The Walking Dead: série vai além dos Zumbis com racismo e… entranhas humanas! [1×02] [PdS]

The Walking Dead: Episódio 2 da 1ª temporada foi exibido nos EUA dia 7 de Outubro de 2010: Guts

Enquanto isso no Brasil: O episódio será exibido no dia 09 de Novembro no canal Fox!

Aviso: Continue lendo apenas se você já assistiu o episódio 1×02 (“Guts”) de The Walking Dead. Haverão spoilers!

Não conhece o Papo de Série? Basta clicar aqui e ficar por dentro do projeto. Depois do “continue”, a gente conversa mais.

1×02: “Guts”

Quando cercados pela morte, notamos que é necessário viver!

Há alguns dias atrás escrevi sobre o piloto de The Walking Dead e manifestei preocupação com o desenvolvimento da série. Claro que confio em Darabont mas também sei que sair da história original da HQ poderia resultar muito mal (ou talvez muito bem, como desejo). Estava faltando o toque do segundo episódio para me deixar bem confiante no sucesso da adaptação televisiva da AMC. Era exatamente isso que desejava e esperava da série!

O episódio “Guts” fez uma combinação de partes da história original com a introdução de novas personagens que realmente impressionou. Que ótimo terem conseguido tirar a melhor vantagem disso! Existem muitas histórias de zumbis que se tornam extremamente cansativas por serem compostas principalmente por mortos-vivos. Porém, aquilo que faz The Walking Dead se destacar é a importância que dão aos seres humanos, aos seus dilemas e à sua necessidade de viver quando a morte vaga discreta e perigosamente por todos lugares. Basta uma mordida e está tudo terminado. The Walking Dead vai além das entranhas dos mortos-vivos. A série vai ao fundo das entranhas, não só físicas, mas também psicológicas do ser humano.

Algumas observações…

Então, indo às observações. Primeiro, penso que a relação entre Shane e Lori não deveria ser revelada tão cedo, mas quem se importa? Já me importei durante algum tempo com isso, mas depois aceitei bem. Aliás, isso não atrapalha necessariamente o desenvolvimento da série. Estou, inclusive, convencido de que a produção sabe o que está fazendo.

Logo, acho que o melhor que poderia acontecer seria a série The Walking Dead conseguir um novo padrão de qualidade; conseguir ser única por certas particularidades que não ficam bem em HQ mas que ficariam perfeitas na televisão  – quem já leu a HQ aproveitaria mais a adaptação e quem não leu não teria nada com que comparar.  Até me atrevo a afirmar que se a qualidade estiver lá, ambos os públicos reconhecerão e ficarão satisfeitos. Por outro lado, cada ser humano tem questões próprias, mentalidade própria e necessidades próprias,  e por isso quanto mais personagens bem elaborados surgirem, mais questões e dilemas surgirão, ou seja, mais conteúdo poderá ser abordado. E que o drama humano seja cada vez maior para intensificar a experiência.

Fora do tanque, preso na fuga! Racismo e revolta!

Demorou um pouco, mas chegou o momento de Rick fugir do tanque. A cena final do primeiro episódio deixou uma  determinada expectativa (e curiosidade): a voz bem humorada de um desconhecido e um tanque lacrado cuja única saída estava bloqueada por uma manada de zumbis. Se esperávamos alguma saída surpreendente, não obtivemos nada correspondente. Entretanto,  acho que na verdade não havia, também, outra forma de sair daquele refúgio inerte. Rick sai do tanque e a sequência continua cada vez melhor: Rick e Glenn são perseguidos por mortos-vivos até um edifício onde eles se encontram com Andrea e outros sobreviventes. Se se trata de The Walking Dead, claro que haveria algum conflito humano e o primeiro ocorre entre Andrea, bem mais agressiva do que na HQ, e Rick. Porém, o mais tenso foi estarem todos encurralados no edifício com zumbis famintos forçando a entrada. Podem não ser tão inteligentes, mas souberam jogar objetos (pedras) contra o vidro para invadir o prédio!

