Enquete: Qual é o seu "Super Mario" favorito? Shigeru Miyamoto diz o dele! Diga o seu!

Escolher qual é o meu “Super Mario” favorito não é tarefa fácil. Uma coisa é escolher qual o melhor Super Mario já feito, outra coisa, é escolher um favorito, porque neste caso, você acaba levando a decisão para um lado mais sentimental. Pode ser um game que marcou mais a sua infância, pode ser aquele com o qual você teve mais afinidades. Questões como defeitos e originalidade nem sempre acabam decidindo isso. É algo tão difícil, quanto à decisão do Mario na imagem acima de escolher qual roupa vestir. Por sinal, a imagem é uma fanart criado por Glen Brogan, publicada em seu site, e que salvo equivoco, ainda não havia usado ela aqui no Portallos, apesar de já ter saído em praticamente todo site de games do mundo.

Voltando a questão central, Shigeru Miyamoto, criador do Mario e de outras centenas de coisas na Nintendo (impossível alguém não saber, mas…), foi entrevistado recentemente pelo site internacional Game Hunter, que fez um monte de perguntas interessantes sobre a criação da franquia e do personagem em si, incluindo seu visual. Dentre as questões, estava a que dá título ao post: “Qual seu jogo favorito de Super Mario e porquê?”

Quer saber a resposta? Após o continue!

Para Miyamoto o jogo favorito é Super Mario World, lançado em 1993 para Super Nintendo. Segundo ele, o game era tudo que um Super Mario Bros possuía na época em termos de plataforma e ação, mas o mapa tinha características únicas, que permitiam que todos os jogadores discutissem e refletissem por qual o caminho a seguir. Também foi o game do Mario onde da equipe que participou do desenvolvimento foi o que teve a maior quantidade de pessoas que futuramente vieram a se tornar produtores ou diretores de games. Interessante esta informação, não?

Pra mim a justificativa do Miyamoto faz todo o sentido. Realmente World é uma evolução surpreendente de Super Mario Bros 3 e a progressão do mapa neste jogo é algo que torna um grande pedaço da alma do game, justificando inclusive o nome. Você realmente tem a sensação de explorar completamente o universo do game como um todo. A divisão do game é uma das mais bem feitas que já vi. E o jogo realmente tinha muitos segredos na época que muitos jogadores levavam meses ou anos para descobrir tudo (era sem internet, só dependíamos de revistas para tais segredos). Soma-se isso a outros elementos que diversificaram o game, como Yoshi e o power-up da pena, só para citar dois exemplos.

A entrevista, só para não deixar passar em branco, menciona outras coisas curiosas, como o fato do Mario usar chapéu porque originalmente era mais fácil se criar um personagem em que não precisasse se preocupar o movimento do cabelo. A tecnologia da época ditava muito o designe dos personagens, por isso Mario acabou ganhando um narigão e um bigodão, pois são elementos que chamavam a atenção. Miyamoto ainda comenta sobre o fato dele originalmente em Donkey Kong de 1981 ser um carpinteiro, mas que com a criação de Mario Bros de 1983, quando surgiu Luigi e o game se passava no subsolo, nos cenários de canos de esgoto, acabou vingando a idéia de que ele era um encanador. Pelo que Miyamoto conta, eram detalhes que realmente não eram planejados com extrema cautela no passado, simplesmente acontecia, com a limitação da tecnologia para o visual, criar uma identidade era realmente complicado e quando alguma dava certo, o jeito era comemorar. Ele também comenta sobre a decisão de que Mario é um italiano e vive em Nova York, dizendo que foi apenas uma decisão da época, e que realmente não foi nada profundo. Outro ponto bacana é sobre o avanço da tecnologia, e aí Miyamoto ressalta muita a importância que foi Super Mario 64, onde foram transportados o universo 2D da franquia para o 3D.  Para ler ela inteirinha em inglês, basta clicar aqui. Se você não é tão craque assim no inglês, o Google tradutor meio que quebra o galho (aqui).

Agora é a sua vez! Para você? Qual o jogo favorito de Super Mario? Lembrando, não estou perguntando o melhor na sua opinião. A questão é bem pessoal mesmo. Qual o favorito, aquele que você jogou, passou a ver a franquia com outros olhos, ou aquele que te surpreendeu de tantas maneiras que você nem imaginava. O que revolucionou a sua forma de ver Super Mario.

Vou criar uma enquete. Afinal nem todo mundo gosta de ficar comentando, mas se possível, não deixei de contar a sua história, porque escolheu aquele game como favorito. Na enquente tem os principais, mas se você acha que seu Super Mario favorito não está nas opções, não deixe de dizer qual pelos comentários!

