AssistindoPapo PipocaRapidinhasSeriados

A história e a trajetória do Casseta & Planeta no YouTube

Canal Pensata, de Marcelo Madureira

Ontem me peguei pensando em um clássico programa da TV Aberta aqui do Brasil, a qual gostava muito de assistir quando ainda era um adolescente na era pré-internet: o Casseta & Planeta Urgente. Pois é, sou do tempo em que via Casseta & Planeta no saudoso Terça Nobre da Globo.

Muita gente gostava das paródias de novela que o programa fazia, mas minhas maiores recordações dos caras era com a zoeira em meio aos jornalismo de mentira e as críticas políticas – meio que o que sites, como Sensacionalista, fazem nos dias de hoje. Adorava ver os cassetas imitarem os presidentes e políticos da época. Fico pensando como seria vê-los zoarem os políticos atuais, ainda mais em meio a todo esse clima de CPI da pandemia.

Na vibe nostálgica, acabei indo procurar um pouco mais sobre o programa na internet, e apesar de existir os canais oficiais do Casseta & Planeta no Twitter, Facebook e YouTube, acabei descobrindo que estes canais não andam produzindo muito conteúdo em tempos de pandemia. Pena. Entretanto, ao rolar pelo Twitter do grupo, acabei encontrando estes vídeos no canal Pensata, do Marcelo Madureira, publicados em setembro de 2020, a qual ele conta a trajetória do grupo. Da origem da revista Casseta Popular e do tabloide O Planeta Diário, de como foram trabalhar na Globo em programas como TV Pirata (me lembro bem pouco, mas também via quando criança) e do Doris para Maiores, e de como do sucesso deles escrevendo comédia para a TV acabou surgindo o Casseta & Planeta Urgente, que ficou no ar por aproximadamente 2 décadas na TV aberta.

São três vídeos, que totalizam quase 2 horas de conteúdo. Vi todos. Adorei. A primeira parte é um pouco mais cansativa, mas a segunda e terceira parte contém histórias deliciosas de serem ouvidas. Bateu ainda mais saudades ainda do grupo. Para quem cresceu nos anos 90 e início dos anos 2000, é um conteúdo muito nostálgico e uma conversa (unilateral) muito legal feita pelo Madureira. Tanto que resolvi indicar por aqui.

Se você estiver sem tempo para ver todos estes vídeos, veja ao menos a terceira parte. Esse vídeo final o Marcelo Madureira fala um pouco dos motivos que levaram o programa a chegar ao fim, de polêmicas, de quando o grupo perdeu o hilário Bussunda entre outras histórias. É muito bacana.

Quanto ao programa, em sua versão mais clássica, infelizmente é meio difícil de encontrá-lo pela internet. A versão de 2012, Casseta & Planeta Vai Fundo, a qual não tem o charme do programa original, mas ainda assim serve para matar certa saudade, pode ser encontrado no catálogo do Globoplay. Acabei também descobrindo que existe um especial do grupo, produzido em 2016 para o canal Multishow, Procurando Casseta & Planeta, que também está dentro da plataforma do Globoplay, porém não faz parte da assinatura básica – zoeira isso, sendo uma série datada de cinco anos atrás, poderia estar na assinatura básica.

Enfim, outros tempos da TV aberta… tempos incorretos, humor estranho (e inteligente), e que deixam saudades.

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.