Magic Fiddle: App do Ipad recria de forma extraordinária instrumentos musicais! [Tecnologia]

Magic Fiddle

Se olharmos para trás, voltando um pouquinho no tempo, lembraremos de diferentes inovações tecnológicas e o quão depressa todas elas foram aperfeiçoadas ou mesmo substituídas. A medida que o tempo passa, mais e mais pessoas nascem já digitalizadas, globalizadas, nunca tivemos tão fácil acesso a informação, nunca tivemos tanto conteúdo disseminado de forma tão livre, o ritmo não pára e as vezes me pergunto se existe um limite para tudo isso, muito provavelmente não, mas se houver, acredito que o ser humano deva querer ser o último a saber disso.

Por que eu digo tudo isso? Porque mesmo já estando careca de saber o quanto é rápido todo esse processo de desenvolvimento da tecnologia, eu jamais poderia imaginar um caminho alternativo para se tocar música, já haviamos visto aplicativos que simulavam baterias, guitarras, baixo e até mesmo piano no Iphone, mas violino… e tão bem reproduzido é a primeira vez. As mídias que comportavam músicas como os LPs caíram com a vinda dos CDs, que por sua vez estão perdendo espaço para o formato MP3, mas será que algum dia veremos os instrumentos musicais como os conhecemos hoje serem engolidos pela tecnologia também?

O aplicativo chama-se Magic Fiddle e foi produzido pela Smule, no meu Iphone mesmo tenho 2 aplicativos dela, um é aquele piano bem legalzinho de se tocar, o outro é o aplicativo Ocarina, onde você sobra a entrada do cabo USB (com cuidado para não cuspir lá dentro) e o aparelho reproduz o som da flauta, eles realmente fazem um trabalho muito bacana quando assunto é música, e realmente é impressionante o suporte concedido aos desenvolvedores para criação destes aplicativos. Para quê todas aquelas cordas? Ou melhor, para quê a presença do instrumento? E o mais incrível é que mesmo não tocando um violino de verdade, fica nítido que a sonoridade não é singular, linear ou mesmo algo programado, enquanto os músicos tocam nota-se alguns erros durante as notas, sem falar que não é só pressionar no lugar certo, o aplicativo traz a mesma complexidade de um instrumento real, o que pode afastar novatos, porém atrair veteranos no assunto que talvez não levem a inovação muito a serio.

E quando digo que há a possibilidade desses softwares roubaram a cena no cenário musical (nem que seja um pouquinho) é porque realmente isso já começa a acontecer, semanas atrás a banda Gorillaz por exemplo anunciou estar produzindo o novo álbum da banda todo no Ipad, não se sabe ainda quais softwares eles estão utilizando, mas saberemos em breve, já que ele tem previsão para ser lançado este ano ainda.

Muito legal, um dia ainda ponho as minhas mãos em um desses com certeza, só não sei dizer se realmente é possível aprender a tocar bem, e mesmo o software reproduzindo o instrumento com tamanha maestria, acho difícil alguém dispensar o bom e velho violino, ou o violão, ou a guitarra, enfim, não deve ter a mesma graça.

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. também acho que não vai substituir, mas pode trazer novas pessoas interessadas em aprender, como foi o caso das guitarras dos jogos de música.
    seria interessante se o aplicativo tivesse umas músicas e indicasse em que posição colocar os dedos, como um tutorial de aprendizado de violino =)

    1. Tá aí um uso prático pro app. Com afinador embutido, podia virar um aparelho pra ajudar no aprendizado. Se bem que afinação é mental, então de um ponto de vista pedagógico, pode até criar vícios. Oh well, caminhando e cantando.

  2. “caminho alternativo para se tocar música”
    É o que eu espero que sejam essas novas tecnologias e que os instrumentos musicas tradicionais possam continuar ocupando o espaço que lhe é de direito, já pensou por exemplo, uma banda de Rock sem uma Guitarra, Baixo, Bateria e Teclado!!

    Espero que os instrumentos musicais continuem evoluindo e sendo aprefeiçoados, mas que continuem sendo instrumentos musicais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.