Japão

Weekly Shonen Jump ToC: Edição #14! [2011]

A Edição #14 compreende a semana de 3 à 9 de março de 2011. Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

  • Kochikame não é tecnicamente rankeado, mas não acho que realmente diferencie muito de posições, logo desconsidere-o do ranking. Também por curiosidade é o mangá a mais tempo em publicação na revista.
  • Quando um mangá estréia, normalmente lhe é concedida a capa e a primeira posição no ranking, e além disso os capítulos de 2 a 8 já possuem suas posições decididas, então não são influenciadas pelos votos dos leitores. A partir da 9° já integra o ranking normalmente, com a posição influenciada pelos votos dos leitores.
  • Aqui vai uma das mais importantes: a posição da série é refrente à 8 capítulos atrás contando o atual. Ex.: A série X está no capítulo 9, a posição que ela ocupa é refrente ao capítulo 1.
  • O Table Of Contents é a ordem das histórias na revista, ela é influenciada pelos votos dos leitores, mas não totalmente decidida pelos mesmos.
  • Em algumas séries, os votos possuem mais peso devido à idade. Ex.: Inamaru Dashi, que é uma série voltada ao público infantil, tem votos de maior peso desta faixa etária.
  • Se o autor entregar o capítulo atrasado, fora do prazo estipulado pela Shueisha, o mesmo pode ter sua posição rebaixada no ranking.
  • Os editores podem livremente colocar as páginas coloridas entre as séries, não sendo necessariamente só para os mangás mais populares, ou então deslocando páginas de um mangá para outro.
  • Se considerar o ranking somente pelos votos dos leitores desconsidere os One-Shots, Capas, e mangás que ganharam páginas coloridas na edição, já que estes tem sus posições pré-definidas pelos editores no ranking.

Edição #14

Sengoku Armors 01 (Capa, 1° CP)
Gintama 345
Bakuman 123
Naruto 530
Toriko 132
Magico (CP) 02
Enigma 24
Meruhen Ougi Grim 03
Beelzebub (CP) 99
Sket Dance 176
Dois Sol 04
Bleach (CP) 439
Reborn! 328
Inumaru Dashi 125
Kuroko no Basuke 108
Kochikame 1688
Hokenshitsu no Shinigami 73
Medaka Box 89
Nurarihyon no Mago 145
Oumagadoki Doubutsuen 32

Ausente: One Piece

CP – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)

Estão linkadas os respectivos últimos  CdMs feitos  (quando forem feitos os desta semana tentarei trocar) para as quatro séries que participam do projeto e os que não participam as matérias feitas aqui no Portallos.

A série que eu mais aguardava. Sengoku Armors já começou bem só com essa página colorida com o fundo em chamas. Achei um efeito super bacana para a história e a arte em si. Dá pra perceber logo de cara que o protagonista não tem mais armas implantadas nos dois braços, e além disso, não são mais garras. Admito que talvez existiria problemas quanto a retratar imagens do dia-a-dia com aquelas garras, mas já que a retiraram de uma mão não poderia funcionar? Enfim o que ficou foi uma luva gigante, que eu nem sei se é implantada ou só colocada. Talvez se for só colocada abra a possibilidade da utilização de outras armas lendárias pelo protagonista.

Essas armas são (ou eram pelo menos) a trama central do Oneshot e acredito que o caso se mantenha nesta versão serializada. No oneshot eram 51 armas lendárias que davama seu usuário poderes magníficos, mas em sua maioria estavam sendo utilizadas para o mal. cabia a dupla protagonista a achar todas as 50 armas, quebrá-las, e usar as chaves para abrir o cofre da 51° e assim acabar com o mal, blá blá blá. Uma coisa que critiquei foi o número pré-definido de armas, que limitariam a história. Torço para que tenha mudado isso.

Quanto ao traço eu, particularmente, achava o do oneshot muito cru, com linhas retas demais epontas groceiras. Os personagens no geral eu achei bem melhores e mais carismáticos nesta versão. Até a ideia de trocar o monge adulto por uma criancinha eu achei engraçado.

O funcionamento da arma me pareceu bacana, até porque parece não ter sido totalmente explorado. O sistema de “propulsão” da arma foi o que mais se utilizou, mas queria ter visto aquelas lâminas laterais em ação. Não peguei o que é aquele cordão, pra que serve, na verdade. Não vi nenhuma citação sobre número de armas o que acho uma sábia decisão por parte do autor.

Quando vi os síbolos diferentes, como o que aparece na arma do protagonista, pensei logo em facções ou algo do tipo, o que enriqueceria a trama de fundo, porém espero que isto não tenha tomado o lugar da interessante historia das armas lendárias. A protagonista não mostrou nenhuma habilidade de luta no primeiro capítulo, o que achei estranho se comparado ao oneshot. Igualmente o monge criança que aparentemente os acompanhará na jornada. Não senti firmeza nenhuma no personagem, achei-o totalmente sem sal. Com o Komatsu de Toriko tinha sido uma sensação parecida, mas ele tem carisma e é hilário por outro lado, e cresce na trama. Quem quiser conferir as raws clica aqui, e o oneshot aqui.