Bem, os limites da sobrevivência são vários. E um deles foi muito bem feito no segundo episódio. Dixon era uma pessoa muito difícil de lidar, sem dúvida. Não ajudava, tinha vício pelo poder e um preconceito daqueles! Destaca-se: adicionaram novos personagens mas com propósitos bem definidos para o funcionamento da série.  Dixon é um exemplo disso. E aproveitaram o conflito iniciado por Dixon para dar aquele foco ao protagonista, elevando o seu carisma e poder para liderança, e mesmo que isso não ocorra na história original, eu gostei desta cena em que Rick algema Dixon no telhado. A questão mais interessante é a capacidade do ser humano em se proteger em primeiro lugar – algo que vai ganhando dimensões mais volumosas ao longo dos episódios. É a natureza humana, simplesmente. Agora, até onde as relações humanas podem chegar na busca por sobrevivência é outra questão de destaque que fica cada vez mais clara de episódio a episódio e teremos muito o que discutir sobre isso no futuro.

A situação ficou bastante tensa: por um lado a tentativa de escapar do edifício vivos e por outro os conflitos internos. Durante a HQ se sente uma tensão constante, aquela sensação de curiosidade angustiada. Mesmo por outros caminhos, esse episódio conseguiu o mesmo efeito. Fiquei espantado com o review da IGN! Eles deram um 7 de 10 para o episódio! Honestamente, não concordo com a pontuação, mas também acho que uma produção artística raramente agrada a todos, então não deveria ser classificada tão objetivamente. Eu poderia dar um 8.5 ao episódio, mas prefiro ficar pelas impressões – essas são mais adequadas.

Questões éticas, entranhas mortas e entranhas vivas!

Para além de tudo, a questão de partilha de bens foi igualmente levantada: podemos pegar qualquer coisa das lojas agora? Não é costume, mas com a necessidade e sem ninguém que se importe com isso, porque não seria válida tal atitude? Afinal a vida humana vale mais do que o comércio e o dinheiro. Porém a questão ética continua alfinetando. Não exploraram esse assunto muito mais do que isso. E como se já não estivesse bom, a história ainda fica melhor. Raptar um zumbi, cortá-lo aos pedaços e se banhar em suas entranhas pode parecer estupidez, mas as coisas já não são como costumavam ser. Agora a estupidez virou táctica de sobrevivência. Aquilo foi absolutamente nojento e genial! Os zumbis devem viver mais pelas sensações, então vamos socializar com os mortos através do seu fedor.

Bom plano, péssima sorte que só durou pouco tempo depois que começam a caminhar entre zumbis. Desde o começo do episódio estava esperando a chuva, quer dizer, o céu nublado e negro já denunciava há muito tempo a ocorrência futura. E baseado na HQ, já sabia o que aconteceria na prática do plano de Rick – embora não ocorra na versão original tal como ocorreu na série (no mesmo momento e com o mesmo propósito). Mesmo assim, a cena foi perfeita!

O resgate do resto também ficou ótimo. A mensagem da série já diz que nem sempre podemos salvar todos e que a morte é algo mais frequente desde que as pessoas começaram a “levantar de seus túmulos”. Mesmo Dixon sendo uma pessoa insuportável, o ter deixado algemado no teto do prédio foi uma boa dose de crueldade, não só humana mas também do destino. Incrível, mas a chave tinha mesmo que cair no lugar menos desejado e mais incrível e louvável foi terem pensado isso e executado. Isso ainda terá sequelas, claro.

Conclusão…

Enfim, desde o começo até o fim, “Guts” foi excelente. O primeiro episódio lançou uma série boa mas ainda pouco sólida. O segundo já solidificou a base, o suficiente para dizer que a AMC acertou em cheio. Isto é, obrigado Darabont.

Já disse isso antes, mas volto a dizer: o elenco selecionado tem me surpreendido. O acampamento e as personagens estão muito bem reproduzidas. Quanto ao próximo episódio, aguardo ansiosamente. Já temos o Sneak Peak do episódio 1×03 (“Tell it to the Frogs”) que intensifica a vontade de assistir o próximo episódio ainda mais, mas teremos que ter paciência e aguardar até Domingo.

