E3 2019Jogando

E3 2009: Miyamoto atrás das cortinas da Nintendo

Atendendo a um pedido da Dakini, aí vai o post do Miyamoto. Leitora fiel e mega-super-foda comentadora da semana aqui no Portallos. :p

Shigeru Miyamoto não deu as caras na conferência da Nintendo e isso acabou deixando a conferência meio murcha. Fez falta com certeza, afinal ele é basicamente o mestre gênio por trás das maiores franquias da empresa e, aproveitando o trocadilho, ele só apareceu por trás mesmo, na tal conferência fechado à imprensa. O mesmo tipo de conferência top-secret que no passado revelou Smash Bros Brawl, o que significa que havia uma imensa expectativa de que Miyamoto fosse transformar pedra em ouro apenas com algumas palavras mágicas. Pena que no geral não foi bem assim.

Só posso dizer pelo que andei lendo pela internet, afinal, nesta reunião de portas fechadas estava proibido vídeos ou fotos. Vamos começar por Mario, afinal, o bigodudo é a Big Star da Nintendo, ou pelo menos, costumava ser antes do Wii e os Miis chegarem. New Super Mario Bros Wii vai ser fantástico, Miyamoto mostrou algumas novas imagens do game, que já cairam na net e eu postei aqui. Chama atenção os estágios mais escuros e a roupa de pinguim, que ainda não tinha reparado olhando as imagens. Tudo muito bacana e chega ainda este ano no Wii. Infelizmente o jogo já surge com uma falha, e grande na minha opinião. NSMBWii não terá multiplayer online. Segundo ele, não havia espaço ou capacidade para inserir isso no game,  e já li algumas opiniões de descrença quanto a isso por aí. Vindo da Nintendo e sua política de abobinar suporte online, não me surpreende. De qualquer forma, este game acabarei comprando para jogar como um louco . Afinal, é Mario. New Super Mario Bros para o DS foi um dos poucos games de DS que nunca irei me desfazer.

Quando indagado a respeito de Super Mario Galaxy 2, Miyamoto comentou que o game é 90% novidade, que a princípio usariam os mesmo elementos do primeiro game, mas sobrou tanta coisa não utilizada em Galaxy que acabou surgindo um novo game recheado de coisas nunca vistas. Yoshi é uma delas, com suas cores que representam um tipo de power-up, como o vermelho que é veloz e o azul que incha e flutua [vimos isso no trailer da conferência], temos o acessório Drill, que é uma perfuradeira e teremos mais novidades nesse estilo. Parece incrivelmente promissor e deixou longe qualquer argumento de que Galaxy 2 é uma versão recauchutada do primeiro. Gostei muito disso. Enfim, o game está num estágio de desenvolvimento avançado e só não sai esse ano, porque estragaria a festa do New Super Mario, o que é bem óbvio. Então o jeito é roer as unhas até 2010 mesmo.

Quando questionado a respeito de Pikmin 3, Miyamoto acabou pedindo desculpas e que Pikmin 3, apesar de estar em desenvolvimento sim, ainda não estava pronto para aparecer ao público. A desculpa foi meio esfarrapada. Como o time da Nintendo que ele supervisiona está ocupado com tantos jogos, os Marios em especial, não dava para avançar com todos na mesma velocidade. Garantiu que o jogo existe e assim que possível ele irá mostrar.

Também fez alguns comentários a respeito de Wii Sports Resort e Wii Fit Plus, que na verdade não me interessam e dificilmente irão algum dia, em especial fez um comentário a respeito da ilha que se passa o game e da idéia de que todo jogo dessa linha casual se passar na ilha, como se ela fosse um personagem em comum. Você ver cenários em comuns entre os games. Certamente isso poupa o trabalho de layout em continuações e agiliza algumas etapas. Não que vai ser tudo igual, mas não precisa se criar coisas do zero.

Por último, o que todos esperavam que Miyamoto mostrasse, não foi exatamente sensacional. Segundo o que rola pela net, foi mostrado uma artwork do próximo Legend of Zelda. Os que estavam presentes juram ter visto um Link adulto. Mais nada. Só isso. Um desenho? Bléh, como se não tivessem isso de sobra num armário de tranqueiras.  Com todas as franquias atuais da Nintendo e as que nunca deram o ar das graças. Miyamoto ainda disse que espera que na E3 de 2010, ele mesmo possa apresentar o próximo Zelda. Ele ainda instiga os fãs dizendo estar muito animado com o jogo de Arco e Flecha do Wii Sports Resort e com o Motion Plus e o quanto ele gostaria de ver algo assim funcionando no próximo Zelda. Divagações demais pra mim. Tudo bem que os sonhos do mestre tendem a virar realidade, mas ainda assim entre o querer, fazer e chegar nas nossas mãos… significa anos esperando e da Nintendo, infelizmente eu já larguei mão de ser um fã que aguenta esperar anos. Com certeza alguns ficaram animados com isso, assim como a Nintendo deu uma esperançazinha na E3 do ano passado quando disse que os jogos viriam e que Pikmin 3 era um deles. Bem um ano depois, Pikmin 3 não veio. De divagações não quero mais saber. Uma pena.

Bônus track: Aproveitando a oportunidade. Não foi Miyamoto que comentou isso, mas a galera da Kotaku foi atrás de Yoshio Sakamoto, diretor da franquia Metroid para saber se o Metroid Other M não era Metroid Dread, um antigaço rumor de um Metroid 2D nos moldes de Super Metroid do SNES. Não! Other M não é Metroid Dread, que inclusive surgiu em algum ponto de Metroid 3, numa brincadeirinha talvez. Sakamoto afirma que Dread existe em algum canto e que talvez algum dia ganhe vida, mas que Other M não é Dread, que este é algo diferente do que a Team Ninja está fazendo com Metroid. Well, curioso no mínimo.

Isso também pode lhe interessar

Thiago Machuca

Fundador e editor do Portallos (2008) e criador do saudoso (e extinto) Fórum NGM. Tenho 35 anos, sou formato em Direito, e vivo desde sempre no interior de São Paulo (Vale do Paraíba). Casado e já papai. Games, quadrinhos e seriados são uma paixão desde a infância. Gosto de escrever e sempre estou sem tempo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.