Rare completa 25 anos, muda seu logotipo e promete reforma em seu website! [X360]

Fico ao mesmo tempo triste e feliz com tal notícia. Feliz por um estúdio como a Rare já estar no mercado a tanto tempo, estúdio este que entregou a uma geração de gamers jogos como Battletoads, Star Fox 64, Donkey Kong Country, Conker’s Bad Fur Day, Killer Instinct, Perfect Dark, Banjo-Kazooie e mais um monte de clássicos que não vou lembrar de cabeça neste momento. Um estúdio que por muito tempo foi considerado um dos melhores do ramo.

A minha tristeza vem exatamente pelo fato de que faz anos que a Rare não consegue o mesmo brilhantismo de outrora, quando não era uma mera ramificação da Microsoft e atuava em massiva parceria com a Nintendo. Desde a compra do estúdio, as coisas nunca mais foram o mesmo. Claro que muitos dos funcionários dos tempos de ouro da Rare nem estão mais na empresa, mas ainda assim é triste ver o nome deste estúdio perdar tanto impacto quanto se pensa em novos games.

A mudança visual em comemoração ao 25º aniversário não tem sentido se a empresa não consegue mais criar tantos games bacanas. Não desmerecendo Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts ou o descompromissadoViva Piñata, pois são games divertidos, mas estão longe de serem grandes destaques desta geração. Banjo porque apesar dos pesares, não honra o clássico, deixando muito a desejar em certos aspectos e Viva Piñata foi tão explorado desde que surgiu, que nem sei mais para onde a franquia pode ir. Sem contar Perfect Dark Zero que foi um fracasso e Kameo, que saiu no comecinho da geração e, apesar de inovador, parece que foi descontinuado, o que é uma pena, porque pra mim era um game que tinha potencial para crescer no X360.

Nos últimos anos a Rare esteve cuidando também dos Avatares no X360, que nada mais são do que clones melhorado dos Mii’s da Nintendo. E se parar para pensar em customização de bonecos como os feitos em ModNation Racers, que basicamente permite uma infinidade de montagens, os avatares do X360 são limitadíssimos, até mais do que os próprios Mii’s, apesar de graficamente serem mais bonitos (seria bizarro se não fossem claro). Ano passado alguns funcionários da empresa andaram declarando que a Rare estaria cuidando de alguns projetos do Project Natal, sem revelar exatamente se seriam novos games ou mais relacionado a tecnologia do acessório.

A mudança visual acontece num momento interessante, a poucos dias da E3, onde o Natal será novamente apresentado com  informações mais concretas sobre seus games, preço e lançamento. Não consigo evitar de ficar um pouco curioso para saber o quanto a Rare está envolvida. E não me surpreenderia nada se a empresa não viesse com games inspirados em Wii Sports ou Wii Party da concorrente. Estes logos simplóricos e coloridinhos casa um pouco com essa proposta casual que pode ocorrer na Microsoft, assim como também está acontecendo na Sony (Porém acho a proposta do Move bem equilibrado nesse ponto casual x hardcore).

Outra mudança que deve acontecer em breve é em seu website, que não é reformado a anos. O formato atual é realmente bem arcaido e nem um pouco interessantes. O ideal hoje em dia são aqueles sites em formato de blog, onde os desenvolvedores podem interagir com os gamers e apresentar seus projetos aos poucos, como o blog da Behemoth, criadora de castle Crashers. Alias a Rare deveria muito mais ter investido na Live Arcade, que parece mais a sua área de joguinhos, um Battletoads renovado com gráficos HD e novos conteúdos seriam ótimos na XBLA, nos mesmos moldes que a Gameloft está fazendo com Earthworm Jim, por exemplo.

25 anos. Boa Rare, mas espero que não sobreviva mais 25 anos do jeito que se encontra atualmente.

Isso também pode lhe interessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.