Isso também pode lhe interessar

27 Comentários

  1. Sinceramente eu estou mais pela análise da IGN. Alguns pontos GRAVES neste episódio:

    1) Independente de ter lido a HQ, a Lori no seriado é uma piranha né. Imaginando que ela tenha abandonado o Rick no hospital 10, 15 dias atrás (afinal, sem comida ele nao sobreviveria mais do que isso), deveria estar muito cedo para ficar se pegando com o melhor amigo do cara no meio do apocalipse zumbi!

    2) A parte que eles cortam o zumbi foi sensacional. Vendo pela TV me senti enjoado. Agora, como assim eles falam em uma hora “não deixe encostar na pele”, ai logo depois a Andreia coloca o revolver na cintura do Gleen sem luva… ou o Rick pega a chave com a mão exposta… ambos todos cagados de restos de zumbi. Pow, na MESMA CENA, esses erros são escandalosos!

    3) O que dizer de alguns momentos que deram maior relevância para algumas coisas, como o Rick pegando a granada (para não usar, ao menos ainda), a bolsa com a serra caindo… vai me dizer que o maluco lá vai se cortar, sair do prédio e tentar se vingar? Só falta né.

    4) Como a IGN falou, totalmente irreal um cara daqueles que cria problema por nada! E o pior é o restante do grupo ser composto por pessoas normais, sensatas. Na HQ os doidos ficavam junto com os doidos (os canibais, o do tanque, etc), ou então quando alguém “quebrava”… não faz sentido ter um cara daqueles no grupo por tanto tempo.

    5) Cena da chave caindo no ralo sem noção, mas vamos adiante.

    6) Para mim a pior coisa desse episódio foi algo que temi no 1°, porém veio a se confirmar aqui. Os zumbis estão mais para Left 4 Dead (ou Exterminio) do que para Dead Rising (ou Madrugada dos Mortos). Zumbi usando pedra para quebrar vidro? Zumbi fazendo cooper / correndo Zumbi pulando CERCA!? Zumbi subindo escada!? Isso me preocupa, [SPOILERS DA HQ A FRENTE] e na hora que chegar no presídio? Na HQ eles ficam bem protegidos pelas cercas de arame… se colocarem aquela parte no seriado (imagino que devam, porque é uma das mais maneiras), vão ter que adaptar bem isso, porque com zumbis que correm, pulam cerca, sobem escada e usam pedras para quebrar vidros, a sobrevivência é dificultada em MUITO.

    1. Concordo com o que você disse, esse zumbis estão “vivos” demais, quando o zumbi corre atras deles na escada e quase subiu eu fiquei assustado, mas quando pulou a cerca eu entrei em choque, pois muda completamente da HQ, infelizmente não vejo um futuro bom para serie.

    2. Concordo com muita coisa que você disse e algumas devem ter sido mesmo erros de produção. Agora, para mim nada justifica a pontuação de 7 (IGN), quer dizer, o episódio não estava ruim assim!

      1) Você disse tudo. Também achei a Lori da série muito piranha. Ela não devia ter tanta certeza de que Rick tinha morrido, mas situações de desespero, abandono e falta de esperança causam mudanças dramáticas nas pessoas.

      2) Já tinha dito, acho que essa parte foi mesmo sensacional. A questão do contato entre os restos do zumbi e a pele foi algo que também notei mas depois calculei que a situação desesperadora acabou por levá-los a se preocuparem com outras coisas e assim acabaram por tocar. Não aconteceu nada com eles, algo pouco realista, mas não condenável. Na HQ não há nenhuma restrição ao toque. Apenas a mordida deve ser evitada.

      3) Nada a acrescentar ou a comentar.

      4)Neste ponto, discordo. Claro que é real um cara perdido num mundo de sobrevivência e caos com perdas não mencionadas (porque todos perderam amigos, família e tantas outras coisas que amavam) começar a ficar agressivo, ou talvez mais agressivo que o habitual. Aliás, é bem provável que o Dixon já fosse complicado e preconceituoso antes de tudo acontecer.

      5) Foi inacreditável mas com uma probabilidade muito, mas muito mesmo, reduzida, ainda era possível acontecer porque na vida acontecem as coisas mais inesperadas que podemos imaginar.

      6) Isso já é algo pessoal, uma opinião. Particularmente, não tenho nada contra os zumbis da série, embora não goste do fato de eles conseguirem pensar bastante, pular cercas e atirar pedras. Mas até dá para aceitar porque, numa interpretação talvez forçada, imagino que apenas alguns zumbis venham a fazer isso quando estão ainda fortes. Com o tempo e com as estações do ano, eles vão ficando mais fracos, mais lentos, menos hábeis. O problema é eles estarem em manada. Na própria HQ, as manadas são bem agressivas, embora não tenha referência alguma ao fato de os zumbis correrem. Há erros nesse aspecto, isso não nego, mas por enquanto não condeno.

      1. 2) Exato. Nem mencionam isso, e provavelmente deve ser porque está tudo muito recente para eles. Nao acredito que vá ser uma regra do universo, achei bem estranho eles darem maior destaque para a frase, e segundos depois se arriscarem demais 😛

        4) O problema ao meu ver é como alguém foi ficar perto do Dixon! Ele ser daquele jeito é normal, e piorar com o apocalipse idem. Só achei estranho a galera lá boazinha junto com ele hehehe se fosse eu ou já tinha excluido ele, ou eu mesmo tinha ido embora… é o tipo de personalidade que não é compatível com a dos outros sobreviventes.

        5) Sim, o problema mesmo foi o slow motion para enfatizar BEM a cena 😀

        6) Eu acho que se um cara morre com algo na mão, normal o zumbi continuar segurando…mas dai a um zumbi com pedra, outro pulando cerca, e o primeiro lá quase subindo a escada (eu tenho certeza que alguns degraus ele subiu heheheh)… enfim, é um estilo de zumbi diferente, e eu realmente nao gosto. Acho que nao combina muito bem com a série, e vai dar conflito se forem usar umas idéias maneirissimas da HQ.

        1. 6) Sim, os zumbis têm se revelado mais hábeis do que deveriam ser segundo a HQ. Isso talvez confirme aquele meu anseio de estragarem a adaptação ao sair da história original. Mas consigo aceitar desde que os zumbis não fiquem mais inteligentes do que já mostraram ser, rs.

          [ATENÇÃO, SPOILER DA HQ] A cena do presídio, como você mencionou, vai ser um pouco complicada com zumbis pulando cercas… E há muita coisa essencial para acontecer no presídio (o melhor: Governor). Logo vemos o que pretendem.

          1. vcs nao perceberam que o cara que tava lokao la estava drogado? o rick encontra drogas com ele e ainda verifica q tinha um pouco no nariz dele, o cara ainda deboxa perguntando se seria preso…

          2. Pois é, minhas críticas são de quem espera uma adaptação mais fiel… ignorando essas “picuinhas”, o seriado está imperdível! Como adaptção o 7 acho que caiu bem como falei antes, agora avaliando isoladamente a nota merece ser mais alta mesmo.

            [SPOILER DA HQ] Exato! Aquela parte é tensa, fora o que acontece com o Rick ali ne 😀 Eu tambem gostei muito logo no início, quando ninguém sabe quem é o assassino! Fora que ali o Rick começa a fazer “o que tem q ser feito”…

          3. Acho que é normal para quem leu esperar essa adaptação mais fiel, mas agora eu já estou receptivo para algo diferente (desde que seja bom, claro).

            André, você já leu toda a HQ?

          4. As vezes eu fico um tempo sem ler, pq nao tenho um site bacana para acompanhar. Aqui no Portallos, acho que vocês ja falaram uma vez, mas se nao me engano era do inicio. Eu lia na IGN quando ia sair um novo capitulo, mas lá é meio ruim de acompanhar tambem. Enfim, o ultimo capitulo que li foi o 78! Não sei se é o mais recente não…

            Sem mudar de assunto, apenas puxando outro, tu curte Kick Ass? É outra HQ americana que sou fanzaaaaço.

          5. É verdade, já postei no Portallos algumas MdQ’s dos primeiros volumes de The Walking Dead, mas depois parei porque parecia que poucos leitores estavam interessados.

