MiscelâneaReflexões & Opiniões

Reflexão | Pirataria chega ao teatro…

laerte01

Na verdade já chegou faz tempo… mas só lembrei de comentar hoje XD

Ha um tempo atrás fui a uma apresentação do Danilo Gentili em Mogi Guaçu (minha querida cidade natal). Antes devo dizer que foi um show realmente fantástico: Danilo Gentili é realmente um dos melhores humoristas de stand-up da atualidade. Ele sabe esculachar com maestria e aquele toque de machismo os mais variados temas, fazendo com que eu saísse do teatro com dor de barriga de tanto rir…

Mas não é disso que o post trata. Nesse show eu notei um grande problema que atinge o teatro graças ao You Tube: Pirataria. Em um determinado momento durante o show, o Danilo nota que um espectador esta filmando o espetáculo e pede com educação que ele pare. Após aproximadamente meia hora, o apresentador nota que o mesmo cidadão está filmando o show novamente e pergunta (desta vez sem tanta educação) por que diabos ele estava filmando novamente. O máximo que eu consegui ouvir da resposta do cara foi ¨You Tube¨. Na minha opinião, o garotão deveria ter sido retirado do teatro logo após o primeiro aviso, mas infelizmente o deixaram continuar lá. Alguns dias depois, eu tive o prazer de encontrar o vídeo no You Tube: felizmente não posso colocar o link aqui porque, graças a minha constante avacalhação nos comentários do vídeo e dedurada ao e-mail do Gentili, o vídeo aparentemente foi removido. Apesar desse caso ter sido resolvido, ele é o exemplo de um problema que passa pela maioria das pessoas despercebido: a tênue fronteira do que é ou não pirataria no You Tube, aplicada nesse caso ao teatro.

Não importa o quão genial seja o apresentador, ele não faz piadas diferentes para cada apresentação, de modo que as turnês são feitas em torno de um tema central, e as piadas são geralmente parecidas. Acho que não preciso dizer por que o YouTube costuma arruinar o trabalho desses caras. Outra coisa que é um pouco óbvia, mas merece ser dita, é que o ingresso pago te dá direito apenas a assistir ao show, e não a distribuí-lo: Você acaba com a turnê sem ganhar nada por isso. A fama do YouTube já é conhecida pelos próprios artistas também, de modo que grande parte deles possuem canais com alguns vídeos com trechos de apresentações em qualidade melhor do que a de câmeras clandestinas de espectadores.

Sendo assim, cada vez que virem um vídeo que se encaixa nessa categoria, faça como eu: pentelhe os comentários até que o cara fique de saco cheio e tire o vídeo do ar. Se for possível avisar o verdadeiro dono dos direitos autorais, faça-o, pois apenas ele pode reclamar os direitos sobre a obra e até mesmo tirar o usuário do ar.

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios