Japão

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #28! [2011]

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à semanas8  atrás. Nunca houve a confirmação se é contada a semana do lançamento do capítulo nessa conta ou não, então pode ser tanto menos 8 capítulos, como menos 9 capítulos. Mas com o capítulo 9 é certeza que o ranking está valendo.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #28

One Piece 628 (Capa, 1° CP)
Toriko 145
Naruto 543
Gintama 358
Sket Dance 190
Beelzebub (CP) 112
Ikkyuu 6
Magico 15
Bakuman (CP) 136
Medaka Box 102
Enigma 37
Kuroko no Basket (CP, Resultado dos rankings de popularidade) 120
Reborn 341
Bleach 452
Kochikame 1706
Nurarihyon No Mago 158
Inumaru Dashi
Hokenshitsu No Shinigami 86
Sengoku Armors 14
Grimm 16
Dois Sol (Fim) 17

Finalmente! Consegui arrumar tempo pra voltar a coluna! Com E3 toda equipe estava focada no evento, e eu incluído, sem contar a empolgação (baixa, mas E3 é E3) pela feira. Mas vamos ao que interessa e chega de blá blá blá.

One Piece de volta depois da semana de descanso, com a capa e e CP de abertura da revista.  Nada muito substancial a comentar sobre a posição né. Toriko pela 3° semana consecutiva ocupando o posto de primeiro com direito a uma vez ter batido One Piece. Eu li uns 15 capítulos nesse meio tempo sem a coluna e estou lá pelo capítulo 60. O universo começou a se expandir rapidamento no mangá. Houve a aparição de um mapa mundial, no estilo do que vimos quando a grande linha foi citada em One Piece. Eu particularmente gosto muito dessa sensação de universo infindável e gingantesco, mostrando que o tanto que vimos até agora é só a ponta do Iceberg. Ainda pude ver o sistema de evolução interessante que a série possui, conectando fome mais ingredientes especiais e raros, e toda história do Acacia, que me lembrou bastante um certo Gold D. Roger.

Naruto compõe atualmente as três séries que brigam pelo primeiro lugar da revista constantemente. Bleach continua lá no fimzinho da tabela lutando para não entrar na zona de rebaixamento. Nesta edição só está poucas posições acima do bottom 5. Eu particularmente acho que a série deu pelo menos uma esquentada nos últimos capítulos, com Kubo acelerando um pouco as coisas. Finalmente temos o Fullbring do Ichigo totalmente liberado, que achei muito estiloso e bacana. Pra mim uma coisa que ninguém pode dizer é que o Tite não tem estilo, que para o design dos elementos da série ele manda muito bem todas as vezes, salvo em raras ocasiões. A espada estilo Sophitia de Soul Calibur é show de bola também porque érmitirá melhor flexibilidade quanto as sequências de luta do Ichigo. Sempre achei que o personagem abusava demais de getsugas ou golpes “rápidos demais”, sem podermos ver a espada mesmo se movimentando e desferindo golpes, algo que Nobihiro Watsuki fez com maestria.

Gintama e Sket. como eu gosto de ver essas séries no alto, e ainda mais juntas! É muito bacana, e bizarro ao mesmo tempo que elas quase sempre estão juntas na ToC. Com esses dois mandando bem Grimm acaba por não ter quase nenhuma chance, e acaba fadado a permanecer no Bottom 5, e provavelmente será o lanterninha a partir de agora que Dois Sol foi pro Limbo. Dois Sol por sua vez terminou com menos capítulos do que Light Wing se não me falha a memória. Acho que não  teremos um mangá de futebol na Jump por um bom tempo… Qual será o próximo esporte? Espero que algo meio nada a ver como foi Eyeshield 21 com futebol americano e se tornou uma grata surpresa.

Beelzebub espantou mesmo a má fase com a acelerada no treinamento e essa semana ganha uma CP para não perder o costume. Ikkyu ainda não está sendo rankeado e não dá pra saber como os japoneses reagirão a série. Estou pra ler os três capítulos que a Clockwork Lies lançou em inglês da série mas ando meio sem tempo, e viciado em Toriko para tal. Pelos comentários que li pela internet, no geral acho que o pessoas gostou das mudanças feitas em relação ao Oneshot.

Magico! Merece definitivamente a posição no Top que ocupa. A série não parou em nenhum momento nesses 15 capítulos de apresentar novos elementos e novos personagens que só enriquecem o universo mágico. Rogue o mago de chamas mais recentemente apresentado é muito cool em termos de design e faz o estilo dos caras que batem e depois perguntam. A outra personagem também possui um poder bacana, o da “força das palavras”, e sem contar o vilão do arco que tem cara de overpower, e o Shion usando a magia da vassoura de mais uma forma inesperada e interessante. O autor faz um rodízio muito bom de personagens na série na minha opinião, e tem sequências de lutas bem criativas, assim como as soluções para derrota de personagens aparentemente overpower.

Medaka ah Medaka! Como podem ver a série vai de bem a ótima nos rankings. Nas últimas semanas vem das posições intermediárias, encostando mais e mais no Top 5, e essa é a segunda semana consectiva na sexta posição. A série realmente ganhou um boost nesta última saga, as coisas estão mais interessantes com todo um clima de personagem infiltrado, sem contar as últimas hipóteses de que TODOS os recrutas podem ser Not-equals. E aí, quem serão os substitutos se isso for verdade? O Kumagawa mostrando porque ele é temido desde antes de ter o All-Fiction também foi demais. Aliás o personagem está aos poucos se tornando o meu personagem favorito na série, ocupando o lugar do Zenkichi. Sobre o súbito aumento na posição também pode ser devido ao recente rumor de um possível anime pela GAinax, que jamais fez um anime baseado em um mangá da Shonen Jump.

Reborn meio caído essa semana, e Nuramago finamente fora do Bottom 5. A série recentemente chegou a 9 milhões de volumes vendidos, e na p´roxima edição terá as páginas que deveriam ser de Dois Sol. Ou seja, serão 31 páginas para o começo de um noco arco na série. Sobre as séries do bottom, na minha opinião Grimm será um dos próximos a serem cancelados, e a outra vaga ente Shinigami  e Sengoku. Aposto em Shinigami, pois Armors ainda é uma série nova e pode vir a se recuperar. Por outro lado Shinigami já tem uma venda estabilizada de tankos, mas acho que isso não segura a série na revista.

Próxima: Edição #29

  • Capa: Gintama
  • 1° CP: Toriko
  • CPs: Enigma, Reborn, Mago

Gintama ganhará capa, talvez por algum anúncio ou notícia relacionada a série. Toriko deve ganhar a 1° CP pelos seus exímios resultados na ToC além de ser mais uma propaganda para série, o que a SJ não cansa de fazer. É bom ver Enigma ganhando uma página colorida principalmente porque a reviravolta e a revelação que houve no capítulo 35 foi fenomenal. Há tempos que já não me pegavam de surpresa com algo como foi essa revelação. E Mago como disse, ganhará 31 páginas além desta CP para comemorar o início de uma nova saga.

E é isso! Caso queiram ver as CPS e capas das edições que não houve post deem uma passada no JJT que tem lá! Até!

Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios