Bonanza Bros. – Lembra deles?

Os ladrões mais queridos dos 16 bits!

Houve uma época em que, para fazer sucesso, os consoles precisavam de mascotes. De preferência, que fossem fofinhos, de boa índole que sempre vencessem o mal no fim. Quem começou isso foi a Nintendo com seu icônico Super Mario, que foi seguido pelo Sonic da Sega e por outros mais obscuros, como o Bonk do TurboGrafx-16. Mas nem todos lembram que, antes mesmo do primeiro game do ouriço, a empresa de visão reduzida lançou Bonanza Bros. nos arcades, um jogo que contém invasões, tiroteios, e roubos, mas sem deixar de lado a pegada descontraída que conquistou muitas crianças e que continua prazeroso de jogar mesmo após 23 anos.

Dois irmãos, Robo (alto, vermelho) e Mobo (baixinho, azul), que vivem de invadir residências e roubar pertences a favor do enriquecimento próprio. É quase uma tiração de onda com os “certinhos” irmãos Mario! Mas as semelhanças param por aí: Bonanza Bros. tem um estilo de jogo bastante singular, talvez singular até demais – apesar de ter recebido vários ports, a Sega nunca mexeu um dedo para produzir uma continuação.

Você reconhece essas obras de arte na parede?
Você reconhece essas obras de arte na parede?

A mecânica do jogo é bastante simples: os irmãos precisam entrar num local (museu, mansão, cassino, etc), pegar todos os itens requeridos e dar o fora pelo telhado, pegando carona num dirigível. No caminho, eles enfrentam tiras, guardas com escudo, cachorros e até brutamontes que lançam bombas. Em nome das criancinhas, nunca é possível matá-los – as balas apenas fazem com que eles fiquem atordoados no chão por alguns momentos, mas logo voltam para te atormentar. Ou seja, o perigo é constante e o jogador tem que ficar ligado o tempo todo.

O game também tem algumas aplicações bem primitivas de interação com o cenário, o que ajuda na descontração e, dependendo de como você jogar, até mesmo possibilita novas estratégias de roubo. Em um dos estágios há uma pequena há uma pequena área de jardim, e bem no meio dele tem um daqueles garfos de campinagem – passe por cima dele e leve uma porrada na cabeça, te atrasando e aproximando os policiais. Mas o mesmo pode ser feito nos policiais, te dando vantagem. Tirolesas, molas, latinhas e placas de concreto estão entre as opções de interação disponíveis.

bonanza_bros___robo_and_mobo_by_eightbitking-d545l4q

Bonanza Bros. pode muito bem ser jogado em sigle-player, mas seu brilho mesmo está no clássico modo “de dois”. A tela é dividida horizontalmente e aí os jogadores podiam estabelecer estratégias para terminar os estágios com mais agilidade. Logo após a primeira porta ser cruzada, os dois players logo decidiam que subia a escada e quem seguia em frente, e era bem comum ouvir “cara, me ajuda aqui, levei um tiro!”, de um jogador menos afortunado. E claro que nos momentos de maior tensão, sempre os dois se uniam pra derrotar uma inimigo mais forte.

É mesmo uma pena que a Sega não tenha voltado a mexer com essa dupla que deixou lembranças boas em muita gente. Mas tem um jeito de ver os velhos Mobo e Robo nas plataformas atuais: os dois estão presentes em Sonic and Sega All Stars Racing, lançado para PS3, Wii, X360 e Nintendo DS. Se liga no vídeo!

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.