Quem percebeu que o símbolo da Jump voltou ao normal? Será que toda aquela história de novo símbolo foi só brincadeira em comemoração a OP?

Gintama como a Dakini falou aqui tá mandando bem demais. Eu estou ficando com uma vontade tremenda de ler o mangá por causa dessas avaliações tão altas. Sempre que leio em fórums o pessoal fala bem demais. Também curioso pra ver se vou rir tanto assim pra valer a primeira colocação da ToC.

Bakuman na veia! O capítulo com o começo da iontrodução do Nanamine deu o Ibope esperado. Um dos melhores personagens da história até agora. O vilão e o rival que a dupla precisava para o mangá se manter interessante. Cá entre nós o Eiji já não é aquele rival de outrora. Aliás perdeu bastante a caracterísca de “nariz empinado” que tinha no início. Uma das grandes dúvidas é: qualç série ele vai cancelar? Porque sucesso ele já tem de sobra não? Se não me engano no mangá Crow já tem uns 6 a 7 anos de serialização. Não acredito que Ohba, senhor de grandes histórias que primam por sua inteligência, se esqueça desse detalhe marcante. Meu palpite? Será alguma do Ashirogi Muto. Quando ele realmente achar que a série não está do seu agrado. Pensei nisso no arco do Daihatsu Tanto mas não ocorreu isso.

A resposta pros zumbis tá aí. Terceiro lugar. Mas nem acho que seja tanto demérito de Naruto e sim de Bakuman (esse com certeza) e Gintama. Mas se a coisa estivessa andando bem, Naruto estaria em primeiro né?

One Piece ficou de fora semana passada. O estranho é que aparentemente não foi uma parada planejada, já que não foi avisada no capítulo último. Preciso dizer o quanto gostei desse Top 5. Toriko vem se mantendo, e se expandido, em termos de universo pelo que eu li. Enigma tá ficando cada vez mais intrigante. O passado do Kirisu e do Mitsurigi foi todo revelado no capítulo, mostrando afinal o que aconteceu pro Kirisu ficar preso e virar um Shadow.

Pulando Grim e Magico, que não tenho opinião detalhada ainda, e estão com posições pré-definidas ainda, igualmente a Dois Sol. Beelzebub repete a CP. Já falei semana passada que a propaganda tá demais, enfim, às vezes dá a louca nos editores. Essa é pra mim a posição cativa de Sket Dance. Sei o básico sobre a série, mas acredito que seja a melhor posição para o seu “estilo”, digamos assim.

Bleach também tá cheio de propaganda excessiva. Queria saber como iria ficar o capítulo rankeado por conter mais “história” sobre o arco que os outros. Gostei demais do estilo do traço do Kubo nessa CP. Em ilustrações eles manda bem demais! Um dos maiores traços da Jump atual…

KHR! está que nem Medaka Box, com o diferencial de Reborn já ter  mais de 300 capítulos, e por isso às vezes subir lá no Top 5. Medaka não corre risco assim como Reborn, até porque Shinigami e Oumagadoki vão mal já faz um tempão, e provavelmente vão ser cortados na primeira oportunidade. Kuroko está como Medaka também, sobe um pouco mais às vezes e sai do Bottom 5, e depois cai novamente.

Próxima: Edição #15!

  • Capa, 1° CP: Naruto
  • CP: Sengoku Armors, Sket Dance & Kochikame

Naruto ganha a primeira capa depois das estréias. Queria ver mesmo é alguma série como Gintama, Bakuman que estão em altas posições há um tempo e estão fazendo por onde.

Kochikame ganha a CP peródica, e Sengoku a de 2° capítulo. É bom ver Sket ganhando CP, apesar de ser para promover o anime, que está pertinho de estreiar. E das séries mais antiginhas da Jump agora faltam Medaka e Kuroko para ganaharem suas animações. Particularmente espero que a de Medaka seja anunciada logo. Analisando friamente acho que Medaka Box será a primeira a ganhar a animação também, por ter o teor mais shounen de batalha do que Kuroko.

Semana de carnaval tudo atrasa né? A ToC também XD Não sério agora, era pra isso ter saído ontem à noite, mas soltaram duas (sim você não leu errado), duas horas de fogos de artifício ineterruptos aqui pertinho da minha casa. O resultado? Um barulho infernal que não me deixava ler meus próprios pensamentos. E depois que a “chuva” acabou tava morto e nem consegui escrever.

Esta semana a Jump liberou no site america as scans de Dois Sol para ler. E que scanlator melhor para ler o primeiro capítulo do que a própria SJ? Se quiser conferir é só baixar o reader da revista aqui, e depois o capítulo aqui. Depois que eu ler todo posto minhas impressões, seja aqui ou em um post separado. Até semana que vem! Fiquem com o wallpaper de Dois Sol, outras resoluções aqui.


Etiquetas
Isso também pode lhe interessar

Rackor

Gamer de fliperamas aos consoles, passando pelo saudoso GB Color e seu Pokémon Yellow. Leitor de mangás, e dou preferência a estes ao invés de animes. Mais recentemente descobri as HQs, e desde então sou fã da trajetória de Geoff Johns em Laterna Verde, entre outros clássicos como Watchmen.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios