Diário de Desenvolvimento – Parte 5

Um tour pelos novos recursos visuais do Portallos EXP!

Um blog é como um quebra-cabeça. Não basta apenas escrever e publicar, também se faz necessário criar meios que facilitem o acesso às matérias. E esses, digamos, recursos, podem ser feitos de várias formas. Às vezes é até melhor que haja várias opções e alternativas que agradem aos gostos de múltiplos leitores.

Como, no caso do Portallos, temos um espaço muito grande dentro de vários universos isolados do ramo do entretenimento (games, HQs, cinema, séries, etc) muitas vezes os leitores não buscam por toda essa gama de variedades. Muitos olham apenas o que gostam e nem sempre era fácil fazer isso no antigo blog. Desta vez pensamos em algumas maneiras de facilitar isso.

Também colocamos algumas outras coisinhas, da mesma forma como perdemos alguns recursos. Mas a perda será temporária. Com o ritmo do blog, iremos resgatar certas coisas. Mais detalhes após o continue.

Menu superior, ícones sociais e campo de busca

O menu superior é algo de que sempre senti muita falta no Portallos antigo. Não me esqueço do leitor Pierre (colega antigo de tempos de fórum NGM) comentando que sempre desejou que o blog pudesse ser visualizado por áreas temáticas. Sempre concordei com essa visão. No blog velho, as páginas visualizadas por categorias eram nojentas. Abriam apenas com as postagens de forma resumida, com títulos e primeiro parágrafo parcial e sem imagens. Elas me davam medo.

Felizmente, no Portallos EXP cada categoria, ou até mesmo tags, abrem com as postagens da mesmíssima forma como você as visualiza na página inicial! Foi uma grande vitória essa novidade e, com isso, bastou criar um menuzinho dividindo um pouco os principais universos temáticos do blog. Então agora, se você deseja ler apenas as matérias de games ou de qualquer outra área, é muito fácil! Basta clicar ali no menu superior (imagem acima)!

(Time break on)

Falando em categorias… preciso explicar uma coisa sobre elas. Geralmente os blogs na internet vão criando categorias de temas e matérias conforme vai surgindo a necessidade de dividir o espaço em certas áreas. No começo é tudo muito lindo nesse raciocínio, porém com o passar do tempo as categorias viram um monstro. Crescem demais, algumas entram em desuso e ficam ali emporcalhando o espaço onde o leitor pode visualizar as categorias ainda em vigor.

Pensando nisso, foi resolvido abolir a criação massiva de categorias. Não iremos trabalhar com elas da mesma forma que outros blogs as utilizam. Teremos apenas categorias-mães, as que sustentam o menu superior do blog. Todo o resto das divisões de assuntos, colunas, especiais e etc serão abordados por meios das tags. E aguentem um pouco, as tags serão assunto a ser discutido daqui a pouco. Basta continuarem lendo o texto.

Só precisei contextualizar corretamente agora a parte das categorias e por que são tão poucas. Enfim, elas vão funcionar como se fossem páginas divisórias de cada área que o blog traz aos seus leitores e estarão sempre ali no menu superior.

(Time break off)

Continuando. Ali no menu superior também se encontram nossos ícones para os locais na web onde você encontrará o Portallos.O que chamamos por aqui de ícones sociais. A novidade fica por conta do canal no YouTube, aonde iremos favoritar vídeos e alguns membros da equipe também irão começar a criar seus próprios vídeos. É algo novo, então peço paciência, pois com o tempo o canal vai crescendo e sendo moldado.

Os outros ícones vêm do antigo blog. Nossa página no Facebook também entra na lista de projetos, só estamos carentes de tempo. Os canais de feeds, onde se pode acompanhar tudo que é publicado por aqui, assim como todos os comentários dos leitores feitos todos os dias. Para quem curte feed, é o básico (eu não utilizo quase nunca). E nossos dois canais no Twitter, um exclusivo para linkar tudo que sai no Portallos, avisando o pessoal da timeline que tem conteúdo fresquinho no ar (@Portallos_Feed), e um outro, mais oficial (porém meio pessoal), que geralmente é cuidado por mim, mas não é incomum outros membros da equipe também o usarem (@Portallos).

Obs.: É possível que nos primeiros dias de Portallos EXP alguns de nossos links sociais ainda não estejam funcionando corretamente. Mas com o blog no ar, visível a todos, iremos acertando os plugins e caminhos que façam os canais funcionarem interativamente assim como era no blog antigo.

Por último, o campo de busca (search) que não tem muito segredo.

Vitrine de destaques da equipe!

Essa talvez seja uma das coisas que mais deixou os membros da equipe felizes. No antigo blog sempre dava trabalho criar aqueles banners laterais com chamadinhas para matérias especiais. Geralmente eu ou o Rackor criávamos o banner, que nem sempre ficava bonito no layout. Não dava para colocar demais porque ficava ainda mais horrendo, então era sempre duas ou três chamadas à mostra e outros da equipe irritados porque suas matérias não ganharam destaque.

Esta vitrine de destaques que existe no Portallos EXP foi um milagre e um dos principais motivos de ter sido esse o layout escolhido. Os leitores poderão ver vários destaques do blog através dela. Fácil destaque, fácil acesso. E o mais legal de tudo? Criamos uma regra interna onde cada um da equipe só pode deixar uma coisa sua por vez na vitrine. Se você ver, digamos, 10 matérias ali em destaque, já saiba que são 10 textos de 10 membros da equipe. Assim, não haverá injustiças nem monopólio da vitrine!

Internamente achamos isso o máximo. Na prática talvez muitos nem reparem que serão textos feito por pessoas diferentes. Por sinal, cada link de cada post do novo blog tem no final dele um box com uma espécie de “conheça o autor do texto“, com avatar, algumas palavras e um link para que você possa ver tudo que o mesmo já escreveu no blog. Bacana, não?

Menu lateral

Nada de muita surpresa por aqui. Três widgets que já usávamos no antigo blog e que possuem suas utilidades. O do Facebook permite que os leitores curtam o blog sem irem direto no Face para tal. Sem mencionar que dá uma visibilidade boa para “ei, também estamos no Facebook”. O do Twitter também tem essa mesma pegada, porém tem a utilidade de as pessoas que não usam a ferramenta poderem conferir o que estamos dizendo no twitter oficial. Às vezes rolam dicas e recomendações de links de amigos por lá, então não é uma conta onde só repetimos links de nossos posts. É bem útil na lateral do blog. Já o mapa mundi, particularmente, acho massa demais! Não quis abrir mão dele. Os leitores também podem acompanhar pelo mapa os locais do globo de onde as pessoas estão acessando o Portallos, assim como ver, regionalmente no Brasil, os estados e até cidades onde há mais leitores. Tudo isso apenas cliando no link em cima do mapa. Um belo widget na minha opinião.

Ah! Um outro que acredito que valha a pena mencionar é o “Who’s”. É este quadradinho vermelho à direita da página (imagem ao lado). Ele mostra em tempo real o número de pessoas online no blog. Dá para saber os melhores horários de picos de leitores, quando posts publicados atraem mais gente e até mesmo quanto tempo estes picos costumam durar. Clicando nele também há a possibilidade de ver algumas estatíticas de acesso, no mesmo modelinho do widget do mapa mundi. Também já usávamos no antigo blog, mas era muito mal localizado e acredito que muitos nem chegaram a notá-lo.

Um outro espaço lateral que sofreu uma pequena mudança foi o das colunas com logo (meio que nossas filhotes). Agora serão disponibilizados apenas os logos na lateral. O leitor clica na coluna que deseja e cai na página de cada uma (que é uma tag própria). Lá o mesmo terá o conteúdo visível da forma que os posts são vistos na home do Portallos.

Nosso objetivo com o blog é deixar tudo o mais automático possível. Poupando o tempo que gastamos criando banners, recortando e atualizando menus. Pode não parecer, mas essas pequenas tarefas tomavam um tempo grande e isso atrapalhava o ritmo de postagens de certas colunas. Resolvemos então simplificar, graças ao layout aprimorado na questão de visualizar páginas como se fosse a home, conforme já explicado.

Vai ser assim sempre? Talvez sim, talvez não. O futuro não sabemos. Eu tinha um carinho especial pela forma como o Conversa de Mangá era disponibilizado na lateral do antigo blog. Era muito bonito, porém concordo que era meio exagerado e destoava do resto de assuntos do blog. Não era à toa que muitos achavam que o CdM era o “carro-chefe” do Portallos. Nunca foi e nunca será. Não porque não mereça, mas porque não é isso que queremos com uma simples coluna. O carro-chefe do Portallos é a diversidade de assuntos tratados num único blog.

