Conversa de Mangá: Naruto 534 e 535 – Adeus, Ino-Shika-Chou

Naruto: Capítulo 534 e 535 foram disponibilizados dia 06 e 13 de abril, respectivamente: Adeus, Ino-Shika-Chou / A Persuação de Iruka”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu os capítulos 534 e 535 de Naruto. Atualmente acompanho o mangá pelo site Manga Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português! 😉

Naruto 534 e 535

Adeus, Ino-Shika-Chou / A Persuação de Iruka

CdM Duplo, mas com dois capítulos bem distintos da história neste ponto em particular desta saga de Guerra. Primeiro vou começar com a conclusão da luta do Asuma contra Shikamaru, ino e Chouji. E volto a afirmar, quando o Kishimoto trabalha com seus personagens lá do começo do mangá, tudo tem um sabor mais prazeiroso. Gostei do desfecho e dos golpes e da ação desse finzinho de luta. Chouji amadurecendo no meio da luta foi algo muito maneiro de se ver. Ainda que o golpe supremo dele não tenha me empolgado muito. Acho que depois de ver o pai do Chouji ali gigantão, meio que perdeu a surpresa ao ver o filho também gigantão. Lembro que quando Chouji mostrou suas asas de borboleta lá na fase criança, a surpesa foi muito maior com certeza.

Ninguém parece que se preocupou também com ele ter dispertado a habilidade sem as pílulas que induzem isso, que quase o matou quando criança. Gozado que só o Chouji tem isso? Porque se é uma habilidade tão fantástica assim, por que o pai dele não usa também? Achei meio apelação do Kishimoto concluir essa parte da história com o Chouji com asas enormes dizendo que iria colocar fim na batalha. Confiança demais na minha opinião. Ok, que seria muito impressionante se o personagem conseguisse, mas acharia bem sem graça se dentro tantos ninjas fortes ali no campo de batalha, fosse o Chouji que desse cabo de todos os inimigos ali.

E deu tempo até da Ino e do Shikamaru usarem habilidades incomuns. A Ino, por exemplo, controlou dois Zetsus de uma só fez contra o Asuma. Como é que rola isso? A mente dela fica em dois lugares ao mesmo tempo? Achei meio bizarro não explicar como é que pode algo assim. Já o Shikamaru usou a própria arma do Asuma combinada com seu jutsu das sombras para prender o mestre. Boa habilidade, e conveniente em batalhas.

Por fim, gostei do papinho final do Asuma. Não disse nada importante, mas era isso mesmo. Ela não deveria dizer mesmo. Kishimoto montou muito bem essa batalha, ainda que tenha enrolado pra caramba com ela, ao mutiliar em outras batalhas menores. O capítulo termina com Naruto dando uma de espertinho, mas já vou falar disso no próximo parágrafo.

O que me prendeu nesse último capítulo lançado foi a imprevisibilidade dele. Não sabia o que ia rolar a todo momento. Iruka vai convencer o Naruto? Naruto vai para a batalha? Vai rolar uma batalha ali mesmo no templo dentro da cachoeira? Bee mais se meter no meio? A narrativa do capítulo foi muito bem moldada para que o leitor realmente não adivinhasse o que iria rolar. E eu já não sabia para que lado torcer. Naruto entra na guerra? Significa que as batalhas dos secundáriso vão diminuir. Naruto fora da guerra preso?  Seria melhor para o momento da saga? Li numa indecisão danada para saber o que eu faria se fosse o roteirista da história (tenho essa hábito de ler as coisas imaginando como eu conduziria a história).

E um pequeno detalhe do autor que julgo como um erro. Mas os personagens da Folha que estão ali para proteger o Naruto, estão todos com as bandanas da aliança shinobi para a guerra. O Naruto não sabe o que é isso, e como é que não reconheceu que todos ali estavam com bandanas diferentes da vila da Folha? Detalhes assim são essenciais para um ninja não? Tirando esse detalhe, gostei do Iruka nesse episódio, apesar de achar uma baita sacanagem a forma como o Kishimoto usa ele. O Iruka parece que é o único ninja da elenco principal da Folha que não tem habilidade alguma. Não tem um golpe original, um jutso bacana e sempre pareceu ser bem fraco. Só serve como professor de crianças mesmo? Sacanagem Kishimoto! Podia ter deixado rolar uma troca de golpes entre ele e o Naruto. Nada sério, podia usar como pretexto um treinamento ou sei lá. Ainda que o Naruto já estivesse esperto com toda a situação. O mesmo para o pai do Shino, que só serviu de enfeite ali.

