Apple apresenta iPhone OS 4

Aproveitando o lançamento do iPad (comentado pelo Araphawake aqui no blog), vamos continuar falando da Apple aqui no blog.

Em um evento em sua sede, a Steve Jobs revelou hoje detalhes da próxima versão do sistema operacional do iPhone: o iPhone OS 4. Sem sombra de dúvidas a grande novidade é a adição de multitasking, ou a capacidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo (atualmente apenas alguns aplicativos da própria Apple possuem essa capacidade, como o player de música). Mas outras novidades interessantes também foram anunciadas para a próxima versão do iPhone OS, como uma rede online na parte de jogos semelhante as redes dos consoles da Microsoft e Sony.

A atualização estará disponível para iPhone e iPod Touch no verão americano (que ocorre de Junho a Agosto) e para o iPad no outono americano (de Setembro a Novembro). O iPhone 3GS e iPod Touch última geração (3ª, versões 32GB e 64GB) receberão todas as novidades, porém o iPhone 3G e iPod Touch 2ª geração terão algumas limitações, como a falta de suporte a multitasking (nada de aplicativos rodando em background no meu iPod =/). Modelos mais antigos não foram comentados, o que pode significar ter essas mesmas limitações ou a falta total de suporte ao OS 4.

Fotos tiradas da cobertura da Engadget, ótima leitura para quem quiser saber mais detalhadamente sobre o evento.

Quem quiser pode assistir ao vídeo da apresentação da Apple aqui.

Segue agora a descrição de como foi o anúncio do iPhone OS 4!

A Apple dividiu a apresentação em sete grandes funcionalidades, a primeira é o já citado multitasking. Apertando o botão Home duas vezes, aparecerá a Dock na parte inferior da tela, mostrando os aplicativos que estão rodando atualmente. Clicando em um dos ícones obviamente acessa respectivo aplicativo. Não existirá a opção para fechar programas, já que para a Apple usuários não deveriam se preocupar com atividades complexas como um gerenciador de tarefas. Ela promete que programas rodando em background não vão afetar o desempenho do aplicativo aberto ou drenar toda a bateria do aparelho. É ver para crer.

Foram mostrados dois exemplos: a rádio online Pandora tocando enquanto a pessoa estava no navegador (incluindo controles para o aplicativo da rádio na Lock Screen, semelhante aos controles do player de música), e o Skype, que ao mudar de aplicativo, aparece como uma segunda barra de status (abaixo da barra de status superior). Ligações que receber aparecem como uma popup, semelhante àquela do alarme (com opções para atender ou ignorar). Os desenvolvedores do aplicativo do Skype para iPhone disseram que o suporte a multitasking foi implementado em uma tarde. Também foi falado sobre aplicativos que utilizam o GPS, agora será possível ver uma lista (e configurar) todos os programas que já requisitaram autorização para saber a sua localização.

A segunda funcionalidade apresentada foram folders: agora é possível organizar seus aplicativos em pastas! Na tela principal, ao manter pressionado um ícone de aplicativo entra naquele modo de edição (que usamos para remover, mudar eles de posição), nesta hora, basta arrastar e soltar um ícone em cima de outro, e uma pasta (folder) é automaticamente criada contendo os dois ícones. Pode-se colocar outros ícones na pasta, renomear ela, criar várias pastas, colocar pastas na dock (aquele barra de acesso rápido na parte inferior). Ótima adição.

E como podem ver nas fotos, também é possível modificar o wallpaper da tela principal (somente depois de ver o iPad que notei que o iPhone/iPod tinha o fundo de tela preto =)), de forma semelhante à como alteramos o wallpaper da Lock Screen.

Em seguida mostraram a terceira, aplicativo de email refeito. Agora, é possível ver emails de todas as suas contas na mesma inbox (caixa de entrada), antes era necessário clicar em voltar e depois selecionar outro email para ver a respectiva inbox. Um modo de trocar as caixas de entradas de forma rápida também será incluído para aqueles que preferem o modo de funcionar atual. Mas a grande mudança que me fará voltar a usar o Mail é visualização das messages em threads (conversações, semelhante ao Gmail). Os anexos poderão ser abertos com aplicativos de terceiros, bom para os tipos de arquivos que não eram suportados (gosto do suporte a pdf atual, ele baixa o arquivo e abre para ler ao pressionar o nome do anexo, e ele fica lá para acesso offline.

