Series Finale | Qual o final que você queria em Dexter?

Vamos fazer de conta que não aconteceu aquele final de merda.

Depois de 8 temporadas, a história de Dexter chegou ao seu final. E que final merda! Talvez alguns tenham curtido o destino do personagem, mas vejo muito mais pessoas na internet que odiaram. Os sites que também se dedicam a fazer resenhas, críticas e opiniões também foram unânimes ao dizer que a série deveria ter um final muito melhor do que o que foi executado.

Sendo assim, ao invés de escrever um texto analisando e explicando porque diabos o final de Dexter foi tão ruim, que tal pensar em como ele poderia ter terminado? Qual seria o final ideal para Dexter Morgan? Eu consigo pensar em duas linhas de raciocínio… mas já vale um alerta: mesmo que a gente vá brincar de “que final?”, ainda vai rolar spoilers sobre o final real e sobre a trajetória de Dexter. Se você ainda não terminou a série, ou espera vê-la futuramente, pare por aqui, ok?

Vejo muitas pessoas comentando que a série deveria ter terminado ao final da quarta temporada. Que a morte de Rita foi tão emblemática para a história que tudo poderia ter acabado ali, na saga do serial killer Trinity. Não discordo que foi esse o grande momento do auge da série, mas discordo quando dizem que a história deveria ter acabado ali. Se tivesse se encerrado dessa forma, com a morte da Rita e o Dexter se deixando levar por sua psicose, eu ficaria muito chateado.

Matar Rita no meio da história é uma sacada de gênio. Foi preciso muito culhão para acabar com uma personagem tão importante no meio do caminho dentro do universo da série. Bem diferente da galhofada de matar a Debra na season finale, onde a morte da personagem teve um motivo pífio para acontecer e que gerou uma justificativa escrota para a decisão final de Dexter. A morte da Rita é emblemática pelo momento em que ele representou na história, e por deixar Dexter totalmente sem chão, numa das mais inesperadas tragédias dentro de sua vida. Com Debra a coisa foi extremamente piegas, e até causa um efeito contrário, já que ao longo de toda a última temporada, a gente passa a se preocupar com o final feliz que a Debra certamente merecia. Em resumo, a morta da Rita foi importante para as consequências posteriores, se tivesse acaba simplesmente ali, no ano 4, todo mundo iria ficar com cara de tacho querendo mais, imaginando o que ficamos ser ver no futuro do personagem.

Enfim, esquecendo esses pormenores, resta pensar em como a série deveria ser encerrada. Tirando os coadjuvantes principais e secundários, com exceção da Debra que, pra mim, não deveria ter morrido e queria sim um final feliz pra personagem, qual seria o final ideia para Dexter Morgan? Vale lembrar que a construção de um personagem como Dexter na TV não é fácil. Ele não é um herói, ao mesmo tempo que não faz o papel do vilão óbvio. Dexter anda pelos conceitos cinzas do mundo civilizado, ele é um mocinho apenas na fachada, mas não porque ele é do “bem”. Não vou entrar nos méritos da moralidade da série em grandes detalhes, mas a premissa do show é nos fazer questionar a ideia de um justiceiro que mata pessoas más, independente das razões que levaram esse justiceiro a agir de tal forma. E Dexter não é o primeiro personagem nesses moldes. O personagem Justiceiro (Punisher) da Marvel também causa esse tipo de discussão há muito mais tempo que Dexter Morgan.

E no mundo do politicamente correto em que vivemos, esses personagens não podem levar sempre a melhor. Dexter teve que lidar com muitas das consequências de suas ações. A produção da série sempre foi muito cautelosa com esse tipo de ação e reação dentro da história. Então sempre imaginei que Dexter deveria acabar de duas maneiras: o fim politicamente correto e o final feliz para sempre. Infelizmente não foi nem um e nem outro, foi o final escroto e preguiçoso. Acabou quase que como muitas HQs de super-heróis, com um fim sem final.

O fim politicamente correto seria aquele em que todos os segredos de Dexter seriam descobertos pelo elenco da série e que resultaria na morte do personagem. Afinal Dexter não é um herói. Na cartilha da TV ele jamais poderia levar a melhor e sair por cima. Ele deveria morrer ao final da série porque todo de controverso que fez ao longo de oito anos. Por que Dexter não morreu? Os produtores chegaram a dizer dias após a exibição do final da série a decisão de manter Dexter vivo veio do alto escalão dos executivos do canal, que esperam explorar um pouco mais a marca da série (que já virou livros e deve ter um spin-off no futuro). Dexter iria morrer no final merda, mas não era esse o final que queria ver. Do jeito que foi construido o último episódio, quando Dexter entra na tempestade com seu barco eu já tinha ligado o botão de foda-se e não queria mais saber que merda ia resultar. Volto a dizer, um bom final, ainda que politicamente correto, seria ver todos descobrindo o segredo de Dexter e ver como eles lidariam com isso e como desse fato culminaria na morte do personagem, arrependido ou não por certas ações que ele poderia ter causado. Pra mim essa deveria ser uma última temporada bacana. Ele fingir sua morte e seus segredos morrerem com ele é muito escroto. E engraçado que a série quase chegou a explorar isso, se não me engano na segunda temporada, quando descobriram os corpos no mar. O fato da Debra ter descoberto os segredos do Dexter antes da série acabar não foi suficiente pra mim. Eu queria mais disso, de outros personagens bacanas.

Já o final feliz é mais contraditório. Um personagem como Dexter pode ter um final feliz? Afinal de conta muitos fãs da série odiaram a ideia dele voltar a ter “sentimentos” por assim dizer. Dele não querer mais matar e viver uma vida feliz na Argentina com Hanna e Harry. Vi muitos comentários na internet falando da desconstrução do personagem ao dar esses elementos na história. Também discordo um pouco disso. Dexter sempre foi um personagem com sentimentos. Ele sempre prezou sua família, sua irmã. Tenho pra mim que Dexter realmente amava Rita. Por que ele não poderia amar Hanna? Depois de tanta merda que ele passou pra mim fez sentido nessa última temporada ele tentar lugar contra sua psicose e querer ficar com Hanna. Inclusive gostei da criação da personagem da Dra. Evelyn Vogel nesse último ano, mostrando a criação do código de Dexter e dessa afirmação de que Dexter era realmente um psicopata diferente de todos os outros na qual a Dra. Vogel havia estudado. Eu realmente acreditei que ele poderia mudar ou ao menos esforçar para isso. E eu torci pelo final feliz! Eu realmente queria que Dexter embarcasse naquele avião e fosse para a Argentina com seu filhinho e Hanna. Será que fiquei velho demais e queria o final piegas? Talvez. Mas novamente, Dexter não é um mocinho. O que a série teria a dizer se no fim, o final fosse o “felizes para sempre”? Personagens como Dexter Morgan nunca podem ter um final feliz de acordo com as regras da nossa sociedade. Sempre vai existir essa filosofia da moralidade em personagens ambíguos.

Enfim, e aí? Como você gostaria que a história de Dexter Morgan terminasse?

Isso também pode lhe interessar

2 Comentários

  1. Só não gostei dos últimos 30 segundos (ou algo próximo a isso) :c

    O resto eu achei bem interessante. Também torcia para um final feliz, para ambos os Morgans, mas gostei do final mesmo assim. (Tirando o finalzinho u_u)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.