A cena que Naruto sai da cachoeira e vê a guerra ficou muito show também. Fiquei animado com a reação dele. Acho que nesse momento já pensei que ele não ia conseguir ser contido de forma alguma. Na mentira do animal, até achei que ele ia cair, burrinho como é as vezes. Mas depois da cachoeira não dava mais para tirar o personagem de cena. Apesar de por um pouco, quando o Iruka tenta prende-lo na barreira, achei que ao menos iriam enrolar o Naruto por mais um pouco.

No fim, fiquei bastante satisfeito com o final do capítulo. Com a carta do Iruka e a injeção de ânimo na saga e também no próprio Naruto ao ler das palavras de seu sensei, que é mais como um irmãozão mesmo. Ficou muito bom a conclusão desse capítulo! E Naruto vai para a guerra! Agora a coisa vai esquentar! Acho que nesta saga, Naruto não vai ao resgate, aqui no fim das contas, ele é quem será resgatado…

Isso também pode lhe interessar

35 Comentários

  1. Também fiquei com a sensação de fail pra essa coisa das bandanas! Super mancada do Kishimoto, fala sério. E pior que na real acho que pessoal nem ia notar tanto, mas ele ainda deu enfoque pra bandana da folha do Naruto, aí foi, né.

    Agora sim quero ver essa guerra!! E não me apedrejem, mas será que o Sasuke também já aparece no próximo? Com o novo Mangekyou Sharingan? Ou o Kishimoto vai guardar a cartada? Hum.

      1. Hhauhauahauh, pior que o mangá se arrasta quando o Kishimoto o coloca na história agora. Saudades mesmo da fase criança, em que ele era fodão lutando corpo a corpo.

      2. Por mim se ele não ficar de draminha e aparecer na guerra apenas para sair matando geral eu não me importo, ele ainda continua fodão. O problema é o kishimoto colocando ele cheio de mimimi e pseudo louco.

        1. o que mais odeio no sasuke é a forma como o kishimoto deixa ele fodao!
          são ups e ups, que pra mim nao tem logica
          fica so nessa papagaiada de genio..
          Neji é genio e nao vemos ele ficar absurdamente forte durante as lutas e entre um inimigo e outro apresentar uma puta diferença de força, como nosso pequeno emo consegui

          1. No começo era legal como o Kishi faz esse modo dois personagens principais ai mostra cada um um pouco e eles vao evoluindo… so que quando chegou a parte que o Sasuke continua buscando a vingança e blabla pow ja ta na hora de se tocar neah Sasuke. Peguemos um exemplo (vou ser apedrejado :P): O Akainu de One Piece matou o Ace na frente do Luffy e ele nao está nem um pouco desesperado pra acabar com o Almirante (com certeza espero que quando se encontrem o Akainu morra!)

          2. Sasuke não é mais phodão não!!

            Agora qualquer formiga que enfrenta ele, lá vaaaai Susanoo!! Sempre!! Parece que perdeu reflexos, velocidade, e tudo mais depois que adquiriu essa técnica..

  2. Agora vai ficar bom essa guerra Shinobi !! O Iruka é meio que inútil em força até o Konohamaru é mais forte (é o que parece) Iruka só lutou em Filler de anime (se não me engano) Queria que Sasuke chegasse antes que Naruto na guerra. Quando Naruto chegasse o Uchiha já teria destruído quase tudo, seria mais legal e também muito sentimental (como todos os encontros deles) Naruto chegando antes que Sasuke, não gostei, pelo o que tem na Guerra (zetsus e mortos) o lado do Naruto vai vencer fácil e assim faltará Madara e Sasuke, isso poderia resultar no fim da guerra sem nenhum combate entre os vilões principais. Tomará que Masashi não faça isso.
    Back Alive Naruto !!! XD

  3. Análise do 535: http://dark-fenix.blogs.sapo.pt/137998.html

    Também fiquei com toda essa indecisão, não sabia bem o que era melhor Naruto ir ou não já a guerra, gostei da maneira como Kishimoto resolveu a situação, mas ainda acho muito cedo para isso.

    O capítulo foi excelente e cheio de emoção, o que na minha opinião é o ponto fraco desta guerra, por exemplo na luta do Asuma contra o time 10 não me passou emoção alguma de uma luta aluno vs mestre.