            Ainda não li Kick Ass, mas vou aproveitar a sugestãopara procurar e começar a ler.

          6. Se algum dia vocês pensarem em retomar, eu pelo menos teria interesse em ler, principalmente se já retomasse com os mais recentes 🙂 E caso façam isso, fica uma dica de site (caso nao conheçam), que tem TODOS os capitulos para ler online, em ingles ou portugues! Ai repassa para o pessoal e ve se a galera se anima em ler 🙂 http://www.thewalkingdead.com.br/

    1. Claro. Eu não fiz nenhum dos últimos episódios de Supernatural, mas a série está merecendo mesmo um PdS. Aguarda que nos próximos dias postarei um. 😉

      Já Smallville não tem me agradado muito – críticas há muitas para fazer, sem dúvida.

          1. Eu realmente sou fã de series por todo o mundo, apesar de ser novo, amo passar horas e horas assistindo Series de Tv.Supernatural, Smallville, Two and a Half men, House MC, CSI, Monk e por ai vai.MAS, uma serie realmente me conquistou, Psych, ela é uma serie policial, que mistura Drama, comedia e tambem ação, os atores tem um sicronia incrivel uns com os outros, e eu, com minha opinião, queria que se você estiver ‘Disponivel’, que por favor, assista ao menos um Episodio dessa Serie, e veja se a acha interessante para um Papo De Serie, acredite, não ira se arrepender.Atualmente ela passa na Universal, mas foi interrompida pelo Summer Season, o no lugar dela entrou The Event, mas em alguns sites tem as 5 temporadas da serie.Obrigado

  2. Uma das 5 /questões dessa ING eu posso responder.O cara que cria problemas,o desespero toma conta da pessoa e ela comça a fazer besteiras,no caso do vi…quer dizer do criador de problemas e que o Rick saiu atirando e chamou a atenção dos zumbis.Desde então todos que estavam no prédio estava condenado.Ai vem a parte do desespero.E sobre o que o MrPsych falou,ainda vai ter mesmo PDS DE SUPERNATURAL?

  3. Os comentários aqui justificam oq eu disse antes.
    Esse é o ruim de ter lido a HQ antes, tudo fica comparável e blá blá

    Acho melhor assistir sem ter noção de nada, por conta disso, achei o episódio fantástico (:
    apesar dos zumbis serem muito vivos mesmo -.-

    Mas, ainda quero ler a HQ um dia *-*

  4. Só hoje tive tempo de assistir, e agora vim ler o post e os comments. Só uma coisa a respeito do Dixon: a reclamação de que é irreal as pessoas “boas” estarem junto dele cai por terra assim que se vê esse sneak preview… o cara é irmão de outro sobrevivente. Estavam todos juntos e uma parte do grupo foi pra cidade fazer não sei o quê (não leio a HQ), e Dixon estava entre eles. Não é como se só os bonzinhos tivessem se juntado com o cara, e ele tava drogado também, como um anônimo comentou ali em cima.

    Enfim, sem ter material para comparação, estou curtindo muito a série. O único erro que achei grave no episódio foi esse negócio de “não toquem” e depois fazerem coisas sem luva, mas também não faria sentido o toque infectar… tinham falado antes que era só mordida ou arranhão, não?

    Fico até feliz de não ter lido a HQ, senão eu certamente estaria puta com qualquer mínima mudança. XDD Harry Potter é insuportável pra mim em filme, assim como Eragon, The Golden Compass, The Last Airbender… tenho sérios problemas de aceitação quanto a adaptações. XP

    1. Tentarei fazer ainda. Não tenho tido tempo essa semana (trabalhos, relatório e provas) para fazer um bom post, então não garanto postar sobre o 3º episódio, mas de qualquer forma farei provavelmente do 4º episódio e aí faço alguns comentários ao terceiro.

    2. Tentarei fazer ainda. Não tenho tido tempo essa semana (trabalhos, relatório e provas) para fazer um bom post, então não garanto postar sobre o 3º episódio, mas de qualquer forma farei provavelmente do 4º episódio e aí faço alguns comentários ao terceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.