Weekly Shonen Jump ToC: #11 – 2012

Bleach como sempre é um rostinho bonito… Adeus Harisugawa, olá novas séries!

Bleach (Capa, 1°CP)
Naruto
One Piece
Toriko
Bakuman
Nisekoi (CP)
Beelzebub
Gintama
Sket Dance
Katekyō Hitman Reborn!
Kurogane (CP)
Kochikame
Nurarihyon no Mago
Hunter x Hunter
Genson! Kodai Seibutsu-shi Pakky
Inumaru Dashi
Magico
Medaka Box
Kuroko no Basket
ST&RS
Harisugawa in Mirror World (Fim)

#12:
1° CP: Hq!! por Haruichi Furudate (Nova Série)
CP: Nurarihyon no Mago, Kuroko no Basket

#13
1° CP: Pajama Girl por by Hamada Kousuke (Nova Série)

O começo do fim para Bleach? Não acho que seja dessa vez que teremos algum arco curto vindo do Kubo, eu chuto que o mangá (se conseguir se manter em vendas/rankings), termine com mais uns 4 a 5 anos. Veremos ainda muitos capítulos de 1 minuto de leitura, golpes que ocupam duas páginas e tudo mais, então creio que por tudo que o autor precisa revelar e contar acho que 5 anos seria o tempo que está planejado. O mais importantes é ver daqui a sete, oito semanas aonde Bleach vai estar para ver se há um acréscuimo na popularidade em referência ao último arco, cujo qual Bleach perdeu uma parcela de sua fanbase, e se não recuperar nada desta parcela as coisas tendem a piorar acada semana.

Naruto roubando o top-spot. Contando 7 e 8 semanas temos a batalha dos Jinchuurikis controlados pelo Tobi VS Naruto e Bee. Eu particularmente gostei bastante da forma frenética e da sucessão de fatos nesses dois capítulos, que tiveram Bee soltando a Beast Form completamente, Naruto apanhando, Todas as Bijuus liberadas, e ainda Kakkashi e Guy. Bem Kishimoto uso muitas cartas grandes aí, então a posição talvez dse deva ao hype do grande boom mesmo, e da adrenalina que foi isso tudo.

Toriko ainda no arco do Gourmet Cassino, então deve se manter no alto por mais um pouco. Bakuman espero não ter sido o capítulo sobre Qualidade X Tempo de duração de uma série, pois sinceramente aquele foi um dos melhores  do mangá todo pra mim. Parecia realmente que os autores conversavam por meio dos personagens sobre o erro que cometeram em DN ao prolongar tudo.

Beel subindo conforme o arco passado se encaminha para o fim, e as batalhas ficam melhores.  KHR ficando no meio, mas o que espero é o rankeamento da batalha Varia X Hibari, duas das maiores causas para a série subir nas ToCs.

Outra coisa interessante da edição é que em tempos HxH não ficava numa posição tão boa. Será que os japas decidiram votar por ele a partir de agora?

No fim da tabela estão Magico e Medaka. O primeiro com toda certeza é o cadidato mais forte a um cancelamento na próxima rodada dos mesmos. ST&RS já é praticamente confirmado por ter segurado a lanterna por tempo demais, e nem ter vendido o bastante para justificar a sua permanência. Kuroko e Medaka com seus animes estão mais seguros e além disso Medaka ainda vende bastante se comprado a outras séries bem rankeadas como Sket Dance.

Nisekoi parece estar agradando mesmo (bem possível que seja o motivo da queda feia de Harisugawa há poucas semanas), e ganhou a CP aproveitando o Dia dos Namorados. Kurogane vem junto com ela em termos de paparico, e rankings. Parece que a Jump agora tem uma política de tentar hypar as coisas mais novas, principalmente as que dão certo, nem que daqui a uns 2 meses essas sejam jogadas no limbo.

Uma pena ter sido mesmo o fim de Harisugawa, que até andou vendendo bem os volumes em comparação aos estreantes, mas o Kano deu um bloqueio de autor ou algo assim, e ficou se lamentando pelo plot truncado que ele mesmo criou, e coisas do tipo. Sinceramente não sei o que aconteceu, ele deveria saber das limitações que ele mesmo impôs e mesmo com elas poderia sim ter criado coisas bacanas, e até envolvido outras coisas místicas na série. Porém admiro o autor por ter admitido que não conseguia mais manter a sua narrativa interessante e encaminhou um final digno e bacana para a mesma.

