi por causa desses dois indivíduos que você está olhando o Portallos nesse exato momento. Tudo o que eles criaram foi a forma de como a Internet é vista hoje em dia. Esses dois foram os precursores da Web como ela é agora.

Clique em “more” e prepare o seu mouse para o combate

Ao final da década de 80, a World Wide Web (o famoso www, ou Internet) não passava de textos publicados por cientistas, acadêmicos e geeks que podiam ser lidos pelo próprio sistema operacional. Vale ressaltar que basicamente os únicos locais com rede disponível se encontravam no famoso Vale do Silício, o berço de quase todas grandes empresas de Informática até hoje.No ano de 1991, Marc Andressen teve uma idéia genial. A idéia de criar um software que levasse a web ao próximo nível. Seria um programa que permitisse ao usuário visualizar uma página da rede com layout próprio e até imagens. Seus colegas no início acharam algo totalmente inútil, mas após um tempo foi lançado oMosaic, o primeiro browser propriamente dito.

O Mosaic foi lançado no ano de 1991 para o sistema operacional Windows 3.1, e obteve relativo sucesso, fazendo com que os holofotes no Vale se voltassem para o grupo de nerds. Após 2 anos, os integrantes da Staff do Mosaic voltaram a suas vidas. Foi exatamente aí, que Jim Clark entra. Jim, para quem não sabe, é um dos fundadores da Silicon Graphics (grande empresa de computadores voltada a máquinas para o desenvolvimento avançado). Jim chamou Andressen e seus companheiros para um jantar em uma pizzaria. Até então ninguém tinha nenhuma idéia. Vendo o potencial dos estudantes fez uma proposta irrecusável. Ele criaria uma empresa e pagaria todos para trabalharem em tempo integral, no desenvolvimento de um novo browser. Todos aceitaram sem demora, e a empresa foi criada. A Empresa criada era a Netscape. A partir daí, a Internet nunca mais foi a mesma.

O desenvolvimento do programa começou no final de 1993.Foram messes árduos de códigos de programação e mais códigos. Andressen foi contatado pela gigante Microsoft várias vezes, entre elas, com uma proposta de compra de 1 milhão de dólares. Andressen respondeu com um “Não estamos interessados” e em suas declarações públicas com “A Microsoft é um lixo”. O maior nerd do mundo, o Sr. Gates, movimentou todos os times com os seguintes dizeres: “Vamos destruir essa empresa” “Tudo o que eles fizerem, nós faremos igual”. Em 1995 o Navigator foi lançado. Na sua festa de lançamento, foi reproduzido o som de um canhão disparando um tiro a cada download. Jim Clark revelou ao Discovery Channel que após um tempo a sala de convenções parecia que estava em guerra, devido ao número de downloads. 6 dias depois, Jim Clark abriu o capital da empresa na bolsa de valores, a Netscape começava a se tornar a empresa de crescimento mais rápido em toda a história da tecnologia.

A Microsoft (para ser exato, Bill Gates) acreditava que a Web não deveria ser livre e grátis, e uma taxa deveria ser instituída. Houve processo, e a Web continuou livre. Vendo que o imposto da rede não deu certo, Gates mudou o curso de toda a Microsoft, atrasou o Windows 95 para acabar com o maior defeito da Netscape. O Navigator era pago em sua versão completa. Como a M$ já possuía mais de 90% dos computadores com Windows, ela instituiu uma diretriz. O Windows 95 viria com um software integrado ao sistema que permitiria ao usuário visualizar as páginas, e grátis.Dito e feito, o Windows 95 contava com o Internet Explorer, que abriu o buraco para o fim da Netscape. Os esforços da empresa mais badalada do momento para combater os desafiantes em terreno próprio foi grande, muito grande.Funcionários relataram que durante o desenvolvimento da primeira até a quarta versão do IE eles passaram por rotinas sub-humanas, chegando no trabalho pelas 8 da manhã e trabalhando até as 4 e 30 da madrugada. O Internet Explorer destriui por completo a Netscape.

A Empresa de Jim Clark e Andressen contrataram um grande número de advogados famosos de atuar contra a Microsoft. O que isso resultou foi um processo milionário acusando William Gates e sua empresa de monopólio e boicote empresárial entre outras atrocidades empresariais. Gates que custumava a ser totalmente rude e grosseiro com seus funcionários “teve que provar do seu próprio remédio” tendo que responder a perguntas sem o direito de se esquivar. A Microsoft foi julgada culpada e o Tio Bill foi obrigado a desembolsar uma grana para a Netscape. E mais um pouco para o governo dos Estados Unidos em multas. Mesmo assim, o prejuízo da Netscape foi tão grande que em 1999 ela foi vendida para a AOL, que continuou a criar versões do Netscape sem o time jovem, original, e revolucionário.Mesmo com novas versões, o Netscape não escapou das garras do Internet Explorer e do Windows 98. A Microsoft dormiu tranqüila durante alguns anos (sem fazer alteração alguma no IE, diga-se de pasagem), mas mais um combate estaria prestes a acontecer. O Inimigo estava a caminho, e vinha na forma de uma raposa, uma raposa de fogo (mas não de nove caldas!).

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.