Jogando

Enquete: Qual é o seu "Super Mario" favorito? Shigeru Miyamoto diz o dele! Diga o seu!

Escolher qual é o meu “Super Mario” favorito não é tarefa fácil. Uma coisa é escolher qual o melhor Super Mario já feito, outra coisa, é escolher um favorito, porque neste caso, você acaba levando a decisão para um lado mais sentimental. Pode ser um game que marcou mais a sua infância, pode ser aquele com o qual você teve mais afinidades. Questões como defeitos e originalidade nem sempre acabam decidindo isso. É algo tão difícil, quanto à decisão do Mario na imagem acima de escolher qual roupa vestir. Por sinal, a imagem é uma fanart criado por Glen Brogan, publicada em seu site, e que salvo equivoco, ainda não havia usado ela aqui no Portallos, apesar de já ter saído em praticamente todo site de games do mundo.

Voltando a questão central, Shigeru Miyamoto, criador do Mario e de outras centenas de coisas na Nintendo (impossível alguém não saber, mas…), foi entrevistado recentemente pelo site internacional Game Hunter, que fez um monte de perguntas interessantes sobre a criação da franquia e do personagem em si, incluindo seu visual. Dentre as questões, estava a que dá título ao post: “Qual seu jogo favorito de Super Mario e porquê?”

Quer saber a resposta? Após o continue!

Para Miyamoto o jogo favorito é Super Mario World, lançado em 1993 para Super Nintendo. Segundo ele, o game era tudo que um Super Mario Bros possuía na época em termos de plataforma e ação, mas o mapa tinha características únicas, que permitiam que todos os jogadores discutissem e refletissem por qual o caminho a seguir. Também foi o game do Mario onde da equipe que participou do desenvolvimento foi o que teve a maior quantidade de pessoas que futuramente vieram a se tornar produtores ou diretores de games. Interessante esta informação, não?

Pra mim a justificativa do Miyamoto faz todo o sentido. Realmente World é uma evolução surpreendente de Super Mario Bros 3 e a progressão do mapa neste jogo é algo que torna um grande pedaço da alma do game, justificando inclusive o nome. Você realmente tem a sensação de explorar completamente o universo do game como um todo. A divisão do game é uma das mais bem feitas que já vi. E o jogo realmente tinha muitos segredos na época que muitos jogadores levavam meses ou anos para descobrir tudo (era sem internet, só dependíamos de revistas para tais segredos). Soma-se isso a outros elementos que diversificaram o game, como Yoshi e o power-up da pena, só para citar dois exemplos.

A entrevista, só para não deixar passar em branco, menciona outras coisas curiosas, como o fato do Mario usar chapéu porque originalmente era mais fácil se criar um personagem em que não precisasse se preocupar o movimento do cabelo. A tecnologia da época ditava muito o designe dos personagens, por isso Mario acabou ganhando um narigão e um bigodão, pois são elementos que chamavam a atenção. Miyamoto ainda comenta sobre o fato dele originalmente em Donkey Kong de 1981 ser um carpinteiro, mas que com a criação de Mario Bros de 1983, quando surgiu Luigi e o game se passava no subsolo, nos cenários de canos de esgoto, acabou vingando a idéia de que ele era um encanador. Pelo que Miyamoto conta, eram detalhes que realmente não eram planejados com extrema cautela no passado, simplesmente acontecia, com a limitação da tecnologia para o visual, criar uma identidade era realmente complicado e quando alguma dava certo, o jeito era comemorar. Ele também comenta sobre a decisão de que Mario é um italiano e vive em Nova York, dizendo que foi apenas uma decisão da época, e que realmente não foi nada profundo. Outro ponto bacana é sobre o avanço da tecnologia, e aí Miyamoto ressalta muita a importância que foi Super Mario 64, onde foram transportados o universo 2D da franquia para o 3D.  Para ler ela inteirinha em inglês, basta clicar aqui. Se você não é tão craque assim no inglês, o Google tradutor meio que quebra o galho (aqui).

Agora é a sua vez! Para você? Qual o jogo favorito de Super Mario? Lembrando, não estou perguntando o melhor na sua opinião. A questão é bem pessoal mesmo. Qual o favorito, aquele que você jogou, passou a ver a franquia com outros olhos, ou aquele que te surpreendeu de tantas maneiras que você nem imaginava. O que revolucionou a sua forma de ver Super Mario.

Vou criar uma enquete. Afinal nem todo mundo gosta de ficar comentando, mas se possível, não deixei de contar a sua história, porque escolheu aquele game como favorito. Na enquente tem os principais, mas se você acha que seu Super Mario favorito não está nas opções, não deixe de dizer qual pelos comentários!

Obs: Inclui na enquete Super Mario RPG, sei que foge um pouco da regra games de plataforma, mas é um “Super Mario”, mesmo que de um gênero diferente, e acredito que ele tenha marcado muitos gamers nos anos 90, quando foi lançado. Queria incluir também outros games, como Super Mario Land, Mario & Luigi, Yoshi’s Island, mas acredito que a lista ia ficar gigantesca demais. Mas deixei a opção “nenhum destes” para que a galera possa escolher um outro via comentários. É minha primeira enquete-post aqui no blog, gente, então ainda estou aprendendo como usá-la direitinho. Se tiver muitas respostas diferentes das que selecionei, posso editar a enquete e incluir outros games, mas só se realmente houver muitos que tenham um favorito fora das opções.

[poll id=”3″]

Qual o meu Super Mario favorito? É muito difícil, pois fico em dúvida entre a fase 2D e fase 3D. Acho que pelo desafio, por ter conseguido me impressionar muito, por ser um dos Super Marios com um dos maiores níveis de desafio que já joguei e pelos belíssimos gráficos, eu fico com Super Mario Sunshine. Concordo com o Miyamoto quant0 a Super Mario World, o problema é que se penso no World, não consigo deixar de pensar em Super Mario World 2: Yoshi’s Island, que é muito bom. Acho que a fase 2D é clássica e não sairá do status de os melhores Super Marios já criados, mas a idéia é realmente um Super Mario favorito, que eu tenha jogado, rejogado e que jogaria novamente hoje em dia, com o mesmo brilho que joguei pela primeira vez e eu sou um muito fã mesmo de Super Mario Sunshine, e tenho total consciência que muita gente odeia esse game. Rá!

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.