A quarta funcionalidade é o iBook disponível para iPhone/iPod, o que na verdade já era esperado por muitos depois do lançamento do iPad, e assim como no novo dispositivo da Apple, junto com o iBook virá uma cópia gratuita de Winnie The Pooh (humm sem esqueço o nome em portugues desse livro heh). De forma semelhante ao Kindle, as versões de iPhone e iPad irão sincronizar e baixar todos os livros que voce comprar, ou seja, poderá ler em qualquer um deles.

Se o iBook não foi lá aquelas coisas, a quinta funcionalidade não melhora muito (ao menos para usuários ‘comuns’), Enterprise:  na verdade se trata de melhor proteção dos dados, distribuição de aplicativos (por meio wireless), ‘mobile device management ‘ (me enrolei na hora de traduzir isso, seria gerenciamento do dispositivo a distancia, ou o que?), suporte a múltiplas contas Exchange, suporte a Exchange Server 2010, novas opções de VPN…

Mas, depois do multitasking, provavelmente a adição que mais interessa aos leitores do Portallos, Game Center. Nesse ponto da apresentação, Jobs comentou que foram lançados mais de 50000 (50700) jogos para iPhone/iPod (e agora iPad), contra 4321 para Nintendo DS e 2477 para PlayStation Portable (PSP) (claro que quantidade não é o que importa, mas ao menos pode se dizer que a qualidade dos jogos para o dispositivo da Apple melhoraram bastante). Então para melhorar a parte de jogos no iPhone, eles resolveram disponibilizar uma rede social de jogadores: a definição da Engadget é perfeita, é a Xbox Live da Apple. Tudo o que se poderia esperar está lá: adicionar amigos, matchmaking (encontrar oponentes para partidas online… seria essa a melhor tradução?), leaderboards (rankings online), achievements (conquistas)… depois precisamos comparar com a versão móvel da própria Xbox Live anunciada pela Microsoft para Windows Mobile 7.

[nggallery id=88]

Por último, uma nova forma de apresentar anúncios, iAd (estava faltando um iAlguma Coisa novo né): aqui Jobs solta uma crítica gratuita aos aplicativos que não são pagos e se utilizam de banners como forma de arrecar dinheiro, segundo ele ‘we think most of this kind of advertising sucks’ (algo como ‘achamos que este tipo de propaganda não presta’). No desktop, os anúncios estão nas buscas, porém são os próprios aplicativos e não as buscas que são o motor dos celulares. É aqui que a Apple acredita que os anúncios devem estar.

É um pouco difícil de explicar como funciona, eu sugiro que voces vejam em vídeo para entender melhor. Na apresentação, o iPhone mostra um aplicativo de notícias de entretenimento, e na parte inferior tem um banner do futuro filme Toy Story 3, da Disney. Ao pressionar o banner, é como se um novo aplicativo fosse aberto, com várias opções, trailers, wallpapers, jogos, cinemas perto de onde voce está no momento (usando o GPS), etc, e na verdade se trata do anúncio em si. Até podem ser vendidos items por ali, e foi dito que os lucros serão partilhados na proporção 60/40 (60% para os desenvolvedores). Acho que o mais interessante foi quando revelaram que tudo funciona com HTML 5.

Para finalizar, o anúncio do suporte a teclados bluetooth, gifts apps (presentar aplicativos a amigos), spell checker (verificador de … me escapou a tradução), aplicativo de fotos com algumas das mudanças vistas no iPad.

A partir de hoje está disponível o SDK da versão 4 do OS, e inclusive já está disponível o iPhone OS 4 beta para os desenvolvedores que queiram (e tenham coragem de instalar) testar seus aplicativos diretamente no dispositivo (multitasking já funciona, porém o Game Center ainda não).

Achei que esse texto seria realmente curto, ufa! Com certeza essas são mudanças que justificam uma nova geração de um sistema. Multitasking particularmente acharia útil para deixar o Skype aberto enquanto navego por ex (infelizmente para o meu iPod segunda geração não vai ser possível =/), mas fora isso dificilmente faço mais de uma coisa no iPod (ou em um iPhone, quando se está usando ‘na rua’), nem considero algo tão essencial assim (se bem que para iPad realmente pode fazer diferença). Organizar os ícones em pastas vai ser ótimo, e o Game Center é algo para acompanhar até o lançamento e verificar se vai ser realmente integrado ou apenas algo a mais (se todos os jogos tiverem conquistas/achievements já vai ser muito bom!).

[nggallery id=89]

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.