Preparem suas dobraduras, pois Paper Mario: The Origami King é anunciado

Título será lançado em 17 de julho para Nintendo Switch

Tal como apontavam alguns rumores, o Nintendo Switch irá receber um novo título da série Paper Mario. E os fãs não terão que esperar muito quando Paper Mario: The Origami King chegar ao console no próximo dia 17 de julho. O anúncio aconteceu hoje, de uma forma bem discreta por meio de um trailer oficial. E o jogo já se encontra disponível em pré-venda na eshop do Switch, inclusive na loja digital brasileira.

Para aqueles que estão chegando agora, Paper Mario é uma franquia que surgiu lá em meados de 2000, ainda no saudoso Nintendo 64. Trata-se de um clássico que nos primórdios iniciais de seu desenvolvimento chegou a levar o nome de Super Mario RPG 2, em referência ao clássico desenvolvido pela Square Enix, lançado em 1996 para o Super Nintendo. Entretanto, como o jogo acabou tomando forma própria, tanto em suas mecânicas, quanto em seu aspecto visual, Paper Mario acabou se tornando um nome perfeito. Ainda que no Japão, originalmente recebera o nome de Mario Story, um padrão que não foi seguido em suas sequências. Vitória do título internacional.

Pra mim, o grande estouro da série aconteceu somente uma geração depois, quando Paper Mario: The Thousand-Year Door foi lançado no Nintendo GameCube em 2004. Tenho excelentes memórias desse segundo Paper Mario. Do roteiro misterioso e das aventuras tão diferentes dos jogos convencionais do Mario. Dos personagens conversando e interagindo de uma forma como nunca havia visto antes (porque não cheguei a jogar o primeiro no Nintendo 64, só anos depois em emuladores). Até hoje penso que Thousand-Year Door merecia uma versão remasterizada para todo mundo que nunca o conheceu.

Os anos passaram, e mais três Paper Mario foram lançados: Super Paper Mario (Wii), Paper Mario: Sticker Star (3DS) e Paper Mario: Color Splash (Wii U). Este último não tive a oportunidade de jogar até hoje porque saltei essa geração com um console da Nintendo. Ah, e Paper Mario ainda fez uma participação especial na série Mario & Luigi, em Mario & Luigi: Paper Jam (3DS) – só que esse especificamente foi desenvolvido pelo estúdio AlphaDream, que fatalmente encerrou suas atividades em 2019 (sniff). Falando em desenvolvimento, todos os jogos Paper Mario foram produzidos pelo estúdio japonês Intelligent Systems, que mantém uma parceria bem próxima com a Nintendo há anos. É também o mesmo estúdio que trabalha com os jogos da série Fire Emblem, incluindo o mais recente Fire Emblem: Three Houses. A Intelligent Systems também está a cargo de Paper Mario: The Origami King!

Desdobre-se para uma nova aventura

O que já se sabe sobre Paper Mario: The Origami King vem por meio do trailer acima, que apesar de curtinho, apresenta bastante coisas. A sinopse oficial do game também já se encontra na eshop. Lá diz que o Reino dos Cogumelos foi tomado por um novo vilão, o Rei Olly, soberano do reino Origami. A Princesa Peach e diversos asseclas de Bowser são dominados e transformados em origami. A Peach do trailer é de dar calafrios. Agora caberá a Mario, é claro, resolver toda essa confusão antes que todos sejam transformados em Origami.

Para isso ele contará com a ajuda de seu maior inimigo, Bowser, que no que foi divulgado sofreu uma espécie de “dobrada” que ficou um tanto quanto quadrado. Ao longo de sua jornada, Mario ainda irá conhecer Olívia, irmã do Rei Olly e que irá se aliar a Mario para acabar com os planos nefastos de seu irmão.

O resto o trailer conta pra gente. Mario irá viajar por grandes ambientes, avançando tanto por meio de telas 2D como explorando enormes ambientes tridimensionais. O mundo irá mesclar personagens de papel quanto os transformados em origamis. Há veículos e bastante ambientes diferentes, incluindo até uma área onde os jogadores poderão viajar em um barco, o que me lembrou um pouco de The Legend of Zelda: Wind Waker. Mario também irá adquirir habilidades convenientes para resolver puzzles e explorar o mundo ao seu redor, como braços que irão se expandir como dobraduras. Parece divertido. Seria uma referência a Arms?

Também de novidade estará um novo sistema estratégico de batalhas baseados em anéis, a qual o jogador deve alinhar os inimigos em uma fila para poder causar maiores danos simultâneos a todos de uma só vez. O jogo parece manter seu DNA de aventura RPG, mas adicionará mais exploração, puzzle e batalhas por turno com mais estratégias.

Tudo mantendo o humor característico da série Paper Mario. Há muitas piadas e brincadeiras com o universo de Mario. Fora a interação com diversos personagens famosos, como Bom-ombs, Goombas, Toads e até mesmo Bowser Jr. Que aqui se tornam personagens com histórias e contexto. Muito mais do que meros secundários ou inimigos a serem pisoteados – mesmo que muitos ainda servirão a esse propósito. O trailer só ficou devendo o Luigi. Sempre tenho a impressão de que a franquia não aproveita o Luigi como eu queria que aproveitassem. Cadê um Paper Luigi? Olha aí. Fica a dica, Nintendo!

Hype criado. Resta aguardar seu lançamento. Outros rumores apontam que este não será o único Super Mario em vias de ser lançado esse ano para o Nintendo Switch. Entretanto com a atual pandemia, talvez os planos da Nintendo sejam atrapalhados. Não temos como saber. Mas ao menos Paper Mario: The Origami king está garantido! Só vem!

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.