    Essa última imagem do post foi a melhor do capítulo, imagem perfeita, que sem uma única palavra diz tudo.

  4. A dúvida que ficou foi COMO o Naruto viu o que tava rolando na guerra.

    O lance das bandanas já tinha pensado antes, aliás, quando li o 534 achei que o Naruto ia sacar pelas bandanas, mas o Kishi esqueceu isso.

    Pelo visto Naruto foi embora sem ter completado o Bijuu Rasengan. Mas ele é o protagonista mesmo, na hora H ele domina o jutsu do nada e usa com perfeição =]

  5. Para mim, que sempre critico naruto, esta semana tivemos o melhor capítulo desde que a guerra começou. Realmente tinha tempo que eu não curtia ler naruto assim.

    Agora pra variar, ficam as dúvidas:
    Quantos capitúlos Kishi vai gastar pra fazer naruto chegar no campo de batalha?

    Com seu modo senin ele (provavelmente) poderá rastrear o madara ou kabuto, será que vai direto ao seu encontro?

    O bee também vai entrar nessa guerra?

    1. puts
      se o bee entrar na guerra aí q ele vai destruir tudo mesmo
      ele é muito exagerado
      se lutou contra akele emo com as oito caudas imagina o q ele vai fazer na guerra^^

  6. Nada a declarar sobre a luta do time 10.
    Mas sobre o chouji, o assuma sempre diz que ele vai ser o mais forte de todos, sempre vim com isso na cabeça, pq o assuma sempre diz isso com muito convicção!
    Então, quando o kishi colocou ele falando que vai acabar com a guerra, esse deve ser o momento certo para fazer isso se tornar realidade!
    Pq a guerra vai ser a ultima saga de naruto, tenho pra mim essa certeza!
    Engraçado sobre a Ino é que se nao me engano o pai dela fala que poderiam controlar no maximo uma mente por vez! e ele é o fodao do clã! Ele fala isso quando começa a entender sobre o Pain.
    Um parabens pro desenho do socão do Chouji, ficou muito foda aquele rostão meio em perspectiva, ficou show!
    Sobre o 535
    Naruto indo pra guerra significa que Madara vai começar a se dar bem, vai começar a andar o acontecimento que acredito desde que começou a guerra, naruto vai perder a raposa! E isso vai acontecer pq a raposa nao vai ajuda-lo quando ele mais precisar! que deve ser contra o proprio madara ou o (urgh) emo sasuke.
    Mas sobre o capitulo em si, não sei se gosto da ida dele para o campo de batalha!
    Eu fiquei meio com raiva do Naruto nunca acatar as ordens, que porra de shinobe é esse! Sei que vão dizer que isso mostra como ele tem estima pelos amigos, tem bom carater de não deixar ninguem sofrer por ele tal, mas caceta, ele não deixa de ser um shinobe, pelo menos uma vez queria ver ele tendo uma batalha interna, como disse Iruka!
    Sobre Iruka, não acho que Kishimoto tenha cometido sacanagem com ele, sempre foi dito que ele é fraco, o potencial de shinobe dele é chunnin! ele trocar golpes com naruto não tem logica, mesmo que rapidos! Citaram Konohamaru, como comparação com Iruka, Konohamaru é muito mais forte que o Iruka, ele por sinal é um genio pra mim, o crescimento dele é espetacular, nao é a toa que é neto do terceiro hokage!
    Naruto acreditou naquele papo imbecil de animais, identificar a bandana segue a mesma linha de burrice!
    achei um capitulo bom, mas gostei mais de bleach e one piece essa semana!

  7. Tb gostei dos dois capítulos, mas alguma coisa me diz que o Naruto ainda não vai chega na guerra agora. Acho que alguém ou alguma coisa vai atrapalhar ele no caminho.

