Conversa de Mangá: Naruto 688

… of the Sharingan!!

Naruto688 - Obito

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 688, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Quando li este capítulo do mangá de Naruto há duas semanas atrás não sei exatamente o que senti. A princípio achei tudo meio exagerado e desnecessário. Do tipo “caramba, vai Obito, que saco agora toda semana ter que me despedir de você e tu não morre e desaparece de vez! Desapega porra!”. E realmente está chato esse desfecho do personagem onde há toda essa dualidade de emoções que ele causa já discutidas por aqui, já se redimiu mais do que gostaríamos provavelmente e o Kishimoto não larga o personagem pra fazer a maldita/bendita história andar.

Mas essa foi a minha primeira impressão, aquela de fã já desgostoso com o mangá, que não vê a hora da coisa ganhar um desfecho. Aí, depois que escrevi o CDM de Bleach na quinta-feira desse semana que se encerrou, comecei a repensar e ver se valia ou não escrever sobre este último capítulo do Naruto 688, mas esquecendo um pouco o Obito e focando mais a perspectiva do Kakashi. Talvez eu esteja um pouco lento, ou talvez o Kishimoto não tenha levado direito a narrativa para deixar as coisas mais claras, o caso é que agora, repensando um pouco os acontecimentos, a história está tentando resolver o lado do Kakashi nisso tudo, só que o Obito ficou tão chato nesse ponto que meio que mascarou isso pra mim.

E olha que pra mim o Kakashi já foi um personagem muito mais legal no universo de Naruto, correndo o risco de dizer que houve momentos que talvez ele realmente tenha sido o personagem mais legal. É que depois vieram outros personagens maneiros mesmo, como o Jiraya e até mesmo o Guy fodão. O Kakashi era um personagem legal lá no começo, quando copiava os inimigos e surpreendia todos usando uma variedade interessante de jutsus simples. Mas depois que o Orochimaru surgiu e as coisas começaram a ficar mais malucas e estranhas no mundo dos ninjas, o Kakashi perdeu um pouco esse vislumbre de ninja que pode “quase tudo”, o do ninja imbatível. Apesar de que o respeitei um pouco mais novamente no futuro, quando ele resolveu treinar o Naruto com seus clones, com o treinamento da folha e tal.

Enfim, parece que agora o Kishimoto que fechar esse ciclo do Kakashi ninja copiador. E já chega dando-lhe o poder de fazer um Susanoo, da mesma forma e facilidade que fazia dragões de água lá no começo de tudo, ao menos é o que parece. Então ele apenas precisava de um outro sharingan pra imitar tranquilamente tudo que o Ichiha pode fazer? Interessante, claro que tem ter um pouco daquela descrença com detalhes, porque o mangá já não é de hoje que dá umas piradas fodas.

Naruto688 - Rasengan

Tipo até hoje não entendo como é essa coisa de transplante de olhos “barra” sharingan. O que se transfere? Literalmente o globo ocular? Ou seria um chakra especial embutido ou sei lá. Porque convenhamos que é meio bizarro o Obito se desintegrar, ir para o além vida, falar com a Rin e de repente decide voltar por meio do jutsu de atravessar dimensões (o além vida é isso? uma reles dimensão paralela?) e entrar dentro do Kakashi como se fosse um chakra espiritual, assim como é a Kyuubi dentro do Naruto. Aí de repente o outro olho do Kakashi desperta como um sharingan! Tá certo isso produção? Pode mesmo? Pega lá o livro de regras pra ver aonde que isso faz sentido. É como disse, tem que rolar um pouco de descrença e deixar a diversão rolar. Aparentemente só o Sasuke que precisa de cirurgia ocular, ficar com aqueles rolos de gases de primeiros socorros e tal e em repouso e só depois disso é que tá liberado a usar os olhos do Itachi. Madara, Obito e agora o Kakashi, essa turma todo troca de olhos como quem troca de cueca no final do dia. Essa pra mim é uma das coisas mais bizarras em todo o universo do mangá. O Rinnegan do Nagato nessa história toda tá rodado pra caramba, todo vilão tá liberado pra usar como se fosse sabonete coletivo.

Enfim, tudo isso porque, como disse, é a vez do Kakashi receber uma turbinada de poder, porque só assim para os personagens clássicos aguentarem os atuais vilões do mangá. Do ponto de vista do fanservice é o máximo isso. Próximo game do Naruto com Kakashi com opção de se jogar com um ou dois sharingans. Faz sentido. E não que não seja legal ver o Naruto citando ninja copiador e esperar que ele realmente faça um pouco mais disso no momento, afinal é um mangá shonen aqui, correto?

