Aventure-se, Chocobo’s Mystery Dungeon EVERY BUDDY! é lançado

Jogo chega ao PlayStation 4 e Nintendo Switch

Foi lançado na data de ontem, dia 20 de março, o carismático Chocobo’s Mystery Dungeon EVERY BUDDY!pois é, que título grande. Trata-se de uma nova versão de um clássico lançado no ocidente apenas para Nintendo Wii (no Japão o título chegou a ganhar um port para Nintendo DS posteriormente): Final Fantasy Fables: Chocobo’s Dungeon, lançado originalmente lá no distante ano de 2007. Um jogo que me lembro de ter jogado, antes de me decepcionar com o Wii e vendê-lo, mas isso é outra história.

A franquia Chocobo’s Mystery Dungeon surgiu um pouco antes, lá em 1997, ainda no primeiro PlayStation. Um ano depois chegaria a ganhar uma sequência. E ficaria de molho até 2007, quando foi revitalizada no Wii. E desde então voltou a desaparecer. Muitos fãs esperam que com esse relançamento a série possa vir a ganhar um novo jogo eventualmente. Resta torcer.

Chocobo’s Mystery Dungeon EVERY BUDDY! é um jogo de RPG, em que o jogador participar de uma aventura com o fofo, mas não indefeso, Chocobo, uma criatura clássica do universo de Final Fantasy. A ideia é desbravar masmorras que mudam cada vez que o jogador se ver obrigado a entrar ou voltar a mesma. Há também, claro, uma trama que acompanha o jogador na proposta do jogo, envolvendo as memórias perdidas do povo de uma cidade que guarda uma torre recheada de monstros.

A grande sacada do título é seu estilo único de combate. Dentro das dungeons o jogo funciona como um sistema de batalhas estratégicas, como um tabuleiro por turno. O tempo para até que Chocobo resolve fazer alguma ação, como andar, usar item ou atacar. Diferente dos clássicos RPGs por turnos, saber sua posição e não ser encurralado por inimigos é essencial para vencer as batalhas aqui. Pense antes de agir, mova-se pensando em como o inimigo irá se mover em seguida.

A nova versão, intitulada, EVERY BUDDY traz algumas novidades em relação a versão original do jogo. Agora é permitindo que Chocobo crie vínculos com criaturas encontradas na aventura, fazendo com que elas se tornem companheiras do jogador em batalhas. Outra adição é o multiplayer local para dois jogadores, onde o segundo jogador assume o controle desse segundo companheiro que irá acompanhar o Chocobo principal.

Outro aspecto da jogabilidade é que o pequeno Chocobo também pode assumir classes típicas de personagens de jogos de RPG, como Guerreiro, Mago dentre outras possibilidades. Até mesmo sua roupa muda ao mudar de classe. É adorável.

Enfim, Chocobo’s Mystery Dungeon EVERY BUDDY! é um destes clássicos que a nova geração de jogadores deve conhecer. O jogo chega com estas pequenas novidades, modernizando seus controles, gráficos até atualizados para suporte ao consoles da geração e custando menos do que o preço padrão de 60 dólares. E está sendo lançado por 40 dólares, um valor legal por esse clássico cheio de conteúdo. Só é uma pena que o mesmo esteja saindo apenas no PlayStation 4 e Nintendo Switch – nada de Xbox One ou PC, por enquanto.

Ilustração de Toshiyuki Itahana – Character Designer de diversos games da Square Enix, incluindo a série Chocobo – celebrando este lançamento .

Clássicos sendo relançados…

Esse lançamento é uma das iniciativas da Square Enix de trazer seus clássicos do passado para a atual geração de jogadores. Isso já foi comentado por aqui, mas vale a pena reforçar. Outros títulos baseados no universo de Final Fantasy estão para ser lançados nas próximas semanas. Clássicos que todo mundo tem um certo nível de carinho e paixão. Um trailer com alguns destes próximos títulos foi lançado recentemente, encerro a postagem com este trailer:

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.