Conversa de Mangá: One Piece 586 – Cidade Fétida

One Piece: Capítulo 586 foi disponibilizado dia 26 de Maio: “Cidade Fétida”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 586 de One Piece. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a StrawHat Scans tem a tradução em Português. 😉

One Piece 586

Cidade Fétida

Caraca que capítulo intrigante Oda preparou esta semana. Tem muita coisa escondida neste capítulo, entre indiretas, nas entrelinhas, e implícitas em todo o canto e páginas. Mas antes de entrar nestas questão, está vendo a imagem acima, com as pessoas fugindo do incêndio no lixão. Repare no tiozinho chorando ao centro, com uma mulher no colo. Cara isso é uma clássica pose de revistinhas de heróis, na hora me lembrei da primeira Crise Infinita da DC Comics quando Superman segura a Supergirl desta mesmíssima maneira e á pose também é repetida num outro momento da DC, Batman segura do mesmo jeito Jason Todd, o segundo Robin quando o mesmo morre nas mãos do Coringa. Não sei se Oda fez de propósito ou é apenas uma coincidência, mas achei curioso.

Voltando ao universo de One Piece. A primeira e talvez maior charada do capítulo seja Stelly, o irmãozinho adotado de Sabo. Quem diabos ele é no presente atual? Eu dei uma passadinha no orkut e reparei que o pessoal estava se descabelando por lá tentando descobrir quem seria o pequeno personagem na cronologia atual. Sinceramente não me lembro de Oda ter dado qualquer indícios em capítulos anteriores, na qual eu possa ligar algum personagem à Stelly. Talvez a a risadinha “fufufu” dê alguma dica no futuro, o único personagem que me recordo que ri assim é Do Flamingo, mas é impossível que seja o personagem porque ele teria que ser bem mais jovem na cronologia atual. Sei que tem outra váriações desse fufufu com outros personagens da série, mas nenhum na qual eu posso ligar a Stelly. Alias o Sabo sem chapéu e sem óculos lembra um pouco o Zoro criança, sei que não é o personagem, mas lembra um pouco com esse cabelinho. Qual será a cor do cabelo de Sabo? Duvido que seja verde como o do Zoro.

O segundo grande problema nesse capítulo é Dragon. Cara, o que diabos ele está fazendo zanzando em Goa justamente nesse incidente? Quem é que a mulher que falou com ele e ainda o chamou de querido? Não sei essa informação é nova, mas todo mundo já sabia que Dragon havia nascido em Goa? Sei que ele era desta parte do oceano, mas que coincidência Garp ter largado Ruffy na mesma ilha que seu filho nasceu, ou será que não é uma coincidência? Ainda precisamos de determinadas explicações a respeito de Garp e Dragon, como os personagens se tornaram o que são hoje em dia. Tive a ligeira impresão de que talvez Dragon ainda não tenha o poder da Akuma no Mi nesse momento histórico, claro que a poder que ele menciona poder ser outra coisa, ou apenas esteja se referindo a derrubar o Governo Mundial. Ele poderia apagar o incêndio no Grey Terminal com o poder do vento? Sei que vento e fogo é algo perogoso e pode acabar alastrando mais, mas dependendo da força do vento, ele pode sim apagar o fogo, não? Mas sei não, acho que o terminal vai pro saco, claro que isso não irá matar Ruffy e Ace por motivos óbvios. E alguém cogitou que talvez Sabo seja levado por Dragon para o exército revolucionário? Se for isso, faz sentido Ruffy não conhecer o paradeiro do amigo no presente ou sequer saber se ele ainda está vivo. Gostei dessa idéia de Sabo estar vivo ao lado de Dragon.

E novamente Oda dá uma lição de desprezo entre classes sociais e desigualdade social. O fato de todos os nobres da cidade alta estarem a par do incêndio e ninguém ligar é um toque de gênio para desprezar certos tipos de seres humanos. Fico assustado como a ficção de One Piece pode muitas vezes brincar com certos pontos da vida real desta forma. O desprezo que temos pelos menos favorecidos, o lixo humano deste capítulo. Muito bonita a cena em que Sabo chora e diz se envergonhar de ser um nobre.

Quanto a Ruffy e Ace, nada a acrescentar nesse capítulo. Desta vez eles ficaram como coadjuvantes em segundo plano, apesar de que eu já esperava que os piratas de Bluejam seriam traidos e iriam queimar como todo o resto das pessoas no lixão do terminal.

Capítulo tenso, com um suspense agonizante. Flashback continua refrescando o mangá com um belo momento do passado. E pensar que quando o mesmo acabar, iremos voltar para aquele melodrama com Ruffy sem seus companheiros… agora não quero mais voltar para o presente.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.