Final Fantasy IX já disponível no Xbox One, Win10 e Nintendo Switch

Um grande clássico da era do primeiro PlayStation

A Square Enix disponibilizou ontem, após a transmissão de um excelente Nintendo Direct, a versão digital de Final Fantasy XI. O título já havia sido lançado no PlayStation 4 em setembro de 2017, e agora chega em novas plataformas, tanto no Nintendo Switch, quanto no Xbox One e Windows 10. No Steam há uma versão que existe desde 2016.

Trata-se de um clássico, convenhamos. O título foi lançado em 2000, está próximo de completar 20 anos de existência. Vendeu mais de 5 milhões de cópias desde então. Um dos RPGs da fase de ouro da Square Enix. Sem mencionar que é um sólido jogo da franquia que até então não havia aparecido em um console da Nintendo ou Microsoft. É uma ótima oportunidade para angariar novos fãs e curiosos em conhecer o clássico.

Vale apenas alertar de que não se trata de um remake ou daqueles remasters em quê todos os gráficos são remodelados e atualizados. Nada disso. É meio que um port. É um título fiel ao que era em 2000. Os gráficos agora suportam as resoluções tanto dos atuais consoles, quanto dos atuais televisores, para não estourar os pixels, mas ainda assim são bem datados quando se comparado com os gráficos atuais, é claro. É um título que apela muito para a nostalgia.

Tenho que admitir que as minhas memórias de Final Fantasy IX não são tão claras quanto é com FFVIII ou FFVII. Tive o primeiro PlayStation, na febre e auge de sua pirataria aqui no Brasil. Quando se tinha quatro ou cinco pastas de CDs de jogos. Época em que se tinha de tudo, mas não se jogava nada até o fim. Tenho certeza de ter jogado FFIX, apenas não tenho muitas memórias a seu respeito. Na época, ainda moleque, se jogava muito com detonadores e tutoriais, quase nunca sem entender direito a narrativa, devido a falta de localização. É uma pérola do meus tempos mais jovens que adoraria revisitar agora em este lançamento. Quem sabe.

A iniciativa da Square Enix, com este lançamento, é a primeira de uma pequena maratona de Final Fantasy que a empresa está preparando. Em 26 de março será lançado Chocobo’s Mystery Dungeon EVERY BUDDY! no PlayStation 4 e Nintendo Switch (Xbox One ficou de fora dessa vez, que pena), onde este sim é um remake aprimorado de outro clássico, lá de 2007, Final Fantasy Fables: Chocobo’s Dungeon. Gráficos foram melhorados, o sistema de batalha aprimorado, novos personagens, roupas e suporte a multiplayer local. Parece incrível. Outro título que tenho boas recordações de jogar quando ainda gostava do Nintendo Wii, que foi onde o mesmo foi lançado originalmente.

Além disso, ainda em 26 de março, será a vez do clássico dos clássicos de Final Fantasy se materializar no Nintendo Switch, Xbox One e Windows 10Final Fantasy VII. Mas não se engane, este lançamento ainda não é a versão reimaginada do clássico que a Square Enix está preparando, e que segue sem data certa para lançamento. Assim como Final Fantasy IX, este será meio que um port do clássico. Uma chance de revisitar o clássico em seu formato mais original possível. E em novos sistemas onde ele nunca esteve presente.

Tudo isso faz parte da iniciativa Final Fantasy Legacy, qual a Square Enix está trazendo de volta grandes clássicos da franquia em formato original em versões digitais para novas plataformas e público. Outros títulos prometidos para ainda este ano estão FINAL FANTASY Crystal Chronicles, FINAL FANTASY X | X-2 HD Remaster e FINAL FANTASY XII THE ZODIAC AGE.

Para encerrar, mais algumas telas de Final Fantasy IX:

 

 

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.