Obs: Inclui na enquete Super Mario RPG, sei que foge um pouco da regra games de plataforma, mas é um “Super Mario”, mesmo que de um gênero diferente, e acredito que ele tenha marcado muitos gamers nos anos 90, quando foi lançado. Queria incluir também outros games, como Super Mario Land, Mario & Luigi, Yoshi’s Island, mas acredito que a lista ia ficar gigantesca demais. Mas deixei a opção “nenhum destes” para que a galera possa escolher um outro via comentários. É minha primeira enquete-post aqui no blog, gente, então ainda estou aprendendo como usá-la direitinho. Se tiver muitas respostas diferentes das que selecionei, posso editar a enquete e incluir outros games, mas só se realmente houver muitos que tenham um favorito fora das opções.

[poll id=”3″]

Qual o meu Super Mario favorito? É muito difícil, pois fico em dúvida entre a fase 2D e fase 3D. Acho que pelo desafio, por ter conseguido me impressionar muito, por ser um dos Super Marios com um dos maiores níveis de desafio que já joguei e pelos belíssimos gráficos, eu fico com Super Mario Sunshine. Concordo com o Miyamoto quant0 a Super Mario World, o problema é que se penso no World, não consigo deixar de pensar em Super Mario World 2: Yoshi’s Island, que é muito bom. Acho que a fase 2D é clássica e não sairá do status de os melhores Super Marios já criados, mas a idéia é realmente um Super Mario favorito, que eu tenha jogado, rejogado e que jogaria novamente hoje em dia, com o mesmo brilho que joguei pela primeira vez e eu sou um muito fã mesmo de Super Mario Sunshine, e tenho total consciência que muita gente odeia esse game. Rá!

Isso também pode lhe interessar

48 Comentários

  1. Super Mario World EVER. Não tem como não marcar a infância né? E também só joguei o Mario 64 e o New Super Mario Bros DS depois dele, porque depois dessa geração eu passei pro lado Sony da Força, e ja nessa fui pro lado Microsoft, heh, mas não que eu não tenha vontade de ter um Wii e um PS3 também, é por falta da moeda mesmo.
    Mas voltando ao assunto é isso, acho que até levando pro lado técnico pra mim ele é o melhor, não gostei de terem levado o Mario pro 3D, preferi sempre o 2D mesmo.

    #feelingtimes

  2. Super Mario World, LÓGICO! Mas eu também gostava do Bros 3.
    E Digo mais, Master T., no meu tempo não tinha nem resvistas para comprar e saber o segregos dos jogos, ou pelo menos eu não era ligado nisso. Os segredos eram passados no boca-boca mesmo XD
    Bons tempos…

    1. Ha, comigo também era assim, todo mundo tinha/jogava de algum modo, ai vinha um primo distante e ensinava uma coisa, um novo amigo ensinava outra, e quando vimos ja sabemos coisas que nem imaginávamos.
      A ultima coisa que aprendi foi terminar o ‘estrelão’, como eu chamava na época, os koopas ficam parecidas com o Mario, haha, quando vi a primeira vez nem acreditei, só podia ser erro no jogo. hoeiuahieuah.

      1. Eu lembro disso, mas na verdade, depois de completar as fases da estrela você tinha que completar as fases do ESPECIAL e, além dos koopas, o cenário também mudava! Tem uma fase do especial que, até hoje, eu tenho difilculdade pra passar, é uma em que a gente tem que passar pegando aqueles balões pra inflar e ir flutuando pelo ar. auhauha eu sou tô lerdo nessa fase XD

    2. Exatamente!
      Boca a boca xD
      Mas comigo era na raça mesmo – quando descobri aquela manhã do tufão, eu delirei! agahuahuahua

      SMW rules forever o/

  3. Nem sei qual o meu predileto godto do Bros 2 mas não me lembro muito sou de uma geração nova e em esqueci o nome do que eu era viciado que eu jogava no play1 que eu comprava um cd e vinha não sei quantos jogos de nintendo mas o mario que eu me viciei e mais gistei foi o que ele pegava uma pena e saia voando.

  4. Bros 3 meu vei, ali mostrava o poder REAL do snes, era onde so tinhamos jogos fraquinhos e idiotas vem uma joia dessa, sem contar que a evoluçao do Super mario 2 (seja o the lost levels ou o ”normal”) pro super mario bros 3 foi GIGANTESCA, muito maior doque do 3 pro world, gosto de Super mario em 3D tambem, mas fico MTO feliz que super mario bros do wii em 2d vendeu mais que o galaxy, pra mostrar pra esses developers cabeçudos que o genero nao morreu e NUNCA morrera, at least while im here x.x….2d ftw!

