Speedy pior do que nunca em 2009

É. A coisa está feia para a Telefônica. Todo mundo já deve estar sabendo que a Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] bloqueou as vendas do Speedy em todo o Brasil e isso está gerando muita polêmica pela rede e fora dela. Hoje, o pedido, feito na Terça, para liberação das vendas foi negada e a Telefônica irá continuar sem vender Speedy até que um plano decente, inteligente e funcional seja apresentado para a Anatel.

O assunto é extenso e tem dezenas de altos e baixos. Me pergunto se isso era a única coisa que a Anatel poderia fazer? Tudo bem que a melhor maneira de pressionar uma empresa do porte da Telefonica é mexendo na conta bancária da mesma. Mas essa proibição não prejudica gente demais além da própria Telefonica?

A Anatel não está apenas proibindo a Telefonica de lucrar, mas impedindo o acesso a Internet aos brasileiros. Afinal, a Telefônica é a única que consegue ceder banda larga a muitas partes do Brasil que a concorrência não chega. Hoje de manhã também já li notícias pela internet a respeito da preocupação com demissões em massa se a proibição não cair logo, afinal, o setor de vendas do Speedy é monstruosamente grande. E o Brasil precisa de mais brasileiros demitidos né? Aqui está chovendo empregos…

Claro que também não tem como deixar a situação como estava. O Speedy nunca esteve tão ruim. A conexão vem de aproximadamente 1 ano para cá ficando cada vez pior. A internet tem quedas constantes, jogos online tem cada vez mais lags porque a conexão não fica estável, os downloads caem no meio, páginas de sites mais pesados levam anos para abrir, vídeos não carregam e por aí vai.

A internet avança e exige mais banda cada vez mais. Sites ficam mais pesados porque estão evoluindo. Jogos pedem mais conexão para uma melhor experiêcia. Vídeos exigem maiores carregamentos porque a resolução deles vem melhorando. Tudo isso é uma evolução natural da internet no mundo. A Telefonica precisa entender isso e parar de distribuir banda larga como se fosse algo a ser regulado. Precisa investir no setor, precisa melhorar os equipamentos e melhorar seu suporte técnico.

Achei ridículo a desculpa que o presidente da empresa deu a Anatel na terça dizendo que a sobrecarga da reda não era culpa dela ou de novos clientes, mas das pessoas que usavam a internet. Os assinantes, que pagam pelo serviço, é que estão usando demais pelo que pagam, segundo a Telefonica. Que coisa mais ridícula. É como eu disse, a internet hoje em dia precisa de mais banda, não são os usários dela que usam abusivamente, sem mencionar que o serviço é vendo como acesso 24 horas por dia. Não há limite, não há mais cota de consumo (o que eu achava um absurdo quando existia), não tem essa de que os clientes sobrecarregam a rede. A rede deve, obrigatoriamente, aguentar todo mundo online. É simples.

Ainda assim acredito que a Anatel foi um pouco infeliz com a decisão de barrar a venda do Speedy. Além de causar mal a mais gente além da Telefõnica. A melhor decisão seria obrigar a Telefônica a ceder descontos a todos os assinantes, novos e antigos, nas mensalidades atuais, até que a rede esteja 100% estável. Não prejudicaria o setor de vendas, os clientes atuais do serviço que vem sofrendo com a instabilidade e precariedade do Speedy estariam pagando algo mais justo e a Telefônica continuaria sentido no bolso a decisão da Anatel.

É frustante depois de tantos anos usando banda larga, sentir como nos tempos de internet discada, com páginas levando 10 minutos pra carregarem e downloads levando horas para serem concluidos. Sem falar que jogar no X360 com lag porque a conexão não fica estável nem por 5 minutos.

É deprimente chegar a conclusão que o Brasil está longe de um serviço decente de banda larga.

Isso também pode lhe interessar

15 Comentários

  1. Se náo proibir a venda fica pior do que está. Se ela não dá conta porque os usuários usam muito, como disse o próprio presidente da Anatel, se colocar mais gente aí mesmo que a casa cai.

    É uma pena que o Brasiol ainda estaja assim… aqui onde moro só esse mês consegui uma internet melhorzinha. Era até mês passado de 300. Agora é de 1 mega. Não tem concorrente, só a velox mesmo. E com isso os preços são absurdos. Enquanto na capital (RJ) 1 mega é 60,00 aqui é 149,00!!!!!!!!! E eu estou perto da capital. São 90 km de distância somente.

    1. Eu não acho que seja os novos assinantes que estejam congestionando o speedy. acho que é um fator natural da internet em si. hoje em dia tudo requer mais banda: sites, jogos, download, vídeos etc.