  8. Nossa,eu me empolguei pra k7 no ultimo cap. Ate q enfim o naruto vai entrar na porradaria,achei mt foda o final,nao so como ele se livrou dos caras,mas a carta. Seria mt tosco se os caras parassem ele ,sendo q ele eh um sennin e agora usa a kyuubi-power 100% xD. Enfim vo esperar o manga essa semana com vontade *-*

  9. Tbm acho sacanagem do Kishimoto ñ botar alguma habilidade no Iruka, smp gostei dele XD. Como um personagem do elenco principal devia ter alguma coisa. (ate pq ele apareceu primeiro que mtos ali, como kakashi, sakura e o emo)

  10. No primeiro capitulo foi até legal ser o chouji a concluir a luta quando eu pensava que seria o Shikamaru…tirando que a luta foi curtissima foi muito boa o Chouji e a Ino pareceram outras pessoas nessa luta .-. a Ino determinada a lutar e o Chouji tomando coragem pra ir pro pau : ) eu gostei… Também gosto mais quando sao os personagens de antes que lutam me lembra da fase Clássica que na minha opiniao foi bem melhor do que essa ta sendo.
    Nao sei o que pensar desse segundo capitulo… ao mesmo tempo que gostei eu estou e duvida porque isso significa que vai começar a….a…. a viadagem NaruxSasu coisa que detesto, o Iruka também servindo só de conselheiro e cara chato que enche o saco sempre, ja esperava. Naruto fugindo pra ir pra guerra pelo menos lutas melhores devem acontecer nao? estou na esperança.
    PS: Alguem sabe se da onde ele tá em que parte da guerra ele vai sair?

  11. Final dos capitulos bem estilo “Naruto” não? Com ele vendo algo que o faz emocionar e se animar (tipo o livro do Jiraya) e vai partir pra porrada! Ai sim! A ultima luta do Naruto (de verdade, não aquele rasengan vs chidori fraquinho) foi contra o Pain, quero ver ele lutar! Kakashi e Gai juntos também seria uma boa, quanto ao Sasuke…triste (Naruto tem muito personagen chato, meu deus, fora uns 10, os outros milhões são chatos pra caramba!)

  12. Sobre o 534 eu nao gostei do desfecho que o Kishimoto deu a essa luta gostei bastante do desenvolvimento porem o desfecho deixou muito a desejar :/

    Nao gostei da maneira como o Asuma foi pego, mais uma vez soou meio facil e ate idiota ser pego no ar daquele jeito ou talvez isso seja so implicancia minha que ainda reluto em ver os viloes se dando bem nessa guerra :/

    O momento de despedida do time dez foi algo bonito porem parte da dramacidade (ate dessa guerra) se perdeu com esse lance do Tecido Selador D: Puff o Asuma ficou parecendo um picole

    Porem dou meio ponto para o Kishimoto por ter mostrado uma certa evolução desses personagens (nao como eu gostaria de ver mas tudo bem) nessa luta

    Por exemplo a Ino mostrou que agora nao é mais uma tiete imbecil e “evoluiu” seu jutsu de troca de mentes agora atingindo dois corpos e sem ser em linha reta (que eu me lembre era assim) alias eu acharia super maneiro se ela tivesse desenvolvido genjutsu com a Kurenai teria uma carga emocional maior se ela mostrasse isso durante essa luta 8D

    O Shikamaru nao mostrou nada de novo em suas habilidades porem foi legal ver a mudança de personalidade dele tomando posição de lider na luta e coisa e tal

    Ja o Chouji foi o unico personagem que recebeu o tratamento merecido esse sim teve seu potencial explorado ao maximo (duvido que o kishi invente outra coisa) e era esse tp de tratamento que eu esperava com os outros personagens da serie

    Sobre a tecnica das asas creio que nao seja unica e exclusivamente do Chouji e sim uma tecnica do clã Akimichi somente o pai do chouji ainda nao teve a oportunidade de mostra-la (sei la 8D)

    E como esse comentario ficou gigantesco e desorganizado (como sempre D:) irei dar minha opiniao sobre o outro capitulo (que achei infinitamente melhor) em outro comentario mais a baixo 8D/

  13. RA do 535 eu gostei e muito e dou ponto ao Kishi por ter montado isso de maneira que abria varias possibilidades de ocorrer qualquer coisa (as que voce citou no post 8D) e temos algo em comum tambem tenho o habito de ficar me imaginando como o roteirista se bem que foi tao imprevisivel que nem eu sei que rumo eu daria a essa coisa toda 8D

    Porem para fugir do mais do mesmo acho que eu (se eu fosse o roteirista) teria optado por deixar o Naruto fora da guerra aperfeiçoando o seu golpe nao que eu tenha achado ruim como o Kishimoto decidiu levar a serie alias foi ate epico o momento final mas so para fugir da mesmisse do “treinei um pouco um golpe e irei aperfeiçoa-lo em combate” e tambem seria uma otima oportunidade de esquecer um pouco os principais e deixar os secundarios tendo o seu tao esperado momento fora da geladeira de personagens de Naruto 😀