Próximas CPs, são de “manutenção”. A de Nura provavelmente é pelo aniversário da série, já Kuroko é é aquela página sazonal que a série normalmente vem ganhando faz um tempo já, agora com o anime isso ainda deve ser tornar mais frequente ainda.

Agora o mais bacana! Novas séries! Gostei de ver que Hq será uma série de vôlei. Primeiramente fiquei meio com o pé atrás (na verdade dois pés, pois um já é natural meu com séries esportivas), mas fico feliz só pra não ser mais um Basquete/baseball/Futebol. O traço do oneshot (página colorida ao lado) era mais do meu agrado… Sobre o conteúdo, eu mesmo não conferi em inglês pelo Manga Code (aqui), mas não deve fugir muito do universo das séries esportivas. Espero que realmente fuja e me surpreenda, pois Kuroko ainda não foi a série que continuou de forma maestral o legado. de Slam Dunk, Mr. Fullswing, Captain Tsubasa, e Eyeshield 21. Totalmente às cegas neste, com um forte pensamente de “supreenda-me”.

Já sobre Pajama Girl (as duas garotas do lado esquerdo do preview), não se sabe muita cosa além do autor e do suposto gênero de Romance/Fantasia (Magico, oi?) que o 2ch divulgou. O traço, como eu vi lá no Manga Helpers o pessoal falando, realmente lembra muito o da  Mestra Kawashita (pra mim um dos melhores traços de mangá que já vi), e realmente espero e torço para isso. Apesar da impressão, essa é a segunda série do autor a primeira- Dogashi Kaden –  tinha sido cancelada com apenas 2 volumes em 2008, num período meio negro para lançamentos na revista. O mangá era de basquete, e aparentemente tinha pitadas fortes de romance, no melhor estilo “encontro do destino” entre a garota e o personagem principal. O autor já tinha um traço bem bacana (e desenhava bastante curvas femininas em seu mangá), mas realmente fiquei curioso com esse preview da próxima edição.

E como ficam as expectativas paras primeiras estreias de 2012? Será que o próximo hit está aí?

Isso também pode lhe interessar

23 Comentários

  1. Naruto está numa ótima fase. Esse arco é super decisivo, ainda tem muito mistério pra ser revelado e lutas desvendadas. Ainda mais que mostrou uma pequena face e a majestosa capa do grande Rikkudou. Digo o mesmo para Bleach que sinto que mostrará a tão misteriosa história sombria dos Qincys (me corrijam se estiver errado o nome).

  2. A surpresa da Toc dessa semana é Nura no Mago. Não sei se foi uma jogada editorial para dar uma moral pra série que vai comemorar aniversário ou se foi realmente por votação dos leitores, mas que é bom ver a série um pouco mais acima do que o normal no ranking isso é.

    Espero que Beel consiga se manter na parte de cima da Toc por mais algumas semanas pois está sendo bom demais(para mim como fã) ver a série nessa parte do ranking.

  3. O Magico tá cada vez melhor, mas com essa subida louca do Nura eu to ficando com medo de perder um dos melhores mangás atuais

    (spoilers do Magico)
    sério muito massa o Joshua falando que mesmo com a perna quebrada poderia derrotar o Faust, mas ia deixar pro “supreme piggie” ter a vingança
    (fim dos spoilers duh!)

  4. Naruto está numa boa fase agora mesmo, isso justifica o primeiro lugar, pegar o lugar de One Piece de vez quando não tem problema. =P
    Nisekoi está agradando mesmo, eu estou gostando bastante da história, tomara que continue assim. Também acho que a JUMP tem que dá uma força se um mangá novo dá certo para que dure.
    Também fico com o pé atrás com mangás esportivos, mas vou experimentar Hq. Pajama Girl sendo supostamente Fantasia/Romance pode ser um perigo a Magico?

