Relembrando alguns dos principais lançamentos da franquia 007 para videogames

Um pouco espionagem e nostalgia

Com 24 filmes lançados em quase 60 anos de história e uma das franquias mais bem-sucedidas do cinema em todos os tempos, a série 007 também tem um espaço relevante na indústria dos videogames. Sendo assim, preparamos uma seleção com alguns dos melhores lançamentos da franquia para console nos últimos anos, atravessando gerações.

007 – GoldenEye (1997)

— Nintendo 64 e Nintendo Wii

Baseado no filme homônimo, 007 – GoldenEye foi produzido pela empresa Rare e lançado pela Nintendo no mercado de jogos eletrônicos. Game no estilo primeira pessoa e com bons gráficos para a época, o jogo foi pioneiro no que se diz respeito a novos elementos furtivos e apresentou um modo de combate multiplayer que agradou boa parte dos jogadores de console, além de servir de inspiração para outros games que viriam a ser lançados no futuro.

Além disso, GoldenEye 007, que teve Pierce Brosnan como protagonista no filme e no game, foi um dos jogos mais vendidos para Nintendo 64. Ao todo, foram 8 milhões de cópias de vendidas — ficando em terceiro na lista dos games mais comercializados na história do console da Nintendo. Anos mais tarde, em 2010, GoldenEye 007 ganhou uma nova versão para o Nintendo Wii, desta vez com o ator Daniel Craig como James Bond.

007 – O Mundo Não É o Bastante (2000)

— Nintendo 64, PlayStation 1 e Game Boy

O jogo 007 – O Mundo Não É o Bastante, baseado no longa-metragem de mesmo nome lançado em 1999, foi produzido pela Eurocom e lançado para três plataformas: Nintendo 64, PlayStation 1 e Game Boy.

O jogo foi desenvolvido sob um mecanismo para aproveitar os pontos fortes do Nintendo 64 e do PlayStation 1 — muitos críticos elogiaram os gráficos do jogo e a taxa de quadros (fps) suave, sem muitos travamentos. Além disso, uma das missões que mais marcaram o game é a fase do cassino, em que Bond deve ganhar dinheiro suficiente em uma mesa de blackjack para prosseguir em sua missão — assim como acontece no filme estrelado por Pierce Brosnan.

James Bond 007: Agent Under Fire (2001)

— Nintendo GameCube, PlayStation 2 e Xbox

Desenvolvido e publicado pela Electronic Arts (EA), James Bond 007: Agent Under Fire não foi baseado em nenhum filme da franquia. Nessa versão de 007, a EA introduziu novos elementos na série, como modos de estratégias distintos e fases de direção ao gênero de primeira pessoa.

Outro detalhe relevante no game é a grande variedade de fases novos recursos no multiplayer. O modo multiplayer pode ser jogado por até quatro jogadores, além de contar com muitas arenas exclusivas para disputar batalhas — as partidas multiplayer também podem ser jogadas contra oponentes da CPU.

007: Nightfire (2002)

— PlayStation 2, GameCube, Xbox, Microsoft Windows, Game Boy Advance e macOS

Assim como James Bond 007: Agent Under Fire, o jogo 007: Nightfire foi desenvolvido e publicado pela EA. Porém, Pierce Brosnan volta à ação como protagonista do game — antes de seu quarto e último filme na franquia, 007 – Um Novo Dia Para Morrer.

Muitos jogadores têm boas lembranças do modo multiplayer para quatro jogadores do Nightfire, bem como seu modo de campanha para um jogador em primeira pessoa, que mistura sequências de missões com carro e fases em primeira pessoa repletas de ação.

James Bond 007: From Russia with Love (2005)

— PlayStation 2, PSP, Nintendo GameCube e Xbox

Com gameplay em terceira pessoa, James Bond 007: From Russia with Love foi desenvolvido pela EA Redwood Shores e publicado pela Eletronic Arts. O jogo, que tem Sean Connery como protagonista, é baseado no filme homônimo de 1963. Porém, vale destacar que o game recebeu algumas novas cenas em relação à história original, além dos vilões terem ganhado novos nomes.

Muitos jogadores e críticos de videogame consideram James Bond 007: From Russia with Love como um dos melhores games da série, concorrendo lado a lado com 007 – GoldenEye. Além dos gráficos aprimorados para a época, esse jogo também se destaca por seu modo campanha ser mais desafiante que grande parte de seus antecessores.

  • Últimos lançamentos para videogame da franquia 007 não empolgaram muito

Apesar de James Bond 007: Blood Stone (2010) ter agradado alguns fãs da franquia, o fato é que os últimos lançamentos da série não empolgaram muitos os jogadores e isso se reflete nas avaliações de sites especializados no exterior, como o Metacritic (conteúdo em língua inglesa).

Um dos grandes símbolos do fracasso da franquia na última década é o jogo 007 Legends. Lançado em 2012 para PC, Xbox 360, PlayStation 3 e Wii U, o game foi avaliado pelo Metacritic com uma nota baixa de 45/100.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.