    Sobre o lance da Bandana bem eu nao achei um erro da parte do autor ate pq mesmo eu tambem nao havia reparado nesse detalhe do simbolo xD sem falar que tem o pretexto de que estava em uma caverna escura xD

    Poxa e pensar que eu ja gostei pacas do Iruka das antigas queria que o Kishimoto nao o tivesse esquecido ele era um personagem bem bacana eu gosto desses momentos dele com o Naruto mas sempre fico pensando “poderia ser melhor XD” se ele nao so aparecesse nesses momentos

    A conclusao desse capitulo foi algo genial meu hype que havia caido drasticamente com essa guerra subiu um pouco ao ver o Naruto caminhando para o campo de batalha deu aquela sensação de batalha final mesmo com o “volte vivo Naruto” :’)

    Nao descarto a possibilidade dessa ser a fase final de Naruto (eu disse isso com a fase Nagato tb XD) ja que essa guerra ta (ou deveria) parecer um grande tributo a todo o universo da serie

  14. Ótimo capítulo!! Não vou arrumar defeitos porque as partes empolgantes superam tais defeitos!

    A parte da carta foi ótima!! Naruto mostrando que não é mais uma criança que podem segurar tambem.. Lógico.. pensarem que iam segurar ele, o kra derrotou o Pain que destruiu a vila inteira.. Nunca gostei de todos passarem por cima dele como se ele fosse fraco..

    Minha imaginação queria que acontecesse assim: Naruto já tinha percebido tudo com o chackra sennin, e o Bee pensava que ele ainda tava sendo engando, daí derepente ele coloca o Bee pra dormir com alguma técnica(sei lá qual, pode ser um gas bafo de sapo)..

    Daí quando chega todo mundo, vai aquela conversa e ele derrota todos sem machucar eles, dando golpes só em pontos pra galera dormir ou no maior estilo Haki do Luffy!! xD

    Mais o jeito aí tambem foi loko!! o

  15. Capítulo 534: Sem muito a comentar, finalmente, Chouji acordou e fez o que tinha que fazer. Demonstrou um pouco mais da evolução da equipe 10 e que a guerra parece que vai dar uma guinada com a atitude do Chouji! Admito que fiquei curiosa para saber como ele daria fim nela.

    Capítulo 535: Por mais que goste de Naruto, acho muito cedo para ele entrar na guerra. Ela poderia ser muito melhor explorada. O que me deixa mais ainda com a sensação de cortina de fumaça, não serve para nada, a não ser para deixar as vilas ocupadas…

    Voltando ao Naruto admito que me incomodava, ele não notar que algo estava errado; mas finalmente, percebeu e tentou descobrir o que era. Bee deixando-o ir, me divertiu bastante. Também me agradou, que ele não caísse na conversa do Iruka; aliás, foi bem fraquinha e buscou sair da caverna. Outro ponto positivo foi o uso do modo sennin para localizar aquilo que o estava intrigando. Até onde vai o alcance do Naruto? Porque deu a entender que ele fez algo incrível.

    Nesse ponto, gostei e não gostei da atitude do Naruto. Também acho que para um ninja, ele não segue muito as regras. Por mais, que ele ficasse preocupado, ele tem que aprender a seguir ordens e confiar nos amigos. Por mais, que ele tenha o objetivo de trazer paz ao mundo shinobi; ele não vai fazer isso sozinho. Nesse momento, ele teria sido mais maduro se tivesse esperado um pouco e terminasse a técnica.

    Por outro lado, ele ir ajudar e tentar chegar na guerra vai dar outras alternativas ao autor… Afinal Madara/Tobi apenas está aguardando um momento de capturá-lo e poderá começar a agir. Tentará capturar o Bee primeiro? Mandará Sasuke para o campo de batalha? Ele mesmo começara a intervir na batalha e fará os Zetsus mudarem o modo de lutar? Assim, acho que agora, a guerra poderá ganhar um ar novo e sair da mesmice… Talvez os personagens secundários e principais possam começar a ter lutas épicas… Pelo menos é o que espero!

  16. Na boa, o Naruto é muito burro. No 536 a gente já tá vendo as consequências dessa cagada dele. Mudou todo o status da guerra.

    Com essa idade mental não dá nem pra ele ser chuunin, muito menos Hokage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.