No mais, Kaguya ficou boladona com os chakras dos bijuus fundidos nos diversos Rasengas. Isso também explica um pouco porque o autor meio que segurou o poder dos bijuus até agora. Se tivesse usado isso antes, teria soado problemático só agora ter causado esse efeito na vilã. Agora é ver que bicho vai dar. Podia dizer que é meio conveniente isso ter surgido nesse momento onde os recursos de batalha estavam se esgotando, mas na verdade essa é o formato de batalha destes últimos vilões de Naruto, que são invencíveis contra quase tudo, mas sempre tem uma única kriptonita que zoa tudo. E pensando na ideia de que tudo surgiu de uma única origem e se desmembrou pra uma porrada de coisa, nisso eu acabo vendo sentido que vai ter sempre uma energia que acaba desequilibrando outra, o universo é feito de regras assim. Cabe ao mocinho encontrar o ponto fraco do vilão. Isso tá certo produção. Segue em frente!

Naruto688 - Kakashi

Isso também pode lhe interessar

6 Comentários

  1. Esse é o tipo de capítulo que me afastou de iniciar leituras novas de mangás. Fanservice e/ou soluções bizarras pra resolver diferenças absurdas de poder hoje em dia pra mim são um porre.
    Saudade luta do Kakuzu, quando vc tinha um monstro incrivelmente forte mas que não era invencível. Se tivesse continuado nessa pegada, eu teria achado Naruto bem melhor.
    Esses shonens extensos deveriam acompanhar o tempo dos leitores. Começam com uma história empolgante, que vc com 13~15 anos acha que aquilo é algo a frente do seu tempo e que vai ser bom e conforme avança só o que se vê são essas soluções pra agradar leitores de 12 anos quando quem acompanha a obra desde o início já passou dos 20.

    1. Cara, ainda me lembro de quando Naruto era um mangá sobre ninjas que prezavam por surpreender o oponente com lutas “simples” e a arte da enganação em vez de soltar Kamehamehas na cara. Aquela luta do Shikamaru contra o Hidan foi incrível, existia uma diferença absurda de poder ali, mas o inimigo foi vencido com muita astúcia. Hoje em dia é só quem tá com a barra de especial mais cheia.

  2. Se por um lado o Bleach é aquele tapa na cara semanal que você já tá acostumado, o Naruto ultimamente vem sendo a traição, aquela facada nas nas costas do leitor. Explicando um pouco sobre o transplante de olhos (a primeira vista soa até sério), é literalmente um transplante mesmo. No caso do Sasuke e do Madara eles substituiram os olhos deles pelos olhos dos irmãos. Por isso esse capítulo foi a mijada na cara do leitor, pois o Kakashi ganhar dois mangekyo sharingans só com o chakra fantasma do Obito não havia acontecido nem citado algo parecido em momento algum antes na história. Aliás assim como boa parte da história do passado que só foi introduzida nesse arco, como a própria vilã e a origem a do chakra com aquela árvore gigante, deixando aquele sentimento de que isso não encaixa tão bem. Um bom exemplo de como as coisas funcionavam bem antes é o fato de que o Madara era um personagem citado desde o começo, ou seja, ele não foi simplesmente jogado nessa saga e sim desenvolvido durante a história. A cada capítulo que passa a minha esperança de um final decente só diminui.

    1. Todo mundo sabe que pra acompanhar mangá (e quase qualquer obra de ficção) vc tem que ligar a sua descrença de realidade, mas em alguns momentos fica bem difícil e essa farra dos olhos é o melhor exemplo disso. No começo gera uma certa estranheza, nego transplantando os olhos sem ferramenta nenhuma, só no plug and play mas vc aceita, só que chega um ponto que fica parecendo cartoon, pq rola tanta troca de olhos que vc tem a impressão de estar vendo uma perseguição de Scooby doo e aquele abre e fecha de portas. Uma coisa q eu deixei de tentar entender é como os olhos do madara duraram TANTO tempo, sendo que tinha um esquema que depois de usar muito os olhos, eles ficam cegos e todo mundo tem usado esses olhos ao longo do tempo.

      1. o problema não esta na descrença dos acontecimentos e talz, mas nos buracos feitos na trama da historia pra justificar algo, essa do kakashi é o maior exemplo, obito morreu com seus olhos e virou pó, por que os olhos aparecem do nada no kakashi? é muita forçação de barra.

        sobre os olhos, o Magenkyo normal fica cego, o Fullmetsu (ou algo assim) que não me lembro bem, envolvia pegar os olhos do irmão, como madara fez, não perdem mais a visibilidade por usar suas tecnicas especiais (exceto o Izanagi), resumindo, é tipo a fusão de dois magenkyos cria um que não fica cego.

        1. Se Naruto fosse tão zoado quanto One Piece, até colaria dizer que a determinação do Obito permitiu ele fazer isso, hahaha.
          Ah tá, acho que saquei então, valeu!
          Saudades de quando o Sharingan era só mais uma técnica ocular e não o núcleo do mangá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.