Cuphead está quase aí, porém localização em diversos idiomas chegará depois

Existiu um ponto nestes últimos anos em que cheguei a acreditar que Cuphead, desenvolvido pelos canadenses do Studio MDHR Entertainment, nunca chegaria de fato a ser lançado. O projeto existe desde 2010, seu primeiro teaser surgiu no You Tube em 2013 e o título fez um barulho enorme quando um trailer de gameplay foi apresentado na conferência da Microsoft na E3 de 2014. Desde então o game continuo fazendo aparições em eventos, mas levou todo esse tempo, até chegarmos à 2017, para que de fato a data de lançamento fosse finalmente oficializada: 29 de setembro, próxima sexta-feira.

Porém o tempo parece que fez bem a Cuphead. O jogo aparenta estar em incrível nos atuais vídeos de divulgação. Suas mecânicas estão refinadas, o design do game ficou ainda melhor (veja vídeos antigos e note que até os tiros e efeitos eram ligeiramente diferentes) e o jogo recebeu algo que inicialmente não teria: fases!

Sim, Cuphead por muito tempo seria um game com apenas batalhas contra os muitos chefes gigantes que já foram mostrados ao longo desse anos. Porém a comunidade curtiu tanto o jogo, a crítica especializada o elogiou tanto que os desenvolvedores provavelmente conseguiram mais tempo de desenvolvimento para que pudessem adicionar fases tradicionais entre as batalhas de chefe. E o resulta ficou tão fantástico quanto o resto do game aparenta ser. Eis um trechinho capturado pelo canal da Game Informer no You Tube:

Eu mesmo cheguei a testar o game na Brasil Game Show do ano passado, porém sem a modalidade das fases, apenas lutando contra alguns chefes do jogo. Foi um teste excelente. A jogabilidade é muito bem fluida e o desafio do game é altíssimo. Faz jus todo o hype que parece existir em torno do game.

Para quem não pescou direito, ou não assistiu os vídeos acima, Cuphead é um game do gênero Run and Gun (correr e atirar) tais como antigos jogo do tipo Contra, com essa influência e inspiração ambientada em antigos desenhos animados da década de 30, com direito a todas as loucuras existentes nas animações dessa época. Funciona em single player ou em multiplayer local simultâneo para dois jogadores (em tela compartilhada).

O game estará disponível na próxima semana para Xbox One e PC. Alardeado como exclusivo em consoles para Xbox One, Cuphead não é tão “exclusivo” assim. No PC ele estará disponível na loja do Windows 10, entretanto também está à venda no Steam. Por um preço bem mais amigável diga-se de passagem: 37 reais contra 77 reais na plataforma do Xbox. Conversão meio louca de quem fará a distribuição do game aqui no Brasil para a plataforma do Xbox (será a própria Microsoft? Não tenho certeza), pois lá nos Estados Unidos a loja do Xbox está vendendo-o por singelos 19 dólares.

Por enquanto, não se tem uma confirmação oficial de que o título irá ser lançado posteriormente no PlayStation 4, porém há aqueles que apostam bastante que inevitavelmente isso ocorrerá (e faz todo o sentido). Resta apenas esperar quando isso acontecerá (outro título popular no Xbox, Inside, levou apenas alguns meses).

E uma última notícia relacionada a Cuphead dias antes de seu lançamento: em uma nota no site oficial, o Studio MDHR informou que para o lançamento do game na próxima semana a equipe de desenvolvimento, composta por apenas 14 pessoas, não irão conseguir entregar o game localizado em diversos idiomas. O que significa que o jogo será lançado apenas com a opção de idioma em inglês. Entretanto o estúdio afirma que a localização de Cuphead em outras línguas o quanto antes. É algo que podemos aguardar.

Não vejo isso, necessariamente, como um problema ou demérito. Acho até interessante o estúdio vir e afirmar que o jogo está saindo sem localização, mas que haverá localização em um futuro próximo. Fora que não me parece um título que exija um notável conhecimento em inglês, ou que haja muitas falas ou textos que impeçam que o jogo seja jogado ou até mesmo que interfira em sua diversão. O que apenas não se confirmou são quais os idiomas em que futuramente serão adicionados. A gente aqui no Brasil acaba torcendo pelo português, é claro.

Para encerrar, algumas screenshots recentes liberadas para divulgação. Uma mais incrível do que a outra!

 

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.