Livro: O Hobbit – Um dos livros mais influentes do planeta!

Na semana passada o Portallos trouxe algumas notícias sobre o filme, então, nada mais justo que, nesta semana, eu traga a resenha do livro! 

Antes de mais nada é preciso entender o seguinte: J.R.R. Tolkien foi um gênio da literatura. Sua criação mudou totalmente conceitos, introduziu um universo novo e fantástico ao imaginário de milhões de jovens em todo o mundo.

Ele é responsável pelo RPG atual e a adaptação da sua obra, desde animações, games e, é claro, os filmes, trouxeram também muita coisa boa às respectivas categorias.

Dito isso, fica fácil entender a minha opinião sobre O Hobbit. Em suas 295 páginas (na edição brasileira), tudo é descrito em detalhes, expressões, nomes, cenários, personalidades. Por isso é tão “simples” adaptar a obra do autor a todas as mídias. O livro é um roteiro muito bem escrito.

A história que precede O Senhor dos Anéis, conta como Bilbo Bolseiro encontrou o anel, Golum, Gandalf etc. Isso, a maioria já sabe. O mais importante é entender o seguinte: mesmo não sendo uma trilogia, nada se perde nos detalhes, nem nos sentimentos do leitor – que não consegue para de ler, não por conta de fórmulas pré-estabelecidas (que todos sabem que vai dar certo no público infanto-juvenil), mas, somente pela qualidade e riqueza. Não precisa colocar um “micro-suspense” a cada fim de capítulo… É o enredo geral que prende e entretém.

Tolkien é um maestro e as palavras são seus músicos. É fácil entender os sentimentos, é fácil torcer pelos personagens e se empolgar com os momentos, tantos de silêncio (quando caminham por florestas e vales), quanto os de grande ação. Escrito em 1937 é revolucionário até hoje.

Não existem personagens 100% bons ou 100% maus em O Hobbit. Não há um vilão que quer dominar tudo e pronto. Há os sentimentos mais humanos que conhecemos que são o que, de fato, movem as pessoas: o amor, ambição, inveja, ciúmes, vergonha e cobiça. Sauron e sua história, é claro, existem. Mas, não têm importância no livro.

O Hobbit é leitura imprescindível aos fãs da série ou que curtem o gênero fantástico. Tolkien é um autor grandioso pela originalidade e pelo amor a arte de escrever – que, pelo que conhecemos do autor em vida, era maior que retorno financeiro ou coisas parecidas. Contudo, ao mesmo tempo, ele é também a prova de que a qualidade gera lucro e que não é necessário somente pensar nisso.

Por isso que a obra de Tolkien é imortal e autores da moda são efêmeros. E é por isso que, com a ironia que a vida gosta de mostrar pra gente sempre: Tolkien rende bilhões com uma obra de arte sincera.

O livro pode ser encontrado até por R$9,90 na internet!

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.