Quanto ao box “Nas Bancas” referente aos quadrinhos Disney, este sim é um xodó particular deste editor. Não é segredo nenhum que sou um colecionador de gibis Disney. Sou desde criança. Adoro e não largo essa paixão por nada no mundo. Acredito que nem 10% de nossos leitores se interessem por esse tipo de publicação, porém já veio muita gente falar comigo em particular (e comentar no antigo blog) que voltou ou passou a ler quadrinhos dos personagens de Patópolis graças às matérias e checklists do Portallos. Mesmo que sejam poucos os que já me disseram isso, fico feliz de coração por ter conseguido alguma coisa em pró dos quadrinhos da Disney. Justo esses que há poucos anos estavam quase “morrendo” aqui no Brasil. De 2010 para cá, deram uma linda revitalizada com novas séries, novos títulos, muitas novidades e em 2012 até se cogita o retorno da produção nacional de histórias com o Zé Carioca. Para quem não sabe, a Editora Abril é famosa internacionalmente e muitos lugares a reconhecem como um dos maiores estúdios de HQs Disney que já existiu. Então não é pouca coisa, não! Além de tudo isso, o editor dos quadrinhos Disney no Brasil, Paulo Maffia, tem meu enorme respeito. Já perdi a conta de quantas vezes ele trocou e-mails comigo. Contando novidades, ouvindo minhas sugestões (várias já foram atendidas) e até mesmo topou uma entrevista para o blog no começo deste ano. Não é qualquer editora nacional que topa esse tipo de interatividade com seus leitores. Por isso, trouxe aqui no Portallos esse espaço lateral dedicado aos lançamentos dos quadrinhos nacionais da turma do Mickey, Donald & cia. Muitos podem não dar bola, mas eu sei que não sou o único a curti-los e que a cada uma, um novo leitor acaba sendo instigado a conferir tal material. E felizmente, crei uma forma de deixar algo bonito de se ver na lateral do blog. Não ficou como aqueles menus terríveis de se fazer no antigo blog. Era muito difícil encaixar imagens. Neste novo ficou moleza e esteticamente bonito! Minha opinião é claro!

Nuvem de tags!

Apesar da nuvem de tags também estar na lateral, achei melhor conversar sobre ela isolada dos outros itens acima. Isso porque o funcionamento dela irá mudar conforme forem passando as primeiras semanas do novo blog.

Ainda não está muito claro como ela funciona. Mas seguindo o que entendi, ela mostra todas as tags mais populares usadas no Portallos. Ainda não sei se a popularidade vem apenas da quantidade de vezes usada ou o prazo de tempo também se considera (tags usadas com maior frequencia, as vezes merecem um destaque maior do que aquelas usadas em grande quantidade, porém de forma mais espaçada).

Enquanto escrevo este diário, ainda está meio cru como ela trabalha. Aparentemente me agrada a ideia de que as tags mais populares vão ficando maiores dentre as outras tags, permitindo um destaque bem visível das mesmas.

Conforme mais explicado acima, como as categorias foram reduzidas ao mínimo, as tags irão ganhar uma importância maior na forma de sub-categorizar alguns links chave do novo blog. Não será algo que deixará os membros confusos, mas só vamos ter certeza mesmo com a prática do dia a dia assim que o blog estiver acessível a todos.

O bom é que ela atiça a curiosidade e o desejo de procurar por temas e palavras que chamem a atenção individual de cada um. E com o tempo, espero que os leitores passem a prestar mais atenção nas tags que também aparecem em seus posts favoritos, pois elas o levarão a assuntos semelhantes e que lhe agradam.

O “Beta/Teste” que aparece no menu é exatamente o que parece. Essa nuvem de tags que estamos utilizando é experimental. Existem dezenas de plugins que funcionam como nuvens de tags. Por hora, estamos usando o padrão do Wordpress mesmo, já que parece funcionar sem problemas e com uma eficácia pertinente ao que queremos que ela faça.

Recursos que ficaram para trás…

Encerro, por enquanto, meu tour visual pelo novo layout do Portallos EXP. Talvez alguns sentirão falta de certos plugins e ferramentas que existiam no Portallos tradicional. Não se desesperem! Casos como o Google+, o Retweet e até mesmo a complexidade de opções que o sistema de comentários Disqus tinha não estão totalmente descartados. Sei que muitos gostavam de “curtir” comentários que o Disqus possuía e que por enquanto não teremos no novo blog.

O caso é que a instalação massiva de plugins no antigo Portallos danificou de uma forma irreversível o banco de dados do blog. Por isso tínhamos tantos bugs, site com lentidão, servidores que não davam conta do blog, etc. Plugin é uma coisa complicada e que iremos estudar com muito mais calma antes de sair instalando em nosso banco de dados. Ok, um ou dois não é um problema. O problema é que nunca são um ou dois. XD

Ainda não habilitamos o sistema de enquetes, por exemplo, mas pretendemos em breve! O sistema de comentários ficará por enquanto o padrão do Wordpress. Algo que usamos por anos no antigo blog e nunca deu tanta dor de cabeça quanto o Disqus dava. Ao menos ganhamos uma box no menu lateral de comentários recentes que é muito mais estilosa do que no antigo blog, pois ela monstra o avatar do leitor (basta ter registro no Wordpress) e já um pedaço do comentário, para que você possa acompanhar as conversas direto na home, antes de sair clicando em todos os links com comentários. Outro problema que o Disqus apresentou no antigo blog, um pouco antes de aposentarmos o mesmo, foi o caso das letras minúsculas nos comentários. Isso era um problema do plugin e não do blog, então para evitar dor de cabeça com o Disqus, vamos deixar ele marinando por algum tempo, até os desenvolvedores dele aprimorarem-no um pouco mais. Não desconsideramos também usar outro sistema de “curtir”, entre outras funcionalidade que o Disqus tinha, mas, hoje, optamos pelo simples e funcional em detrimento do estiloso e problemático.

