CES: Microsoft confirma Project Natal para final de 2010 e apresenta a Xbox Game Room! [X360]

Começa hoje, dia 07, e segue até dia 10 de Janeiro a CES – Consumer Electronics Show em Las Vegas, nos EUA. É uma feira profissional onde várias empresas apresentam novas tecnologias que irão chegar no mercado no futuro. A Microsoft está lá e já apresentou algumas informações novas em torno do Project Natal e o Xbox 360.

A principal notícia provavelmente é a confirmação de que o Project Natal realmente será lançado neste ano. Uma data oficial não foi revelada, porém já foi mencionado que chega antes das festas de final de ano, que seria o natal e o feriado norte-americana de Ação de Graças (Thanksgiving),  o que alguns sites presumem que seja até novembro no máximo.

Se for pensar, realmente é difícil algo assim ser lançado em Dezembro pois fica colado demais com o Natal e os grandes lançamentos do ano sempre chegam em Novembro, ficando apenas as sobras para Dezembro.

O nome oficial do aparelho, os games que terão suporte e o preço não foram revelados. Para isso teremos mesmo que aguardar a E3 deste ano que acontece em Junho. A Microsoft confirmou também que o Project Natal será combativel com qualquer Xbox 360 no mercado.

Abaixo, um vídeo divulgado nesta madrugada que explica um pouco da tecnologia de capturação de imagens em 3D que o Project Natal é capaz. Muito interesante mesmo!

A empresa aproveitou a ocasião para trazer alguns números de seu console. O Xbox 360 já atingiu a marca mundial de 39 milhões de unidades vendidas. E destas, 20 milhões de aparelhos estão ligados a Xbox Live, rede online do console. Não foi divulgado quantos são assinantes Gold, entretanto. Destes 20 milhões de usuários, apenas 10 milhões utilizam aplicadivos não relacionada à games como Twitter, Facebook e Netflix. Também já foram vendido mais de 500 milhões de games para a plataforma Xbox 360 desde o seu lançamento, o que dá uma média aproximada de 13 games por console, uma média razoável para um console.

Quantos aos números, deixa eu dar minha rápida opinião. 39 milhões não parece grande coisa se for comparada com os números do Wii, mas não tem problema, o que mais me admira é que apenas metade disso utiliza a rede online. Esperava um número bem maior. Pior ainda é saber que metade disso nem utiliza os recursos como Netflix. Ou seja, a Microsoft ainda tem muito no que trabalhar para que mais usuários sintam-se incentivados a entrar na Xbox Live. Talvez o Project Natal ajude nisso.

A Microsoft também aproveitou para oficializar um projeto que já havia vazado ano passado como um rumor, mas até então não havia sido oficializado: Xbox Game Room.

Sinceramente, eu achei meio picaretagem da empresa. Óbviamente a idéia é recauchutada da Home do Playstation 3. A Game Room nada mais é do que um espaço virtual onde os avatares irão interagir e jogar antigos clássicos do mundo dos games.

Nada será de graça, é claro. Os games pelo que dá a entender serão bem antigos, da geração NES e até mesmo Atari, e não serão de graça. Irão varia entre 240 à 400 MSpoints para o gamer que quiser adquirir o “fliperama” do game, e assim jogar quantas vezes quiser. Mas para quem não quiser comprar, haverá um sistema de fichas, igual aos velhos fliperamas do passado, onde o jogador pagará 40 MSPoints (U$ 0,50) e poderá jogar uma única vez até dar o clássico “Game Over”.

Na minha opinião não passa de uma estratégia oportunista para catar mais dinheiro dos usuários da Xbox Live e ainda dar uma copiada no sisteminha virtual da Home. A Live Arcade já proporcional a possibilidade de ter antigos clássicos dos games atualizado e remixados para os dias de hoje, o que na minha opinião é muito mais bacana do que jogar os games original no X360. A previsão é que no próximo 3 anos, o sistema tenha mais de 1.000 títulos retro disponibilizados aos jogadores.

Bem o jeito é aguardar mais detalhes para ver como será realmente essa “Game Room”, que deve ser lançada na Primavera americana, ou seja, nos próximos meses. Um trailer já está rolando na internet para que você entenda melhor como será a XGR:

Ah, um detalhe que esqueci de comentar. A XGR será compatível com a Xbox Live via PC. Ou seja, se você tem a Live no X360 e no PC, poderá entrar e mexer na Game Room em qualquer um dos sistemas. O que você comprar no X360, fica habilitado para jogar também no PC. Finalmente a Microsoft se tocou que tem que integrar melhor o PC e o X360 já que ambos utilizam a mesma rede online. Seria ótimo se mais jogos tivessem a possibilidade de multiplayer entre ambas as plataformas (alguns como ShadowRun tem isso).

Para terminar. Parece realmente que 2010 o Xbox 360 está fraco de exclusivos, mas começo a achar que isso está assim porque a Microsoft está escondendo alguns jogos que serão utilizados com o Project Natal. A Rare mesmo já admitiu faz tempo que está trabalhando nisso. Foi confirmado que a empresa está trabalhando para que o máximo possível de games tenham suporte ao novo recurso quando ele for lançado neste fim de ano. Quero só ver os novos games que serão mostrados na E3 deste ano!

[Via Kotaku aqui, aqui, aqui e aqui!]

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.