      1. Bros 3 também é clássico, mas não acho que se compara a todo o universo que foi criado no Super Mario World, toda liberdade que o jogador tinha para escolher qual caminho percorrer e dentre outras coisas…
        E para corrigir o seu comentário é só clicar em “editar” fikdik XD

  5. Meu favorito é o Super Mario World, marcou minha infância, já joguei milhões de vezes cada fase.

    Também gosto muito do Super Mario Sunshine porque o GameCube foi o próximo videogame que eu tive depois de SNES e jogar um Mario novo foi muito bom. Mas nenhum Mario vai superar as lembranças que tenho do Super Mario World, aprendi a jogar e a gostar de videogame com aquele jogo.

  6. No meu caso Mario 64 marcou mais, Super Mario World eu joguei mais em vg dos primos e quando tive meu SNES acabei jogando outros jogos, mas o N64 comprei perto do lançamento e Mario foi meu primeiro jogo, então não tem como não marcar muito.

    E tenho um carinho especial pelo primeiro da franquia, Super Mario Bros porque joguei bastante mas era muito criança e não era bom. Ele fica na minha memória porque meus pais jogaram bastante ele comigo, aliás foi o único jogo que eles jogaram comigo alguma vez.

  7. E parece mesmo que Mario World ganha disparado de todos os outros como o Mario que mais marcou sua geração. 🙂

    Bacana, eu tinha minha dúvidas se seria isso mesmo. Achei que muitos iriam preferir Super Mario Bros 3.

    Isso só reforça a minha tese de que World deveria estar obrigatoriamente na nova versão de Super Mario All-Stars que sai no próximo mês.

  8. Mario World é um excelente game e certamente marcou muito a minha infância, mas até hoje eu lembro dos brilhos nos meus olhos quando eu vi pela primeira vez Super Mario 64. Fiquei impressionado e enchi o saco do meu pai até ele me comprar um Nintendo 64 só pra jogar o jogo. Cada conquista de estrela (e encontrar algumas era, realmente, uma tarefa dura em uma época sem internet) era como uma troféu, ainda mais porque não estava acostumado com um jogo com esses objetivos. Pra mim, foi o jogo que mais me marcou. Acabei de comprar um Wii e tenho esperança que os 2 Super Mario Galaxy consigam se aproximar deste jogo.

  9. mario 3!! esse marcou época, eu joguei muito esse jogo, no nintendino, depois no super nintendo, depois no emulador, e hoje em dia jogo no Wii! esse mario é incrível, são incontáveis as fases com segredos e acho que é o jogo que fez o personagem ficar famoso.
    Estou estranhando o resultado da enquete até agora, achava q geral curtia o mario 3 ou o World, mas o 3 está perdendo do 64 (que eu curto tmb) e até do RPG! Vamo virá mario 3 hehe

  10. NENHUM
    Sou mais Sonic e Donkey Kong! /troll

    Hehe, nem joguei os clássicos, mas eu gosto bastante dos RPGs – Paper Mario e Mario & Luigi.
    Não joguei o RPG do SNES ainda. =[

    1. Hehe, tô com vc donkey kong country o melhor de todos. Mas o mário q mais gostei foi o Super Mario Land 2 pra Gameboy, aquele q o último chefe era o Wario.

  11. Super Mario World, sem dúvida. Pra mim foi o que gme que impulsionou de vez o domínio Mario BRos, quando virou até desenho animado, filme, etc.

    E foi quando conheci também e pude jogar com mais calma, desbloqueando aquele smilhões de fases! hehe

    OBS> Imagem fantástica de abertura!! Faz um Wallpaper aí!

  12. O meu favorito com ctz é a série Mario & Luigi RPG, pra ser mais exato o Patners in Time(e o Bowser Inside Story), é o melhor de Mario com o Melhor do RPG, uma historia muito boa e hilaria, personagens carismaticos, belos gráficos, uma bela trilha sonora, jogabilidade viciante e bem legal, não tem como não rir com as vozes do Mario e do Luigi, com as cenas que eles se envolvem, enfim…são uma série de jogos fantásticas e que me marcou muito.Logo depois de M&L vem para min Super Mario World 2: Yoshi island, meu jogo favorito do SNES literalmente, perdi a conta de quantas vezes ja zerei ele, os gráficos e a trilha sonora dele são incriveis, logo em seguida vem Super Mario World e depois Super Mario Bros 3.

  13. Super Mario Bros 3 pra mim eh o melhor, o jogo eh muito bom, tem varios extras, o jogo de memoria, as roupas, itens, truques, creio que ate hoje nao fiz tudo q seja possivel nele, salvei inumeras vezes e sem usar flauta pq a graça do jogo é percorrer todos akeles mundos fantasticos, pra mim cada detalhe em SMB 3 eh perfeito, nao tem como escolher outro apesar de curtir muito todos eles

  14. Gostava de Yoshi’s Island, pois tinha um cenário bem diferente (de giz de cera), uma boa trilha sonora e vários “equipamentos”. Tirando o choro do Mário, foi um dos melhores Mários que joguei.
    Mas o meu favorito mesmo foi Super Mario Bros 3, pois foi o primeiro game que joguei na minha vida, no Nes do meu primo.