    1. Com certeza, e isso me deixou um pouco preocupado também. Apesar que depende também do romance que o autor de Pajama vai desenvolver, pois o de Magico é meio bobinho, já pré-definido mesmo (o protagonista já até casou né ahushaushau). Eu gostaria que fosse aquele romance mesmo, com o princopal com várias pretendentes, mas que essas tivessem algumas opções além dos protagonistas… Seria show, até porque ultimamente os romances tem entrado meio pela linha do harém direto…

      1. Concordo, concorrência dá mais emoção ao mangá. =P
        Bem, as informações de Pajama Girl estão muito escassas para formar uma opinião, só quando lançar é que podemos chegar a conclusão de que será uma ameaça ou não para Magico.

  5. Essa Toc foi um pouco estranha, galera tá bem ansiosa pelo inicio desse último arco de Bleach, esperam que o Kubo consiga reaver um pouco do sucesso que ele já obteve com essa obra, o fim de Harisugawa me deixa triste é feliz ao mesmo tempo.Feliz pela dignidade do fim, realmente bem feito, e também não tenho problemas contra séries curtas. Triste pelo fim, independente de qualquer coisa. E não estou levando muito a sério a nova serie que vai começar a ser publicada ná próxima Toc. Mangas de esportes da Jump não tá dando muito certo!

    Beelzebub não está indo bem, como eu imaginava que fosse ocorrer, essa do Tamura não estar desenvolvendo os outros personagens no arco da volta do Oga á escola, não agradou os japonêses, Naruto acima de One Piece foi merecido Gai e Kakashi são personagens bem queridos. Só perdem para o Sasuke e mais uns 5. Magico caiu novamente mais ele não vai ser cancelado. Têm muitas forças anda para se recuperar. Nisekoi continua me surpreendendo mesmo com página colorida essa semana. Vou voltar a ler ele!. Pra ver se está tão bom assim mesmo. Medala Box teve uma queda bem consideravel.

    Próximos cancelamentos: ST&RS e Pakky

    1. Acho que devem segurar Pakky, mas com certeza servirá de escudo, no próximo cancelamento, ou que de uma forma é uma coisa boa, pois não quero ver Magico fora. Por outra não temos nenhum gag puro desde Jaguar fazendo sucesso. Apesar que Jaguar era protegido da Jump, e eu acho que sem essa proteção não d[a mesmo pra um gag sobreviver no sistema da revista. Gintama e Sket são comédia mas tem outra pegada, algo mais encorpado…

      1. Acho que ST&RS tá praticamente certo só fica lá embaixo, não seria surpresa ele ser cancelado para dar lugar a Pajama Girl na proxima edição. Pakky fica num sobe e desce, mas fica lá embaixo do que em cima, mas acho que ele se salva dessa vez.

  6. Não entendo como duas séries que tiveram animes anunciados ficam tão baixo no ToC. Medaka e Kuroro vendem muitos volumes, é isso (tipo NuraMago)?

    No mais, HxH subindo posições, até que enfim. Se o Togashi continuar ativo assim quem sabe não compete no topo?

    Sonhar faz bem =p

    1. Medaka vende bem (tanto quanto Sket como citei), mas Kuroko eu não lembro muito bem… Mas acho que está na Jump por um tempo maior mesmo por ser a única série de esporte da revista.
      Eu acho que o hype ainda não bateu de verdade, apesar de já termos uma notável subida de produção em ambas as frontes dos dois títulos (vendas e ranking), mas ainda não tão forte como fez Beel virar um mid-top por exemplo. Acho que isso deva acontecer quando os animes estrearem mesmo.

      Sobre o Togashi, acho que se ele aguentar esse ano todo sem pausas é bem possível que o pessoal vote mesmo nele… Vamos torcer!