Não é porque o blog estreou que iremos parar de aprimorá-lo. Estamos sempre planejando e pensando em recursos e ideias para que o blog seja sempre bacana e agradável a todos. Mas vamos dar um passo de cada vez. Melhor do que sair atropelando tudo e depois ficar tentando na sorte adivinhar onde erramos.

E por hora, encerro esta série de Diários de Desenvolvimento do Portallos EXP. Talvez volte a essa série quando surgir uma oportunidade de tema ou depois que puder terminar as outras coisas que tenho em mente para as primeiras semanas do novo blog. Espero que todos tenham gostado dessa narrativa de bastidores, que tenha clareado a mente de outros que poderiam ter certas dúvidas sobre o que estamos tentando aqui e que não precisemos tão cedo mexer da forma como mexemos no Portallos. Dá trabalho demais! XD

Fim (por enquanto).

Isso também pode lhe interessar

15 Comentários

  1. Parabéns a todos da equipe pelo ótimo trabalho. Por enquanto não vi muito, das novidades que o novo Portallos oferece aos seus leitores, pois acabei de acessá-lo e estava terminando de ler este diário, mas particularmente estou gostando muito da EXPeriência! ^^

  2. Meus parabéns a todos que trabalharam no renascimento do blog, seja fazendo a parte pesada ou simplesmente opinando a cor do background sei que todos foram importantes.

    Sou leitor antigo do Portallos e senti quando ele começou a ficar mais "difícil" não sei definir bem o sentimento :/ tanto que por causa disso passei a só acompanhar, sem comentar tanto.

    Eu mesmo já tentei manter um blog e sei que era difícil, agora fiquei imaginando algo como o Portallos que tem uma equipe muito maior, com muitos mais detalhes e estrutura pra se cuidar, fico pensando que eu era um "moleque" como diria Capt. Nascimento.

    Gostei muito das novidades e de toda reestruturação da ideia do blog, gosto muito mais de ler blogs de opinião do que um que simplesmente noticie o que aconteceu, me passa uma sensação de intimidade com quem escreve.

    Mais uma vez parabenizo a equipe, vou continuar visitando o Portallos por um booooom tempo pelo jeito 😀

  3. Que legal, fui até citado! xD Feliz por ajudar com sugestões.

    Mas uma pergunta, o que significa essa tirinha vermelha perto de alguns nomes de comentários? Acho que é quando tem resposta mas não tenho certeza.

  4. Com o "termino" deste diário, fiquei com o gostinho de quero mais. Mas tudo bem, vou aguardar novidades. Bom não sou um leitor que participa muito do Portallos, tenho o site na barra de favoritos e confesso que entro todos os dias. Alguns comentários são extremamente bons, que tenho medo de dar minha opinião ou algo do tipo. Mas tentarei me arriscar mais, (O que seria o ser humano sem uma pitada de audácia?) Parabéns pelo trabalho da equipe.

    1. Olha Kellink, é uma excelente sugestão. Eu nem sabia que isso era possível. Vou estudar isso e quem sabe mais para frente não adotamos. Facebook é algo que todo mundo tem hoje em dia. 🙂

  5. Curti muito o novo visual… estou há mais de uma hora lendo o novo conteúdo e amanhã comento melhor, sem tanto sono… Parabéns a equipe, fizeram um belo trabalho…

  6. Finalmente terminei de ler o Diário de Desenvolvimento.o/ Agora quero dar meus parabéns a todos envolvidos no melhoramento do blog e louva-los por decidirem sair de sua "zona de conforto", algo que muitos sites e blogs com o tempo e sucesso temem fazer por medo da reação do público alvo, vcs foram e decidiram por se arriscar. Por isso deixo registrado aqui meus cumprimentos mais sinceros a equipe.

  7. Dei uma lida por alto nas 5 partes e pelo que pude ver também do site, a equipe está de parabéns! Espero que possamos compartilhar muitas experiências juntos!

  8. eu não tenho =, nunca vi utilidade naquela rede social, e acho o sistema de comentarios dele bem ruimzim por sinal, de igual aos disquis só tem o curtir, e mais nada, e tambem considero a letra deles pequenas, não tanto quanto o do disqus, mas é bem pequena tambem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.