  15. Soh pra terminar eu nao considero o SMB 3 o melhor que ja joguei por causa do Super Metroid que eh absoluto pra mim, mas a prata eh SMB 3 e DKC empatados

  16. pra mim foi o Mario Bros 3, tempo bom esse….
    O P era desse???? nem estou me lembrando!!Muito loco o P cara…sair voando a fase…ajudava muito…principalmente na fase dos navios…kkkkkkkkkkkk

  17. muito dificil escolher! eu nunca joguei o sunshine e nem o rpg embora queira jogar os dois um dia… então por enquanto fico com super mario world mas não vou votar ainda vou pensar mais antes xD

    como disseram devia ter o yoshi’s island aí também… e o world deveria estar no new super mario all stars

  18. Mario 3, mas seguido muito de perto pelo Mario World e Mario 64… Apesar de simplesinho gostava também de paper mario, mario 1, mario 2… Mario é Mario… rsrsrsrs….

    Só os Marios de Wii que não cheguei a jogar, mas pela enquete fica claro que os clássicos são o World, 64 e 3… que marcaram mesmo…

  19. Ah esqueci de explicar porque o 3 me marcou mais… Meu primeiro console foi um Atari, mas quando ganhei um Nes (Nintendinho), é que me apaixonei pelos videogames mesmo e Mario 3 era incrivel, o melhor… Joguei muito Kirby, Adventure Island, Mario 1… Battletoads, Zelda joguei também (dificil pra minha idade… mais acompanhva meu pai do que jogava), entre outros, mas naquela época de ouro, meus preferidos eram Mario 3 e Kirby mesmo… Dei sorte de meu pai ser fã da nintendo e jogador… Logo que saiu o SNES também joguei demais Mario Wolrd, até mais que o 3 e a mesma coisa se repetiu com os outros consoles da nintendo, apesar de ter tido um mega drive e playstation 2 e hoje em dia o xbox 360, a nintendo sabe fazer games mágicos como ninguém…

    Meu pai vai comprar um Wii pra ele e minha irmã mais nova, mas como já moro em minha própria casa, não vou ter a oportunidade de jogar os novos Marios como gostaria, no máximo uma jogadinha de domingo, talvez o Wii barateando mais um pouco eu pego ele pra mim…

  20. Grande Miyamoto. Concordo com ele, Super Mario World marcou minha vida gamer pra sempre. Nunca fiquei tão viciado em um jogo na minha vida, nunca joguei tanto nenhum jogo. Fantástico.

  21. Meu favorito? Super Mario World! Por ser o primeiro que eu joguei… por ter jogado muitas vezes… por ter descoberto vários dos segredos e caminhos alternativos na época em que não tinha acesso a detonados ou coisa parecida (se bem que sempre tinha uns amigos que me ensinavam umas manhas e talz xD)… e, principalmente… PELOS FREAKING CRÉDITOS! Sério, eu não precisava de outro motivo para derrotar Bowser e salvar a princesa de novo e de novo (claro, naquela época, nada de acesso a mp3 ou trilhas sonoras de jogos, né?):

    *Nostalgiando aqui*…

    Aff, que vontade de zerar de novo! xD

  22. Adorei o Super Mario Rpg, aquele joginho foi muito bem feito, votei nele so pra não peder de lavada.

    o Super Mario World tambem é muito bom.

    Da lista o que eu jogei foram
    Super Mario World
    Super Mario 64
    Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

    tambem jogei o Paper Mario que é muito bom e legal e bonito até mesmo tendo aquele plano de teatro de papel 8D legal o luigi e sua vida secreta sahashsah

  23. Miyamoto e eu temos a mesma opinião.
    votei no Super Mario World, mas o Super Mario Bros 3, pra mim fica bem perto.
    mas o world me marcou mais, por isso voto nele

  24. Fiquei em duvida entre o Super Mario World e Bros 3, mais como ele disse ”o mapa tinha características únicas ” e essas características funcionam numa harmonia que no Bros 3 não funciona tanto assim. Mais é meio impossível definir isso digo vendo um lado mais sério, mais Mario é sempre bom!

  25. bom um jogo q marcou minha infancia mario world. em quanto atequinologia e os jogos do mario e voluem em graficos etc.. n e pq foi um jogo da minha infancia mais um jogo do passado q faz sucesso até nos dias d hoje pra muitos jovens q n conheceram esse belicimo jogo..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.