Opinião | Scott Pilgrim Contra o Mundo – Ex-namorados do mal, referências nerds e super poderes

scott pilgrim

O sujeito não é bem contra o mundo! O mundo coitado, está lá: com o emprego tradicional, os estudos tradicionais, os quais você se forma no colegial e logo em seguida faz um vestibular. Na faculdade, fica louco atrás de estágio, para garantir o futuro, sabe? Então, se forma, arruma um emprego, conhece alguém, se casa, tem filhos, se aposenta e puf! O mundo está lá, do jeito que o fizemos. Bom, você pode até fazer dessa forma, mas, Scott Pilgrim, de 23 anos, pensa diferente!

Scott acorda tarde, dorme tarde, joga muito videogame e tem uma banda de rock! Além disso, resolve namorar uma colegial de 17 anos e em seguida (e também ao mesmo tempo) uma patinadora, entregadora, misteriosa que costumava aparecer nos seus sonhos noturnos…

O Volume 01 (de 3 – como será lançado no Brasil) introduz a louca história de Scott Pilgrim e seu colega de quarto gay (e eles dormem na mesma cama! O que gera uma piada atrás da outra), apresenta a insana e apaixonada adolescente Knives Chau, a banda Sex Bob-Omb e seus integrantes e também “o motivo” de toda a história acontecer: Ramona Flowers (que nome!).

scott

A  HQ cheia de referências nerds e geeks criada pelo canadense Bryan Lee O’Malley é um prato cheio de diversão leve, humor nerd e um roteiro tão nonsense quanto surpreendente, interessante e bem escrito.

Não é uma história épica, clássica, sensacional. Está mais para um roteiro feito sem nenhuma pretensão e que deu certo. Aliás, vale acentuar bastante o uso das referências nerds: o autor põe desde cogumelos do Super Mario, fala abertamente de Sonic e faz um monte de piadinhas oportunas – ou seja, sem forçar a barra, sabe? só para parecer cool? O Bryan é nerd mesmo!

Scott Pilgrim conhece a tal Ramona Flowers, passa uma cantada (estou ficando velho para gírias?!) bem meia boca. Em sua obsessão, dá certo e ele consegue um encontro.

O modo louco como as coisas acontecem, em alguns momentos, me desagradou. Porque de início, parece que Scott Pilgrim é uma história da vida real, um jovem que se apaixona por uma outra jovem e várias coisas loucas acontecem. Mas, quando Ramona abre portas metaforicamente escondidas em portais, quando a explicação de uma estrada sub-especial é dada para a razão dele vê-la em sonhos… Bom, quando coisas assim acontecem, mostra que não tem tanto compromisso com o real assim…

Isso sem falar dos 7 ex-namorados do mal de Ramona, os quais, Scott terá de enfrentar, se quiser ficar com ela.

No Volume 01, conhecemos até o 3º namorado. Cada um é mais figura que o outro e, cada história deles, com a tal Ramona, mostra que ela não é lá uma típica dama de comédia romântica…

Um fato inusitado para mim, que não li nem a “orelha” do livro, para não ser influenciado por nada (para fazer essa análise legal para vocês) é que o pessoal tem super poderes! Não vale contar os super poderes, para não perder graça, nem a história de cada namorado, mas, posso adiantar: são ridículos, sem sentido e, eu diria, até mesmo sem utilidade…

A grande qualidade do autor foi ter conseguido fazer uma história divertida, sem pretensão, mas, que não é clichê, nem idiota, nem menospreza a inteligência do leitor. Em certos momentos, Bryan Lee O’Malley tenta até ser poético…

E, para mim, o grande defeito, é o traço. É estilizado, compreendo totalmente. Mas, em alguns momentos, você quase não sabe qual personagem é qual – só diferencia por uma sarna no rosto, ou um corte de cabelo diferente. Scott Pilgrim Contra o Mundo é cheio de cabeças redondas e pessoas tortas propositalmente. Nada que prejudique, só uma coisinha chata, sabe?

Sobre a edição brasileira, gostei muito. O papel é bem legal. Fica bem bonito na estante, é um material durável e a adaptação e tradução também estão de parabéns. O valor pode até parecer um pouco salgado (como eu mesmo já falei aqui no passado), mas, se for pensar bem, fica aí sem comer Big Mac por apenas duas vezes que você compra, sem problema (aproximando…).Vale ressaltar que eu nunca tinha ouvido falar dessa HQ na minha vida antes de saber sobre o filme… Para vocês terem uma ideia de como é importante ter o material adaptado para os cinemas, sendo ele originado em qualquer mídia…

Bom, vamos esperar agora a continuação nacional. E, agora que o lançamento do filme adiou para novembro… Bom, espero que não atrase também o Volume 02 (o qual eu não sei de previsão, em tempo). Mas, fica aí essa dica bem legal de um título descontraído e despretensioso.

O site da editora disponibilizou um trecho para dar um gostinho: aqui. O título foi publicado pela Companhia das Letras e custa em média R$35,00.

scott pilgrim

[nggallery id=199]
Isso também pode lhe interessar

8 Comentários

      1. Sim, quando escrevi “faz um tempo” quis dizer que já tinha saído, mas ainda era recente. É que estou lendo ele agora e sempre gosto de ver os artigos aqui no Portallos.

        Mas então tá, terça-feiro venho ver, valeu 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.