Atualizações de jogos: Como elas são feitas? Josh Olin da Treyarch conta tudo![PC/X360/PS3…]

Nessa geração atual de videogames, nós passamos a ter que lidar com algo bem conhecido da galera que costuma jogar em PC: As atualizações de jogos.  Infelizmente, é muito comum o jogo ser lançado e algum tempo depois ele receber uma atualização para minimizar problemas de desenvolvimento. Não cabe relatar aqui o que gera tantas falhas na produção de um jogo, vamos deixar isso para um futuro post, no momento vamos apenas conhecer como a Treyarch, desenvolvedora de Call of Duty – Black Ops lida essas famigeradas atualizações

O gerente de comunidades da Treyarch, Josh Olin, disse que normalmente leva “pelo menos um mês inteiro” para completar um ciclo de atualização para o jogo Call of Duty: Black Ops. Ele deu uma explicação interessante sobre como funciona o processo de implantação de correções do jogo, detalhando como as falhas são tratadas para serem regularizadas pelas atualizações e contou quanto tempo leva o desenrolar das etapas de cada fase do ciclo.

Aqui está o processo todo, obtido através do fórum de Call of Duty:

Fase 1: Reunir as reclamações feitas pelos jogadores, produzir relatórios e implementar soluções.

Assim que o jogo é lançado no mercado, nós vasculhamos os fóruns e jogamos online com os fãs para coletar comentários e reclamações.
A Equipe de Qualidade é acionada e reproduz todos as reclamações registradas nos relatórios de feedback em um ambiente de teste, e coloca esses dados em nosso banco de dados, e então os membros da equipe de desenvolvimento são incumbidos de fazer uma análise de tudo.

Como qualquer processo científico, os relatórios devem ser reproduzidas no laboratório de teste antes que possam ser abordados. Com temos milhões de usuários jogando Black Ops, algo relatado por apenas um pequeno número de usuários pode não ser facilmente reproduzível. Por isso, é importante que todos os relatos nos fóruns possam proporcionar o máximo de informações úteis.
Tempo estimado: Em geral, duas semanas para elaborar uma lista de problemas bem estruturada, reproduzí-la no ambiente de teste, pesquisar as causas e implementar soluções. Esta fase é geralmente a parte mais longa do processo, e pode facilmente levar mais de duas semanas, dependendo do número e da complexidade dos relatórios. Quando o jogo é lançado, cada alteração feita é altamente delicada, e esse tempo é necessário para implementar a melhor solução possível.

Fase 2: Testar internamente.

Uma vez que as reclamações de maior prioridade foram resolvidas, o jogo atualizado passa por um processo de rigorosos testes internos pela equipe.
Se novos problemas são descobertos ou o problema original não foi solucionado adequadamente, é necessário mais tempo para pesquisar e implementar novas soluções. Jogos de vídeogame são peças de softwares altamente complexas. Toda mudança feita pode causar um impacto potencial em outro lugar no jogo, por isso o jogo inteiro tem que ser testado a cada atualização.
Tempo estimado: Mínimo de uma semana para testar completamente o jogo inteiro e aprovar internamente a atualização para o lançamento final.

Fase 3: As fabricantes do console devem testar e aprovar a atualização para seu lançamento.

Assim como a nossa Equipe de Qualidade, que aprovou a atualização internamente, a atualização é encaminhada para a fabricante do console para que ela faça seus próprios testes e homologação final. Neste ponto, o processo está fora de nossas mãos.
Se a atualização do jogo é aprovado pela fabricante do console, o ciclo se encerra e a atualização está finalmente pronta para o lançamento. Se a atualização do jogo é rejeitada, uma versão acelerada de todo o processo começa novamente.
Tempo estimado: Mínimo de uma semana para obter uma aprovação.

Nota: atualizações para a plataforma PC não necessitam de aprovação do fabricante, claro, mas por causa do elevado número de variáveis em hardware e configurações de sistema operacional, tanto a Fase 1 quanto a Fase 2 requerem um tempo adicional que não é necessário nos consoles, já que os consoles possuem um hardware padronizado. Então o ciclo de desenvolvimento da atualização para jogos de PC, no fim, acaba levando aproximadamente a mesma quantidade de tempo do início ao fim da atualização de consoles.

Fase 4: Lançamento

Depois que a atualização do jogo é aprovada pela Equipe de Qualidade e a fabricante de console, ela fica preparada para lançamento. Esta é uma fase muito curta, mas pode aumentar o tempo de duração em função de uma série de variáveis.
Tempo estimado: Geralmente de 2 a 3 dias.

Essa é uma visão meio por cima do processo de atualização de um jogo. Os períodos de tempo listados acima são apenas estimativas, mas geralmente leva pelo menos um mês inteiro para completar um ciclo de atualização de um jogo. Muitas vezes, existem várias atualizações do jogo sendo feitas ao mesmo tempo, e assim podemos ter mais de uma atualização nesse período. E emm alguns casos de emergência, este tempo pode ser acelerado, mas isso é muito raro.

A descrição acima descreve o processo para o lançamento de atualizações de um jogo, porém não se aplica da mesma forma para os chamados “hot fixes”, que são correções temporárias, usada simples ajustes para o jogo. Elas não são correções definitivas, e só se aplicam às parcelas online do jogo. A maioria das mudanças significativas para um jogo não podem ser feitas com um hot fix.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.