  7. MangaStream dropando todas as séries ligadas a Jump, por pedido (e pressão ) da Shueisha:

    “VIZ Media Licensed Series Dropped
    February 11th, 2012

    Dear MangaStream supporter,

    It’s with a heavy heart that I make the following announcement. MangaStream will no longer be releasing the following series:

    – Naruto
    – Bleach
    – One Piece
    – Hunter x Hunter
    – Katekyo Hitman Reborn
    – Claymore
    – D.Gray-man

    VIZ Media has demanded that we end our scanlation work for all of the above. This comes despite our best efforts to pursuade fans into supporting official distributors by being the only group to actively prevent an archive from forming on their website through the removal of chapters that are older than a couple weeks. They’ve succeeded in little more than invoking inconvenience to the community as their digital magazine missed the mark; it runs several issues behind and only features 3 of the above series. So long as their product continues to be slow, awkward and inferior to something a ragtag group of nobodies can churn out in a few hours – fans will continue to look to scanlation groups and aggregators for their weekly fix.

    The aggressive and escalating nature of their threats have forced our hand into removing the content. MangaStream will no longer be posting full scanlations for any of the aforementioned series, we will instead focus our efforts onto the series we do that are not licensed by VIZ Media (you can assume everything currently on our directory will be continued).

    Our final message to our loyal JUMP audience will be this:
    Thank you for supporting us over the past two years and making Mangastream your home away from home. It was a pleasure sharing our time with fans who were just as passionate and dedicated as we were.

    Although MangaStream will no longer be hosting any of the Jump series, if it’s something our fanbase is interested in, we’re considering leveraging our connections to bring you accurate spoiler summaries for the Jump chapters as early as possible. We know this isn’t much, but hope it can whet your appetite until the dozens of aggregators release the official Jump chapters on Wednesday.”

    http://mangastream.com/content/jump

    Era previsível que um dia isso ia acontecer, já que eram o mais rápido e mais forte grupo em termos de cabeças da Jump. Mas eu pelo menos, não queria acreditar que este dia chegaria. Enfim, esperemos algumas semanas conturbadas até porque são as séries TOP então provavelmente outro grupo pegará rápido.
    A Red Hawk deve ser a maior atualmente (nos EUA, tirando MS), talvez ela pegue com a seção NEO dela, que é meio colaborativa. Talvez a Imperial Scans, que é dos dissidentes do I Eat Soul… Mas a maioria dos grandes já está bem atarefado com séries semanais… Eu realmente não sei quem tem gás pra pegar esses figurões lá nos EUA… Talvez algo como o MRI (que foi a união de 3 grandes scanlators para trazer Bakuman, Magico, e Silver Spoon) possa ocorrer. Mas com a SJ Alpha que é digital, rolando com semanas de atraso e apenas com Naruto, Bleach e OP por enquanto como o cara da MS falou, eles devem combater mais fortemente quem pegar esses pepinos aí.

    1. Vi essa noticia com tristeza, mas acho que por ser somente séries muito populares outros Scanlators devem pegá-las rápido. Pelo menos essa semana não sei como vai ser.

    2. Mas esse caras da Viz são muito burros mesmo.

      Um dia eles vão aprender que você não ganha da pirataria se ela for melhor que o produto original.

      Bom, bola pra frente, vou migrar pra um dos milhões de scanlators que vai continuar tendo.

    3. pena que não sei ingles, não o suficiente pra ler entender tudo.

      resumindo, os japas pressionaram tanto a mangastream que ela dropou esses mangas? possivel ameaça de processo?

      1. Pelo que entendi foi a Viz que licencia essas séries para os gringos que fez a pressão e ai eles cederam a pressão para não tomar processo. O estranho nesse caso para mim, foi a Viz pedir para pararem de fazer Reborn sendo que eles mesmo não lançam a série por lá a muito tempo(tanto que conversei isso com o Rackor aqui no Portallos e com o Castro pelo msn sobre isso algumas semanas atrás se isso talvez não fosse um dos motivos para KHR não ter sido licenciado no Brasil ainda).

        1. Isso aí basicamente que o Ryoga disse. Eles vinham tentando mostrar formas que prejudicariam o mínimo possível a venda online/offline da Viz, mas não adiantou, este último e-mail foi o ultimato para tomar processo ou não, aí os cars cederam.

          Mas eles próprios falam que outro grupo (não que saibam, mas supõe-se que) rapidamente pegaria as séries por serem blockbusters…

          Sobre as séries que a Viz não licencia, é que o problema foi com o Selo Jump mesmo, tanto que DGM e Claymore foram pegos no pacote. Quem detém a Marca Jump nos EUA é a VIZ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.