Wipeout HD – Análise

A pedido do meu amigo Sephiroth_VII venho trazer esta análise:

“Analisamos um dos melhores jogos da PSN, mas será que é mesmo tudo que esperavamos ? Será que esse jogo vale todo o dinheiro pelo qual é cobrado ? Clique em mais e descubra”

Wipeout HD

Um dos melhores títulos da PSN

Naves anti-gravidade velozes, pistas insanas e armas para ultrapassar seus oponentes e finalizar a corrida o mais rápido possível. Isto é Wipeout, que pode ser comparado à famosa franquia F-Zero da Nintendo. Wipeout HD é o jogo mais recente da franquia que começou no Playstation 1 trazendo inúmeras pistas, várias naves, armas,modos e um modo online muito bom. O melhor de tudo é que este jogo é vendido pela PSN por 20 dólares, sendo que pela qualidade poderia ser um jogo retail tranquilamente.

Os gráficos do jogo estão ótimos e tudo rodando a 60 fps constantes e a 1080p. O jogo possui uma variedade interessante de pistas que proporcionam certo desafio, algumas terão poucas curvas fechadas e a manobra será fácil enquanto que outras terão tantas curvas que dirigir em alta velocidade se torna um desafio. Os efeitos de luz e sombra estão impressionantes, porém em alguns casos os mesmos ficam tão intensos que acabam por atrapalhar na visibilidade do jogador. No geral o jogo é lindo e impressiona para ser um título da PSN, porém é perceptível que o jogo causa lerdeza na XMB, talvez corrijam isso com um patch em breve.

No quesito som o jogo também não decepciona. As tracks consistem em músicas tecno e que se encaixam bem com o mundo do jogo, mas caso você não seja um fã do gênero é possível colocar as músicas guardadas no PS3 e arranjar uma setlist, o jogo suporta vários formatos de mídia entre eles o MP3, mas infelizmente não suporta WMA.

Corram para o pódio!!

O que torna Wipeout HD tão interessante e ao mesmo tempo um diferencial quanto a outros jogos de corrida são seus modos de jogo. A campanha possui vários segmentos com diversas células, sendo que levará um bom tempo para o jogador completar todas. Cada célula corresponde a uma corrida, time Trial, volta em velocidade ou torneio sendo que é possível ajustar o jogo a três dificuldades: fácil, normal e difícil. Em qualquer uma das três dificuldades o jogo é impiedoso, já que em diversas células será necessário muito treinamento para se alcançar o objetivo. Além das três dificuldades, o jogo ainda possui quatro velocidades para todos os modos (exceto o zone que vai muito além dessas quatro): venom, flash, rapier e phantom.

Além do modo campanha, há o modo Zone que é um dos mais interessantes que já vi. Esse modo consiste em correr até que sua nave quebre, mas não pense que isso é fácil ou cansativo. Conforme o tempo passa a velocidade de sua nave aumenta, e continuará aumentando até que você seja destruído. Em velocidades mais rápidas como a supersônica, sobreviver se torna um desafio. O jogo ainda fornece leaderboards para esse modo e competir com pessoas do planeta inteiro pelo pódio torna-se uma tentação e vício.

Ainda há outros modos clássicos como o Time Trial e afins que mantém o jogador ocupado por certo tempo, porém o melhor de tudo é que há leaderboards para todos os modos, pistas e dificuldades para comparar seu melhor desempenho com seus amigos e o resto do mundo.

Wipeout também se destaca quanto à jogabilidade fácil de aprender e difícil de dominar. Os comandos são simples: pode-se usar o direcional analógico ou digital para mover a nave e para aqueles que realmente gostam de um desafio é possível controlar a nave apenas pelo sensor de movimentos do sixaxis. Os botões L2 e R2 são freios aéreos cuja função é ajudar a realizar curvas mais fechadas, sendo que sempre é possível customizar os comandos a gosto.

Apesar de que na teoria os comandos são simples na prática o assunto é outro, é necessária muita técnica para se dominar todas as pistas e os freios aéreos além dos barrel rolls que garantem um impulso extra na velocidade. Utilizar os itens de forma correta e dominar o vôo de uma nave, por exemplo, são outras características que poucos dominarão. Todos esses fatores são essenciais para se vencer uma corrida, principalmente em dificuldades e velocidades mais altas.

O modo online permite corridas e torneios para até 8 pessoas sendo que a velocidade das corridas muitas vezes é boa. É possível jogar com pessoas do planeta inteiro, porém a quantidade de lag dependerá muito da conexão dos jogadores. Aqui possuo uma internet de 1mb e senti pouco lag nas corridas em que disputei.

Troféus tentem pegar todos!!

Um ultimo fator que aumenta imensamente o replay do jogo são os troféus. O jogo possui no total 38 troféus, sendo que boa parte dos de bronze são acessíveis a maioria dos jogadores, quanto aos de ouro e prata aí o assunto é outro. Os troféus mais valiosos chegam a ser brutais de tamanha a dificuldade, sendo que até mesmo os melhores jogadores precisarão de muito tempo e técnica para conseguir 100%.

Alguns troféus e algumas dicas para os jogadores, já que eu já consegui 100% no jogo aproveitarei e colocarei algumas dicas:

-Zona Zeus (Ouro) – Chegar a zona 75 em qualquer pista

Teste de paciência esse e muito treino. Recomendo realizar esse troféu na pista Anulpha Pass especialmente porque está pista não tem curvas fechadas. Com tempo e treino com certeza é possível conseguir esse troféu

-Beat Zico (Ouro) – Bater o tempo de volta de 30,82 segundos em Anulpha Pass, modo volta em velocidade, velocidade venom e utilizando a Piranha.

Não mentirei, esse troféu é infernal. Para se conseguir esse troféu é necessário conseguir todos os barrel rolls possíveis na pista. Para explicar melhor trouxe esse vídeo que me auxiliou nesse desafio.

-Campanha de Elite (Ouro) – Conseguir ouro em todas as células de todas as campanhas na dificuldade difícil.

Persistência é a chave. Para se ganhar determinadas corridas, é necessário conhecer bem as pistas e saber usar itens na hora certa. Também recomendo ter dominado o uso dos freios aéreos e dos barrel rolls antes de tentar esse troféu

-Arcada de Elite(Ouro) – Ganhar em todas as 16 pistas na dificuldade mais alta.

Caso você tenha feito o troféu campanha de elite, este está 50% garantido. O único problema está nas pistas invertidas que serão uma surpresa para grande parte dos jogadores. Assim como o anterior, é necessário persistência nesse troféu até que se domine as pistas para conseguir a vitória.

Quaisquer outros troféus que estejam em dúvida mandem uma MP para o usuário Sephiroth_VII na NGM e estarei feliz em responder as dúvidas.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.