      A Telefonica não avançou sua rede como a internet vem requerendo e não porque pegou clientes demais e não consegue suprir a demanda.

      Não dá para saber ao certo, mas acho muito difícil ser congestionamento de novos assinantes.

  2. Zelda-foca,

    Por esse preço seu aí de 1 mega aqui eu pago para ter uma conexão de 400 ”turbo” em Rondônia, só tem Brasil Telecom e os preços são mais absurdos ainda, isso sem falar na qualidade, um dia ainda vou embora deste paisinho de merda, sério mesmo!

  3. Ainda bem que so uso internet para o basico: navegacao, email, msn, uma ou outra coisa multimidia de vez em quando. Ou para baixar alguma coisa no Wii vez por outra.
    Bem, tambem nao sou cliente da Speedy a muito tempo… desde que mudei para o sul estou com a Brasil Telecom, que agora e Oi. O que posso dizer e que o plano 300 que tenho ja ha anos atende o que preciso. Mas se fosse de jogar online ou quisesse baixar a ultima novela da globo inteira via P2P eu estava frito.

  4. as vezes é nescessário dar um passo para trás para então dar dois passos pare frente.

    é mais ou menos assim o ditado, mas vocês entenderam né…

  5. Cara aqui em Brasília eu utilizo o Brturbo, a conexão é boa mas o preço é indecente, não sei quanto aos outros Estados e só agora lendo seu post é que me atentei à esse problema que a Telefônica e seus assinantes estão passando pela primeira vez, mas isso é falta de uma adminsitração melhor por parte da empresa, coisa que não devia existir já que é a Telefônica que disponibiliza banda-larga para as regiões mais afastadas do país, quanto à resolução da Anatel, eu de certa forma concordo com ela, até pq quem conhece ou já trabalhou lá, sabe que a Anatel não passa de um títere nas mãos das empresas de telefonia do país, além de provar que pelo menos essa noção talvez não seja por um todo verdade, a Anatel força a Telefônica a fazer alguma coisa, sei o quanto prejudica os assinantes antigos e os potenciais assinantes futuros, mas talvez no fim das contas a empresa tome tento, e passe a disponibilizar um serviço mais decente para os seus usuários.

  6. A título de comparação, atualmente eu sou assinante do Speedy 2M da Telefonica. Pago R$ 89,90. Realmente pelo que voces estão contando, Banda Larga fora do Estado de São Paulo, parece ser absurdamente cara, o que é uma pena e só demonstra o quanto o Brasil está atrasado tecnologicamente.

    Hoje em dia não consigo imaginar usando uma internet de 300, 400 0u 500 kbs como alguns aí acima usam. Eu jogo muito online pelo X360, baixo animes, musicas e navego como um maluco na internet para trazer conteudo diário no Portallos. Não conseguiria fazer tudo isso praticamente ao mesmo tempo sem uma boa internet.

    Essa crise da internet ainda vai dar muito o que falar no Brasil, tem muito ainda pra rolar e estamos muito longe de um bom e sólido sistema de banda larga pelo visto.

  7. Para comparar também, creio que o Thiago conheça a Net-Virtua. Eu uso o combo(tv+internet+tel), mas creio que pague aproximadamente uns R$60~80 no meu Virtua 3mb. Ultimamente noto que ele tá com picos altos e baixos, às vezes pior que uma discada, mas geralmente ultra-rápido como é e deve ser.

    Tenho reclamado um tanto da Net, mas só o que ouço falar do speedy me deixa confortável. Fato que também conheço muita gente que pulou do barco da Telefônica e se agarrou à Net, sem maiores reclamações após a mudança.

    E aos que estão fora do estado de SP ou capital… só lhes dou meus pêsames .-. E torço para que um milagre resolva o problema de vocês.

  8. aquele plano de 10Mb da GVT por 60 reais não é essa maravilha que parece…só tenho 10Mb das 23:00 até as 7:00…o resto do dia é uma internet normal de uns 1~2 Mb mas com torrents ultra lerdos

    se bem que nos ultimos dias até tem melhorado

  9. Eu uso .Net em casa… lá está uma maravilha 😀

    não curto speedy e nunca curti, Telefonica é igual Windows, é o mais barato e mais acessivel, porem sempre vem com dores de cabeça de brinde.

  10. vamos reconhecer q a telefonica sempre foi um lixo e o speedy tbm.. se a empresa fosse top, nao teria tanta gente falando mal dela no procon.. mas como a maioria, eu jah fui cliente deles e tive um monte de problema.. a conexao praticamente nao existia e qdo eu conseguia conectar, ela caia rapidao.. mas chega uma hora que cansa neh?! eu cansei e mudei pro virtua e agora eu sei o q eh ter banda larga em casa..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.