Street Fighter 30th Anniversary Collection | Hadouken atravessando gerações!

Uma das vantagens de jogar Street Fighter 30th Anniversary Collection é ter ali reunido em um único título alguns dos melhores jogos de luta. É um ponto positivo tanto para veteranos como eu, quanto para aqueles que estão iniciando suas aventuras nesse mundo de disputas acirradas. Seja o tipo de jogador que for, essa coletânea te motiva a ir ao encontro do mais forte no Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e no PC!

Minha história com Street Fighter começou lá no segundo jogo, a exemplo de boa parte da galera da minha geração. Nunca fui do tipo atraído por máquinas em fliperamas ou arcades, mas certo dia lááá no passado distante eu estava com meus amigos um bar perto da escola torcendo alucinadamente para alguém conseguisse vencer um certo gigante caolho, que insistia em dar joelhadas e socos que faziam ele flutuar no ar enquanto mais uma ficha nossa era sugada por aquela barulhenta máquina.

Eu na verdade ficava mais na torcida mesmo, não tinha dinheiro para ficar jogando com minhas fichas e me perguntava quando poderia jogar aquilo no Super Nintendo. Mesmo tendo jogado poucas vezes, eu já curtia muito e algum tempo depois lendo uma revista de games fiquei sabendo que o jogo iria ser lançado mesmo!

E quando finalmente Street Fighter II chegou na locadora que eu frequentava, foi uma loucura. Era a versão japonesa, mas socos e chutes não tem idioma, então o pessoal não parava de jogar nem por um minuto, já que nessa locadora era possível jogar lá mesmo no local pagando por hora. Coitados dos outros consoles, ficaram esquecidos, enquanto uma imensa roda era formada todos os dias para acompanhar os combates então exclusivos do Super Famicom da locadora.

E o que dizer então do momento em que finalmente tive em mãos um cartucho de SFII em mãos?

Décadas depois, cá estamos em pleno 2018, e lá se foram trinta anos desde que o primeiro hadouken foi solto em solo nipônico. Street Fighter continua a ser uma série de jogos relevante, ainda que o gênero ao qual pertença não seja mais tão popular quanto o próprio Street Fighter ajudou a ser. Os lutadores de rua adornavam de lancheiras a filmes produzidos em Hollywood com atores ícones do nível do Van Damme. E o sucesso pode não ser mais tão grande, porém continua até hoje, até mesmo em lojas de roupas populares brasileiras encontramos camisetas oficiais!

Street Fighter 30th Anniversary Collection não é a primeira coletânea da série, mas é a mais caprichada de todas. São doze jogos vindo diretamente de suas versões de arcade, com direito a boas melhorias como o save state. Eu queria que mais jogos clássicos tivessem isso pois é uma função que agrega muito. Os jogos dessa coletânea são:

Street Fighter
Street Fighter 2
Street Fighter 2: Champion Edition
Street Fighter 2: Hyper Fighting
Super Street Fighter 2
Super Street Fighter 2: Turbo
Street Fighter Alpha
Street Fighter Alpha 2
Street Fighter Alpha 3
Street Fighter 3
Street Fighter 3: 2nd Impact
Street Fighter 3: Third Strike

Outra coisa legal é que quatro jogos da coletânea (Turbo, Super Turbo, Alpha 3 e 3rd Strike) permitem jogatina online com direito a matchmaking e tudo. Inclusive no Nintendo Switch é possível acessar o modo Super Street Fighter II: The Tournament Battle, um torneio local entre oito jogadores usando para isso quatro consoles. A Capcom marcou alguns pontinhos com os fãs da Nintendo.

Mas a cereja do bolo é uma seção que apresenta um verdadeiro museu da franquia, com muita coisa legal para curtir. São artes conceituais, documentos de desenvolvimento, curiosidades, uma timeline caprichada, um arquivo sonoro completo, e mais, muito mais! Os fãs vão se deliciar com tudo isso, e os novatos vão poder acompanhar facilmente toda a evolução dessa série de jogos. Tudo devidamente legendado em português.

Ter todos esses jogos à disposição assim é algo mágico para mim ainda hoje. Longe de ser um jogador habilidoso, mais ainda feliz por poder curtir tudo isso quando bem quiser. Ainda que eu não tenha um controle arcade, sou capaz de ficar horas junto aos lutadores de rua quando a vida adulta me permite. Ainda mais assim, com os jogos funcionando direitinho, pelo menos na minha visão mais leiga do assunto, já que não sou um sommelier de perfect pixels.

E sobre jogar online, tem uma adição feita pela desenvolvedora Digital Eclipse, uma opção chamada “rewind” que possibilita aos jogadores ajustar sua latência de comandos por meio de um menu. Eu particularmente não tive problemas em jogar online, exceto por não ser tão bom assim para evitar ser espancado pelos adversários que apareceram.

Para aqueles que foram fortes e fizeram a pré-compra, um mimo a mais: a versão digital de Ultra Street Fighter veio de bônus. Haja tempo para poder aproveitar tudo isso! Mesmo não dispondo do tempo necessário para poder aproveitar tudo fiquei muito satisfeito, e recomendo fortemente a compra dessa coleção.

Quem aceitar esse desafio de jogar tudo dessa coletânea merece ser chamado de lutador! Tudo foi feito com capricho e a Capcom está de parabéns, fazendo desse lançamento um título obrigatório mesmo para quem já tem as demais compilações de aniversário. Street Fighter 30th Anniversary Collection é imprescindível para quem deseja avivar a nostalgia da série ou para aqueles que querem descobrir suas origens!

12 jogos em 1!
Boa conversão dos fliperamas
Musei Virtual com muitos extras
Não precisa de fichas!
Faltou as versões de rodoviária...

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.